Novidades

[Report] MENORCA - O Paraíso na Terra - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá a todos

Esta é uma viagem que já tem alguns anos , mas creio que continua útil para todos os viajantes pois a Ilha não mudou assim tanto e os locais são eternos , afinal estamos a falar de uma ilha que foi nomeada RESEVA DA BIOSFERA pela UNESCO.

" Minorica " no seu nome original é uma das 4 ilhas que compõem o Arquipélago das Baleares , as outras são : Maiorca , Ibiza e Formentera.

O que irei tentar fazer é mostrar-vos os vários lugares que percorremos , mas sem nenhum critério específico pois a ilha é relativamente pequena e a forma de a visitar ou passear pode ser ajustada a qualquer um sendo que essencial é ter carro pois as viagens por " autocarro " demoram algum tempo.

A nossa viagem foi programada para 26 Agosto a 2 Setembro de 2008 . Se se recordam , infelizmente alguns dias antes deu-se o trágico acidente em Barajas com o avião da Spanair.
Agora notem , na viagem de ida , tinhamos bilhetes " Spanair " , o voo era "TAP" e embarcámos num avião da " PGA " . Original não ?

Check in feito , malas enviadas directamente a Mahón e Fériasssssssssss aqui vamos nós....

O voo foi feito num Fokker 100 com o nome de " Grifo " e a matrícula CS-TPF.
Durante o voo de 1,25 Hrs foi servida um pequeno aperitivo uma sandes de queijo e bacon mas .... aquecida ......uhauuuuu que luxo, bem mas para nós o importante é que iamos de férias....

Chegada a Barcelona com algumas nuvens e com o receio que pudéssemos começar as nossas férias .... molhados

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3072.jpg

Felizmente assim não aconteceu e uma das companhias que sempre tivémos foi o nosso amigo SOL.

O tempo de espera em Barcelona foi mínimo não chegou a 25 m entre a chegada e a saída , pelo que só deu para andar ali feito barata tonta a tirar fotos a diversos tipos de aviões e de companhias aéreas que escalam este aeroporto.

O voo para Menorca foi feito pela AEBal - Aerolineas das Baleares , num Boeing 717 quase novo ( ou pelo menos parecia ) e com a matrícula EC-JZX.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3083.jpg

Como o tráfego era intenso e estávamos na posição 8 para descolagem ainda deu para tirar esta foto a que chamei " Os Solitários " ou seja o avião e a Torre de controlo.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3092.jpg

O voo para Mahón é relativamente curto , cerca de 25 m , e neste espaço de tempo , saiu-nos o primeiro contratempo: estávamos sentados do lado direito do avião e a ilha aparece pelo lado esquerdo :devil: :angry: ou seja by by fotos de chegada.
Mas nem tudo e todos são maus e qual o meu espanto uma Sra. espanhola sentada do lado esquerdo do avião olhando a minha sofreguidão pelas fotos , lá me perguntou se não queria trocar o que aceitei , mas bolas estavamos mesmo na aproximação , mas ainda deu para estas :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3102.jpg

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3108.jpg

As imagens que tinhamos vistos na net começavam a fazer sentido . Os olhos começavam a ficar fascinados com as cores das águas , e com as pequenas enseadas que através daquele pequeno espaço de vidro se podia observar. Afinal Menorca começava já ali a fascinar-me.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3109.jpg

Após uma excelente aterragem , chegámos ao terminal 10 m antes da hora prevista . Até aqui tudo bem .
Contentes ( afinal tinhamos chegado sem nenhum dos aviões ter caído ) fomos rápidamente para a sala de bagagens para começar efectivamente as nossas férias.Esperámos , esperámos , esperámos e começaram a sair as malas , mas no final ...... UHAUUUUUUUUUUUU ONDE ESTÃO AS MALAS !!!!!!! :no:

Foi a primeira vez que nos aconteceu e digo-vos não é nada agradável, sentir que algo nos falta e que precisamos urgentemente de uns calções , uns chinelos e uma toalha para ir para a praia fabulosa que vimos desde o avião , mas afinal tudo isso está na mala que DESGRAÇADAMENTE não apareceu.

Feitos verdadeiros guerreiros lusitanos , não nos deixámos abater e logo atacámos o balcão da AVIS de forma a levantar o carro e seguir para Mahón para comprar uns adereços de praia. Vamos nessa Vanessa..............

Bem menos mal , a AVIS colocou á nossa disposição um fabuloso SEAT IBIZA com AC / Diesel e imaginem 935 Km´s . Hummm cheirava a novooooooo

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3900.jpg

E lá fomos nós menos felizes mas bem dispostos em direcção a MAHÓN , afagar nas compras as nossas mágoas

Ao fim de 1 hora e ainda para aproveitar o Sol e o calor do final de dia , já tinhamos comprado alguns adereços que nos permitiam ir para a praia e lá fomos ....
Seguimos ao hotel para fazer um check in sem malas e após breve paragem , aqui vamos nós para a primeira que estava perto do Hotel . Era esta:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3135.jpg

Como o nome indica fica em BINIDALI e para se chegar á areia á que descer uma escadaria enorme que ao subir parece ainda maior.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3135_1.jpg

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3135_2.jpg

Ao chegar ao final e ao tocar a primeira vez estas praias menorquinas a textura da areia fascina , a tonalidade e transparência da água apaixona e a temperatura diz ao nosso corpo para não sair dali.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3143.jpg

Sempre que nos chegava á idéia que não tinhamos malas , lá dávamos mais uns mergulhos e tentávamos aproveitar ao máximo aqueles momentos.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3137.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3144.jpg

E já o Sol se despedia e nós ainda de banho lá decidimos seguir para o Hotel e para o quarto vazio de malas

E passado o primeiro dia e como já comentei , vou passar a mostrar-vos os locais que visitámos sem qualquer tipo de relação com dias . Cada um decida o que quer ver e quando. Afinal estamos numa ilha pequena ( Minorca ) .

