Novidades

[Report] Menorca - A ilha tranquila

Teresa G

Membro Ativo
Menorca - A ilha tranquila

Olá olá

Acabada de chegar do paraíso e ainda a 20% de produtividade, vou tentar relatar os principais episódios das minhas férias por terras de "nuestros hermanos".;)

Antes da partida:

Três dias antes da partida para Menorca, como foi relatado noutro tópico aqui no portal, fui contactada pela minha agência de viagens (Star) que "devido a problemas" teriamos que mudar de hotel.
A proposta de troca foi o Grupotel Playa Club (4*) em Son Xoriguer (Ciutadella), ou seja, na outra ponta da ilha em relação ao hotel que tinha escolhido.
Não contente com esta situação dirigi-me no dia a seguir à agência e expus o meu ponto de vista, ficando a aguardar uma última resposta por parte da Iberojet(operador da viagem).
Entretanto, ocupada entre os afazeres das malas e a preocuapção de onde ia realmente parar, recebi um telefonema da gerente da Star Setúbal a informar de uma nova proposta bem mais aliciante.
Assim, ficariamos três noites no Insotel Club Punta Prima (5* em regime de meia pensão) e as restantes no hotel escolhido, Barceló Pueblo Menorca (4* em tudo incluído). Note-se que pagámos apenas o regime de meia pensão que tinhamos reservado no início.
Agora sim satisfeita com as trocas lá partimos para Menorca!:p

1º Dia:

Partida do Aeroporto da Portela, Lisboa com destino a Barajas, Madrid. Cerca de hora e meia depois partida para Mahón, Menorca.

Por volta da 17 horas do dia 3 de Setembro já tinhamos aterrado em Mahón, capital da ilha. Depois do choque inicial com o calor húmido que se fazia sentir, percebemos que a chuva se estava a aproximar. :s
Não muito preocupados com isso, fomos para o hotel.

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca087.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca086.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca085_1.jpg


Apesar de ser um 5* não achei nada de especial, tinha tudo em grande, mas faltava-lhe muitos promenores de grande importância. Os equipamentos do quarto eram antigos, a decoração bastante ultrapassada, as refeições tinham pouca qualidade, ao contrário do que se exigia num hotel desta categoria.

Na noite do primeiro dia apenas demos uma volta pela zona de Punta Prima, o cansaço era muito e o calor que se sentia era completamente doentio.:s
 

Teresa G

Membro Ativo
2º Dia:

Com o tempo bastante melhor, logo pela manhãzinha e depois de um pequeno almoço reforçado, chegou o momento de ir alugar o carro à Auto Valls, como alguém daqui me indicou (no final da rua, do lado esquerdo do Barceló).
Alugámos então, por 5 dias, um chevrolet matiz vermelho que nos custou 275€ e que nos permitiu partir à descoberta da ilha.

A primeira paragem, ainda de manhã, foi a encantadora praia de Binibéquer Nou, que de todas as que conheci foi a minha preferida.
É uma prainha pequena, de fácil acesso, com um barzinho todo em madeira o que a torna tão pitoresca. A temperatura da água é magnífica, apesar de ser um pouco salgada demais.

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca002.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca004.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca005.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca010.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca017.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca018.jpg


À tarde fomos à cidade de Mahón, pois sabiamos que existia no largo prinicipal um mercado hippie, mas que não valeu muito a pena. As coisas eram caras e tudo o que existia arranja-se cá igual e bem mais barato.
Aproveitámos também para conhecer o porto de Mahón de dia, assim como, todas as ruas comerciais da capital.
A azafama já era grande, pois as festas populares aproximavam-se...

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca056.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca057.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca062.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca063.jpg


3º Dia:

Após alguma discusão e tentativas de escolher uma praia para ficarmos, passámos pela Cala Canutells. Uma enseada de rocha bastante pequena, envolvida por umas casas de antigos pescadores, mas que infelizmente não nos permitia esticar as toalhas.;)

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca001.jpg


Assim, continuámos caminho e acabámos por ir parar a Son Bou (a desilusão). Apesar de ser uma praia extensa e com boas águas, toda a sua envolvência é péssima, agravado ainda pelo facto de ter estado bastante vento.
Desta não tenho fotos, pois a vontade de lá estar também não era muita...:s

Após o jantar e a desilusão do dia de praia, fomos conhecer Binibéquer Vell, conhecida pelas suas encantadoras e labirinticas casinhas brancas e Es Castell, um pequeno porto ladeado por restaurantes e lojas, ambos com bastante animação.
 

