Novidades

[Report] Marrakech 2012

Tiago Martins

Membro Novo
Ola a todos,

É a primeira vez que escrevo num fórum e faço-o por dois motivos:
1º Porque gosto de viajar e partilhar conhecimentos
2º Porque foi através de foruns que organizei a minha viagem e sinto-me na "obrigação" de ajudar quem vem a seguir.
Vou relatar a minha viagem a Marrocos, em que tive nas cidades de Marrakech e Ouarzazate (a fantástica cidade do cinema, desconhecida por muitos).
Tal como eu tinha, vejo que muita gente tem duvidas quanto a alimentação, alojamento, segurança, transportes.. no fundo sobre Marrocos em geral.

Primeiro de tudo é necessário passaporte, mas não é preciso visto, é dado no aeroporto de Menara, em Marrakech.

Dica: Façam a vossa viagem através de Madrid, como sabem a Ryanair já não faz Porto-Marrakech e aproveitam para ir a Madrid e de forma mais barata ir a Marrakech.

Só existe uma palavra que defina Marrakech, essa palavra é Marrakech.. Quem a conhece, duvido que encontre uma só palavra que defina esta cidade.
Nas primeiras horas na cidade vem nos muitas ideias a cabeça e uma única frase "mas o que é isto?", mas no regresso ao aeroporto, e fazendo uma retrospectiva vemos que tudo "isto" é Marrakech.
Quem for a Marrakech tem de se mentalizar de uma coisa, "Marrocos é África", quem for mentalizado passa bem o primeiro impacto, quem não for acreditem que é um choque cultural enorme. Recordo-me de um casal espanhol de Valência que conheci no ultimo dia que me diziam que no primeiro dia ela já queria voltar a Espanha, no segundo já não queria sair de lá.

É um país onde tudo tem de ser regateado, no táxi (muito importante, mas falarei mais a baixo), nos Souks, nos vendedores de rua, etc. Obviamente que só não se aplica em restaurantes, hotéis e transportes públicos.

Ao longo dos itens que vou relatar, vou deixando também alguns exemplos para poder assim relatar a minha viagem e sobretudo de preços, porque vejo que ninguém fala e acho sempre útil. Vou também colocando as fotos necessárias e só no fim as outras em geral.

Primeiro vou vos falar sobre o Aeroporto, é tranquilo, quando lá chegam tem de preencher uma pequena ficha de desembarque com os vossos dados, ao regressar é igual, não são implicadores nem arrogantes, alias, é raro ver um Marroquino arrogante.. Carimbam o passaporte e podem seguir a vossa vida.

Do aeroporto de Menara ao centro da cidade, esqueçam o táxi, não é que seja caro porque fazem-vos por cerca de 40/50DH (4/5€) por trajecto, mas sempre que pude e tive tempo, usava os autocarros, dá sempre para ver mais coisas, acreditem. O autocarro é o 19 e fica por 50DH/5€ ida e volta, é valido por 15 dias (Foto em baixo do autocarro)

ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0068Cpia_zps545d90e0.jpg



Sobre o alojamento existem várias opções. Há quem não dispense um bom hotel, há quem prefira ir para um Riad (casas típicas Marroquinas, normalmente com poucos quartos, do género de uma pensão mas bem ao estilo Marroquino. Garantidamente melhor do que muitos Hoteis). Eu preferi ficar dentro da Medina, na minha opinião há coisas que só vivemos uma vez na vida. Ficamos no Dar Salam (pesquisem no booking), a dona é fantastica, o Dar é mesmo tranquilo, não se houve barulho nenhum.. é tudo aquilo que podemos querer para descansar numa cidade caótica. Pagamos 25€ por noite com direito a pequeno-almoço, melhor?

Um aparte: Para além da dona ser uma pessoa muito culta, percebi isso um dia que tive na conversa com ela enquanto bebia o "Thé à la Menthe" que nos ofereceu, o seu marido é Português. Não fala Português, mas está perfeitamente a vontade com Inglês e Francês e desenrasca-se bem em Espanhol.

Foto do Dar Salam
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0398Cpia_zpsec8d4f36.jpg




Quanto a segurança podem acreditar, Marrakech é super segura. Obviamente que não podem andar na cidade como quem anda em casa e pousar as coisas em qualquer lado, mas é segura. Conheci um Marroquino quando fui a Ouarzazate, era Para-quedista, e falou-me que os Marroquinos são ladroes por natureza, e é uma verdade, mas não há assaltos à mão armada, roubos por esticão, etc. É preciso ter muito cuidado obviamente, é preciso "não se por a jeito". Eu levava uma mochila pequenina da Berg (igual as da Quechua, para terem uma ideia) e em locais mais apertados levava-a sempre da parte da frente. Andei quase sempre com a minha máquina reflex ao peito e não me recordo de ver alguém a fazer olhos à câmara, alias, o que não faltam lá é turistas com boas maquinas ao peito. Acho sobretudo que em qualquer lado, por muito seguro que seja, não nos podemos por a jeito, porque como diz o ditado "A ocasião faz o ladrão".