Para começar nada melhor que um lugar em BINIBÉQUER VELL e que se chama :

POBLADO DE PESCADORES

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_10.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_9.jpg

È um local de visita obrigatória para quem vai a a Menorca. Muitos que o visitam acreditam que este é a típica arquitectura menorquina , mas é na realidade, uma povoação de pescadores idealizada á 40 anos por um Sr. de seu nome Francisco Juan Barba Corsini.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_8.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_12.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_1.jpg

As casas são estreitas e baixas amontoam-se ordenadamente em pequenas ruas onde quase não entra o Sol. As fachadas são completamente brancas , os caminhos empedrados foram criados num pequeno labirinto , onde certamente passam por ano milhares de turistas.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_2.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_4.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_6.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_11.jpg

Este é um complexo turísticos em que se podem alugar os apartamentos a um preço acessível .
Existe um pequeno ancoradouro de águas cristalinas onde é possível tomar banho.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3149.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3147.jpg

O silêncio é uma das imagens de marca deste aldeamento. Caminhando pelas suas ruas , é fácil não só verificar esse silêncio mas também muitas placas que o pedem incessantemente.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3150.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3158.jpg

Caminhar por entre as ruas apertadas faz esquecer que do outro lado das paredes que rodeiam o aldeamento existe um mundo louco . As traves de madeira castanha convidam a um repousante descanso encostado nelas. A aragem fresca que corre entre as habitações convidam a um lento caminhar e ao olhar constante para tantos pequenos pormenores que distinguem este lugar de muitos outros espalhados pela ilha.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_7.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_5.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3160_3.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3152.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3149_1.jpg

Aconselho vivamente a todos uma visita , experimentem o final de dia de forma a disfrutar numa das suas esplanadas de um fabuloso Pôr do Sol. APAIXONANTE
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
CALA EN TURQUETA

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_1.jpg

Esta foi a segunda " Cala " que mais gostei . Ainda não vou divulgar a primeira.

Esta foi na realidade a primeira Cala das que estão a Sul ( Ciutadella ) que visitámos.
Acordamos cedo pela manhã , carro e lá vamos nós fazer 40 km até Ciutadella para começar a ver essas Calas fabulosas.

A Cala Turqueta para quem queira visitar tem o mesmo acesso por estrada que a Macarella e Macarelleta . Existe um cruzamento em que se segue para a En Turqueta e outro que segue para as outras duas.
A estrada é quase toda ela alcatroada , mas os dois últimos Km são em terra batida , daí que se nota quais os carros que andam nas Calas e os que andam na cidade.

Possui um parque de estacionamento pequeno ,o que na altura do Verão é complicado , pois após este estar cheio , os fiscais da natureza fecham as estradas de acesso.
Como eles dizem á que andar a pé pois estamos em uma zona de protecção da biosfera.

Após parquear existe um caminho de terra batida , neste caso para quem vai é a descer ligeiramente , e demora-se mais ou menos 15 m a chegar. À vinda é diferente.

De qualquer forma tentem aproveitar este tempo da descida , e olhem ao vosso redor, sintam a leve aragem marítima , tentem ouvir e se possível fotografar os pássaros que por ali andam , e não levem este caminho como uma descida á praia , mas sim como um passeio no campo pela manhã.
E já agora aproveitem e namorem um pouco ( se for o caso claro ) afinal estamos de férias.
No final desse caminho é esta Cala que vão encontrar.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_2.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3201.jpg

A Cala En Turqueta é muito sossegada até á chegada dos barcos que fazem o percurso pelas Calas , pois nessa altura a invasão é enorme e o sossego desaparece.
Mesmo assim existe espaço para todos , afinal quase todos querem estar nestas águas calmas e cristalinas e com uma temperatura única.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3192.jpg

Caminhei por momentos á volta da Cala e do topo de algumas das pedras avista-se esta pequena baía de águas transparentes.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3212.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3202.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3196.jpg

E quantas vezes eu olhei para este banheiro e por momentos tive inveja do trabalho dele , afinal ele pode desfrutar deste paraíso quase todos os dias.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3208.jpg

Ficámos aqui até cerca da hora de almoço , para nessa altura aproveitar o vai vem das saídas das praias e tentar arranjar um lugar para estacionar na também muito famosa Macarella e Macarelleta.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3211.jpg


CALA MACARELLA E MACARELLETA

Vou juntar as duas já que afinal se encontram a uma distância muito pequena uma da outra.

Após abandonarmos a En Turqueta e seguir a estrada em direcção á Cala Macarella , existe um controlo de passagem , onde nos foi gentilmente indicado por uma conselheira do ambiente que o parque tinha lugares e que iríamos encontrar algum trânsito perto da Cala , não por problemas de estacionamento , mas por uma questão de cruzamento dos veículos em uma estrada muito estreita.
Informo-nos também que existem dois parques , um público e um privado.
O público fica a cerca de 20 m a pé da Cala e o privado está quase na areia , mas tem um custo de 10 Euros.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3213.jpg

Não foi possível fazer muitas Calas nesta viagem , já que a quantidade de turistas que estavam na ilha tornava dificil a movimentação e quase impossível o acesso e respectivo estacionamento nas Calas mais famosas.

