Novidades

[Report] Moçambique | Kruger Park

zibble

Membro Novo
O report desta viagem já está prometida há muito...por isso, aqui vai:
Ao fim de algumas dúvidas, decidimos que a nossa lua-de-mel iria ser a Moçambique, com uma escapadinha ao Kruger Park. Era uma viagem que já queríamos fazer, e achámos que seria a melhor altura, até porque são necessários, pelo menos, 15dias e nem sempre há essa disponibilidade.

A viagem foi toda programada por mim e seguiu o seguinte itenerário: 3 noites Maputo > 2 noites Krugger Park > 1 noite Maputo > 5 noites Guludo > 1 noite Maputo.Em Portugal comprei: viagem TAP ida e volta Lisboa > Maputo, viagem LAM ida e volta Maputo > Pemba, estadia no resort Guludo, e reservei todas as noites em Maputo. O visto tratámos à chegada ao aeroporto, fica mais barato e há bastantes pessoas a fazê-lo. Em 2010 custou-nos 25€, mas já ouvi dizer que aumentou para 80€...Como as noites nos resorts iam ficar bastante dispendiosas, pensámos em ficar num hotel mais acessível em Maputo. Decidimos ficar no hotel Turismo , é o ibis, mas mantiveram o nome original, por isso, tem boas condições.

MAPUTO
Apesar de querermos muito fazer esta viagem, íamos bastante apreensivos... O tratamento do visto correu bem, tivemos apenas que esperar um pouco. Depois apanhámos um taxi até ao hotel. Como era o 1º dia, e ainda não sabíamos como as coisas funcionavam, quisemos apanhar um taxi com contador. Pois bem nos lixámos (desculpem a expressão) porque o homem foi dar uma volta enorme e pagámos quase o triplo do que realmente é...negoceiem antes, entre os 200 e 300 meticais.
Nos primeiros dias andámos sempre a pé. E aproveitámos para procurar uma agência de viagens, pois a viagem até ao Kruger só estava pensada, faltava o resto...

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1453.jpg

cumpridores eles são :D

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1445.jpg

estação de caminhos de ferro: actualmente só faz viagens para África do Sul

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1460.jpg

o meu pai contou-me que este era dos cafés mais "in" de Lourenço Marques...agora está ao abandono e a parte da pastelaria é agora uma loja de roupa

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1476.jpg

câmara municipal

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1477.jpg

Catedral de Maputo

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1486.jpg

Jardim botânico

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1479.jpg

esta foi a agência de viagens que nos tratou da ida para o kruger, atendeu-nos um rapaz muito simpático e prestável. Deu-nos até um mapa de Maputo, que não tinhamos. Fica na Av. 24 de Julho.

As propostas de 2 noites da agência ficavam muito próximas de um resort que eu tinha encontrado na internet, por isso, resolvemos ir para lá de autocarro. Partem da agência autocarros directos para Nelspruit (a cidade mais próxima de Maputo e do Kruger), que fica muito mais barato que qualquer transfer. O único problema é que tem que se tratar do visto na fronteira, mas esta companhia esperava por nós.

KRUGER PARK
O lodge pelo qual me apaixonei nas minhas pesquisas foi o Bongani, e conseguiu superar as expectativas. Foi algo que nunca tinhamos visto...selva até perder de vista, ambiente espetacular, comida excelente e gente muito simpática. O preço das noites inclui pequeno-almoço, jantar e 1 safari. Ficámos 2 noites, mas fizemos os 2 safaris no mesmo dia, porque o 3º tinhamos de sair muito cedo, um de manhã e outro à noite. Muito bom...