NOTA: Tive uma situação curiosa no Dar Salam, no ultimo dia tinha de fazer o Check-out as 12H mas queria sair as 9H e como o avião era as 16H queria ir para lá por volta das 14.30H. Pedi a dona do Dar Salam se podia guardar lá as malas e passava por la as 14H para as ir buscar, ela como era normal deixou-nos completamente a vontade para la deixar as malas o tempo que quisermos. Quando regressamos estávamos a por umas ultimas coisas na mala para chegar ao Aeroporto e ser mais rápido, quando demos pela falta do telemóvel. Não havia rasto do telemóvel, pedi para verificar no quarto quando a empregada nos aparece com o telemóvel. Mostrou uma seriedade incrível, se já tínhamos boa impressão, naquele momento ficamos super-encantados.


Sobre a Praça Jemaa el Fna, que é o centro da cidade, estaria aqui uma vida a falar sobre ela. De dia é o ponto de partida para varios souks, para almoçar nos restaurantes turisticos da cidade, para ver os encantadores de serpentes, os macacos, as tatuadoras de henna, e muito mais.. Á noite começa uma nova vida, a praça enche-se de barracas transformadas em restaurantes (irei recomendar um mais a baixo), mantem-se as tatuadoras e os encantadores.

Dica: Numa tarde que tive na praça fomos aliciados pelos senhores que andam por la com os macacos a tirarmos uma foto com eles, eu com receio disse que não mas a minha namorada ja estava com um em cima e eu perguntei quanto é que se pagava e ele disse-me "Não se preocupe, paga o que quiser", eu já sabia porque tinha lido que depois ia ter problemas com isso mas entrei na onda porque ja tinha um macaco em cima, la me passou o medo, são tranquilos, e desfrutamos do momento, tiramos fotos os dois com os macacos, tudo impecavel. No fim, e como eram dois e foi tudo muito rápido, dei 20DH/2€ e disse que era para os dois, ele ficou chateado, disse-me que tinha de ser 300DH/30€ porque tinha de dar também comissao ao dono dos macacos (tangas), e eu disse-lhe "Disseste-me que tinha era quanto eu quisesse, toma la 20DH", ele ainda mais chateado disse que podia ficar por 200DH, eu disse que dava 20DH porque era o que eu queria e podia, ele começou a dizer que "20DH não é nada", aí fiquei eu chateado com ele, porque na minha terra dinheiro é dinheiro, pode ser pouco ou muito, mas é dinheiro, e disse-lhe "Tens aqui 20DH queres? Se não queres vou-me embora, queres ou não?" ele pegou no dinheiro e lá virou costas. Quando falei com os espanhois no ultimo dia, disseram me que fizeram a mesma coisa e so deram 20 ou 30DH..

Praça Jemaa el Fna de dia
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0146Cpia_zpsc746a3fb.jpg


Praça Jemaa el Fna a noite
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0015Cpia_zps12d8e2c5.jpg



Sobre a alimentação tenho uma coisa a dizer, come-se extremamente bem em Marrakech. Há muitas pessoas que dizem "não arrisquem em comer carne, podem comer no ultimo dia que se vos acontecer algo já estão em casa", TRETAS (desculpem). Comi carne todos os dias e não houve um unico dia que tenha passado mal, coincidencia? De dia comia nos restaurantes a volta da praça, nos mais turisticos, sempre os que tem muito movimento para garantir que a cozinha esta a "rodar" e a noite nos restaurantes que vos falei, que sáo montados a noite na praça. Comer tanto nos restaurantes ou nas "barracas" é super barato, por 15€ no máximo conseguem uma refeiçao para dois e a comer bem, ja com bebidas, e o preço não é por cada um, é mesmo pelos dois.

Durante a noite aconselho o restaurante Nº1 da Sra Aisha, vão ser abordados por todos os empregados de todos os restaurantes, mas rejeitem todos, vão ao Nº1, é o melhor mesmo (com os mesmos preços que vos falei, e disse-vos que era no máximo).
Tudo é feito na hora em Marrakech, pelo menos nos que eu fui, por isso demora sempre algum tempo a servir, à excepção do restaurante da Sra Aisha que trabalham mais à Europeus e são mais rapidos a servir, porque de dia esperam pelo menos 20 minutos.

