Novidades

[Report] Maravilhas da Turquia (Travelwings) - Tudo Incluído

broka

Membro Conhecido
Adquiri uma viagem para a Turquia nos feriados de 10 de Junho, Hotéis 5 estrelas, tudo incluído por 750€/pessoa.

Dia 1
Voo da Turkish Airlines de ida de Lisboa às 11h20 e chegada a Istambul às 18h00.
Ficamos hospedados no Hotel Windsor Istambul 5* mas bastante afastado do centro de Istambul.
O jantar foi "frango" e percebemos depois que frango iria ser sempre as nossas refeições, o que acabou por ser um bocado desapontante, pois de 13 refeições tivemos kebab uma única vez e peixe apenas em 2 refeições.

Dia 2
Acordamos e fomos visitar com um guia, Istambul. Começamos pela Mesquita Azul e verificamos que estava em remodelações / obras. Ou seja, cheia de andaimes por todo o lado, tanto a nível interior, como a nível exterior! Não deu para ver quase nada da beleza dessa mesquita. A seguir fomos ver a zona envolvente, uns obeliscos e tal, seguindo para o Palácio de Topkapi onde estivemos cerca de 2 horas a visitar. Almoço às 14h30 (apenas se iniciou às 14h45) e seguimos para a Mesquita de Santa Sofia por volta das 16h00. Às 17h30 fomos para o Grande Bazar e fiquei um pouco desiludido com a modernidade instalada no Grande Bazar, estava à espera de algo semelhante a Marrakesh e mais parecia estar numas Galerias Comerciais. Penso que perdeu o conceito tradicional que o caracterizava com a modernização do espaço. Às 19h00 terminamos a visita e aqui também veio uma parte chata! Houve outros grupos (com outros guias) que foram fazer um passeio de barco no Rio Bósforo (ultima partida era às 19h00), mas este passeio não fazia parte de nenhuma atividade opcional por parte da agência, por isso, o nosso guia simplesmente ignorou e nem nos informou dessa atividade (pois obviamente não iria ter comissão)! Ou seja, outros grupos souberam e foram comprar o bilhete de barco por sua conta e foram fazer a viagem de barco, regressando depois ao Hotel de táxi.

Imagem do google (Grande Bazar atualmente):


Dia 3
Saimos de Istambul para Troia onde vimos ruinas e uma representação do "cavalo de Troia". Fomos dormir a Izmir ao Kaya Izmir Thermal Hotel.

Dia 4
Fomos visitar as Ruinas de Efesus que achei lindissimo (Templo de Adriano, Biblioteca de Celsus, Teatro). Antes do almoço levaram-nos a uma loja de pele de produtos contrafeitos onde vimos uma espécie de passagem de modelos e nos indicaram que lá era uma das fábricas para grandes lojas de moda (Louis Vuitton, Gucci, Channel, etc). Achei aquilo completamente desnecessário, pois se ao menos víssemos como os produtos eram feitos (tratamento da pele, etc), ainda poderia ser interessante, mas enfiaram-nos numa sala a ver um pseudo-desfile de modelos, achei uma parolice e uma autêntica caça à compra do turista / comissões para o guia.
A seguir foi almoço e partimos para Pamukkalle onde achava que ia ver "dezenas" de piscinas e percebi que atualmente só existem meia-duzia (nada a ver com as fotos do google), acham que pode estar relacionado com o aquecimento global, percebi também que apenas se pode molhar os pés nessas piscinas. Seguimos depois para o Grande Teatro de Hierapolis e fomos dormir ao Hotel Colossae Thermal.

Dia 5
Saída de Pamukkale em direção a Capadócia, parando numa "pousada medieval" que na realidade é apenas uma loja de souvenirs e nada mais. À tarde fomos ver uma cidade subterrânea o que foi giro, acabando por depois chegarmos a Capadócia (Hotel Mustafa Capadócia).