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_mocambique_609.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1746.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1669.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1689.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1721.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1796.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1659.jpg


A volta para Maputo foi bastante atribulada...foi o risco que corremos por sermos nós a organizar tudo. Mas depois também são estas aventuras que ficam para contar... :)
Nós comprámos o transfer do lodge para Nelspruit. O rapaz que nos levou era muito, muito simpático, e até nos levou a um banco para trocarmos uns rand's para não estarmos sem dinheiro de lá. A zona, em Nelspruit, onde tínhamos de esperar pelo autocarro, era considerada de "alto risco", como uns polícias nos chamaram a atenção...e nós com as malas, viam perfeitamente que éramos turistas...apesar do medo, correu tudo bem...
Mas o autocarro atrasou-se imenso...e nós já estávamos a desesperar...até porque ainda tínhamos o visto para tratar...
Ao fim de 2 ou 3 horas (já não me lembro bem) lá veio o autocarro, e o motorista era sul africano...ao contrário da ida, que tinha uma espécie de guia moçambicana, que falava português...falei-lhe logo do visto, e ele disse que só esperava 30min...lá começámos nós a ver a vida a andar para trás...mas seguimos caminho, desta vez, com o autocarro cheio.
Chegados à fronteira, havia muito transito. Pedimos logo ao motorista se podíamos ir andando e ele deu-nos permissão. Fomos a correr, até porque a fronteira tem de ser atravessada a pé :) perguntando em todo o lado onde se tratava do visto. Quando finalmente chegámos, tivemos de preencher uma folha com vários dados. Quando a estavamos a entregar, o senhor disse-nos que ainda faltava o verso...que não reparámos...ao fim de estar tudo preenchido, estávamos nós a entregar as folhas e os passaportes, mesmo antes de nós, o senhor recebeu os documentos de um grupo de 20 pessoas...ou seja, tiveram de tratar deles primeiro...e o tempo passava...
Tenho a dizer que passou 1h...com o motorista a dizer que se ía embora, para nós irmos buscar as nossas malas...e nós sozinhos, a fazer-se de noite (anoitece muito cedo, lá pás 17h30, 18h já é de noite) ainda as uns 100km de Maputo...
A nossa sorte, foi que uma senhora que ía no autocarro, não sabia que tinha de tratar do visto (porque não conseguiu apanhar um avião e teve de ir de autocarro), ía com uns amigos, estes com visto tratado, e eles não saíam do autocarro enquanto ela não chegasse.
De qualquer modo, a tal guia com quem fomos na ida, disse-nos que aquela companhia esperava pelos passageiros que tinham de tratar do visto...o que não foi totalmente verdade.
Em Nelspruit há uma embaixada de Moçambique onde se pode tratar do visto, se calhar, é mais seguro.

GULUDO
Esta foi uma escolha um pouco alternativa... :) Mas gostávamos de ir conhecer o arquipélago das Quirimbas, e este foi o lodge que mais se enquadrava no nosso orçamento. A viagem do aeroporto para o lodge são 4h de carro...mas é giro para ver as várias aldeias por onde passamos e como eles vivem.
Não tem água corrente ,nem luz, que é algo que não estamos habituados...mas as 5 noites que lá estivemos passaram-se bem, mais do que isso, é que já começa a fazer falta... :)
Outra razão que nos fez optar pelo Guludo, foi a de ser um lodge sustentável, tudo construído com materiais de lá, e os funcionários também são da aldeia. Eles dão-lhe formação e ensinam inglês, pois a proprietária é inglesa, assim como grande parte dos clientes. E graças ao lodge, a aldeia já se desenvolveu bastante. Até porque uma pequena parte do que nós pagamos, vai para a associação deles, que ajuda a aldeia.
Mas gostamo muito, também. A nossa casinha ficava a escassos metros do mar, e a praia é enorme...passando um pescador uma vez ou outra. Ainda fizemos uma "excursão" até uma ilha e fizemos snorkeling. De manhã, a maré desce tanto, que para termos água pela anca, temos de andar mais de 500m...

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1874.jpg

árvore típica de África: embondeiro

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1885.jpg

o que as raparigas novas usam para tratar a pele

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1893.jpg

chegada ao lodge, é com estes arbustos, depois de secos, que fazem os telhados

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_mocambique_665.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1921.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1915.jpg
ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1917.jpg

em vez de torneiras, garrafas :) casa-de-banho

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1918.jpg

em vez de água, serradura :)

