Novidades

[Report] Marvão

Asae

Membro Conhecido
A 800 metros de altitude, esta vila domina a paisagem com as suas enormes muralhas defensivas a avistarem-se ao longe. Esta vila manteve o seu valor defensivo e estratégico até ao séc XIX e por ter participado, na primeira linha, em todas as guerras de Portugal contra os inimigos externos, tem o mais rico património histórico-militar.

A vila foi conquistada aos mouros, em 1166. Parece que D. Afonso Henriques terá conquistado Marvão no período da Reconquista, entre 1160 e 1166, mas a informação não é precisa. Existe a certeza de que em 1226 recebe, de D. Sancho II, o foral régio.

O seu castelo medieval tem fundações romanas. D. Dinis manda-o reconstruir e ampliar, após disputá-lo com o seu irmão D. Afonso, em 1299.
As forças partidárias do Mestre de Avis tomam o castelo na Guerra da Restauração 1641-1668 e a velha fortificação é reabilitada com as novas tecnologias de guerra da altura.

Ir ao Marvão é vir de lá de coração cheio. O Castelo e as pequenas casas, dentro das suas muralhas, fazem lembrar uma pequena vila de conto de fadas, janelas pequenas, portas pequenas, ruas estreitas e um silêncio só superado pelo ar que nos corta os sentidos e faz sentir em Paz.

Estar no Marvão num dia de chuva e nevoeiro é poder caminhar como se o castelo e vila fossem nossos por direito e o nosso dever ser unicamente ali estar e cuidar das ruas, como se elas pudessem desaparecer com o virar da página.

O tempo, apesar de cinzento, foi nosso amigo. O D. divertiu-se muito a explorar tudo e mais alguma coisa. O castelo convida a isso porque é grande, espaçoso e está bem cuidado. A trovoada, que se ia ouvindo aproximar, não o assustou e ele que correu e percorreu tudo o que lhe foi permitido percorrer. Até a vila foi sua amiga com as estreitas ruas vazias de pessoas recolhidas nas suas casas.

Ele só queria correr pelas ruas e muralhas do castelo, explorar tudo como se amanhã fossem desaparecer e de facto no dia seguinte desapareceram. Foi com coração partido que, depois de um delicioso e simples pequeno almoço, tivemos de deixar a maravilhosa Estalagem do Marvão e a magnífica vila.

Já no carro, o D. dizia adeus com as duas mãos ao castelo. - Adeus Catelo, adeus Catelo!!! E o meu coração sorriu de felicidade porque tenho a certeza que este cavaleiro depois de subir e descer ruas, pular escadas, correr por muralhas, explorar cantos e recantos irá descansar e talvez sonhar com novas aventuras e conquistas.

a4.bp.blogspot.com__Plj15CzlUxI_ViY9dtt7QMI_AAAAAAAAIMQ_D4HlMn6xSwk_s640_Nova_2Bpasta2.jpg

a2.bp.blogspot.com__QPQqhJxzx8s_ViY_wcaIszI_AAAAAAAAINI_7QKhUvXqGq0_s640_Nova_2Bpasta3.jpg

a1.bp.blogspot.com__LPP01BmnNDU_ViY_xnHTdAI_AAAAAAAAINQ_JAQkPo0JzwE_s640_Nova_2Bpasta4.jpg

a4.bp.blogspot.com__3Xn4XvFOWfE_ViY_2cjpjXI_AAAAAAAAINY_WafKjV3uHYE_s640_Nova_2Bpasta5.jpg

a3.bp.blogspot.com__nDJ2_pcBva8_ViY_LDvxihI_AAAAAAAAINg_K6M_StoKBIE_s640_Nova_2Bpasta6.jpg

a2.bp.blogspot.com__3Ip5ZtKv2o8_ViY_buhnkzI_AAAAAAAAINo_loP7ymIcxU8_s640_Nova_2Bpasta7.jpg

a3.bp.blogspot.com__TkpFGuL5inQ_ViY_cvGDZxI_AAAAAAAAINw_BSKWLr_3uYY_s640_Nova_2Bpasta8.jpg


a1.bp.blogspot.com__qo7ziB75uJI_ViY8HT1UF8I_AAAAAAAAILI_sp9_jgE5PFg_s640_Nova_2Bpasta11.jpg


a4.bp.blogspot.com__sKsV8bN5Hk0_ViY8krMeVzI_AAAAAAAAILk_r4FAcFJK7OI_s640_Nova_2Bpasta15.jpg