Teresa G

Membro Ativo
4º Dia:

Começámos por refazer as malas, fizémos o check-out no Insotel e dirigimo-nos para o Barceló. No novo hótel fomos atendidos com a maior simpatia (apesar da reclamação) e após a entrega da pulseira do tudo-incluído tivémos que esperar para que o quarto tivesse disponível. Enquanto aguardávamos no bar da piscina, o hótel foi literalmente invadido por uma excursão de italianos, que nos fizeram o favor de animar o resto das férias. ;)

Atribuiram-nos então, um quarto com uma enorme varanda de esquina com vista para a piscina. E, apesar de ser um 4*, na minha opinião era bastante superior ao anterior. Os equipamentos eram modernos e estava muito bem decorado.

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca191.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca192.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca174.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca173.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca175.jpg



Depois da mudança, e ainda fascinada com a noite anterior em Binibéquer Vell, decidimos voltar lá de dia para tirar fotos :p
É sem duvida uma das zonas mais bonitas da ilha...

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca095.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca096.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca097.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca098.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca103.jpg


Como Bini Vell não tem praia, regressámos a Bini Nou para aproveitar o resto da tarde.

À noite fomos conhecer a Ciutadella, outra das outras desilusões, que após fazermos tantos quilómetros, não encontrámos animação nenhuma na rua.
 

Teresa G

Membro Ativo
5º Dia:

Depois de uma noite bastante fraca na Ciutadella, decidimos começar o dia em grande e ir visitar a famosa Cala Galdana. Pelo caminho ainda demos um salto à Cala Mitjana, mas infelizmente não tenho fotos da praia.
A Cala Galdana é óptima, com imensas infra-estruturas e envolvida por um pinhal que lhe dá um toque especial.;) Só é pena o hótel Sol Gavilanes que destrói a paisagem pela sua grandeza.
Depois de fazermos um pouco de praia, à saída ainda visitámos um miradoro (do qual não me recordo o nome), que nos permitia ter uma panorâmica de toda a praia.

O paraíso aqui ao lado...
ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca110.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca111.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca114.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca118.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca122.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca123.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca124.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca126.jpg


Impressionados? :p

À noite fomos às tão aguardadas festas populares de Mahón. Estas festas começam em Junho, percorrem toda a ilha e terminam em Setembro na capital. Animação não lhes falta (bem ao estilo espanhol), pois toda a gente vem para as ruas ver os cavalos passarem.

Só visto!:p
ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca134.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca137.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca143.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca171.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca150.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca154.jpg


ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca164.jpg


6º Dia:

Regressámos pela terceira vez à melhor praia da ilha: Binibéquer Nou.
À noite decidimos ir às Covas d'en Xoroi, mas infelizmente batemos com o nariz na porta :S Só abrem diariamente até ao final da tarde e sextas e sábados até às 23h.:p Como fomos a uma terça-feira, por volta das 21h. vimos as Covas por um canuco...

7º Dia:

Já sem carro, tentámos aproveitar o último dia de descanso no hótel. Muita piscina, muitos cocktails, boa comida e tudo a que tinhamos direito. ;) No final da tarde fomos de autocarro a Mahón para comprar alguns recuerdos regionais: o famoso queijo, alguns enchidos e as típicas ensaimadas.

ai959.photobucket.com_albums_ae75_Teresagon_Menorca195.jpg


8º Dia:

Com a música "Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye…" na cabeça, lá nos despedimos de Menorca e da boa-vida, com a certeza que queremos lá voltar! :p A viagem foi tranquila, fizémos escala em Barcelona e por volta das 22h. estávamos de volta à realidade do nosso país e de mais um ano de estudos...
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Teresa!
Tens agora a responsabilidade de acabar este report e de me matares as saudades que tenho desta linda ilha! Fico à espera:)!
 

