Novidades

[Report] Marrocos em Junho (Marrakech-Essaouira-Agadir) on a budget

BrunoB

Membro Ativo
Boas tardes, pela segunda vez vou tentar fazer este report, vou tentar passar a minha visao e tentar dar umas dicas para futuros viajantes que tal como eu vieram aqui a procura de informacao sobre um sitio desconhecido.Texto no inicio e imagens no fim para nao bloquear novamente.

Este vai ser um report em low budget,e como tal vou tentar falar sobre precos o mais possivel, visto que acho que faltou um bocado nos reports que li em alguns sitios.Passei 8 dias em marrocos com a minha namorada ( Stansted-Marrakech(2)-Essaouira(2)-Agadir(2)-Marrakech(1)-Stansted) de 2 a 9 de Junho.

Custos fixos(preco por pessoa):
100euros aviao.
7euros+7euros+10euros autocarro - Pagam 5dirhams por cada mala que levem, isto 'e dado aos ''bagageiros''
1euro=10dirhams

Do aeroporto para o centro sao 30dirhams por pessoa, optamos por um taxi que nos levou perto mas nao num sitio facil para chegar a riad, uma dica, mandem email para onde ficam e perguntem o sitio conhecido para o taxi vos deixar, senao podem ter problemas, e depois ha muitos locais que se aproveitam dos turistas, tentando confundir, dizendo que as ruas estao fechadas por causa da oracao, simplesmente para vos levar para sitios onde voces nao saem mais, sem ser com a ajuda dos ''amigos'' que metem conversa com voces, e vos levam onde querem por uns poucos dirhams, digam sempre que sabem para onde estao a ir e nao deem conversa a ninguem, ali ninguem 'e vosso amigo, so vos querem enganar.

Tentem levar um GPS em modo offline, ou comprem um cartao 3G la que custam 5euros e safam-se bem, ate porque as chamadas sao carissimas, pagava 2euros/minuto!!!

Alojamentos:

Tento sempre procurar no booking.com algo com bastantes comentarios,bom rank e preco em conta, a rondar os 20-30 euros noite.

Estes foram o preco total do alojamento:
Riad Losra - € 64.80 (2 noites- Localizado num canto no limite da medida perto de uma grande praca de taxis, pagavamos 20-30dirhams para tar no centro) gente super simpatica, ofereciam mint tea and biscuits sempre que nos viam. - arrependi-me de nao ter la passado a minha ultima noite, infelizmente fui para um sitio pior.
Dar Latigeo - € 40 (Essaouira- um quarto porreiro, casa de banho fora do quarto mas sem chatices, os donos muito simpaticos,boa localizacao, cidade pequena tambem...)

New Farah Hotel - € 53.82 (bastante fora do estilo ao q tavamos habituados, um hotel normal/banal que nao deixa grandes memorias,decoracao tipo os IBIS)

Riad Les Jardins des Lilas € 19 (decidimos ficar na ultima noite num sitio mais baratito, nao valeu a pena, havia algum barulho de manha/noite localizacao nao era a melhor para se encontrar pela primeira vez)

Andamos de camelo, um passeio pelas Palm Trees em marrakech, 25euros/pessoa numa hora, podiamos ter andado em Agadir atraves do hotel que eram 200dirhams por 2horas e teria sido melhor, erramos!

Marrakech

Anyway, no dia de chegada a Marrakech, pelas 11horas da manha, encontramo-nos a saida do aeroporto com uma oferta incrivel de taxistas que nos queriam levar ao centro, os autocarros eram 30dirhams(3euros) por pessoa, os taxistas pediam 50dirhams, para a riad 100, optamos entao por ir de taxi, deixou-nos um bocado longe o gajo, ate porque depois reparei que o meu mapa indicava a riad num local perto do taxi, mas q na realidade nao era, ai vi que devia ter aceitado o trasfer que a riad oferecia por 120dirhams. Foi uma chatisse mas la conseguimos dar com aquilo, se tiver de perguntar alguma coisa perguntem sempre a MULHERES, elas sao muito mais honestas, dei-lhe 5 dirhames ficou toda contente, ja a um gajo na ultima noite dei 20 dirhames a um e quase que me queria bater porque queria 50,isto ja na riad, depois o dono la o mandou embora, mas arruinou-nos completamente o dia.
Souks:

Uma area um bocado diferente do que aquilo que ja tinha visto, ruas infestadas de bancas de ambos os lados, onde abelhas e moscas cobrem tudo o que esta nas bancas(especialmente se forem doces), as ruas sao cobertas e por vezes existe um cheiro a gasolina porque circulam motas,pessoas,carrocas todos no mesmo caminho.Nao comprei nada no primeiro sitio que vos aparece a frente, existe muitissima oferta e podem negociar sempre! Tentem baixar para metade do preco que vos pedem, nao mostrem interesse se nao pretenderem comprar. Eles sao insistentes, mas ainda assim e possivel fazer bons negocios.

Praca Jemaa el-Fna:

Praca bastante engracada, vale a pena passar la uma tarde a volta e depois beber um tea/coffe num dos cafes com vista sobre a praca.. bebidas vao dos 15dirhams a 40.
Restaurantes:

Evitem comer nos restaurantes da praca, nao valem a pena, muitas vezes sao caros e nao prestam, paguem quase 5euros por 3(!!) pedacos de carne *supostamente um tajine* e vejam se o que chega foi o que pediram, por exemplo a minha namora pediu couscous com frango, e veio so vegetais das 2 vezes, em sitios diferentes, mas claro depois na conta final iria aparecer o mais caro.Eu tentei sempre ir pelo tripadvisor, procurando sitios com boas reviews, e onde o preco nao fosse muito caro, podem sempre comer em sitios onde tem brasas acesas para uma refeicao mais tradicional, umas espetadas,bebidas,pao, molhenga etc chegamos a pagar 4euros (TOTAL) e posso dizer que comi melhor do que a ir a restaurante todo xpto onde paguei 160 dirhames por um peito de pato. O servico deles esta a milhas do ideal, como por exemplo servirem-me e passados 5-8 minutos chegar a comida da minha namorada.

Locais a visitar:

Praca Jemaa el-Fna, andar perdido nos souk, andar perdido na medina, Jardins Majorelle (7euros), perder muito tempo a beber sumos de laranja e cha de menta,Bahia Palace, nao sou grande fa de museus por isso nao entrei em nenhum. 3 dias em marrakech chegam para ver tudo com calma e disfrutar bem, vao ate a zona nova da cidade, tem bastantes jardins, e parques.
 

BrunoB

Membro Ativo
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@BrunoB :)
Mais vale tarde do que nunca! :D
Marrocos está no meu coração, é muito bom recordar alguns locais por onde já passei!
Obrigada pela partilha, já me apetece voltar àquela magnífica praça! :p
(num próximo report, tens de prometer que colocas as fotos directamente no portal, para que fiquem logo visíveis ;) )
 

BrunoB

Membro Ativo
Infelizmente nao tenho muitas fotos de Agadir porque nao tinha muito de especial para ver, e mais um sitio para fazer praia...
O meu sitio favorito de longe onde me via a vivier e relaxar era em Essaouira, vila muito pacifica, sem stress, OTIMO PEIXE, tudo bastante barato.. adorei mesmo e vale bem a pena ficar la para relaxar um pouco.

Resto de boas viagens e tudo de bom para quem la for.
 
Top