Novidades

[Report] Milão e Lago Como (Varenna e Bellagio)

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Boas,

Venho deixar aqui mais um report que tenho em atraso.

A viagem foi feita em Novembro de 2016 para aproveitar os voos baratos dessa altura. Decidimos ficar 5 dias, 4 noites, sendo que um dia era para ser dedicado a uma visita ao Lago Como.

Info útil
  • Apanhámos voos a 40€ (ir e vir) e a estadia num apartamento alugado pelo Booking ficou a 240€ para as 4 noites, ou seja em viagem e estadia gastámos 160€ por pessoa, o que não é mau.
  • O trajecto aeroporto-Milão-Aeroporto foi feito nos autocarros da Terravision cujo bilhete custa 10€ ida e volta.
  • O resto das deslocações em Milão foi feito de metro (que funciona de forma bastante eficiente), sempre comprando passes de 24h a 4,5€ cada.
O Plano

Dia 1
O voo saiu de Portugal às 9h00 e chegou a Milão (Bergamo) às 12h30, hora local. Daí, apanhámos o autocarro para Milão. A viagem durou cerca de uma hora e a paragem final é a estação de comboio Milano Centrale.
Fizemos o check-in e fomos dar uma volta a pé pela cidade. Visitamos a Basilica de Sant’Ambrogio e andámos pela zona da Santa Maria delle Grazie. Como naquela altura do ano anoitece bastante cedo decidimos ir espreitar a praça do Duomo e as galerias Vittorio Emanuele II à noite.

Acabámos o dia a apreciar o famoso Aperitivo Milanês que, para quem não conhece, consiste em ir a um Bar e comprar uma bebida (preços rondam os 8€ a 20€, dependendo do bar) e aproveitar o Buffet gratuito, onde é servido tudo e mais alguma coisa (pizza, pasta, lasagna, etc)

Dia 2
Fomos de metro até à estação de Cadorna e caminhámos até à Santa Maria Delle Grazie para visitar não só a igreja mas principalmente o famosíssimo Cenacolo Vinciano, onde podemos apreciar a Última Ceia de Leonardo da Vinci.

IMG_4523.JPG

De seguida visitámos o San Maurizio al Monastero Maggiore e fomos até à estrela da cidade, o famoso Duomo.

IMG_4540.JPG


Para além da espectacular visita ao interior da catedral subimos até aos telhados (dá para ir de elevador mas decidimos ir de escadas) para apreciar a privilegiada vista da praça e da cidade.

IMG_4603.JPG


Fomos de novo até às galerias Vittorio Emanuele II (desta vez de dia) para apreciar o interior com outra luz. De seguida caminhámos desde a praça até ao Castelo Sforzesco, onde para além das torres e muralhas é possível apreciar, entre outras coisas, um interessante espólio de armas e instrumentos musicais antigos. Atravessando-se o Castelo chega-se ao Parque Sempione que vale a pena ser calmamente atravessado, chegando por fim ao Arco della Pace.

IMG_4651.JPG

Como era quinta-feira, a Pinacoteca di Brera tem uma promoção (Brera Nights) em que os bilhetes custam apenas 2€ a partir das 18h00, o que é um preço muito bom para a qualidade das obras que se podem ver

Dia 3
Fomos de metro até à estação do Duomo, saindo na praça, atravessando as galerias e chegando à Piazza della Scala, onde se situa a estatua de Leonardo da Vinci e o famoso Teatro alla Scala.
IMG_4665.JPG


Visitámos o Museu e a sala de espectáculos. A visita é rápida pois o museu é pequeno e a sala vê-se de passagem.

IMG_4683.JPG


Visitámos a Igreja de Santa Maria presso San Satiro e de seguida fomos de metro até ao Cemiterio Monumentale que sem estar à espera, foi das coisas que mais me marcou. Nunca esperaria que um cemitério tivesse obras tão impressionantes. As famílias mais abastadas da cidade, pelos vistos sempre se esmeraram por ter uma obra melhor do que a do “vizinho do lado”. Visitar o cemitério levou-nos cerca de 2h.

IMG_4770.JPG

Almoçámos e fomos dar a volta da praxe nos autocarros de Sightseeing, a partir de onde pudemos ver o Hipódromo e o estádio do Milan/Inter.
Terminamos o dia a passear na zona dos canais onde apanhamos um mercado de velharias e afins.
De noite fomos apreciar os arranha céus desde a praça Gae Aulenti

IMG_4818.JPG


Dia 4

Dia dedicado ao Lago Como. Fomos até à estação Central de onde apanhámos um comboio até Varenna. Comprámos os bilhetes nas máquinas da estação e a viagem demorou 1 hora. Chegando a Varenna, descemos até à vila (a estação encontra-se num ponto mais alto) e apreciamos as ruas. Estava tudo muito calmo porque a época é baixa. Passámos cerca de 1 hora em Varenna e desde lá apanhámos o ferry até Bellagio. O cenário era idêntico ao de Varenna: tudo muito calmo e comércio fechado. Contudo a vista era fantástica pois, como estávamos em pleno outono, as árvores nas encostas do lado tinham os tons típicos da estação a dar um ar melancólico a todo o cenário.