Teresa G

Membro Ativo
Tardou, mas aqui está a continuação. A culpa foi dos senhores do meo que demoraram em vir resolver o problema da net
 

hvm

Membro Novo
Obrigada pelo report! Menorca tem grandes possibilidades de ser o meu próximo destino de férias e é bom ficar a conhecê-la um pouco através deste relato e das fotos.
 

sufia

Membro
olá teresag..
desde já parabens pelo belo report...tens fotos fantasticas!!!
Se não conseguir bons preços entre janeiro e março para ir á riviera maya....menorca será o meu destino em final de junho de 2010....embora tencione comprar as viagens por minha conta ..bem como marcar a estadia pelo booking!!!
Que dicas darias??!!
Custos na alimentação??!!
Aluguer de carro...alugar ainda cá ou alugar lá??!!
Locais a não perder resumidamente...
Temperatura da agua???
bigada
 

Teresa G

Membro Ativo
Antes de mais..
Obrigada a todos pelos comentários! Tentei ilustrar a minha viagem a Menorca da melhor maneira que consegui. É bom saber que gostaram! :D


Quanto às questões da Sofia..
Se não conseguir bons preços entre janeiro e março para ir á riviera maya....menorca será o meu destino em final de junho de 2010....embora tencione comprar as viagens por minha conta ..bem como marcar a estadia pelo booking!!!
Que dicas darias??!!
Custos na alimentação??!!
Aluguer de carro...alugar ainda cá ou alugar lá??!!
Locais a não perder resumidamente...
Temperatura da agua???
Eu diria para conheceres Menorca à tua maneira e te afastares um bocadinho dos roteiros turísticos. Eu não me arrependo nada..
Chegas à conclusão que indo à descoberta encontras locais realmente fascinantes e que quase não vêm referidos nos supostos pontos de interesse.
Relativamente aos custos na alimentação não me posso pronunciar muito porque tinha tudo no hotel. Mas, do que me apercebi não são nada de outro mundo..se estiveres então habituada a fazer férias no algarve não notas diferença nenhuma..:)
Penso que lá não há grande problema com o aluguer de carro, sobretudo se fores em Junho. O mês de maior confusão é o Agosto, os outros são bastante tranquilos.
A temperatura da água é óptima, mas toda a gente diz que um bocadinho inferior às caraíbas, nisso também não me posso pronunciar..
Locais a não perder: Binibéquer Nou e Binibéquer Vell, Es Castell, Cala Galdana, Cala Mitjana, entre muitas outras Calas..as festas populares que começam em Junho por diferentes cidades, o porto de Máhon e muitos outros locais que vais descobrir e que depois nos vens contar!:D

Boas férias!!
 

VMelo

Membro Novo
Olá a todos.

Estive em Menorca no início de Maio de 2007 e fiquei fascinada. Lembro-me que na altura o que mais me fascinou foi a cor da água, os diferentes tons que se podiam vislumbrar e que, na minha opinião, são muito mais bonitos do que nas Caraíbas.
A temperatura da água posso com toda a certeza dizer que é inferior em Menorca, mas em contrapartida há muitas outras coisas para fazer, por isso não se torna monótono. Visitei Mahon e Binibeque, que é lindíssimo, fiz um passeio de barco pelo Porto, apanhei um autocarro à porta do hotel e visitei Citaduella por minha auto recriação, estive nas Covas d'en Xeroi e adorei a praia em Punta Prima.
De facto achei na altura que parecia que a civilização era outra. Andava-se pelas ruas à noite sem qualquer receio, (e ainda havia pouca gente!), e não sei se ainda é assim, mas não se via um papel no chão ou até mesmo o famoso cocó das 4 patas.
Gostei da ilha e só lamento não ter conseguido ir às ilhas virgens. Seria um passeio maravilhoso de barco, mas o tempo não o proporcionou. Diria que talvez numa próxima, mas há tantos outros sítios para conhecer... Deixo-vos um cheirinho...
 

