Novidades

[Report] - Malta, Gozo e Comino 2015

MarAfonsoC

Membro
Caros viajantes é sempre com muito gosto que volto à vossa companhia!
Desta feita, venho contar as aventuras (literalmente) das férias passadas este ano em Malta! :)

A viagem decorreu de 1 a 8 de Agosto. Este ano como éramos um grupo de quatro optamos por alugar uma casa no Airbnb.
Os voos foram operados pela Vueling e todos fizeram escala em Barcelona (não há voos directos para Malta).

Dia 1
Logo de manhã cedo, lá estava o nosso grupo no Aeroporto de Lisboa ansioso por esta viagem.
Primeiro contratempo aconteceu logo no check-in. O meu namorado não reparou que o CC estava caducado e não o deixaram embarcar.
Infelizmente tivemos que partir sem ele, que ficou em Lisboa a tentar solucionar o problema.

Chegados a Barcelona tivemos algumas horas de espera o que nos permitiu conhecer a cidade e passear um pouco pelas incríveis ramblas de Barcelona.
De volta ao aeroporto, segundo contratempo: estivemos cerca de 6 horas à espera do voo para Malta :mad:.
Era tardíssimo quando chegamos ao nosso destino. Tivemos apenas tempo de apanhar um táxi, chegar a casa, e dormir...
Como vos disse a casa foi alugada através ao Airbnb. Estava com um pouco de receio que pudesse correr mal, mas a casa era tal e qual aquilo que nos foi apresentado nas fotografias. Tudo extremamente limpo, e tivemos ainda direito a alguns mimos como uma melancia fresca no frigorífico, pequeno almoço para o outro dia (visto não termos feito compras ainda) e chocolates nos nossos quartos. O único contra era mesma a localização...um pouco longe de tudo e com um barreira horrível para se chegar até à casa...

Dia 2
Para este primeiro dia não tínhamos nada muito definido. Basicamente queríamos fazer compras para a casa e ficar na praia o resto do dia.
No entanto, as coisas não correram bem como pensamos. Primeiro não há praia em Gzira (a zona onde ficava a nossa casa).


Depois de uma busca intensa por um super mercado também percebemos que ali, naquela zona, só mini mercados (muito fracos).
Não conhecíamos nada e embora os Malteses falem inglês, a comunicação é muito complicada. Por fim, apanhamos um táxi que nos levou a um dos poucos supermercados abertos ao domingo, na zona de St. Julians.
Terminadas as compras, apanhamos outro táxi de regresso a casa. Tendo em conta que não conhecíamos bem o destino e ele não sabia onde era a morada que lhe demos, deu voltas e voltas e acabou por nos cobrar 30€ e ainda nos deixou bem longe de casa!! Tivemos que fazer quase metade do caminho a pé, com um calor terrível carregados de compras! AU!

Passado este primeiro choque, decidimos voltar à carga e ir à praia.
Andamos um pouco pela marginal da Sliema, com um calor absurdo, à procura de uma praia. Nada de praia nesta zona, como já tinha referido (só rochas e mais rochas).

Por fim apanhamos um táxi e fomos até à baía de St.Julians. Praia? Bem...mais ou menos! Tendo em conta que em vez de areia, tínhamos....escadas!!
No entanto, soube bem um primeiro mergulho nas águas mornas do mediterrâneo e, embora não fosse o meu sonho de praia, deu bem para refrescar do calor terrível que se faz sentir em Malta!


Dia 3
Neste dia, mais calmos e mais organizados também, decidimos ir conhecer Gozo (Malta tem 3 ilhas Malta, Gozo e Comino).
Apanhamos um autocarro cedo até Cirkewa e aí apanhamos um ferry até Gozo (bilhete só é cobrado no regresso).

Nesta fase já tínhamos um bilhete semanal de autocarro(20€), válido para Malta e Gozo, que nos permitia andar por todo o lado.
Em Gozo, decidimos primeiro conhecer Xlendi Bay, uma praia muito pitoresca, muito ao estilo de Itália!