Dia 6
Acordamos às 3h00 para andar de balão (preço: 180€ em dinheiro / 190€ se pago com cartão). Foi o ponto alto da viagem! Após o voo fomos tomar o pequeno-almoço ao Hotel e saímos para visitar Capadócia e o Museu Open Air Goreme com igrejas dentro de cavernas, Visitamos o vale e vimos as formações rochosas e depois fomos visitar uma loja de venda de joias, ouro, praia e pedras preciosas (mais uma daquelas coisas de caça ao turista).
À noite fomos a um espetáculo de dança folclórica a que chamavam de "noite turca" cujo preço foi de 45€/pessoa e não inclui jantar! Apenas algumas bebidas! Achei uma banhada! Mais de metade do show foi ver durante uma hora, uma rapariga a dançar a dança do ventre enquanto turistas levantavam-se e iam colocar-lhe uma nota na beira do soutien ou da cueca! Achei degradante! Se os primeiros 5 minutos tem piada, após uma hora... deixa de ter e passa a ser aborrecido. Maior perda de dinheiro de sempre! Questionei o guia porque não vimos os "homens de saia" a dançar (a dança sufi), pois era isso que eu achava que iria ver! Ele respondeu que essa dança não é efetuada em locais onde de vendam álcool! Conclusão: Não comprem a "noite turca" por 45€! É um engodo! Fiquei desiludido, pois achava que ia ver a dança sufi e acabei por não ver uma das danças mais típicas da Turquia para passar o meu tempo a ver uma rapariga a dançar a dança do ventre e turistas meios alcoolizados a irem lá todos contentes colocar-lhe notas e dançar com ela. 🥴

Imagem do google (Dança Sufi que não faz parte desta excursão).


Dia 7
A parte mais cansativa da viagem! Sair da Capadocia e fazer 800kms de autocarro até Istambul, parando 30 minutos em Ankara (e estações de serviço a cada 2h). Em Ankara apenas vimos o Mausoléu e não achei nada de especial. Não justifica a visita a Ankara. Se tiverem possibilidade façam este percurso de avião! Foram 14 horas de viagem enfiado num autocarro. Saímos às 8h00 de Capadócia e chegamos a Istambul às 22h30., num autocarro sem wi-fi.

Dia 8
Saimos do Hotel às 8h20 para apanhar o voo para Lisboa às 12h25 com chegada a Lisboa às 15h25.

CONCLUSÃO:
Foram muitas horas num autocarro sem wi-fi (ao contrário de outros autocarros) e sem WC no autocarro. Apesar dele parar mais ou menos de 2 em 2 horas, se alguém tivesse uma gastrenterite, não sei como iria ser. Uma rapariga sentiu-se mal disposta e acabou por vomitar dentro do autocarro. Um senhor de idade não aguentou esperar tanto tempo e tivemos que parar o autocarro no meio da auto-estrada para ele conseguir urinar.
Mais de metade das pessoas da excursão apanharam covid. As pessoas fizeram auto-teste quando chegaram a Lisboa, ninguém quis correr o risco de ficar em Istambul.
No check-in em Istambul e na chegada a Lisboa, pediram o certificado europeu de vacinação ou teste PCR (ultimas 72h - custa cerca de 15€ na Turquia e vêm fazer ao Hotel).

Para mim, os pontos altos da viagem foram Eféso (a biblioteca de Celso é lindíssima) e Capadócia (tanto o balão como a visita ao vale, parece algo de outro mundo).
Algumas das coisas que visitei, ficaram aquém das expetativas (nomeadamente o Grande Bazar e as Piscinas de Pamukkale). Ir fazer uma excursão na Turquia e não haver as danças Sufi no Programa achei uma grande falha! Quando questionei o Guia, nem me explicou onde poderia ver essas danças, etc. Outra falha, foi não nos terem informado do Passeio de Barco ao pôr-do-sol no rio Bósforo.
Se fosse agora, teria feito a viagem de Capadócia para Istambul de avião! No penúltimo dia fazer 800kms de autocarro, após uma semana em que acordávamos sempre cedo (cerca das 6h00 e para andar de balão foi às 3h00) foi extremamente cansativo!

Se voltava a fazer esta viagem!? Sinceramente... nem sei bem. Acho que sim (pela Capadócia e Eféso), mas teria organizado de forma diferente e feito outro tipo de opções (nomeadamente o passeio de barco no rio Bósforo e tentar arranjar forma de ir ver as danças sufi).
 
Última edição:

Becas ou Isabel

Membro Novo
Obrigada pela partilha😊 quero muito visitar a Turquia mas como não tenho conseguido companhia tenho adiado. Mas foi bom saber que a Capadócia vale bem a pena visitar de preferência de avião até Istambul 😊
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @broka

Obrigado pelo Report, belo timming, pois em breve vou passar alguns dias em Istambul :)

Em relação ao passeio de barco, chegaste a fazer? eu como vou sem guia, estou a ver as melhores opções para marcar o passeio, pelo que estou aberto a recomendações.

Em relação às tuas concluões, eu também ponderei este circuito mas acabei por alterar o plano por dois motivos: muitas horas num autocarro e pouco tempo em Istambul, também ficaste com essa impressão?
Preferi marcar mais dias em Istambul por contra própia e depois seguir para um destino de Praia. A capadocia terá de ficar para outra altura.