Foto do "restaurante" da Sra Aisha
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0013Cpia_zpsaa1445c7.jpg


Comam as "Bruchettes de Viande" (são umas espetadas de carne, mas com pedaços pequenos, o que torna a carne mais saborosa) e as Salsichas, fantasticas.
Mas comam de tudo, tudo é barato e podem experimentar de tudo sem ficar caro.

De dia podem ir ao "Restaurant de France" ou a outro que se estiverem de frente para o "Restaurant de France", olham tudo para a direita e veem um com uns toldos a verde e com um ar mais requintado (é a melhor forma que consigo arranjar para o localizar) e comam "Pastilla de Pollo" e se tiverem com saudades da comida europeia podem comer uma Massa a Bolonhesa fantastica, mas Pastilla é OBRIGATORIO (nada do que eu comi é "puxado" ou "aventureiro", é tudo aquilo que podemos comer cá, só que cá nao fazem, porque temos os mesmos ingredientes, ou identicos obviamente)

Pastilla de Pollo
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0046Cpia_zpsccedc2ca.jpg


Massa a bolonhesa (o que faz desta massa a melhor que já comi é que o queijo sabe mesmo a queijo e dá um toque diferente) E acredito que seja também porque se está a comer num local "improvavel" loool Pela Pastilla, pela Massa, uma Cola e uma garrafa de àgua de 1.5L paguei 11€
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0048Cpia_zpsc65c637e.jpg



SOUKS
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0169Cpia_zpsb5dc424e.jpg


Sobre os Souks estaria aqui um dia inteiro a falar. É tudo muito barato desde que regateado e quem for a Marrocos deve levar um espaço na mala para as recordações (eu optei por deixar de comprar recordaçoes para os outros porque gastava sempre o meu orçamento todo em recordações, mas em Marrocos é possivel gastar pouco com muito mas... desde que seja regateado, dá assim para trazer para todos alguma coisa). Deixo-vos um exemplo:

A minha maior negociação foi por um fato muito bonito que comprei para o meu sobrinho. O vendedor queria 38€ e eu disse que era muito caro, ele perguntou me quanto é que eu estaria disposto a pagar por ele e eu disse "Não dou mais que 10€", ele ficou quase que ofendido (atenção, eles por ficarem chateados connosco não pensem que são agressivos) e baixou para 30€, eu disse que era impensavel e voltei a referir os 10€ (foi um erro meu porque quando quiserem chegar a um preço comecem por mais baixo até chegarem ao valor que vos agrada, no entanto nao quis baixar mais que 10€ por ser exagerado mas tambem nao queria sair desse valor), o Sr la cedeu mais uns Dirhams e dexeu para 26€, 22€ e eu sempre nos 10€, até que veio a parte de ele me dizer que eu nao sei negociar porque também tenho de aumentar a minha oferta para chegarmos a um acordo mas eu fui casmurro porque senti que ele nao estava a desistir e voltei a dizer "Pago 10€" e ele já farto de me ouvir voltou a referir que nao sei negociar.
Para acalmar a pressão e fazendo-me valer do facto de ser moreno e ele me ter perguntado como no inicio se falava Árabe, disse-lhe "O meu pai era Marroquino e a minha mãe Portuguesa, mas o meu pai faleceu quando eu era pequeno e apenas aprendi a falar Francês" (os meus pais sao ambos Portugueses e estão vivos :lol:) , ele disse que viu logo que eu era Marroquino e para um Marroquino fazia por 16€, eu agradeci imenso e disse que só dava 10€, ele pos o facto numa saca "12€ toma la" e eu "Ok eu fico" vou a carteira e num dos sitios que tinha dinheiro tinha la 11€, comecei-me a rir e disse-lhe "Olha afinal só tenho 11€", ele olhou para mim "Tu es 100% Marroquino, va fica por 11€" :lol:. Atençao, falei em euros mas foi tudo negociado em Dirhams, basicamente o euro vale 10x mais que o DH, nao é exactamente mas é quase por isso é que muitas vezes eles dizem "100DH, 10€".

É uma aventura unica, podem comprar de tudo e bem regateado trazem de tudo por pouco dinheiro, colares que aqui nao davam menos de 20/30€ numa loja, lá conseguem por 4/5€, mas com a beleza Marroquina e nao com a beleza da fábrica de bijuterias. Podem comprar roupa, especiarias, tapetes, doces, tudo. É um mundo!


