Novidades

[Report] Mercados de Natal - Alemanha

sicpaiva

Membro Conhecido
Alemanha em época natalícia, é sinónimo de Mercados de Natal. 😍
Mercados de Natal são sinónimo de aromas a especiarias, deliciosas iguarias, muita salsicha, maravilhosas decorações de Natal, brinquedos artesanais e, o famoso Glühwein. Diz que neste tempo do Advento, serão consumidos só na Alemanha, cerca de 40 milhões de litros de vinho quente. O vinho quente clássico é geralmente feito de vinho quente e especiarias, como a canela, o cardamomo, noz-moscada, etc.
Nos mercados de Natal, é imprescindível beber um vinho quente... mas não seja para aquecer as mãos e a alma. ☺
O vinho é normalmente servido numas canecas feitas especialmente para a época e para o mercado/cidade.

Este ano rumamos então até à Alemanha para comprovar se eles têm os melhores Mercados de Natal da Europa. Só conhecia os da Alsácia, e pelo que vi, não ficam nada atrás dos da Alemanha.
Voamos do Porto para Frankfurt e o regresso foi feito por Nuremberga. Visitamos os mercados e cidades de Frankfurt, Wurzburg, Rothenburg ob der Tauber e Nuremberga.

Frankfurt

Sendo a nossa primeira vez em Frankfurt, aproveitamos claro para conhecer um pouco da cidade. Tirando a zona da cidade velha, a cidade de Frankurt no geral não me fascinou.
Caminhamos pelas ruas, passamos a ponte de ferro sobre o Meno e subimos à torre de Kaiserdom - Catedral de São Bartolomeu de onde se tem uma vista fantástica sobre a cidade.







O mercado de Natal de Frankfurt - Weihnachtsmarkt, é um dos maiores mercados de natal na Alemanha. Data de 1393, sendo por isso um dos mais antigos. Localiza-se na praça Romer, em frente à câmara municipal.








Pernoitamos em Frankfurt, no Hampton by Hilton Frankfurt Est. Este hotel fica a cerca de 20 min a pé do centro histórico. Uma caminhada que se faz muito bem junto ao rio Meno.


Wurzburg

No dia seguinte, de manhã cedo fomos em direção a Wurzburg, cidade onde começa a famosa Romantische Straße. Fiquei agradavelmente surpreendida com a cidade. Começamos pela Praça do Mercado (Marktplatz). Caminhamos pelas ruas e fomos vendo a Catedral de Würzburg, a Neumünsterkirche, a Falkenhaus e a MarienKapelle (Igreja de Santa Maria), Würzburg Residence, terminando na bonita ponte Alte Mainbrücke. A ponte tem 12 grandes estátuas de santos e a sua primeira construção, feita de pedra românica, data de 1120. Como pano e fundo, temos a forteleza Festung Marienberg.





Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Wurzburg também tem o seu mercado de Natal. Ou melhor... vários mercadinhos espalhados pelas diversas ruas e praças da cidade, onde mais uma vez podemos encontrar comidas, bebidas, brinquedos, decorações natalícias, etc.


Deixamos Wurzburg, seguindo pela Romantische Straße em direção a Rothenburg ob der Tauber. Pelo caminho fomo-nos deparando com vilazinhas muito bonitas com as casas típicas da Baviera.
Antes de Rothenburg, paragem técnica em Creglingen, pois era onde íamos pernoitar.
Ficamos alojamento no Tauber Lodge. Adorei. O anfitrião era extremamente simpático e sempre preocupado se estava tudo do nosso agrado. É um alojamento relativamente recente, e que ainda se encontra em remodelação. Tem uma zona verde espaçosa, os quartos estão muito bem decorados, o anfitrião prepara um bom pequeno almoço. Fiquei agradavelmente surpreendida. Não será à toa que têm uma pontuação de 9.8 no Booking. Fica a cerca de 20 km de Rothenburg.
Também Creglingen, como não poderia deixar de ser, tinha o seu mercadinho de Natal.



