Novidades

[Report] Mauricias

badbones

Membro Conhecido
O objectivo
Começo por este assunto porque penso que muitas vezes a forma como nós vemos cada país que visitamos é influenciada pelo motivo que nos levou lá.
Eu fui parar às Maurícias como ponto de passagem para o meu destino seleccionado para estas férias…Ilha da Reunião. A paragem nas Maurícias teve como principal atractivo o facto de reduzir o preço do avião e assim podia fazer uns dias de praia e descansar antes de me fazer à aventura.

O voo
A companhia aérea escolhida foi a Air France e não posso dizer que fico com saudades quer dos voos quer dos aeroportos franceses. As tripulações foram todas de uma antipatia e arrogância tipicamente associada aos franceses (se calhar é mesmo verdade), o espaço para as pernas no voo de longo curso é quase inexistente e a selecção de vídeos bastante limitada. Quanto ao Aeroporto Charles de Gaulle acho que é bastante desconfortável e o espaço minúsculo que existe para as filas do embarque origina um amontoado de gente em vez de uma fila.

A chegada
Os procedimentos de chegada são muito simples. Preencher dois impressos, um para a imigração e outro para o departamento saúde (não espirrem nem tosam à frente destes senhores ). Vários guichets por isso é tudo muito rápido… esperem… apanhei uns anormais de uns franceses que foram para a fila enquanto o filho ia à casa de banho. Conclusão: 15 minutos à espera do puto e os outros que se aguentem.
Ainda no aeroporto saltam à vista as influências indianas. Diversas casas de câmbio onde os senhores quase que nos vêm buscar para ir trocar dinheiro.

A Ilha e o povo
A ilha está dividida em 4.
Norte onde existe mais turismo (mas poucos resorts) sobretudo na zona da Grand Baie e Pereybere, muita oferta de restaurantes, praias (normalmente não muito grandes) com mar bastante calmo uma vez que estão protegidas por uma barreira de corais. Existem diversas ilhas para visitar de barco. O norte é o melhor destino para quem não pretende ficar em resorts uma vez que tem maior oferta de serviços.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012213800x600.jpg


Oeste onde se encontram parte dos empreendimentos turísticos sobretudo na zona de Flic en Flac cuja praia tem 6 km de extensão. Nesta zona o mar é espectacular mas devido à grande concentração de resorts é difícil encontrar infra estruturas diferentes (escassez de restaurantes).

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012430800x600.jpg


Sul onde a principal atracção é a praia de Le Morne. Aqui só dá mesmo resorts. Penso que não existe nenhum restaurante na praia de Le Morne se bem que a praia (sobretudo vista de cima) é de cair o queixo.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012541800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012553800x600.jpg


Este, para mim a zona mais bonita, faz lembrar algumas imagens da Polinésia Francesa. Apesar de aqui estarem os hotéis mais luxuosos da ilha (destaque para o Four Seasons) existem diversas alternativas para quem não quer ficar em resorts. Problema: sendo a zona mais ventosa e menos protegida pelos corais só é aconselhável no verão. No entanto, mesmo que não fiquem alojados aqui vale bem a pena um passeio de barco.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012683800x600.jpg



ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012930800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012880800x600.jpg


Um dos aspectos mais interessantes das Mauricias é o seu povo e a sua cultura. O povo é uma mistura de indianos, muçulmanos, chineses e ocidentais (onde obviamente o ingles e francês é o mais marcante uma vez que foram os seus colonizadores) mas acaba por ter uma característica muito própria. São um povo bastante disciplinado e tolerante, na mesma rua é possível encontrar templos/igrejas de todas as religiões e todos vivem em paz.
Dizem que o povo é simpático mas a minha opinião é que são diplomaticamente afáveis. Não me pareceu um povo genuinamente simpática mas sim um povo cordial que aprendeu (muito) bem a receber os turistas.

O trânsito
Depois das minhas viagens anteriores a África até me assustei. As estradas são todas alcatroadas, as pessoas conduzem mesmo na estrada e toda a gente respeita os limites de velocidade…que grande seca.