Sobre locais a visitar existem muitos, muito interessantes e muito bonitos, destaco:

- Medersa Ben Youssef (antiga escola onde aprendiam o corão e matematica principalmente) encontra-se dentro da Medina.
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0032Cpia_zps15651f07.jpg


- Jardins de Menara (não se pode dizer que há muito que fazer mas é bonito)
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0441Cpia_zpse78b84b9.jpg



Sem esquecer dos Souks e da Jemaa el Fna como já abordei e ao lado da praça o Monumento mais importante da cidade, Mesquita de Koutoubia
ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0137Cpia_zps914b36e9.jpg


Existe também os Palacios El Badia e o das Cegonhas, ao qual nao tivemos tempo para ver, preferimos explorar mais os souks e ver apenas os monumentos principais (para nós), e o mais bonito de todos é sem duvida o "Jardins Majorelle" ou também conhecido por "Jardins de Yves Saint Laurent" pois serviu de casa do famoso estilista.

ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0412Cpia_zps300cc3b4.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0406Cpia_zps4c869c0e.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0435Cpia_zpsdc962961.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0431Cpia_zpsff5d1a7e.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0428Cpia_zps40e5cefd.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0413Cpia_zps317f37db.jpg



Deixo-vos em baixo algumas fotos variadas sobre Marrakech:

ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0402Cpia_zps9c38f0ff.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0182Cpia_zps61ddeb7c.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0179Cpia_zps1f29b958.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0143Cpia_zps733866ca.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0023Cpia_zpsd73eaa6e.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0069Cpia_zps4d902eaa.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0183Cpia_zps9db39413.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0007Cpia_zps91c760d9.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0012Cpia_zpsf2de0db9.jpg


ai1250.photobucket.com_albums_hh527_TiagoMartinss_Marrakech_DSC_0067Cpia_zps789d7b3c.jpg



Espero ter ajudado quem vai para Marraech, existem 1001 historias e fotos que ficam por contar e mostrar, no entanto, Marrakech é daquelas cidades que se tem de viver.

Sobre Ouarzazate farei um novo tópico nos próximos dias, acho que este já está muito grande :lol:

Qualquer duvida é só dizerem,

Boas viagens a todos!
 

Tiago Martins

Membro Novo
Muito obrigado a todos, espero ter ajudado de alguma forma a quem quer visitar Marrocos. Ficou prometido um report sobre Ouarzazate, ando a tentar ter tempo para conseguir fazer mas contem com esta semana :)

Espero ter também ajudado aqueles que tem "medo" de ir para Marrocos porque ouvem falar coisas menos agradaveis, porque ouve-se coisas muito erradas e deixo-vos um exemplo.. Quando preparei a minha viagem e falava com outras pessoas que ia muitas me diziam "vais levar a tua maquina que é tão cara? Já ouvi dizer que lá é muito perigoso, que já foram assaltados, etc etc etc" TANGAS! Sou muito observador nesse sentido e garanto-vos, se as coisas tiverem sempre a vossa beira ninguém as vai la buscar.

Olá Tiago

Fiquei a conhecer bem Marrakech pelo teu report :).

Cumprimentos
Muito obrigado e fico muito feliz pelas tuas palavras, espero um dia conseguir esse teu historial ou parte dele, muitos parabéns ;)

Falta-lhe Marrocos, fico a espera de ver um report teu :D

Um abraço

obrigada pelas dicas dos restaurantes super util...gostei bastante do report fico a aguardar o proximo.
silvia
Silvia Santos muito obrigado pelo comentário.
Enganei-me numa parte em que referi que paguei 11€ pelas duas refeições, foram exactamente 10,30€, encontrei hoje o talão do restaurante que contém também o nome que já não me lembrava :D

Está a ponderar ir a Marrakech?

Cumprimentos,
Tiago
 

badbones

Membro Conhecido
Ler o teu report foi bastante mais interessante que o titulo.
A minha opinião sobre Marrakech melhorou bastante.

Mas na negociação falhaste mesmo. :D
 

PatriciaS

Membro Ativo
Eu gostei do teu report, mas confesso que quando fui a Marrakech não gostei nada.

Mas ajudaste-me a melhorar a minha opinião, talvez volte lá um dia destes.


 

mokas

Membro Conhecido
Mais um belo report para a colecção do Portal. :) Um destino que me fascina e que ainda desconheço. Obrigada pela partilha! ;)
 

Tiago Martins

Membro Novo
Belo report, parabens!!
falta dizer quantos dias foste e qual o custo da viagem
Fsilva106, muito obrigado pelo comentário :) Realmente falhei nesse ponto, e eu que por vezes fico "desiludido" por não partilharem isso nos reports.