a1.bp.blogspot.com__rt08VYbrMNs_ViY8kUGyWwI_AAAAAAAAILg_7jRD5zjmUdU_s640_Nova_2Bpasta16.jpg

a2.bp.blogspot.com__k__dNRZa_X8_ViY8_f9_XsI_AAAAAAAAIL4_EgOltltGv_0_s640_Nova_2Bpasta18.jpg

a3.bp.blogspot.com___yKa6_wGJIE_ViY9uDo5YJI_AAAAAAAAIMY_3eCvIkszbB4_s640_Nova_2Bpasta20.jpg

a4.bp.blogspot.com__xylGi0_tYeE_ViY95soL7sI_AAAAAAAAIMg_QXbb0L3W2EE_s640_Nova_2Bpasta21.jpg

a4.bp.blogspot.com__WobQR6UjaUg_ViY9_V5bv5I_AAAAAAAAIMo_ec97lpa0zhc_s640_Nova_2Bpasta22.jpg

a4.bp.blogspot.com__2H6bQr8UT6Y_ViY_NJI7wFI_AAAAAAAAIMw__pFN_1XRE58_s640_Nova_2Bpasta23.jpg

a3.bp.blogspot.com__8r403hG5Y_0_ViY7km7yvnI_AAAAAAAAIKw_sSgpfVhSH9U_s640_Nova_2Bpasta.jpg

a3.bp.blogspot.com__cQhuNJg9f9c_ViY_Sy2FdRI_AAAAAAAAIM4_up4O_RlFUg0_s640_Nova_2Bpasta24.jpg
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Asae :)
Mais uma bela partilha de uma cantinho de Portugal.
É magnifico poder explorar e ter só por nossa conta um castelo, e podermos perder-nos a explorar todos os recantos.
Obrigada por mais este report que dás ao portal. ;)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.

Quando fui ao Marvão, era pleno Verão, altas temperaturas, o que tornou mais difícil a visita ao castelo. Ainda assim deu para conhecer :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, estes report's dão uma vontade de pegar no carro e partir a descoberta...:cool:
Bons passeios ;)
 

rum

Membro Conhecido
@Asae óptimo report. ;)

Há algum hotel próximo?
A pergunta não é para mim, mas acho que posso responder. Fui muita vez a Marvão, o meu ex-sogro tinha uma casa lá. Apesar de não conhecer muito bem as opções de estadia, diria que dentro das muralhas tens umas 8 soluções de alojamento. Todas elas muito iguais, diria que a Pousada será a melhor opção mas a mais cara e depois talvez o hotel Dom Manuel mas neste nunca entrei.

A estalagem que é referida no outro report da Asae e que tive a oportunidade de visitar é uma boa opção.
 

Asae

Membro Conhecido
@Asae óptimo report. ;)

Há algum hotel próximo?
Fui ao site da câmara municipal mas eu tinha como objectivo especifico ficar dentro da Vila e não nos arredores, penso que nos arredores deve haver e até mais barato.

Eu fiquei na Estalagem do Marvão por 55€ com pequeno almoço (2 pessoas e um bebé de 2 anos). E não concordo que tanto a Pousada como o Hotel sejam a melhor opção devido ao preço. Digo-te já que a Estalagem é onde vou voltar devido ao ambiente acolhedor e familiar, além de que está tudo muito bem decorado, em bom estado e limpo.

Sei que quem esteve no hotel e pelo que já falámos só vale pelo luxo. Se a tua ideia é lá ir podes ir á confiança para a Estalagem. Não tem restaurante como a Pousada mas mesmo ao lado tem o Restaurante Varanda do Alentejo onde jantei bem :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Maravilhosas imagens de um local que visitei quando era pequena e me marcou, mas ainda nunca lá regressei. Quem sabe esse regresso esteja para breve...
Obrigada!!! :)
 

Bee

Membro Conhecido
Como eu gosto do Marvão... espero voltar em breve. Obrigado pela partilha! ;)
 

Débora Santos

Membro Ativo
Olá Asae.

Obrigada pelo report.
Estou a planear um fim de semana no Marvão agora a meio de Novembro. Aconselha algum restaurante que possamos ir?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não vou para essas bandas desde miúda, mas agora que vi as tuas fotos tenho de lá voltar!
Obrigada pela partilha de mais um recanto do nosso belo país ;)
 
Top