(continua...)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Rothenburg ob der Tauber

E finalmente chegamos à cidade mais aguardada. Confesso, que um dos fatores que mais pesou na escolha do destino dos mercados de Natal, foi visitar Rothenburg ob der Tauber. Não será por acaso que esta cidade recebe anualmente cerca de 3 milhões de visitantes.
Para mim, Rothenburg é realmente uma cidade encantadora e mágica. Passear pelas suas ruas é um deleite para os olhos e para a mente. Respira-se Natal por todo o lado.
A cidade é toda muralhada, sendo a muralha uma das grandes atrações. Foi construída por volta do sec. XIII. O que vemos hoje em dia, é uma reconstrução, uma vez que, à semelhança de várias outras cidades (como Frankfurt e Wurzburg) a cidade não foi poupada aos estragos da 2ª guerra mundial. As muralhas podem ser percorridas, dando-se assim uma volta completa à cidade. Caminhando pelas muralhas podem-se ver várias placas nas paredes com nomes gravados, em agradecimento aos que financiaram a sua reconstrução. Ao percorrer estas cidades medievais, gosto de imaginar como seria a vida das pessoas que lá viviam na idade média... as suas roupas, o seu dia-a-dia!

A praça principal - Marktplatz - fica no coração da cidade. Aí encontramos a câmara municipal (Rathaus) onde é possível entrar e ter acesso à torre Rathausturm. Esta torre com 52 m de altura, 220 degraus (difíceis, mas vale bem o esforço), permite ter uma visão incrível da cidade. Também nesta praça podemos encontrar um chafariz / fonte - Georgsbrunnen. Esta fonte tem capacidade para cerca de 100.000 litros de água!
Nesta zona também pode ser admirada a maior loja e a mais famosa da Käthe Wohlfahrt. Para quem adorar o Natal esta loja é de sonho. Tem tudo o que possamos imaginar como decoração de Natal - presépios, bonecos Quebra-Nozes (a imagem da loja), enfeites para as árvores, e inúmeras peças em madeira. Podem ser encontradas outras lojas pela cidade, mas esta é a principal, funcionando também como museu. Está aberta todo o ano, inclusive no dia de natal e ano novo. A loja é linda. Vale mesmo a pena a visita.




O PLÖNLEIN é o cartão postal de Rothenburg. O famoso cruzamento com a casinha amarela será certamente o local mais fotografado da cidade.



O mercado de Natal de Rothenbgurg realiza-se entre a câmara municipal e a igreja de St. Jacob.





Uma vez em Rothenburg, não deixem de provar as famosas Schneebälle. São umas bolas de massa frita, cobertas com chocolate, açúcar e com diversos sabores. É típico de lá e podem ser encontradas nas diversas confeitarias.

Nuremberga

Deixamos Rothenburg e fomos em direção ao nosso destino final - Nuremberga.
Nuremberga foi outra das cidades que ficou quase totalmente destruída após a 2ª guerra mundial. Quase tudo o que vemos na cidade é posterior a 1945. Mas, segundo dizem, foi perfeitamente reconstruída. Na cidade existe uma rede de caves e túneis, onde na altura da guerra a população se refugiou das bombas dos Aliados e salvou as peças de arte do castelo e das igrejas. Não chegamos a visitar, por falta de tempo.
O hotel onde ficamos em Nuremberga - AZIMUT Hotel Nuremberg - ficava no topo da colina, mesmo perto das muralhas do seu castelo milenar. A primeira construção do castelo data de 1050, aquando de uma visita do imperador Henrique III à cidade. É possível visitar o castelo e as muralhas. no entanto, por falta de tempo, nós não o fizemos.



Nuremberga está também recheada de igrejas. Apenas uma, a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), de traço gótico, é católica. Situa-se na praça do mercado onde se realiza um dos mercados de Natal.


Também nessa mesma praça, podemos encontrar uma fonte dourada com várias figuras coloridas. Há uma lenda que diz que a boa sorte acompanha quem fizer rodar as duas argolas douradas da vedação.


Na zona histórica situam-se ainda as igrejas de St. Sebald e de St. Lorenz. Estas igrejas são protestantes.
Nuremberga tem muito mais para oferecer, desde museus ao Campo Zeppelin (área de desfiles nazis). Dado o tempo limitado, limitamos-nos a vaguear pelas ruas, a admirar as belas fachadas dos edifícios, as pontes sobre o rio Pegnitz e o mercado de Natal. Ficou a promessa de voltar e aproveitar e terminar a rota romântica.

O mercado de Natal de Nuremberga é um dos mais antigos da Alemanha. Tem um mercado só para crianças, o Kinderweihnach. Os ex-libris gastronómicos são as salsichas típicas de Nuremberga - Bratwurst, e o doce Lebkuchen.