Obrigado,
PF
 

broka

Membro Conhecido
Olá @broka

Obrigado pelo Report, belo timming, pois em breve vou passar alguns dias em Istambul :)

Em relação ao passeio de barco, chegaste a fazer? eu como vou sem guia, estou a ver as melhores opções para marcar o passeio, pelo que estou aberto a recomendações.

Em relação às tuas concluões, eu também ponderei este circuito mas acabei por alterar o plano por dois motivos: muitas horas num autocarro e pouco tempo em Istambul, também ficaste com essa impressão?
Preferi marcar mais dias em Istambul por contra própia e depois seguir para um destino de Praia. A capadocia terá de ficar para outra altura.

Obrigado,
PF
Não cheguei a fazer o passeio de barco porque não havia tempo e porque não tivemos mais nenhum dia em Istambul que desse. No penultimo dia chegamos a Istambul (vindos da Capadocia) às 22:30 e o voo de regresso para Lisboa era na manhã do dia seguinte.
Acho que em Istambul apenas ficamos centrados na zona das Mesquitas, não conheci nada da área nova de Istambul, nem sitios para ver a dança sufi. Além de que a gastronomia achei péssima (sempre frango).
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá @broka
Obrigada pelo report e pelas informações do que correu menos bem. Sempre útil saber para evitar situações idênticas
 

EFontes

Membro Ativo
Olá @ploferreira,
Relativamente ao barco, existem várias empresas a fazer o cruzeiro clássico no Bósforo, em que param, também, no lado asiático a 60-70 liras turcas.. partem de hora em hora junto à ponte Galata..

Estou a regressar de 2 semanas pela Capadócia, Istambul e Bodrum, e só tenho a recomendar :)

Qualquer dúvida, dispõe!
 

zb007

Membro Conhecido
Já fiz como pode ver num dos meus reports mas tudo organizado por mim sem esses grupos e grupinho, aliás só fiz até hoje uma viagem de férias por agência e foi a primeira, nunca mais. Realmente essa viagem foi mesmo para esquecer sem dúvida, mas são experiências e vamos aprendendo.
 

Jacc

Membro
Olá @ploferreira,
Relativamente ao barco, existem várias empresas a fazer o cruzeiro clássico no Bósforo, em que param, também, no lado asiático a 60-70 liras turcas.. partem de hora em hora junto à ponte Galata..

Estou a regressar de 2 semanas pela Capadócia, Istambul e Bodrum, e só tenho a recomendar :)

Qualquer dúvida, dispõe!
Olá.

Podes falar mais da tua viagem?
Como fizeste as viagens?

Sempre de avião? Adorava ir a Turquia e gostava de ir a Istambul, Capadocia e Praia, tal como tu fizeste.
Mas: Madrid - Istambul + Istambul - Capadócia + Capadócia - zona de praia + Zona de praia - Istambul + Istambul - Madrid, são muitas viagens e deve custar os olhos da cara :)
 

EFontes

Membro Ativo
Olá @Jacc,
Estruturei a viagem da seguinte forma:
Voos partida/chegada Porto:
Porto - Capadocia (com escala em Istambul)
Bodrum - Porto (com escala em Istambul)
Voos internos:
Capadócia - Istambul
Istambul - Bodrum

Voos com Turkish..

Estruturei assim a viagem, porque da praia (Bodrum) nao há voos diretos para a Capadocia, tem sempre de fazer escala em Istambul.. ou seja, escala em Istambul não se consegue evitar. Os voos internos têm duração de 1:30h..

Marquei os voos internacionais em Fevereiro com promoção da Turkish por 190€/pessoa ida e volta (inclui mala de porão)

voos domésticos marquei em Abril a 40€/pessoa e trajeto (inclui mala de porão

A viagem foram 2 semanas sendo que 2 dias na Capadocia, 4 dias em Istambul e 7 dias em Bodrum..
Espero ter ajudado :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
@EFontes,

Não querendo abusar - mas já abusando 😅 - podes falar um pouco do teu planeamento para esses 4 dias em Istambul? é precisamente o número de dias que vou fazer (tecnicamente são 5 mas no primeiro dia ja vou chegar ao hotel ao fim da tarde....

@broka desculpa estarmos a tomar o teu tópico de assalto, se quiseres posso mover as últimas mensagens para um tópico novo...
 