Bem e a CALA MACARELLA é um pequeno problema , porque ou se gosta ou se adora.
O caminho para lá chegar ( 20 minutos ) não é fácil e quando não existe lugar no parque privado ou não se quer pagar não á outra solução que andar . Para nós foi uma paixão .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3214.jpg

A descida é bastante ingreme e acidentada , e para quem quer andar de chinelos , a dificuldade ainda é maior , já que o caminho não é nada direito.

Mas a recompensa para os que são determinados tarda mas aparece e no final esta é a visão que se tem do PARAÍSO

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3219.jpg

De facto tudo aquilo que tinha lido e visto em fotografias sobre esta Cala , era pouco comparado com a realidade.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3217.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3234.jpg

Após uns primeiros banhos naquela água maravilhosa , e tentando fazer uma primeira leitura da Cala , verifiquei que existia um caminho cortado entre as rochas onde muita gente se cruzava.
Perguntei ao nadador salvador e fiquei a saber que se tratava do caminho que dava acesso á tmbém famosa Macarelleta.

Qual explorador de chinelo no pé e máquina na mão e aqui vamos á descoberta desse caminho. A restante família lá ficou no areal pois as forças começavam a faltar.

Bem e nesse caminho , estreito e sinuoso e nesta altura perigoso , pois a quantidade de turistas é enorme , obtêm-se imagens que não quero comentar pois iria estragá-las, vejam por vós próprios.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3216.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3218.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3222.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3231.jpg

E após um longo caminho intercalado entre a espera da passagem e a paragem pois o espaço é estreito , lá apareceu a Macarelleta.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3221.jpg

Sinceramente a vontade de descer até á Cala era bastante , mas ponderado com a quantidade de turistas e o tempo que ainda me faltava , optei por ficar por ali a observá-la , tirar a foto possível e descer para disfrutar da Macarella e das férias de descanso que tinha prometido a mim mesmo.

Na viagem de volta ainda deu para mais estas , vejam

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3225.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3226.jpg

E duas fotos que quero aqui deixar o público agradecimento a muitos turistas que se " esconderam " e não permitiram a passagem de outras para permitir que as minhas duas fotos ficassem sem " gente ".
Como dizia a minha mulher " Só mesmo tu !!!!! "

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3227.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3232.jpg

Para os menos crentes posso dizer-vos que é verdade , existe mesmo um PARAÍSO NA TERRA , senão vejam :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3220.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3224.jpg


Bem e continuando a descida para a Cala para o merecido descanso ainda deu para algumas mais.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3223.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3229.jpg

Esta é a uma imagem " panorâmica" de toda a " Cala "

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3230.jpg


E lá fui eu para o descanso e a banhos ... hummmmmm

Ah , só uma nota , a subida ao estacionamento foi penosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... :cool:


Mas Menorca não é só " Calas " e " pomada " . Menorca possui outro tipo de entretenimento de que se pode usufrir em troca de alguns Euros.
Foi o caso desta nossa pequena aventura , agora vou levar-vos a conhecer o fundo do mar no Porto de Mahón através de um passeio sub-aquático neste pequeno barco , ora vejam só :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3679.jpg

Bem este barco pertence á companhia de " Yellow Boats " que está no Porto de Mahón.
O custo deste passeio é de 10 Euros por pessoa e tem a duração de 1 hora.
Esta parte que agora vos vou mostrar tem só a ver com a visão submarina do Porto , mais tarde virá a minha visão sobre todo a área envolvente .

Bem após o embarque e depois de 25 m de viagem , o barco pára , já perto da saída do Porto , e é permitido aos passageiros descerem a uma das duas zonas do catamaran de onde se observam estas vistas ( peço desculpa pela péssima qualidade das fotos , mas existe um vidro enorme á frente , existe um barco em constante movimento , enfim , desculpas aqui do aspirante a fotógrafo )

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3629.jpg

Bem a primeira é o amontoado de gente que se encontra no lado oposto ao nosso

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3630.jpg

Depois quando tudo acalma , e os mais excitados reparam que afinal aquilo é só o fundo do mar e é melhor ir para a coberta tomar banhos de sol , aí tudo fica diferente e só mesmo os mais interessados ou só mesmo aqueles que gostam de observar ficam . Se não é aasim vejam a minha pequena colega do outro lado .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3641.jpg

Embora seja uma zona de algumas rochas , logo deveria haver uma quantidade de peixes maior , a turbulência do barco afasta-os desta zona. O barco pára , mas o motor fica em funcionamento logo os peixes fogemmmmmmmmm
Mesmo sem peixes pode-se ver por exemplo isto :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3640.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3636.jpg

As cores vão variando , pois a incidência do Sol sobre a água não é igual , já que o barco se move .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3637.jpg

O fundo não tem assim uma paisagem espectacular , não é um recife de corais , mas quando se faz silêncio e se fica a apreciar , acabamos por descobrir que afinal aquela paisagem de ervas e rochas nos dá a tranquilidade e a paz que muitas vezes á superficie não existe.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3639.jpg

De quando em vez um cardume mais atrevido de peixes vem junto ao barco para cumprimentar , já descobriram que quem está do outro lado não vai oferecer nem pão , nem gorjeta por alguns numeros artístico que possam fazer.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3633.jpg