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_1980.jpg


ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_mocambique_704.jpg

ilha das rolas

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2097.jpg

uns macaquinhos que nos vieram visitar

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2342.jpg

a volta para o aeroporto, foi feita de avioneta

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2330.jpg

ilha de ibo

Esta volta a Maputo também foi outra aventura...
Ninguém nos avisou que as viagens da LAM necessitavam de confirmação, até 72h de antecedência...nem no check-in em Maputo, para Pemba. Quando chegámos ao aeroporto, em Pemba, disseram-nos que o nosso bilhete não estava confirmado, e como tal, teríamos de esperar que toda a gente fizesse o check-in, e ver se sobravam lugares....tendo nós, a viagem para Lisboa no dia seguinte...
Ao fim de 2horas a entrar gente num aeroporto minúsculo, sobraram 3 lugares...
Por isso, se comprarem voos LAM, confirmem-nos...pelo menos, 3 dias antes da viagem.

MAPUTO
Nós tivemos a sorte de ter uma pessoa conhecida a trabalhar em Maputo, e neste último dia, fez-nos uma visita guiada pela cidade.
Como calhou a um sábado, pudemos ir à feira (não me lembro o nome) que fazem todos os sábados...óptimo para comprar os recuerdos para a família.
Não nos largam...e tudo é bastante negociável...muitas vezes para metade...

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2448.jpg

Mercado do peixe, onde se come muito bem e fresco! Apesar de haver muitos vendedores a chatear...

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2401.jpg

A roupa que cá se dá...lá, vende-se :)

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_mocambique_747.jpg

mercearia

ai570.photobucket.com_albums_ss145_zibbleme_mocambique_IMG_2403.jpg

cabeleireiro

Maputo é uma cidade muito pobre, mas que há cerca de 4anos para cá tem sido alvo de bastante desenvolvimento, nomeadamente imóvel. Há zonas de uma discrepância extrema entre pobres e ricos, como barracas umas em cima das outras, com ligações electricas directas (razão de várias mortes) e casarões com carros caríssimos à porta e segurança à entrada. Mas não deixa de ter muito potencial e de ser uma boa experiência conhece-la. Outra coisa que também gostamos, foi o à vontade que lá se anda, há mais preconceito da nossa parte do que da deles...também não fomos para sítios ditos perigosos, mas alguns sítios a visitar, são:
- a parte central: câmara municipal, catedral, jardim botânico, casa da cultura, casa de ferro
- marginal
- clube náutico e outros
- mercado do peixe
- estação de caminhos de ferro
- mercado central
- jardim dos namorados (para comer um gelado)
- zona do hotel Cardoso
- à noite, dêem um salto ao bar Gil Vicente, e podem conhecer a elite moçambicana :)

Um bom vídeo de se ver antes de ir para Maputo, é o programa "Portugueses pelo Mundo"

Espero ter ajudado! Acreditem que é uma viagem que fica para a vida... :)
 

Sunset

Inativo
Obrigado Silvia ...:D
Já me fizeste chorar.. de emoção ...
Depois... comentarei.. agora fico só por aqui..
Obrigado ... mais uma vez!!
 

Sunset

Inativo
Aqui estou eu novamente , agora com um pouco mais de calma.
Foi uma aventura essa tua lua de mel ;)
Ainda estou a pensar na história dos vistos... Dizes que lá é mais barato?? 80 €, mas já com entrada na africa do Sul?
Eu estou a pensar tratar dos vistos aqui, pelo que sei é necessário 2 fotos e 60€, se fôr só 1 entrada, se tiver que ir ao Kruger, 2 entradas, serão 115 €, e deste modo evito essa chatisse toda .. de papeis para cá e para lá :) .. e se ficar no Pestana Rovuma , pode ser que tratem do transfer para entrada no Kruger.
Quanto ao voo para Guludo.. ainda te lembras quanto pagaste??
Estou a pensar fazer essa viagem pelo menos até Inhambane.. mas de carro, parando no Bilene .. Quisico... Barra... Pomene... e por aí...
Tb quero ficar 4 a 5 dias no Maputo, mas pretendia ir à Inhaca, Kruger, Ponta do Sol e Namaacha.
Não visitaste os arredores de Maputo?? pelo menos não os mencionaste ... eu tenho bastante curiosidade em os conhecer...
Já sei que tem que se ragatear os taxis... eles devem fazer passeios por esses sitios... e deve ser mais barato do que fazer pelas agencias ...??
Bem, adorei as paisagens.. e que saudades de Africa...
Obrigado por partilhares essa tua viagem...foi uma óptima experiencia e tão pouco divulgada por aqui :(
Ainda vou reler.. este teu report :D
 

zibble

Membro Novo
Muito obrigada pelas tuas palavras :)

