Novidades

[Report] Moçambique - Maputo, Ilha de Moçambique, Pemba, Mocímboa da Praia - Junho 2014

David sf

Membro Conhecido
Segue o relatório dos momentos turísticos de uma viagem de trabalho a Moçambique, realizada entre os dias 9 e 30 de junho de 2014. Visitei a capital, Maputo, a Ilha de Moçambique, Pemba e uma vila no Norte do país, Mocímboa da Praia.



MAPUTO



Achei o centro de Maputo uma cidade quase europeia. Não é uma cidade virada para o tipo de turismo mais típico em África, na medida em que está de "costas voltadas" para o mar, não tem qualquer praia de qualidade e não se veem muitos sinais da África mais genuína, mas deu ideia de haver muito turismo de negócio, alguns bons hotéis e muitos restaurantes (a maioria de cariz europeu).

Apesar de haver algum trânsito na hora de ponta, não se vê o habitual caos do trânsito em países do 3º mundo, pelo menos no centro da cidade (dizem que na estrada para Matola isso acontece). Apesar de alguns relatos de raptos e outra criminalidade, há alguma sensação de segurança nas ruas, pelo menos dá para andar nas ruas de noite com tranquilidade.

Vêem-se inúmeros portugueses nas ruas do centro de Maputo e nos dois vôos (ida e volta) que eu apanhei o A340 veio totalmente cheio.

Seguem as fotos:



Fortaleza:













Casa de ferro, construída por Eiffel na Europa, que chegou a Maputo em placas pré-fabricadas:







Igreja de Santo António em Polana, com uma forma peculiar:







O Mercado da baixa da cidade:











As cores da Feira de Artesanato de Maputo, um dos poucos locais onde se consegue comer boa comida moçambicana (nos restantes locais há boa comida, mas geralmente europeia):







O Hotel Polana, dizem que é o melhor da cidade:







A estátua de Samora Machel em frente do Conselho Municipal:







No nome de algumas ruas nota-se muito a influência comunista:









Muitos avisos deste tipo são vistos pela cidade:



 

David sf

Membro Conhecido
ILHA DE MOÇAMBIQUE



A Ilha de Moçambique encontra-se dividida em duas partes. Uma, chamada de "cidade de pedra e cal", onde existe um vasto património deixado pelos portugueses, que se encontra na sua maior parte em mau estado de conservação; outra, a "cidade de Macuti", que é um material usado para a cobertura de casas feito de folhas de coqueiro. Aqui, a densidade populacional é enorme e as condições de vida são precárias. Durante a guerra muita gente procurou refúgio aqui, por ser uma zona segura.



Fotos da cidade de "Pedra e Cal":







Estátua de Vasco da Gama:







Fortaleza, a entrada custa 200 Meticais (aprox. 5 euros):













Fotos da cidade de Macuti:









A ponte que dá acesso à ilha, onde só cabe um carro de cada vez. Há algumas zonas de alargamento que permite o cruzamento de carros, se um carro chegar a essa zona e o carro do outro lado já tiver passado a última zona de alargamento, tem de esperar.









Fotos do Hotel Villa Sands (Villa Sands), onde fiquei hospedado:













Outras fotos da Ilha:











 

David sf

Membro Conhecido














Onde quer que fosse, os miúdos apareciam sempre a pedir para tirar fotografias. Ficavam eufóricos ao verem as suas imagens no ecrã da máquina:





















PEMBA



Umas fotos da praia de Pemba, água bastante quente, mas um pouco suja devido à proximidade da cidade.













 

David sf

Membro Conhecido
MOCÍMBOA DA PRAIA



A vila de Mocímboa da Praia, não tem grande interesse turístico, mas foi onde pude sentir a África mais genuína. Hoje vive ameaçada pelo fundamentalismo islâmico, vários ataques de milícias islâmicas ocorreram nos últimos 2 anos:

































Outras fotos de Moçambique, das viagens de carro que fiz entre as várias cidades. Aqui um autocarro "expresso" (que nunca se pôde desligar, nem para pôr combustível, porque não tinha ignição):







A única fonte de abastecimento de água de algumas povoações, os lençóis freáticos. Por vezes é necessário escavar bastante:









Ponte que havia desabado na última estação chuvosa, entre Pemba e Mocímboa da Praia:







A bandeira da FRELIMO, presente em todas as povoações que atravessei:







Uma grande comitiva à espera da mulher do Presidente Guebuza no Aeroporto de Nampula:



 
Top