Nessa altura já tinhamos ouvido de manhã em uma das calas que havia uma enchente de Medusas , e era verdade , senão vejam:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3632.jpg

Bem e quando se ouve o barco a acelerar os motores , a magia acaba , a actividade das águas volta , e todos voltamos á velha realidade, mas mesmo assim ainda deu tempo para tentar em uma foto unir o infinito do CÉU com as profundezas do MAR , acho que consegui.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3643.jpg

E assim deixamos o sol calmamente tocar nas profundezas do mar e afastamo-nos para não inquietar muito mais essa maravilhosa junção

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3638.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
Agora convido-vos a visitar comigo MAHÓN

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon1.jpg

Não vou adiantar-me muito em história nem em dados sobre Mahón , só gostava de vos dizer que contráriamente ao que é normal desta vez não visitámos em pormenor a capital e os seus momumentos ou pontos de interesse.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon6.jpg

Isto porque aproveitámos mais o dia para as praias e por uma ou duas vezes , fomos a Mahón pela noite para passear pelo Porto e sentir o ambiente das noites menorquinas.

Durante o dia que por lá andámos , a cidade embora pequena e o seu núcleo histórico ainda mais , pareceu-nos muito simpática , limpa e agradável.
As ruas são estreitas e solarengas. Por todos os lados encontramos as casas típicas com os doces e a " Pomada ".

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon2.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon3.jpg

Com o calor que fazia muitas vezes nos deliciámos com este tipo de batido/ granizado que refrescava e dava alento para mais uma caminhada .......

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon4.jpg

nas lojas onde as " AVARCAS " ( calçado típico da região ) predominam esta era em tamanho 163 ( 1,63m pelo menos )

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon5.jpg

À noite o porto enche-se de gente e junto ao paredão onde estão atracados alguns iates que nos fazem sentir " muito pobres" , existem muitos restaurantes e pequenos bares que dão vida a esta zona.
Num desses bares tivemos a oportunidade de beber um granizado de POMADA , que era qualquer coisa de especial.

Quando saimos de Mahón preparava-se a festa para o dia 6 de Setembro ( acho eu ) que deveria ser bastante bonita.
Pelos menos estes dois bonecos ainda consegui fotografar.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon7.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon8.jpg

Bem e de Mahón pouco mais tenho para vos contar.

Deixo-vos com duas fotos do Porto de Mahón que é de facto para mim o ex-libris da cidade .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon10.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mahon9.jpg



CALE EN PORTER


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3324.jpg

Bem Cale En Porter foi a nossa escolha como quartel general das nossas férias. Foi nesta praia simpática de águas calmas , quentes e transparentes que decidimos escolher o hotel para pernoitar.
A vila está tipicamente dedicada a receber os turistas ingleses e italianos que visitam Menorca. É talvez equiparada á nossa Albufeira , não tão grande mas possivelmente com a mesma afluência de turistas.

A praia é que fica um pouco distante , tão somente no final de uma escadaria que parece nunca acabar , isto claro para quem não tem carro e que em menos de 3 m desce quase até ao areal.
Senão reparem no edificio que está no topo , de cor de tijolo , esse era o nosso hotel e as escadas começam logo aí.... tem de haver pernas pessoal , ai tem tem

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3330.jpg

Ao final do dia é agradável ficar pelo miradouro de onde se tem esta vista

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3325.jpg

Ali além da vista , dá para observar todos aqueles que se aventuraram em subir aquelas escadas e que chegam ao topo , quase desmaiados e a jurar que nunca , nunca mais irão aquela praia. :lol: :lol: :lol:

Caminhando um pouco ao redor da praia e pelas escarpas , podemos encontrar pequenas casas de férias rodeadas de vegetação e onde se sente aquele fresco tão necessário em dias de calor intenso.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3331.jpg

No topo destas escarpas é fácilmente identificável o restaurante do Clube Marítimo onde se pode tomar uma Pomada ao final do dia tendo como vista a Cale En Porter.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3335.jpg

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3336.jpg

As rochas das encostas ao final do dia tomam um tom especial de castanho claro ,

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3334.jpg

os verdes das plantas são mais vivos

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3338.jpg



CALA CANUTELS

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3683.jpg

Está perto de Binibequer e situada numa zona residencial muito calma.
A Cala é bastante pequena e é utilizada por pescadores que ali deixam as suas embarcações.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3695.jpg

Ainda se pode sentir um pouco o sabor do passado , pois não existe restaurantes, banheiro, aluguer de gaivotas etc .
Na altura estavam duas famílias de pescadores com as respectivas crianças que quase tomavam a praia para si.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3697.jpg

As casas que a rodeiam deixam antever um elevado grau de riqueza.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3688.jpg

Eu aproveitei como sempre um pouco do tempo para dar uma volta pelas encostas e sairam estas fotos:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3684.jpg

Um lindissimo e muito desinibido pato que por ali andava e que se chegava para ver se lhe saia na sorte algo para comer

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3702.jpg

Um barco sózinho perdido no meio da Cala , esperando por alguém que entretanto não aparecia

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3690.jpg

E vista de uma outra perspectiva , a Cala Canutells mostra que afinal não fica atrás de muitas outras no que diz respeito á beleza. A mim seduziu-me

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3693.jpg


Continuando a nossa ronda pelas sedutoras Calas de Menorca , vamos agora ver a :


CALA BLANCA

A Cala Blanca está não muito distante de Ciutadella , no caminho para as Calas mais conhecidas ( Macarella , Macarelleta etc) e não muito distante de Cala En Bosc. É assim