Se bem me lembro, na embaixada, em Lisboa, pediam-me mais de 100€ por 1 visto para Moçambique...visto duplo era mais não sei quanto...já não me recordo bem, mas sei que depois de me dizerem que os vistos eram 25€, em ambos os países, e que se tratavam na hora nas fronteiras...não pensei mais nisso... Mas se agora aumentaram os vistos turísticos, realmente compensa comprarem-nos antes.
O voo para Pemba ficou à volta de 200€/pessoa. Estavam a fazer uma promoção de 30%, porque a LAM comemorava 30anos em 2010. Mas no site deles podes fazer a simulação. De carro, há mais liberdade e conhece-se muito mais, sem dúvida, mas também há mais perigos...apesar de tudo, acho uma óptima opção! Principalmente se forem com tempo.
Não, não visitei os arredores de Maputo...só mesmo a cidade...gastei muito tempo em viagens, acabei por estar apenas 2 dias inteiros em Maputo.
Acredito que sim, que fique mais barato fazer passeios com taxis...o dificil é encontrar uma pessoa em condições! Como te disse, não tenho a certeza se o contacto que te dei é sério, mas pareceu-me que sim. Ah! Tem é uma carrinha muita velha... :D Mas lá há poucos carros sem mossas :D

As paisagens são fantásticas...em África do Sul, então...adorei, adorei, adorei! :D
De qualquer modo, e como deves saber, "Africa!? Anything can hapen!" :)
 

Sunset

Inativo
Muito obrigada pelas tuas palavras :)

Se bem me lembro, na embaixada, em Lisboa, pediam-me mais de 100€ por 1 visto para Moçambique...visto duplo era mais não sei quanto...já não me recordo bem, mas sei que depois de me dizerem que os vistos eram 25€, em ambos os países, e que se tratavam na hora nas fronteiras...não pensei mais nisso... Mas se agora aumentaram os vistos turísticos, realmente compensa comprarem-nos antes.
O voo para Pemba ficou à volta de 200€/pessoa. Estavam a fazer uma promoção de 30%, porque a LAM comemorava 30anos em 2010. Mas no site deles podes fazer a simulação. De carro, há mais liberdade e conhece-se muito mais, sem dúvida, mas também há mais perigos...apesar de tudo, acho uma óptima opção! Principalmente se forem com tempo.
Não, não visitei os arredores de Maputo...só mesmo a cidade...gastei muito tempo em viagens, acabei por estar apenas 2 dias inteiros em Maputo.
Acredito que sim, que fique mais barato fazer passeios com taxis...o dificil é encontrar uma pessoa em condições! Como te disse, não tenho a certeza se o contacto que te dei é sério, mas pareceu-me que sim. Ah! Tem é uma carrinha muita velha... :D Mas lá há poucos carros sem mossas :D

As paisagens são fantásticas...em África do Sul, então...adorei, adorei, adorei! :D
De qualquer modo, e como deves saber, "Africa!? Anything can hapen!" :)
Começo pelo fim ... "Africa!? Anything can hapen!" ... é uma realidade , tudo imprevisivel.. mas tudo tão genuino...
nestas viagens realmente tudo pode acontecer... mas isso até se torna divertido... Depois!! porque na altura não achamos graça nenhuma...:angry: mas eu já estou preparada para o que der e vier.. "no problem" ... é preciso é ir, depois logo se vê.
Não vou assim tão de olhos fechados... vou com guia privado ( meu marido) ... ele viveu mtos anos em Moçambique e conheçe o país de Norte a Sul, de leste a Oeste, além de que temos amigos à nossa espera... portanto não é bem uma aventura...
Quantos aos vistos... só se baixaram o preço, porque foi isso que me pediram na agencia.
Já fiz váriias simulações de voo, e são todas tão caras, que fiquei logo sem vontade :(
Eu vou sem dta de regresso, tanto posso lá ficar 1 semana, como 1 mês ( limite máximo) o voo é LAM, pacote light 810 €, com direito a 1 noite de Hotel, neste caso o Turismo, se quiser o Pestana ( deve ser o caso) será 830 €, depois... é por minha conta...
Penso que esta seja uma boa maneira de descobrir Moçambique... veremos.
Não precisas agradecer ... adorei o teu report ! Mostras o bom e o mau.. o que é óptimo! só assim sabemos com o que vamos contar, não pensar que é tudo bom e lindo.. mas sim!!! Africa " Anything can hapen" :D
 