 

ALTF4

Membro Conhecido
Sem duvida que realmente os países mais frios é onde se vive realmente o espirito natalício...

muito obrigado pela partilha...
 

DaisyP

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha. Os mercados de natal são de facto maravilhosos 😍 Ainda só conheço o de Londres com muita pena minha... Boas viagens ;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Obrigada pelo report. Nunca fui a um mercado de Natal, mas devem ser muitos giros... vou vendo por aqui até me decidir :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha! É sem dúvida um lugar especial para visitar nesta altura do ano. Com pena minha, ainda não foi este ano que consegui realizar uma aventura destas. Boas viagens :D
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva :)
Muito obrigada pela partilha :)
Eu acabo de regressar de Munique e Salzburg e de facto os Mercados de Natal dão outra vida às cidades 😍 . O Glühwein, as comidas típicas destes mercados, os doces, as bancadas cheias de decorações para as árvores e as pessoas a confraternizar ao final de um dia de trabalho, dá um encanto especial e uma vontade imensa de nos deixar envolver por tudo aquilo 😍.
Já o disse noutro post, e volto a dizer aqui, que não me importo nada de conhecer a Alemanha na altura dos Mercados de Natal - começamos o ano passado por Berlim, este ano Munique e para o ano logo se vê, mas este tour está na minha mente (era para ter feito algo idêntico este ano) :)
Boas viagens :)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Aí estão dois mercados que quero conhecer: Rothenburg ob der Tauber e Nuremberga. Nos últimos 3 anos tenho visitado os mercados (2016: Munique, Salzburgo e Innsbruck; 2017: Alsácia; 2018: Bruxelas, Brugges e Gent), este ano interrompi porque não houve fins de semana prolongados, mas no próximo ano retomo e tenho estes dois no top da shortlist.

Obrigado pela partilha.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Sem duvida que realmente os países mais frios é onde se vive realmente o espirito natalício...

muito obrigado pela partilha...
@ALTF4 é mesmo incrível o quanto estes países apreciam os mercados de natal. Ao fim de um dia de trabalho, reunem-se por lá a beber um Gluwhein e a conversar. Não há frio que os impeça. :)

Obrigada pela partilha. Os mercados de natal são de facto maravilhosos 😍 Ainda só conheço o de Londres com muita pena minha... Boas viagens ;)
@DaisyP são mesmo. Acho que vale muito a pena.

Olá
Obrigada pelo report. Nunca fui a um mercado de Natal, mas devem ser muitos giros... vou vendo por aqui até me decidir :)
@Leonorb Os mercados de natal podem ser sempre uma boa desculpa para se conhecer uma cidade nova! :)

Olá :)

Muito obrigado pela partilha! É sem dúvida um lugar especial para visitar nesta altura do ano. Com pena minha, ainda não foi este ano que consegui realizar uma aventura destas. Boas viagens :D
@Ricardo_7 uma escapadinha de inverno com mercado de natal à mistura é sempre uma boa opção. ;)

Olá @sicpaiva :)
Muito obrigada pela partilha :)
Eu acabo de regressar de Munique e Salzburg e de facto os Mercados de Natal dão outra vida às cidades 😍 . O Glühwein, as comidas típicas destes mercados, os doces, as bancadas cheias de decorações para as árvores e as pessoas a confraternizar ao final de um dia de trabalho, dá um encanto especial e uma vontade imensa de nos deixar envolver por tudo aquilo 😍.
Já o disse noutro post, e volto a dizer aqui, que não me importo nada de conhecer a Alemanha na altura dos Mercados de Natal - começamos o ano passado por Berlim, este ano Munique e para o ano logo se vê, mas este tour está na minha mente (era para ter feito algo idêntico este ano) :)
Boas viagens :)
@SEDA subscrevo na integra. É uma excelente ideia conhecer a Alemanha (e não só) na altura dos mercados de natal. Munique também anda debaixo de olho. Quem sabe para o ano. :)

Olá,

Aí estão dois mercados que quero conhecer: Rothenburg ob der Tauber e Nuremberga. Nos últimos 3 anos tenho visitado os mercados (2016: Munique, Salzburgo e Innsbruck; 2017: Alsácia; 2018: Bruxelas, Brugges e Gent), este ano interrompi porque não houve fins de semana prolongados, mas no próximo ano retomo e tenho estes dois no top da shortlist.