Eu fui primeiro a Madrid e ficou Porto-Madrid-Porto por cerca de 40€ e Madrid-Marrakech-Madrid por cerca de 90€, isto porque tava limitado aquela semana, voo de ida 21€ e volta 69€, uma grande diferença mas consegue-se melhor de Madrid :)
No Dar Salam paguei 25€ por noite, julgo ter referido, e passei la 3 noites 4 dias.

Um abraço

Ler o teu report foi bastante mais interessante que o titulo.
A minha opinião sobre Marrakech melhorou bastante.

Mas na negociação falhaste mesmo. :D
Badbones obrigado pelo comentário :)
Realmente falhei, dei 1€ a mais do valor que tanto insisti ahaha Foi grande negocio :p

Um abraço


Eu gostei do teu report, mas confesso que quando fui a Marrakech não gostei nada.

Mas ajudaste-me a melhorar a minha opinião, talvez volte lá um dia destes.

Claudian obrigado pelo comentário :)
Podes partilhar o motivo de não teres gostado?
Como eu referi, na minha opinião é preciso uma preparação antes para nos mentalizarmos que vamos para um "mundo" diferente, no entanto, é óbvio que mesmo assim nem toda a gente gosta.
Eu tenho ideias a longo prazo de visitar a Cuba e já me disseram que não gostavam, e vejo aqui tanta gente a dizer que adorou.
É muito relativo, mas vejo que se queres ponderar voltar um dia é porque no fundo achas que não te preparaste o suficiente e agora queres la voltar para viver aquilo.
Acho um país muito bom, "primeiro estranha-se, depois entranha-se", também estranhei, mas menos do que a minha namorada porque devorei foruns antes e preparei-me, mas mesmo assim aquilo surpreende completamente looooool

Cumprimentos :)


Mais um belo report para a colecção do Portal. Um destino que me fascina e que ainda desconheço. Obrigada pela partilha!
Mokas obrigado pelo comentário e pelo elogio,

Ainda não referi aqui, mas existe um site que é do João Leitão que me ajudou imenso, coloca o nome no google que encontras, esse rapaz ja correu muitos paises, vive em Marrocos e dá algumas dicas, e obviamente que existem os foruns que ajudam imenso a conheceres o essencial do país para fazeres a visita.

Mas garanto-te que as pessoas fazem de Marrocos um "bicho de sete cabeças", é tão facil conhecer como Madrid ou Barcelona, mas é uma cidade diferente, não tens de ter preocupações diferentes. Podes andar vestido como quiseres, de caviada, t-shirt, calções, igual a outro sitio Europeu.

Se fascina, visita, ainda por cima é relativamente barato :)

Cumprimentos
 

PatriciaS

Membro Ativo
Bom Dia,

Estava um calor horrivel (fui em Agosto) até sufocava e só estava bem dentro de agua, depois vim de lá doente ( das 5 pessoas que foram só uma é que não ficou doente), não me perguntes o que nós fez ficar doentes por não sei. A agua que bebiamos era sempre engarrafada, só estou a ver a comida que não era nada de jeito (a do hotel)

Depois confesso que o hotel onde fiquei não era dos melhores, hoje escolheria outro (mas como não fui eu a escolher o hotel...)

De resto gostei (bom os senhores no souk com a historia de trocar-nos por camelos não nós largaram, mas sem problema)


P.S - Eu ADOREI Cuba, um país fantastico e voltava lá já hoje. Quando puderes vai a Cuba.
 

Bee

Membro Conhecido
Ao colocar as minhas leituras em dia descobri este report.
Parabéns Tiago e muito obrigado pela partilha de informação e fotos.

Como já tive oportunidade de comentar num outro tópico Marrocos não me fascina em nada. Admito que talvez a minha parte profissional que me "obriga" a lidar com marroquinos e tunisinos não ajude! Somando o facto de os meus patrões que conhecem muito bem (1 deles tem estado lá ultimamente) e me falarem coisas que só de ouvir me deixam enjoada.

Com o teu report já não preciso de lá ir porque passo a conhecer um pouco melhor :lol:
Talvez um dia consiga me preparar mentalmente para me lançar numa aventura destas... Logo eu que gsoto de conhecer novas culturas e hábitos com tantas esquisitices! :lol:
 

JFMC

Membro Ativo
Boas,

Relatório muito elucidativo, bem conseguido e com boas imagens. Nota-se que te divertiste a fazer o relatório.
Com tempo venha lá então Ouarzazate se é que já cá não canta.



Cumprimentos
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D
Adorei o report, obrigado pelas descrições e dicas que apresentas :)

Acho que vou no final do ano dar um saltinho a Marrakech, espero que tudo corra bem nesse sentido :)

Boas Viagens :D
 
Top