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaBlanca.jpg

É uma Cala muito simpática , rodeada de dois restaurantes e com um pequeno bosque na entrada.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaBlanca1.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaBlanca2.jpg

Tem um centro de mergulho com gente muito simpática e um escorrega em um dos restaurantes , para ir entretendo a miudagem.
Ɉ muito frequentada por ingleses que estão alojados nos hotéis mesmo encostados á praia.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaBlanca4.jpg

Gostamos especialmente das suas águas , mais calmas que qualquer uma das outras já que a enseada é bastante mais pronunciada.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaBlanca3.jpg






CALA EN BOSC

Bem Cala En Bosc para mim é condado inglês em terras de Espanha. Tudo está feito para servir os muitos ingleses que por ali passam férias e habitam.
É tanto assim que pela primeira vez em Espanha , vi um espanhol no supermercado a ter de falar inglês para que o entendessem faço ideia o que não lhe ia na alma.

Bem como praia é assim:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc6.jpg


Mas pelo que percebi toda a vida desta vila concentra-se e funciona em redor de uma bonita Marina , muito bem cuidada

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc5.jpg


e onde existe de tudo um pouco desde os restaurantes anunciando pequenos almoços á inglesa, passando por barcos para alugar com marinheiros ingleses , bares de cerveja ........ inglesa e claro os tipicos apartamentos que os ingleses alugam e onde apesar da beleza da ilha , ficam os dias a beber cerveja e a refrescarem-se em uma ......... piscina de águas azuis

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc.jpg


E como isto já era demasiado inglês para nós que até somos portugueses, decidimos comprar quase secretamente o nosso almoço especial quase igual ao de todos os dias, ou seja .... duas baguetes , Coca Cola , queijo , presunto ,batatas fritas e vamos a correr para dentro do carro que tem ar condicionado, não tem ingleses e é sossegado .

E isto claro porque uma tarde de mais Calas e Platjas se aproxima.
Como tivemos medo de encontrar mais ingleses , não chegámos a tomar banho na Cala En Bosc. Limitámos-nos a tentar desbastar o farto almoço e caminhámos junto á praia de onde se tinha estas vistas:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc9.jpg



ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc8.jpg


Tentando encontrar a saida de este labirinto fantástico de aldeamentos , onde alguns dos mesmos de puro luxo , demos sem querer de frente deste muito original e que nos transportou aos nossos tempos de meninos doces e ternos.

O Hotel para quem quiser saber chama-se SOL FALCÃO e é de 3 estrelas.

Vejam: :lol: Não vou fazer comentários

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc19.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc18.jpg


ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBosc20.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
Fascinante , não ?????? Como fascinante é também a proposta que vos faço agora para que visitem comigo outra Cala , também ela muito bonita chamada:

CALA EN BRUC

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBruc3.jpg

Esta Cala está muito perto de Ciutadella e não é fácil de encontrar ( pelo menos para mim não foi ) já que se encontra mesmo no meio de uma vila , rodeada de apartamentos e vivendas.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaenBruc1.jpg

É extremamente calma , já que quase só a utilizam as pessoas que vivem ali por perto.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBruc4.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBruc5.jpg

Uma vez mais se demonstra que Menorca está virada para o Mar e para os seus turistas , senão vejam que esta Cala não tem nenhum areal.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBruc.jpg

Resolveram o problema , colocando plataformas de cimento nas suas encostas , onde através de umas escadas se tem acesso ao Mar.
Além do mais é óptimo pois assim , não existe areia nos pés , miúdos a jogar á bola , toalhas a ocuparem os espaços etc.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_CalaEnBruc2.jpg

Pena foi o aparecimento de muitas medusas , pois impossibilitou na totalidade o banho habitual em uma nova Cala.

Não faz mal ficará para a próxima oportunidade.


PLATJA DE BINIGAUS

Embora não tenha muitas fotos para mostrar desta praia, (as muitas que tenho são com a familia ) mesmo assim fascinou-me pela areia fina e pela fabulosa baia onde se podia tomar um banho espectacular.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3310.jpg

Foi nesta praia e neste dia que estreámos o nosso equipamento básico de mergulho , o que como poderão entender foi bastante concorrido já que as visões do fundo eram soberbas.
Assim com esta excitação , as fotos ficaram para trás

Mas afinal ainda tenho mais uma....

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3295.jpg

E agora vou mostrar-vos um lugar que me deixou fascinado e que visitámos sempre á noite

CIUTADELLA

Bem desta cidade não me vou alongar com relatos históricos.
Já todos sabem que é a segunda cidade de Menorca a seguir á capital Mahón.
É uma cidade fascinante pela sua Catedral , pelos seus jardins e especialmente pelo seu PORTO de onde saem as ligações para Maiorca e Ibiza.

Ao entrar na cidade deparám-nos com um belissimo Castelo , o de São Nicolau. Talvez um pouco redondo demais para os nossos hábitos , mas não perdendo a sua beleza.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella.jpg

Como não conheciamos nada , deixámo-nos seguir por onde muitos outros carros seguiam , e onde havia mais confusão e dificuldade de estacionar , foi aí que tentámos deixar o nosso . Após várias tentativas conseguimos um , e de tripé ás costas partimos á descoberta de Ciutadella.

Por detrás deste castelo , um pobre de um sem abrigo tentava arranjar maneira de iluminar o seu local de pernoita.
Será que algo o incomodava!!!!!!