Bee

Membro Conhecido
Ao estilo do facebook... GOSTO!GOSTO! GOSTO!!!! :D

Obrigado por nos proporcionares uma breve viagem até Moçambique com o teu report. Confesso que fico sempre a babar com destinos como este.

Cid... não te escapas de um report bem detalhado quando vieres... e terá de ser proporcial ao tempo de viagem :devil:
Quanto mais tempo ficares mais detalhes exigiremos!!! :lol:
 

Sunset

Inativo
Ao estilo do facebook... GOSTO!GOSTO! GOSTO!!!! :D

Obrigado por nos proporcionares uma breve viagem até Moçambique com o teu report. Confesso que fico sempre a babar com destinos como este.

Cid... não te escapas de um report bem detalhado quando vieres... e terá de ser proporcial ao tempo de viagem :devil:
Quanto mais tempo ficares mais detalhes exigiremos!!! :lol:
Deb... está prometido...!!! :D .... sempre que tenha... Net :rolleyes: aqui estarei ..eheheh ... díáriamente... semanalmemte ... sempre que seja possivel... :wacko: ... hummmm net... ???? no interior... na selva...!!! ??? Veremos!!!
 

brunomsll

Membro Novo
Boa tarde Silvia,

Obrigado pelo Post.

Podes dizer +- quanto ficou o "tour" que fizeram pelo Kruger ?

Obrigado
 

zibble

Membro Novo
Olá, boa tarde,

os safaris estavam incluídos na estadia no resort. Já não me lembro quanto foi, mas se fores ao site deles, acho que têm as tarifas online.
O kruger tem imensos resorts e hóteis, eu na altura, falei com pessoas deste site, até pelo "live suport" e deram-me uma lista de vários, dentro das características que pedi.



Boa tarde Silvia,

Obrigado pelo Post.

Podes dizer +- quanto ficou o "tour" que fizeram pelo Kruger ?

Obrigado
 

Nocas84

Membro Novo
Aproveitando este tópico...

Fiz esta viagem agora em Março. Foi ligeiramente diferente, pois tinha lá amigos (em Maputo), apenas paguei o vôo (por sinal bastante caro) e eles serviram de guia e levaram-me a muitos sítios. Daí, não posso opinar sobre hotéis e preços de outras viagens lá. Fomos 3 dias à áfrica do Sul (Nelspruit) e ao Kruger Park também, mas em carro próprio.
Fui à praia de Bilene, a cerca de 200km's de Maputo (um paraíso).

Estavam a falar nos vistos. Eu tirei o meu no aeroporto e ficou em 60€ (fotos não é necessário). Quando fui para a áfrica do Sul, não foi necessário visto, mas, para voltar a entrar em Moçambique, tive que pagar novamente 60€. No aerorporto não é possível vistos duplos. Nãoi sei se através de embaixada cá ou agência de viagens, tal é possível.

à ida para lá (Moçambique), como levava a mala com25kg de objectos para doar a orfanatos (roupa e material escolar), embirraram comigo, mas, como os meus amigos lá são conhecidos, asseguraram que não era para venda, mas doação. Apelo a quem vá para este destino e que leve material para doação, que vá já com o contacto prévio da instituição, para evitar transtornos.

Aconselho a todos a viagem.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Boa tarde Zibble

Não há muito a dizer em relação a este Report, só simplesmente que Moçambique já estava na minha lista e depois de ver o seu Report, Moçambique "meteu uma a baixo" ultrapassou alguns destinos e passou para os primeiros lugares :).
Excelente Report.

Boas viagens
 
Top