O Alojamento
Quando se fala das Mauricias vem logo à cabeça os resorts de luxo com condições soberbas e praias espectaculares. Apesar de não ser grande fã deste tipo de alojamento mas como pretendia fazer praia lá andei a ver os resorts…conclusão: não aparentam ser assim tão bons como eles tentam vender e os preços são de fugir. Voltei à minha opção preferida e optei por ficar no Grand Bay Suites que é um complexo de 24 apartamentos sem grandes confusões e pelo preço de 540€/6 noites só alojamento.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012008800x600.jpg


Os apartamentos são enormes e estão em bom estado. Ficam mesmo ao lado de um supermercado e de uma paragem de autocarro. A cerca de 5 minutos a pé fica a praia La Cuvette, pequena mas bastante agradável (acabou mesmo por ser a nossa praia preferida) e a 10 do centro da Grand Baie. Apesar de termos gostado a questão da limpeza tem de ser melhorada, como os apartamentos são grandes alguns cantos ficam esquecidos e também não ficámos com a certeza se a loiça era devidamente lavada.

A comida
Grande desilusão. Ocasionalmente comi alguma coisa interessante mas a regra é … caro e desinteressante. Como positivo destaco o almoço numa tasca à beira da estrada que custou 2,5€ onde comi o melhor molho picante da minha vida e o peixe que comprei na praia e fiz em casa.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012399800x600.jpg


Como negativo destaco as sobremesas, o marisco (fujam disto, é caro, seco, mal confeccionado. O marisco que se come em Sesimbra e na Ericeira é 10x melhor) e um restaurante local muito famoso (Chez ram- coolen) que em tempos não era frequentado por turistas e aparentemente era muito bom mas cuja fama e os turistas deram cabo daquilo.
Devo salientar que mesmo no supermercado as coisas são muito caras.

As praias
As melhores praias estão situadas a norte (zona de Grand Baie) e a oeste (zona de Flic en Flac). No sul destaque para Le Morne mas mais ventoso (local preferido pelos praticante de Kitesuf) no Este destaco Belle Mare mas aqui o melhor é virem só no verão.
Não existe o conceito de praias privadas mas é difícil chegar a pé às praias dos resorts pelo que fiquei pelas praias públicas que apesar de estarem sempre cheias são bastante tranquilas e seguras.

Por do sol em La Cuvette
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012606800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012600800x600.jpg


Le Morne
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012560800x600.jpg


Grand Baie
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012393800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012176800x600.jpg


Flic en Flac
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S094800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S093800x600.jpg


Mont Choisy
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012151800x600.jpg
 

badbones

Membro Conhecido
Os passeios

Gabriel Island ou Flat Island (os barcos param no mesmo sitio mas só se podemos desembarcar na ilha que está incluída no passeio que comprámos). Não achei nada de especial e tendo em conta o tempo que se passa no catamarã acaba por ser um dia perdido para quem quer fazer praia (se a ideia for só o passeio de barco então já pode valer a pena).

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012286800x600.jpg


Grand Bassin – local (lago) sagrado para os Hindus. Nas margens do lago é depositada comida para os deuses. Em Fevereiro existe um festival onde (a maioria) das pessoas vão de casa até este lago a pé para os rituais e depois voltam para casa também a pé. Tinha alguma curiosidade em visitar este local porque nunca tinha visto nada da cultura hindu mas confesso que fiquei um bocado desapontado.
Nota de rodapé: contava o taxista que quem fica contente com estes rituais são os macacos que há noite vêm comer o que as pessoas deixaram. Está-se mesmo a ver que não era hindu…

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012470800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012453800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012447800x600.jpg


Chamarel – parque nacional com uma cascata mas cuja principal atracção é uma parcela de terra com 7 cores diferentes. Interessante mas tendo em conta o tempo que se perde para lá chegar se calhar é melhor ficar pelas fotografias.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012537800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012526800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012502800x600.jpg


Ile aux Aigrettes – pequena ilha do lado este convertida em parque nacional com um projecto de restaurar (dentro do possível uma vez que alguns animais já estão extintos) o habitat natural existente nas Maurícias há 200 anos. È interessante/pedagógica e podemos ver tartarugas enormes.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S245800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012752800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012722800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012703800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012692800x600.jpg


Ile Aux Cerfs – basicamente praia e restaurantes agradáveis. A visita à ilha conjugada com o passeio de barco e o snorkelling são um dia bem passado.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012972800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012960800x600.jpg