EFontes

Membro Ativo
@ploferreira, sem problema ;)

Dia 1- chegamos durante a hora de almoço, e como o hotel ficava a 200m da rua comercial (istiktal) fomos da praça Taksim até ao fim da rua que fica perto da Torre Galata..
visitamos a zona e vimos as vistas para a torre do hotel Barnathan. Recomendo o rooftop e preços bastante acessíveis (2€ a média de preços das bebidas)
Día 2 - Mesquita Sofia, blue mosque, topkati palace, almoço no nurst (dentro do grande bazaar, Carne óptima e baklava sensacional), grande bazaar, cisterna de Dionisio (recomendo bastante o video mapping que acontece a todas as horas), ponte galata.. durante a tarde subimos ao rooftop do seven hills para ver as vistas para as mesquitas Sofia e blue mosque). Só vale pela vista..
Día 3 - Dolmabahce palace de manhã e tarde cruzeiro no Bósforo. Jantar no cecconi (comida italiana, só servem jantares)
Día 4 - dedicamos o día a compras..

neste momento a lira está bastante desvalorizada face ao euro, o que ajuda nas compras.;)
Restauração é bastante mais em conta que em PT. Pagamos média de 15€/pessoa com bebida, prato e sobremesa. Recomendo marcação dos restaurantes, principalmente jantar.
Espero ter ajudado;)
 

broka

Membro Conhecido
@EFontes,

Não querendo abusar - mas já abusando 😅 - podes falar um pouco do teu planeamento para esses 4 dias em Istambul? é precisamente o número de dias que vou fazer (tecnicamente são 5 mas no primeiro dia ja vou chegar ao hotel ao fim da tarde....

@broka desculpa estarmos a tomar o teu tópico de assalto, se quiseres posso mover as últimas mensagens para um tópico novo...
Assim também fico a saber o que perdi em Istambul. A única coisa que acrescentaria em Istambul seria assistir a uma "cerimónia sufi" ou "sema".
Se fosse agora, não teria feito esta viagem por excursão. Teria feito a viagem de Istambul para Esmirna de avião (500kms) para visitar a Biblioteca de Celso em Éfeso e para quem fizer muita questão ir a Pamukkale, ver as Piscinas e Hierapolis.
Apanharia depois um avião de Esmirna para Capadócia (800kms).
Os voos rondam +/- 50€ por percurso.
Agora apenas devo voltar a Istambul se fizer alguma escala / stop-over para outro país.
 

Lipe

Membro Conhecido
Estive na Turquia no fim de Maio e apenas em Istambul (foram poucos dias). Deu para conhecer um pouco do que retratas, assisti á dança tradicional Sufi e fiz o passeio no bósforo. A mesquita azul estava horrível, em obras há mais de 3 anos e super desagradável. A Hagia Sophia é imponente mas estava super apinhada de turistas, algumas zonas ombro com ombro! Se não tivesse tido Covid 3 semanas antes, provavelmente iria trazê-lo naquele momento.

Quanto a Istambul, é uma cidade caótica, desorganizada e desordenada, trânsito terrível, motas sem capacete a passar por onde for possível, taxis em contramão, enfim... quando almocei no bairro dos pescadores, parecia que estava no Martim Moniz (para quem conhece). O grande Bazar achei o mesmo, moderno e sem a mistica de alguns souks que já visitei.

Provavelmente Turquia de novo.. só em escala.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Turquia é daqueles destinos que todos queremos visitar, por vários motivos.
Foi pena que nem tudo correu pelo melhor. Mas numa próxima será mais agradável ! ;)
Obrigado pela sincera partilha da viagem.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei a Turquia e quero muito regressar pois também fui em circuito e soube a pouco pois não andei ao meu ritmo 😊
Foi pena teres apanhado a Mesquita Azul em obras... eu quando fui apanhei a Hagia Sofia com andaimes!

Fui em 2014 pela Logitravel pois não resisti ao preço e não me arrependo pois correu tudo bem e o grupo era muito porreiro.
Fiz um circuito diferente com tempo para passeio de barco no Bósforo e dança Sufi e sem tantos quilómetros pois no regresso fiz voo directo de Antália.
Os dias na Capadócia ficarão para sempre na memória 🤩
 

broka

Membro Conhecido
Adorei a Turquia e quero muito regressar pois também fui em circuito e soube a pouco pois não andei ao meu ritmo 😊
Foi pena teres apanhado a Mesquita Azul em obras... eu quando fui apanhei a Hagia Sofia com andaimes!

Fui em 2014 pela Logitravel pois não resisti ao preço e não me arrependo pois correu tudo bem e o grupo era muito porreiro.
Fiz um circuito diferente com tempo para passeio de barco no Bósforo e dança Sufi e sem tantos quilómetros pois no regresso fiz voo directo de Antália.
Os dias na Capadócia ficarão para sempre na memória 🤩
Pois, para mim Capadócia foi o ponto alto da viagem. Além do passeio de balão, aquelas vistas e aquelas paisagens são lindíssimas. Foi algo que me surpreendeu, pois Capadócia tem mais para oferecer do que apenas a viagem de balão. ☺
 
Top