Almoçamos nesta zona, os pasteis típicos malteses e de seguida decidimos ir conhecer a famosa Azure Window!

Perto da Azure Window existe uma pequena praia (de rochas) onde acabamos por ficar a descansar! A água tinha uma temperatura indescritível e soube-nos pela vida aqueles momento de relax!

Depois dos mergulhos, de volta à cultura. Apanhamos novamente autocarro até à Ciutadella. Uma cidade muralhada com uma vista de 360 graus por toda a ilha. Muito bonito! Ainda bem que fomos ao final da tarde ou teríamos literalmente "fritado".

Dia 4
No dia quatro estávamos completamente exaustos de apanhar calor nas caminhadas por Malta. O clima é muito húmido e quentíssimo.
Então este dia foi dedicado à praia! Escolha? Meliha Bay! Uma praia com areia!!! Que sonho!!!

Passamos grande parte do dia nesta praia! No entanto, e aproveitando o facto de estarmos próximos, ainda aproveitamos para visitar a Paradise Bay.
O autocarro não nos deixa meeeesssmoooo na praia, por isso preparem essas pernas para uma valente caminhada!!
A praia é bonita (nada do outro mundo) mas a água não é aquele azul transparente a que o mediterrâneo nos habituou! Portanto, de paraíso tem pouco! :(

Dia 5
O dia em que o meu namorado se juntou a nós!! :):):):)
Decidimos "praxa-lo" logo no seu primeiro dia. Destino? Valletta! A capital de Malta!
O que Valletta tem de bonito, tem também de muuuuuiiittoooo quente! Coitado! :p

A meio da tarde, já exaustos de calor, decidimos ir até uma praia (uma com areia)!! Escolhemos a Pretty Bay (por pensarmos que seria bonita...). Na verdade, tinha todo um porto como vista... enfim! Não deixava de ser uma praia...com areia!


Dia 6

O dia mais esperado das férias! Comino e Blue Lagoon!
Compramos uma excursão que nos levou de barco até à famosa Lagoa Azul!

Penso que o primeiro impacto quando estamos a chegar de barco é sempre "UAU", no entanto, conforme se forem aproximando vão-se apercebendo das centenas de pessoas que estão "apinhadas" nas poucas rochas existentes. Mal havia um espacinho para as nossas mochilas! :(
A água também não é tão quente, como nas restantes praias mas... Who cares???? A água é super transparente e só nos apetece ficar ali de molho para sempre! Infelizmente o regresso estava marcado para as 15H! :(

Dia 7
Tendo em conta que o meu namorado ainda não tinha tido um dia de praia como deve ser, decidimos neste dia, voltar a Meliha Bay e aproveitar para descansar.

Dia 8
Como o nosso voo estava marcado para o final do dia, decidimos aproveitar este último dia para conhecer Mdina, que já foi a capital de Malta e que é um dos melhores exemplos de cidade medieval, inteiramente rodeada por muralhas.

Algumas observações sobre Malta:
- Se quiserem conhecer este país não vão em Agosto. Há muita confusão e um calor que quase não se aguenta.
- Numas férias de 8 dias, "perder dois" em voos e escalas não sei até que ponto compensa...
- Pela nossa experiência, o povo não é mesmo nada simpático! Não vimos um único sorriso durante todas as férias!
- Se querem ir para este destino pela praia, não vão! Há destinos com praias bem melhores no Mediterrâneo!!
- A opção de alugar uma casa é engraçada quando se vai com um grupo de amigos, mas para mim férias é não fazer nada! Por isso, casas nas férias "grandes" nunca mais! Não me quero preocupar e perder tempo com o almoço, jantar, andar a fazer compras... etc!
- Comprem o bilhete semanal de autocarro! Compensa muito! Malta tem uma rede de autocarros excelente que vai a quase todo o lado!