Os leões
Uma das maiores surpresas destas férias. Sou muito reticente a programas deste género “Caminhada com os leões”. Acho sempre que é algum muito turístico e que muito provavelmente os animais são mal tratadas mas após recolha de informações de algumas pessoas que vivem nas Mauricias decidi arriscar.
O parque Casela é propriedade de uma família que simplesmente adora felinos e o que fazem é adotar animais órfãos da Africa do Sul e do Zimbabué que na natureza muito dificilmente sobreviviam. Aquilo é um zoo (predominância de aves e tartarugas) mas sobre essa parte não vou mencionar nada porque passei por lá a correr.
Quanto à caminhada com os leões é algo de inesquecível. Não só pelo contacto físico (podemos dar-lhes festas – se eles quiserem) quer pela aprendizagem. Obviamente os leões são treinados para isto mas no fim não deixa de ser curioso que são eles que definem o passeio. Tambem é interessante perceber que na realidade eles não passam de crianças fisicamente diferentes das nossas (tinham dois anos), amuam, brincam, querem mimos…Quantos às chetas então é impressionante as quantidade de mimos que elas querem, até ronronam com as festas.
Mexer nos dois dá bem para ver a diferença entre eles. O leão mal sente as nossas mãos e é tudo massa muscular compacta, a cheeta sente tudo e é esguia e flexível.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S026800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012047800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012133800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012113800x600.jpg


Bons empregos
ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012142800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_DSC_0152800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S067800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S065800x600.jpg

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_Agosto2012_S063800x600.jpg


ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Mauricias_L003511800x600.jpg


A conclusão:

Não aconselho as Mauricias a ninguem. É um destino de ferias muito superficial e onde apesar de terem um bom produto estão a vende-lo como um produto fora de série (e os preços reflectem isso). Penso mesmo que a melhor coisa que eles têm para oferecer é o marketing porque as campanhas são eficazes mas quando toca à substancia fica banal.
Da ideia que tenho (por topicos colocados aqui por outros utilizadores) existem destinos bem mais interessantes para quem pretendem fugir ao chavão Caribas e com o mesmo preço (ou mais barato)das Mauricias entre os quais Zanzibar e Moçambique.
Ou seja, não vão lá gastar dinheiro porque não é assim tão especial.
 

Bee

Membro Conhecido
Praia por praia de facto existem destinos mais baratos, contudo as fotos são apelativas.

Quanto ao passeio com os leões mesmo treinados, não sei se arricava :blush:
Obrigado pelo report ;)
 

badbones

Membro Conhecido
Praia por praia de facto existem destinos mais baratos, contudo as fotos são apelativas.

Quanto ao passeio com os leões mesmo treinados, não sei se arricava :blush:
Obrigado pelo report ;)
Bee, tocaste num ponto chave que me esqueci de salientar.
De facto as praias deles dão fotos (postais) fabulosos.
Estava a ver as fotos com a minha mulher (que ainda gostou menos das Mauricias do que eu) e ela dizia "estas praias são fabulosas" e eu respondi "estas praias são as fotos das nossas ferias". Ela nem queria acreditar
 

Delicia do Mar

Membro Ativo
Olé!

Nas fotos, as praias são muito apetecíveis!
De facto, as Maurícias nunca foram opção... a não ser que ficassem a caminho das Reunião! Essas sim, parecem-me muito curiosas! Há report?

:bye1:
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Bem eu quando fui para as maurícias fui num 747 da air france a equipa para lá era muito fixe estive bastante tempo a conversar com alguns tripulantes e a indicarem os sitios que passavamos!mas no sentido inverso era algo antipática típica dos franceses! "pensava que já tinham alterado os jumbos pelos famosos A380"! Penso que cada destino vale pela experiência de conhecer a cultura e o seu povo!eu amei as Maurícias o povo é maravilhoso, aquele entrelaçar de culturas e povos e depois o povo é muito civilizado algo atípico do povo africano! as praias são sim paradisiecas e os resort fantastico! a época do ano influência muito a ida!e a pretenção!sem qualquer tipo de pretenção!mas opiniões existem várias! e cada cabeça sua sentença! eu também pensava que punta cana era só praia nunca pensava em lá ir e num destes anos tive vontade de descançar e gostei!se acho as praias de punta cana superiores as das maurícias, não acho que se devam comparar, não dizendo que uma é superior a outra, mas são ambas praias maravilhosas!
 

badbones

Membro Conhecido
Olé!