Obrigado pela partilha.
@Jorge Gonçalves vale muito a pena. Rothenburg é uma vila Natal :D Mágica. Mas acho que deve ser mágica em qualquer altura do ano. Nuremberga tem imenso para oferecer. E o mercado de natal é incrível.

Obrigada pela partilha.
Aquelas fotos dos doces...
Não se faz...
@TREPADOR doces e salsichas é o que não falta nestes mercados. De babar... eheheh
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva :)
Agradecida por me fazeres regressar à bela Alemanha, agora nesta época ainda mais encantadora!🎅
O colorido das atracções natalícias dão um ar especial às cidades, gostei muito das tuas fotos.
Saudades dos mercadinhos de Natal... 😇😇
Muito obrigada pela partilha, está top! 👌
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva
Parabéns pelo report, belas fotos, também quero conhecer a Alemanhã na altura dos mercados de Natal, belas fotos,
Obrigada pela partilha.
Boas viagens
 
Muito obrigado pela partilha, também eu sou um fã dos mercados de Natal, este anos calhou Bruxelas,, para o ano vamos ver mas estava a pensar na Austria ou Alemanha, pelo que o te report veio a calhar.
Esclarece-me só uma coisa, como fizeste as deslocações entre as cidades? alugas-te carro?

Olá @sicpaiva :)
Muito obrigada pela partilha :)
Eu acabo de regressar de Munique e Salzburg e de facto os Mercados de Natal dão outra vida às cidades 😍 . O Glühwein, as comidas típicas destes mercados, os doces, as bancadas cheias de decorações para as árvores e as pessoas a confraternizar ao final de um dia de trabalho, dá um encanto especial e uma vontade imensa de nos deixar envolver por tudo aquilo 😍.
Já o disse noutro post, e volto a dizer aqui, que não me importo nada de conhecer a Alemanha na altura dos Mercados de Natal - começamos o ano passado por Berlim, este ano Munique e para o ano logo se vê, mas este tour está na minha mente (era para ter feito algo idêntico este ano) :)
Boas viagens :)
Bom dia

Como fez a deslocação entre Munique e Salzburg, existe comboio?
Obrigado
 

SEDA

Membro Conhecido
Bom dia @Antonio Couto :)
Nós alugamos carro porque aproveitamos para ir a Neuschwanstein (na ida para Salzburg) e a Hallstatt (no dia do regresso). Em Salzburg estacionamos o carro no parque do hotel. Para nós compensou desta forma, mas existe comboio que liga Munique a Salzburg (não sei preços ao certo).
Qualquer outra questão, disponha.
Boas viagens :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adoro Mercados de Natal! 🎄🎄
Tens aqui boas dicas e sugestões... este ano fui aos Mercados a Edimburgo e Lyon mas para o ano gostaria de voltar à Alemanha, talvez a Rothenburg e Nuremberga.
Bons Mercados!
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha.
Boas viagens ;)
obrigada @PauloNev



Muito obrigado pela partilha, também eu sou um fã dos mercados de Natal, este anos calhou Bruxelas,, para o ano vamos ver mas estava a pensar na Austria ou Alemanha, pelo que o te report veio a calhar.
Esclarece-me só uma coisa, como fizeste as deslocações entre as cidades? alugas-te carro?



Bom dia

Como fez a deslocação entre Munique e Salzburg, existe comboio?
Obrigado
@Antonio Couto alugamos carro.

Adoro Mercados de Natal! 🎄🎄
Tens aqui boas dicas e sugestões... este ano fui aos Mercados a Edimburgo e Lyon mas para o ano gostaria de voltar à Alemanha, talvez a Rothenburg e Nuremberga.
Bons Mercados!
@PaulaCoelho obrigada.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Espetacular ! Visitar mercados de Natal é daquelas "voltas" que ainda não fiz. Este report desperta algum apetite, para uma época que presumo ser possível viajar com menos restrições.
Obrigado pelo report.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Espetacular ! Visitar mercados de Natal é daquelas "voltas" que ainda não fiz. Este report desperta algum apetite, para uma época que presumo ser possível viajar com menos restrições.
Obrigado pelo report.
Obrigada! ☺
Para mim, visitar mercados de Natal é mesmo daquelas viagens quase obrigatórias. Eu adoro!
Espero mesmo que no Natal já seja possível viajar com menos restrições. Estamos todos a precisar de "mudar de ares"! ☺
 
Top