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella6.jpg

Como as ruas eram muitas e o GPS não existia deixámos-nos ir atrás de uma banda que alegremente tocava canções típicas.
E num virar de esquina , chegámos a uma praça cheia de esplanadas e de gente e onde se " escondia " o Ayuntamiento.
Armei rápidamente o tripé , e disparei , matei o bicho !!!!! senão vejam:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella4.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella2.jpg

Um edificio fabuloso em forma de Castelo e bastante iluminado. Uma das suas laterais dá para um outro local fabuloso de Ciutadella que é o

PORTO DE CIUTADELLA

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella1.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella1_1.jpg

O porto é dividido a meio por uma ponte de acesso a outra zona de Ciutadella.
Numa das zonas existe um vai vém constante de pessoas que procuram entre os muitos restaurantes que por ali existem um local para jantar.
Todos eles têm esplanadas que ficam mesmo junto aos barcos e onde grande parte delas faz a já muito famosa " CALDERETA DE LAGOSTA ".

Do outro lado , uma área mais sossegada , onde descansam os barcos de pescadores já preparados para a faina do dia seguinte.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella8.jpg

foi muito dificl deixar aquela gostosa de confusão de gentes, cheiros , linguas e conversas, mas o dia seguinte ia ser também longo e cansativo e as pernas já obrigavam a voltar ao Hotel.

Mesmo assim , entre um recuerdo e outro ainda deu para mais estas duas:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella7.jpg

E o sempre fascinante PORTO

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Ciutadella3.jpg



ES CASTELL

É uma pequena cidade quase colada a Mahón e dentro do seu Porto natural.
No passado chamou-se Georgetown no tempo dos ingleses e depois Real Villa de San Carlos com a chegada dos espanhóis.Hoje o nome deve-se á proximidade do Castelo de San Filip entretanto demolido.
Mas o mais bonito de ES CASTELL , está no seu porto pesqueiro a que deram o nome de CALAS FONS.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3660.jpg

Por sorte e ao contrário de muitos outros lugares , aqui tivémos a oportunidade de estar 2 vezes , durante o dia e á noite.
Durante o dia e como poderão ver pelas fotos , passámos em frente da cidade aquando da visita ao Porto de Mahón , feita de barco.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3663.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3664.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3665.jpg

Mas á noite tudo muda , o pequeno porto onde de dia é ocupado por pescadores , é invadido por uma quantidade incrível de gente que se divide pelos bares e restaurantes que circundam o porto de pesca.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3847.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3857.jpg

É fantástico caminhar vagarosamente pelo porto , olhando aqueles que se repastam com deliciosas iguarias , ou simplesmente espreitando curiosamente por muitas lojas de artesanato que ali existem

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3851.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3868.jpg

O porto de pesca não é muito grande , mas fizeram uma extensão através de uma ponte de madeira , encostada a uma zona rochosa e onde se pode caminhar e ir olhando aqueles pequenos iates e aqueles pequenos barcos que por ali se encontram fundeados.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3871.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3852.jpg

No final deste passeio e olhando para trás encontramos uma perspectiva diferente deste pequeno porto .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3875.jpg

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3859.jpg

Ficámos definitivamente rendidos a Calas Fons


ES GRAU

Para quem gosta de caminhadas no meio da Natureza , então S`Albufera de Es Grau é o local ideal.
Trata-se de uma reserva natural e um local soberbo para a observação de aves. Existem 3 rotas que podem ser feitas através do parque. Nós fizemos a que ia desde a entrada em Es Grau até á praia , passando por um dos miradouros.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3512.jpg

Esta visita foi feita logo pela manhã , seriam umas 9.00 Hrs , o que para fotografia não é grande coisa , mas para sentir e ouvir a Natureza é fabuloso.
Uma das partes deste caminho é feito sobre este tipo de ponte ou caminho de madeira , que está ligeiramente elevado para permitir que a flora da zona não seja afectada pelos caminhantes.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3515.jpg

De inicio a paisagem é muito parecida á Ria Formosa não é???? Senão vejam

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3514.jpg

Este tipo de baixios levam-nos a pensar isso , mas depois entrando mais na Albufeira , vai-se descobrindo o grande lago , onde de tempos em tempos se ouve alguns estranhos peixes que vêm á superfície e voltam a mergulhar , tal qual o fazem as grandes baleias.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3517.jpg

Do topo do miradouro , pelo menos deste onde estivemos , esta era a paisagem que observávamos.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3521.jpg

Bem depois foi descer do miradouro e embrenharmo-nos por aqueles caminhos fantásticos da Albufeira , caminhos ainda húmidos da noite que tinha passado.
A mistura de cheiros era sublime , não só o cheiro húmido da terra , mas também o perfume inconfundível de todas aquelas plantas que por ali existem.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3529.jpg

E como optámos pelo caminho mais curto , dizia 20 minutos e acabámos por demorar quase 40 minutos , este caminho sai ou termina já no areal da praia de Es Grau.
A praia é bastante bonita em forma de concha com um rochedo ao meio. A agua é de pouca profundidade , e foi aqui que aproveitámos o resto da manhã para nos divertirmos a andar de canoa. Simplesmente formidável a descoordenação existente entre os membros ( eu e a minha filha e depois com a minha mulher ).