Nas fotos, as praias são muito apetecíveis!
De facto, as Maurícias nunca foram opção... a não ser que ficassem a caminho das Reunião! Essas sim, parecem-me muito curiosas! Há report?

:bye1:
Há sim. Vai é demorar a fazer. São mais de 2000 fotos para seleccionar e diversos locais para relatar.
Mas se ficares impaciente podes sempre ir lá passar uns dias que não te vais arrepender :rolleyes:
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Dos melhores sitios para comer peixe...! marisco também é porreiro!zonas selvagens sem serem muito descobertas obvio que não é como a ilha irmã reunião!mas esta ilha é mais para turismo médio\alto! os resort são maravilhosos em alto nível embora bastante dispendiosos! praias privadas, lembro-me que em determinados sitios os empregados parece que nos estão a paijar! desviam a cadeia para nos sentar, tudo pelo turista! e depois olhamos para os locais e não sabemos qual a sua origem se são chineses, europeus, hindus ou africanos, porque é uma mistura imensa, o cheiro a terra caracteristico de africa, o por e o nascer do sol!sentires que estás longe de tudo!As Maurícias valem e muito, pela sua originalidade, pela diversidade numa pequena ilha, tanto podes encontrar resorts de luxo como hotelaria mais humilde, mas as mauricias e o seu turismo é virado para o turismo de luxo não de massas! o único sitio que não gostei Port luis, capital!

As imagens recordam-me sitios pelos quais passei, memorias muito boas, faltam apenas imagens do Jardim de Pamplemousse, a imagem do macaco no rolhedo, a ilha dos dois cocos (ille de deux cocos), as caravelas dos artesões locais, carissimas mas lindas, os templos hindus, as igreijas colonias catolicas, protestantes, tudo a conviver lado a lado, as casas colonias inglesas, a bebida nacional e a sua fabrica, o seus jardim são lindissimos, pelo menos eram imensamente cuidados, a cultura da cana de açucar, uns dos maiores produtores, em pontos altos da ilha os campos mostram imagens pitorescas no meio da paisagem verde! ile plate ou ilha paraiso, a escultura pitoresca realizado pelos tempo na praia de Le Morne, imagem de marca! As sete cascatas, o rio negro!ile au au
aigrettes, templo tamil! a igreja de Notre Dame em Malheureux lindissima junto ao mar! a china town em port luis incomparavel com outras chinas towns em outros paises, mas engraçada, para um país de apenas 1 milhão de habitantes!as maurícias não é apenas um destino de praia como as Maldivas (não criticando as maldivas que é um dos destinos da minha lista), é um destino com historia, praia e muita cultura e diversidade! um destino para ser vivido em grande estilo!

Recordando ainda que os portugueses são muito respeitados nas maurícias ou ilha pirata como era antigamente conhecida!os primeiros a pisar o solo da ilha, e a trazerem os escravos para a ilha, existe algumas palavras representadas no vocabulario deles, e o pontão dos descobrimentos! recordo-me que são meio malucos a conduzir, sempre em grande velocidade pelas estradas curtas e cheias de lombas!incrivel!
 

badbones

Membro Conhecido
Zoltan

Vais me desculpar mas tenho de discordar com parte do ultimo post que escreveste:
1- "Dos melhores sitios para comer peixe...! marisco também é porreiro" Isto não é verdade. As aguas naquela zona são relativamente quentes e como tal o peixe não tem tanto sabor. A verdade é que a cozinha Mauricia (confirmado por eles nos restaurantes) é tudo uma questão de molhos. Isto acontece porque como o peixe não tem muito sabor eles usam os molhos para aguçar o sabor. Os melhores sitios para comer peixe/marisco (que já visitei) são Lima (Peru), Islandia e Portugal.
2- "o cheiro a terra caracteristico de africa..." Posso-te garantir que não é
3- "recordo-me que são meio malucos a conduzir, sempre em grande velocidade pelas estradas curtas..." Se quando lá foste era assim agora já não é. Como disse no meu report eles são tão cumpridores que até enerva. Vimos muitas operações Stop pelo que eles andam sempre com cautelas por causa da policia.

