Novidades

[Report] Moçambique - Ilha de Inhaca e Ilha dos Portugueses

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Vou-vos dar a conhecer duas ilhas que se localizam perto da cidade de Maputo, situadas à entrada da baía de Maputo.

Para chegar aqui existem várias opções, de Avião existem voos directos do aeroporto de Maputo, com a duração de cerca de 15 minutos e o preço a rondar os 140€ por pessoa Ida/Volta, informações sobre horários e preços em www.craviation.co.mz

A outra opção é ir de barco onde a viagem é significativamente mais demorada, existe uma opção o barco do Governo, cerca de 3H com um custo de 6€ Ida/volta e o ferry da Vodacom com uma viagem de cerca de 2 horas em que o preço por pessoa ida e volta é de 40€ por pessoa.

Optamos por ir de barco, no ferry da Vodacom que sai bem cedo do porto de Pesca da cidade de Maputo







A viagem inicia-se de forma calma paralelamente à marginal de Maputo





A meio da viagem passamos pelo barco do Governo (mais barato mas mais lento) que sai antes do Ferry da Vodafone e chega depois




Ao chegar a Inhaca a transferêcnia para terra é efetuada por uma pequena embaracação



E chegamos finalmente a Inhaca:





 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Inhaca

Situada a 32 km a leste de Maputo têm uma área de 42km², possui uma grande diversidade biológica, com cerca de 12 000 espécies registadas entre corais, aves e tartarugas

Para entrar na ilha é necessário pagar uma taxa de conservação de cerca de 10€







Logo na entrada da ilha localiza-se o Pestana Inhaca, uma excelente opção para passar a noite por cerca de 100€/noite






Aqui podemos explorar a ilha, mas para aproveitar a praia recomendo irem até à Ilha dos Portugueses.

A ilha dos portugueses fica muito próxima, cerca de 10 minutos num pequeno barco que pode ser contratado junto à praia.

Ilha dos Portugueses

Inicialmente designada por ilha dos elefantes, a ilha deve o seu nome atual aos Portugueses que aqui se fixaram criando um entreposto comercial até à construção do Porto de Lourenço Marques.

Atualmente a ilha é preservada por uma reserva pelo que não existe nada na ilha a não ser uma praia espectacular









 

ploferreira

Administrador
Staff
Última edição:

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Ploferreira,
muito obrigada com mais uma excelente partilha :) ainda não conheço o destino mas quem sabe um dia.
sempre a enriquecer ao nosso Portal.
Continuação de boas viagens :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado por mais report, ainda para mais de um local não muito falado por aqui.
É assim que este Portal vai crescendo, e sempre a tornar-se melhor.
Belas fotos.
Boas viagens
 

calu

Membro Conhecido
Olá ploferreira, obrigado pelo report. O timing é perfeito já que vamos iniciar o nosso périplo Kruger/Moçambique/Suazilândia daqui a uns dias. Como vou passar uns dias em Maputo com um amigo, já tinha em mente ir a Inhaca. Tenho algumas questões que espero que consigas ajudar:
- o vodacom são 2h por trajecto, certo? Ou seja 4h ida e volta, correcto?
- nas tuas investigações, viste alguma possibilidade de fazer um tour de barco rapido (tipo 1h ou menos) e que incluisse também snorkelling na reserva? É que já li em inúmeros sitios que num raio de uns 200/300 km de Maputo, é o melhor local para se fazer snorkelling. Gostava de evitar tanto tempo de barco, porque a minha filha costuma enjoar em viagens longas de barco.
- a que horas saiu o vodacom e a que horas regressa o último do dia?
- pelas fotos não dá para perceber, mas em alguma dessas praias havia algum recife?
- no sitio onde chega o ferry em Inhaca, é facil contratar taxi/barcos ou há poucos e é concorrido?

Obrigado
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Calu!

Também estou a reunir as fotos que tenho das várias viagens a Maputo para fazer o report, a ver se ainda sai a tempo :)

Sim, o ferry da Vodacom são cerca de 2H por trajecto, existem apenas dois barcos por dia, no sentido Inhaca sai por volta das 8:00 e regressa a Maputo com saída de Inhaca às 15:30.

Estive a ver agora o link do site para veres os horários/preço em detalhe e verifiquei que tem a informação de que as viagens estão suspensas desde 6 de julho... podes acompanhar aqui a ver se até lá fica operacional: http://www.inhacaferry.co.za/

Sei que alguns hoteis disponibilizam a opção do barco rápido, é uma questão de ver se vais ficar em inhaca e se o hotel disponibiliza esse serviço, de qualquer forma os preços que vi para as lanchas rápidas eram caros, quase tão caro como o avião.

Em relação aos recifes sim, é possível contratar em Inhaca, eu não explorei muito essa possibilidade porque não é muito a minha praia, apenas experimentei snorkeling no México mas como não sei nadar não gostei lá muito da experiência :(

Ao chegar a Inhaca tens vários barcos e é fácil de contratar, alias nos contratamos logo ao capitão do Ferry o tranfer para a Ilha dos Portugueses, pagamos tudo junto e depois ele negociou localmente com a vantagem de não perdermos muito tempo à chegada.

Uma dica importante, em Moçambique tudo é possível e tudo é contornável, negociar é a palavra chave :)

Por exemplo, apesar de o Ferry ter preço tabelado, como éramos 5, na hora de pagar o bilhete contratamos o serviço de transfer para a ilha dos portugueses e pedimos um desconto por sermos um grupo, acabou por ficar quase o preço do bilhete para Inhaca.

Seja em viagens, taxis, multas de transito, compra de artesanato, etc. tudo se negoceia :)
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado pela resposta rápida e detalhada, muito útil. Vou dar então uma vista de olhos nas opções das lanchas rápidas e/ou dos hotéis. Tks! :)
 

Sunset

Inativo
Obrigada Paulo, por nos mostrares um destino pouco divulgado aqui no Portal!
Este foi em tempos um dos meus sonhos :p
Qualquer dia ... quem sabe :p
Fico à espera do restante ;)
Obrigada também pela partilha !!
 
Top