Aaahhh...confirmem se têm o CC com validade :)

Boas viagens a todos!!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@MarAfonsoC :)
Que belo report!
Umas férias meio atribuladas é certo, mas com umas belissimas paisagens. ;)
Muito obrigada pela partilha, gostei imenso.
Malta está na minha lista há já algum tempo, talvez para umas férias de Páscoa..... :p
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola,
Parabens pelo report, gostei do que vi, belas fotos:)
Umas ferias com alguns contratempos, que me fizeram lembrar quando fui para Palma de Maiorca o BI do meu marido tb estava fora de validade e so viram no balcão do check in, mas por pouco deixaram ir, felizmente mostrou todos os cartões que tinha e tinha um cartãozinho que fez um pouco a diferença:rolleyes:....:):(
Obrigada pela partilha umas belas paisagens ;)
Boas viagens:)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos de umas férias um pouco atribuladas, fica a história para mais tarde recordar e para não voltar a repetir.
Boas viagens ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Gostei de ler o teu report, tenho alguma curiosidade em conhecer Malta (e chegou a ser uma das opções nestas últimas férias) umas férias atribuladas, mas de certeza que daqui a uns anos ainda se vão rir destes contratempos-

Quanto ao Cartão do Cidadão, eu confirmo sempre as datas antes de marcar a viagem e costumo levar também o passaporte que fica sempre no Hotel, não vá ter o azar de perder o CC no destino :)
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá MarAfonsoc!
Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :) Malta também está na minha lista. :D
Que pena que o teu namorado não pode aproveitar a viagem completa.:(
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá MarAfonsoc,
Muito obrigada pela excelente partilha.
Malta é um dos destinos que está na minha longa lista, agora ainda fiquei com mais vontade em conhecer, muito brevemente.
Mas que grande azar não ter a companhia do namorado :mad:
Continuação de boas viagens.
 

PatMagui

Membro Ativo
MarAfonsoc.
Parabéns pelo report. Imagino que com tanta aventura não tenham sido as férias ideais, mas aposto que são aquelas que mais te vão ficar na memória!
E vai passando sempre pelo Portal... gostamos que partilhes as tuas férias aventureiras! ;)
 

JJ1985

Membro
Eu a pensar que Malta valia a pena pelas praias e pelo calor :/ cada vez estou mais indecisa..

Excelente report :D
 

MarAfonsoC

Membro
Eu a pensar que Malta valia a pena pelas praias e pelo calor :/ cada vez estou mais indecisa..

Excelente report :D
Na minha opinião Malta não vale a pena pelas praias! Não houve uma única que me tenha impressionado... nem mesmo a Lagoa Azul que é muito bonita mas que não tem espaço para se deitar! Se quer um destino de praia no Mediterrâneo há escolhas bem melhores!
 

JJ1985

Membro
Na minha opinião Malta não vale a pena pelas praias! Não houve uma única que me tenha impressionado... nem mesmo a Lagoa Azul que é muito bonita mas que não tem espaço para se deitar! Se quer um destino de praia no Mediterrâneo há escolhas bem melhores!
Sim suponho que a quem já foi às Caraíbas não impressione.

Por acaso procuro um local perto e barato porque este ano não não vou ter férias com dias suficientes, mas Ibizas, Menorcas e Maiorcas não me seduz pelo preço semelhante às Caraíbas..

Mas a Malta é uma opção mesmo assim :D
 
Última edição por um moderador:

MarAfonsoC

Membro
Sim suponho que a quem já foi às Caraíbas não impressione.

Por acaso procuro um local perto e barato pq este ano não não vou ter férias com dias suficientes, mas Ibizas, Menorcas e Maiorcas não me seduz pelo preço semelhante às Caraíbas..

Mas a Malta é uma opção mesmo assim :D
Eu nunca fui às Caraíbas (com muita pena minha... :() mas mesmo assim não fiquei impressionada. Já fui a Ibiza e Palma de Maiorca e a nível de praias gostei muito mais.
Há dois anos fui a Ibiza na primeira semana de Setembro por um preço bastante simpático... Palma de Maiorca é ainda mais barato!

Claro que deve considerar Malta...no entanto não esqueça que não há voos directos! São dois dias que perde em viagens (se tem poucos dias... deve considerar esse factor).
 
Top