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3540.jpg

Já na saída em direcção ao estacionamento , deparámos com este braço de mar ou rio que me chamou muito a atenção.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3587.jpg

Junto á vila de Es Grau podemos ver a Ilha de Cólon , que é só acessível por barco. Como ainda não chegámos a estes luxos , limitámo-nos a observar ao longe.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3588.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
PORTO DE MAHÓN

O Porto de Mahón é o segundo maior porto da Europa. É um porto totalmente natural com cerca de 5 Km de extensão.
Após várias consultas decidimos recorrer a um passeio de barco pelo Porto , num barco com visão submarina. Essas fotos já as coloquei anteriormente.

Quanto a este passeio é feito em uns barcos que se chamam Yellow Boats , a viagem é de cerca de 1 hora e o preço é de 10 Euros por pessoa. Durante a viagem é mostrado aos turistas vários locais do Porto bem como a sua história.

Enquanto esperávamos pelo nosso " barquinho " , fiquei estupefacto já que sem saber como , o meu iate privado apareceu de repente em Menorca. Vejam

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3593.jpg

Afinal sem minha autorização o meu imediato levantou âncoras e zarpou em direcção a Mahón. Sem problemas , eu não lhe vou ralhar .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3603.jpg

Mas é de facto impressionante a quantidade de navios que chegam a estas águas. Não só os navios de passageiros , vulgo paquetes , mas também estes impressionantes navios que fazem a ligação entre o continente e as ilhas e que transportam desde camiões , contentores , casa pré fabricadas e claro passageiros.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3598.jpg

O inicio da viagem pelo Porto inicia-se com uma passagem em frente á Base Naval de Mahon

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3607.jpg

Esta Base Naval foi construída no tempo dos ingleses e permanece inalterável até aos dias de hoje.

Passando a Base Naval e olhando para trás podemos ver uma panorâmica de Mahón , neste caso com a curiosidade de se verem as duas catedrais.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3610.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3606.jpg

Seguindo a viagem pelo lado direito do Porto , vamo-nos deparando com algumas casas de uns quantos abastados e sortudos que têm a possibilidade de ter uma casa de praia numa zona como esta. Vejam algumas:

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3619.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3612.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3617.jpg

Uma outra zona do Porto especialmente bonita é esta onde podemos ver esta casa de desenho singular. Chama-se " A pequena Veneza " e tenta retratar uma casa tipicamente veneziana .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3615.jpg

Para permitir o acesso fácil de pequenas embarcações foi criado este canal a que deram o nome de Canal St. Jordi. É um canal estreito e de pouca profundidade e que quase só é utilizado por embarcações de turismo.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3622.jpg

À saída do Canal St. Jordi encontramos a Fortaleza La Mola
Foi construída entre 1848 e 1875 como ponto essencial de defesa das tropas britânicas.
Mesmo antes do final da sua construção , esta fortaleza ficou antiquada , já que os avanços da artilharia pesada tinham sido bastante grandes durante esse tempo o que levaram á sua reconstrução a nível bélico num projecto megalómano e que nunca chegou a ter qualquer tipo de acção.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3623.jpg

Quase ao lado da Fortaleza podemos ainda ver as antigas torres de vigia e de alerta que tentavam proteger o Porto e servir de posto de observação de barcos invasores .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3624.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3626.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3654.jpg

A Ilha de Lazareto é também conhecida como a Ilha da Quarentena. É a última e a maior ilha do Porto de Mahón . Foi aqui construído no sec. XVIII um edifício conhecido como " Lazareto " . A sua função além de controlar o tráfego marítimo era também de albergar as pessoas infectadas com diversas doenças obrigando-as a entrar em quarentena.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3657.jpg

Ainda antes de voltarmos ao local de embarque , ainda deu para ver a Ilha do Rei.
A Ilha do Rei está situada no centro da baía do Porto de Mahón. A ilha tem este nome porque foi o lugar onde em 1287 o Rei Afonso III desembarcou após a conquista de Menorca . No interior da ilha destaca-se um hospital construído pelos ingleses e que hoje se encontra em ruínas.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3668.jpg

E um pouco antes de atracar , em frente ao meu barco que o diabo do meu Imediato trouxe sem nada me dizer

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_IMG_3674.jpg


CALA MITJANA

É de facto muito difícil falar desta Cala . A sua beleza é impressionante. Bastante selvagem ao seu redor permite pequenos passeios de invulgar beleza.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana2.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana1_1.jpg

A água é transparente e uma gruta de enorme dimensões , situada do lado esquerdo da Cala , parece ter sido feita para albergar pequenos barcos piratas, concedem a esta Cala uma característica única.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana4.jpg

Atenção que esta é dentro da própria Cala e que serve para muitos pares de namorados tirarem fotos artísticas

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana8.jpg

Dei alguns passeios ao redor da Cala , nas suas encostas e daí as vistas são estas :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana1.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana11.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana12.jpg

Um pormenor muito interessante é o acesso ao Parque de estacionamento , todo ele bastante verde e muito agradável. Para nós que deixámos o carro no parque superior a ida foi fácil , mas a vinda não foi tanto assim.

A sua areia é muito fina e umas pequenas dunas logo na entrada da Cala , permitem um descanso merecido a quem desce quase 20 minutos carregado com agua , toalhas e chapéu.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana5.jpg

Não deu para ir a Mitjanetta espreitar , mas deu pelo menos esta foto ao longe .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Mitjana3.jpg

Pelo seu envolvimento natural , pelas suas encostas verdejantes e pelo seu estado ainda selvagem esta foi uma das Calas que mais gostámos.

Aconselho vivamente a sua visita.
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
Bem e para terminar , ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa dizem vocês .................