VMelo

Membro Novo
ai668.photobucket.com_albums_vv45_veramelo_P1010164.jpg
[/IMG]


Praia de Punta Prima

ai668.photobucket.com_albums_vv45_veramelo_P1010204.jpg
[/IMG]


ai668.photobucket.com_albums_vv45_veramelo_P1010158.jpg
[/IMG]

Binibeque

ai668.photobucket.com_albums_vv45_veramelo_P1010170.jpg
[/IMG]

Covas D'en Xeroi

ai668.photobucket.com_albums_vv45_veramelo_P1010100.jpg
[/IMG]
Porto de Citaduella
 

Teresa G

Membro Ativo
De facto achei na altura que parecia que a civilização era outra. Andava-se pelas ruas à noite sem qualquer receio, (e ainda havia pouca gente!), e não sei se ainda é assim, mas não se via um papel no chão ou até mesmo o famoso cocó das 4 patas.
É verdade que a ilha é maravilhosa, mas também é verdade que a falta de civismo é cada vez maior e nem estes pequenos paraísos escapam a isso.
Achei uma ilha super tranquila, onde nunca senti qualquer receio. Quanto à higiene já achei um pouco descuidada sobretudo nas praias, pois encontravam-se imensas biatas de cigarro, o que demonstrava não só a falta de educação cívica dos turistas, mas também o descuido na limpeza dos locais.
Na minha opinião este foi mesmo dos poucos pontos negativos da ilha.
 

Vluis

Membro
Teresa G disse:
É verdade que a ilha é maravilhosa, ..Achei uma ilha super tranquila, ....
Olá teresa,

Acabei de chegar a este portal daí q só agora te posso escrever. Gostei muito da tua foto-crónica e daquilo q conseguiste 'extrair' dessa ilha. Um dos motivos do passeio por este tópico é o facto de, no próximo dia 1 de Outubro, ir para Palma. Já lá estiveste? Tens a ideia de qto tempo é necessário para ir de Palma à Minorca?

Em todo o caso como só vou por 5 dias terei de deixar Minorca pra outra altura. Mas, deixaste-me um forte interesse em lá ir. Talvez Outubro não seja o mais apropriado. Pelo q vi há mtas chuvas. Já agora parece-me q a temperatura dessas águas não deixam nada a desejar às Caraibas. Estive em Agosto 50 Km acima de Benidorm e a água estava a 30 graus. No ano passado estavam a menos 1 grau. A ideia q tenho, até pq já estive em Ibiza é de q a temperatura é semelhante.

Mais uma vez obrigado,

Vluis
 

Teresa G

Membro Ativo
Vluis,

antes de mais obrigada pelo feedback.

Um dos motivos do passeio por este tópico é o facto de, no próximo dia 1 de Outubro, ir para Palma. Já lá estiveste? Tens a ideia de qto tempo é necessário para ir de Palma à Minorca?
Sim já estive 3 vezes em Maiorca. Conheço o lado menos bom (Palma, Arenal, Magaluff..) e o lado excelente da ilha na zona Este/Sudeste (Cala Millor, Casa Lombards, Cala Figueira..).
Como tento sempre fujir ao que encontro de igual no Algarve, considero que as zonas em redor da capital não têm muito interesse, mas claro que isso depende da opinião de cada pessoa.
Quanto à viagem de Palma a Menorca, não tenho conhecimento.

Em todo o caso como só vou por 5 dias terei de deixar Minorca pra outra altura. Mas, deixaste-me um forte interesse em lá ir. Talvez Outubro não seja o mais apropriado. Pelo q vi há mtas chuvas. Já agora parece-me q a temperatura dessas águas não deixam nada a desejar às Caraibas. Estive em Agosto 50 Km acima de Benidorm e a água estava a 30 graus. No ano passado estavam a menos 1 grau. A ideia q tenho, até pq já estive em Ibiza é de q a temperatura é semelhante.
Pois Outubro é um mês um pouco arriscado para se ir. O clima recebe muitas influências do norte África, pelo que é muito húmido. A cor e a temperatura da água é muito semelhante a Maiorca e Ibiza.

Espero ter ajudado..
Boas viagens!
 
Top