BS_Captura97057671.jpg


Bellagio é maior do que Varenna pelo que a volta a pé que demos por lá demorou cerca de 3horas. Decidimos voltar de Ferry para Varenna para apanhar desde lá o comboio de volta. Podíamos ter ido até Como e apanhado o comboio desde lá, mas os horários não nos eram favoráveis.

Gostaria de voltar ao Lago mas desta vez num cenário de Verão. Deve ser qualquer coisa...

Dia 5

Acordar, dar um passeio matinal num parque secundário da cidade (perto do apartamento) e arrumar as malas para ir até à estação Centrale e daí apanhar o autocarro para o aeroporto

Como é habitual, deixo aqui uns vídeos que ilustram o que descrevi acima.

MILÃO:


LAGO COMO:


Se puder esclarecer alguma dúvida digam.

Ricardo
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha e fica a prova de quem é bem acessível fazer viagens destas, principalmente fora de época e apanhar bons preços :) Os videos estão muito fixes!
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Obrigado pela partilha e fica a prova de quem é bem acessível fazer viagens destas, principalmente fora de época e apanhar bons preços :) Os videos estão muito fixes!
É verdade. E ontem, por curiosidade fiz uma pesquisa por voos para Milão partindo do Porto e havia voos a 40€ ir e vir em Junho.
Por isso não temos de nos restringir à época baixa
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :) Mais uma prova que viajar não precisa de ser caro, tornando-se ainda mais gratificante :)

Boas viagens :D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Já tive o prazer de estar em alguns desses locais. O Lago do Como é algo que me enche sempre o olho de rever. :cool::)
Obrigado pela partilha ! ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Não me canso de ver reports de Italia, já estive em Milão, mas começo a ver que devia ter retirado um dia para ir ao Lago Como, numa proxima viagens para esses lados não me escapa ;)

Os videos estão muito bons, obrigado e espero continuar a ver por aqui os reports das tuas viagens :)
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Olá,

Não me canso de ver reports de Italia, já estive em Milão, mas começo a ver que devia ter retirado um dia para ir ao Lago Como, numa proxima viagens para esses lados não me escapa ;)

Os videos estão muito bons, obrigado e espero continuar a ver por aqui os reports das tuas viagens :)
Vale bem a pena tirar um dia para isso. O difícil é escolher. Primeiro é preciso escolher um dos grandes lagos (Como, Lugano ou Magiore) e depois as localidades a ver consoante a primeira escolha.
Se tivesse ido no verão tinha pelo menos acrescentado uma ida a Como. Mas o serviço de ferrys em época baixa não oferecia tanta disponibilidade horária e decidi deixar para uma próxima até porque os voos para Milão são dos mais baratos que temos em Portugal :cool:

Mais reports irão aparecer certamente porque mais viagens também estão para vir :D
 

Snider

Membro Conhecido
Estou com uma dúvida...
Se eu comprar o bilhete pela net "Terrace", só consigo ir ao terraço? Ou o bilhete também é válido para o interior da catedral? Custa 9 euros.
O bilhete só para o interior catedral custa 3
 
Última edição por um moderador:

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Tou com uma dúvida...
Se eu comprar o bilhete pela net "Terrace", só consigo ir ao terraço? Ou o bilhete também é válido para o interior da catedral? Custa 9 euros.
O bilhete só para o interior catedral custa 3
Boas,

O bilhete de 9 € serve apenas para o terraço. O acesso ao terraço faz-se por fora sem ter que se entrar na catedral. Contudo acho que não se paga para ir à Catedral (É rara a igreja que cobra entradas). Temos apenas de ser revistados por militares (para subir aos terraços há nova revista). Os 3€ que referes penso que dizem respeito ao museu do Duomo (fica lá ao lado), à Cripta e à Igreja Gottardo.

Eu comprei o DUOMO PASS B. Custa 12€ e inclui tudo com a subida ao terraço a pé que na minha opinião se faz tranquilamente. Se a subida for de elevador já se deve comprar o DUOMO PASS A que custa 16€.

Eu não comprei o bilhete online porque ficava mais caro. Comprei o bilhete ao fim do dia de chegada e fui no dia seguinte de manhã sem ter de fazer qualquer tipo de marcação. Foi tudo muito fácil.

Espero ter ajudado
 

d3ci0

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha!!!!
Milão é uma cidade muito gira, apesar de ter estado pouco tempo, gostei muito de visitar!!!
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado @r1c4rd0f3r
Mas estive a ler melhor o site oficial deles, e pelos vistos paga-se só para entrar na catedral.
Ticket: € 3,00 - € 2,00* - Ticket includes admission to the Cathedral, Duomo Museum and San Gottardo in Corte Church

Eu vou ter que comprar online porque vou chegar ao meio dia e só vou ficar la essa tarde toda.
Por isso, não posso perder mais tempo em filas.
 
Top