Venham comigo ver a Cala que mais gostámos

CALA GALDANA

O seu envolvimento é extraordinário .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana34.jpg

Imaginem o que é estar na praia , mas ao mesmo tempo no campo , já que esta Cala tem tantos pinheiros quase como alguns pinhais portugueses.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana30.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana27.jpg

A Vila de Santa Galdana é bastante pequena , quase só destinada ao turismo através dos muitos hotéis que se encontram nas suas encostas.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana4.jpg

É atravessada por um rio de águas também transparentes.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana11.jpg

Um pouco mais acima aproveitaram o rio ou a sua foz , como queiram para construir um porto de recreio de invulgar beleza.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana14.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana17.jpg

É também possível caminhar á volta da Cala. Pelo lado direito é mais acidentado , pelo lado esquerdo mais acessível já que é feito através de um passeio.

Se optarem por subir a um morro que existe á direita poderão encontrar estas vistas

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana26.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana24.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana10.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana19.jpg

Se optarem por correr o passeio que se encontra junto á praia , veremos estas vistas maravilhosas que quase nos fazem imaginar que estamos algures pelo Pacífico e não aqui tão perto como Menorca.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana46.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana28.jpg

Bem mas a Cala Galdana vale pelo seu envolvimento natural , pelo ordeiro dos seus chapéus, pelas encostas que a rodeiam , pelo rio que a atravessa e por aquelas imagens de uma baía com uma praia rodeada de pinheiros verdes que pedem para descansarmos sob o verde das suas copas.

E vale também por esta vista que para mim é magnífica , vejam

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana36.jpg

E assim foi o meu olhar de Menorca , uma ilha que fascina , encanta e que quando se parte deixa saudade e uma vontade louca de rapidamente voltar para tomar banho naquelas praias de areia branca e água cálida, para subir e descer as encostas verdes das Calas , para tomar uma POMADA e para tranquilamente observar o fantástico Pôr do Sol na COVA D`EN XOROI.
Eu tal como muitos de nós também já tornei um dos meus sonhos realidade " ..ter conhecido MENORCA "

E para todos vós que me aturaram durante esta Bíblia de imagens e textos , aqui vai o meu obrigado na forma de uma simples foto

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Galdana43.jpg

Abraço a todos e já sabem " Visitem MENORCA "

João Paulo
 
Última edição por um moderador:

Sunset

Inativo
Obrigado João, por mais esta partilha :)
Um local bonito e diferente .. :D e aqui tão perto de nós ... decerto mais barato que as famosas Caraíbas
As fotos como sempre fantasticas
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas JJPPMM

Sem duvida 1 excelente report ,com o complemento a que já nos habituaste com 1 excelente sessão de fotos.

É 1 lugar que sem dúvida está na agenda e não muito longínquo

Obrigado pela partilha
 

linabecas

Membro Ativo
belo report !! Muitos desses lugares estão no meu coração !! as fotos mostram muito bem um lugar sem duvida dos mais bonitos !!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo,

Obrigada por partilhares connosco essa tua experiência e parabéns por mais um fantástico report. :)
Tiveste sorte com a vizinha no voo, tens que me explicar o truque para ver se me facilitam a vida também. :p
Já o teu imediato devia ser demitido ... fugir assim com o "barquito" e deixar-vos em terra ... :D

Cumprimentos
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Bom dia...

Um excelente report, sem duvida... Menorca parece ser uma ilha excelente. Fantásticas fotos, muito bom...

Parabéns...

Abraço.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Muito bom o teu Report :).
Aquelas praias são qualquer coisa...a cor da água hipnotiza.

Cumprimentos
 

yara

Membro Conhecido
Gostei do report.
Vou para Menorca no fim do mes e estou indecisa se alugo carro ou não....

Os rent-a-car que tem a politica de combustivel cheio/cheio nao explicitam muito bem como é dos seguros...

A partida quando diz franquia zero nao é ja com tudo incluido?
 

linabecas

Membro Ativo
ola ,para mim tem que ser com carro !! os preços não são muito elevados !mas a muita procura ,não deixes para tarde !!
 

yara

Membro Conhecido
linabecas disse:
ola ,para mim tem que ser com carro !! os preços não são muito elevados !mas a muita procura ,não deixes para tarde !!
Vim de Menorca ontem e sempre aluguei carro...
Correu tudo bem com o rent-a-car....

Gostei muito da ilha, das praias, de Ciutadella...

Apanhei temperaturas a volta dos 22/25º mas apanhei 5 dias bons de praia....
Apanhei 2 dias menos bons (enublado) mas faz parte....

Recomendo a visita....
 

lcardoso

Membro Conhecido
ola yara vou pra menorca 27 de julho ( ainda vou a tempo de trocar a viagem :blush: ) consegues fazer um comparativo com algum local que conheças ex; palma maiorca , cabo verde , benidorm etc etc etc

obrigado
 

yara

Membro Conhecido
lcardoso disse:
ola yara vou pra menorca 27 de julho ( ainda vou a tempo de trocar a viagem :blush: ) consegues fazer um comparativo com algum local que conheças ex; palma maiorca , cabo verde , benidorm etc etc etc

obrigado
Claro que gostos nao se discutem...
Eu gostei de Menorca, achei a ilha gira, com praias bonitas....

Maiorca é diferente, mais movimento....

Nao conheço Cabo verde e ja nao vou para Benidorm ha muitos anos, fui prai quando tinha 15 anos.... por isso nao posso comparar....
 
Top