Quanto ao resto estamos perfeitamente de acordo. Em termos culturais, de originalidade, de diversidade e de historia é bastante interessante mas volto a frizar a minha questão principal em relação às Mauricias: Não vale o que custa.
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Se vais por essa logica o q tem as maldivas para oferecer ....praia...sö...para isso tb existe punta cana a metade do preço e não é por isso q deixará de ser o meu proximo destino de férias...no meu tempo não havia operações stop e sim o cheiro caracteristico a terra registo épa depende como ficas alojado...


O engraçado é q visitamos ambos o mesmo país mas com visões diferentes e partilha de poucas ideias :-o ainda bem que somos todos diferentes e valorizamos coisas diferentes ...agora algo que me conheçem aqui no forum é de tentar ajudar dentro da minha experiência de viagens da melhor maneira...tens um fotografo portugues muito conhecido
q ate é meu amigo... q é muito conhecido por ter visitado mais fe 170paises e q fala publicamente muito bem do triangulo madagascar mauricias e seyscelles se tu não gostastes epã lamento mas não podes por em causa a veracidade da minha resposta porque foi o Q senti e depois do q vi continuo a afirmar o mesmo

Eu por exemplo não fazia uma viagem ao Peru ! porque nós não gostamos muito desse estilo de viagens...gostamos mais do tipo...de ficar no melhor hotel/resort na nossa disponibilidade e conjugar sempre praia com algo para ver nos paises já estudados, fazendo e explorando o sitio ao maximo e conjugar algo para ver mais praia...ate Pk para irmos as maldivas temos q conjugar com outro pais com algo para ver, senao nao vale o dinheiro gasto ... praia por praia... preço
qualidade ...caraibas
 

TeK

Membro Conhecido
Bem, ao ler o report, já ía ficando com a ideia que as minhas dúvidas quanto à minha lua-de-mel, se foram dissipando entre este destino e as Maldivas... No final, tu confirmaste a minha ideia, ou seja, ainda bem que não optei por ir para aqui, pois se à coisa que não gosto é que me vendam "postais sem conteúdo".

A parte da fauna e flora até é interessante, mas pelas praias, reforço e esclareço (a 5 dias da partida, mesmo a tempo), as minha dúvidas e não fico a pensar nas Maurícias :)

Obg bad
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá badbones

Realmente os preços são um pouco altos.
Mas devo dizer, que ainda assim, a ver as tuas fotos do contacto que teve com os leões e as chetas, já me deram vontade de lá ir :) (adoro tudo o que é bicharada).
Agora, sem dúvida alguma, que pelo preço à destinos com praias bem melhores.

Cumprimentos
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Olá badbones

Realmente os preços são um pouco altos.
Mas devo dizer, que ainda assim, a ver as tuas fotos do contacto que teve com os leões e as chetas, já me deram vontade de lá ir :) (adoro tudo o que é bicharada).
Agora, sem dúvida alguma, que pelo preço à destinos com praias bem melhores.

Cumprimentos
Estes report não faz justiça as praias das Maurícias!tratam-se de praia publicas, não fazendo justiça as lindissimas praias da maurícias!apenas está demostrada uma das excelentes praias Ile aux cerv!para mim este report está demasiado estereotipado!
 

PatriciaS

Membro Ativo
Se vale a pena ou não, não sei. Mas gostei muito das fotos, principalmente das dos leões.

Obrigada por mais um report
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Estes report não faz justiça as praias das Maurícias!tratam-se de praia publicas, não fazendo justiça as lindissimas praias da maurícias!apenas está demostrada uma das excelentes praias Ile aux cerv!para mim este report está demasiado estereotipado!
Olá Zoltan

Estive a ver os videos e realmente nos videos as praias são espetaculares.
Em caso de dúvida, a "bicharada" desempata e faz com que eu vá até lá...:).

Cumprimentos
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
O importante nas Maurícias é escolher bem o alojamento!a zona e altura do ano que se vai!vou dar um exemplo não se pode comparar um hotel privado em qualquer ilha das maldivas (ex. Kuredu) com um qualquer hotel na ilha de Malé cidade! os pontos de vistas são completamente diferentes!
 

mokas

Membro Conhecido
Mais um excelente report!!! :)

Obrigada pela partilha de mais um destino pouco conhecido. ;)
 
Top