Novidades

[Report]-Maldivas - Vilamendhoo Island Resort & Spa - South Ari Atoll - Maio 2015

Marco Silva

Membro
Começo por dizer que é o primeiro report que faço aqui no fórum, por isso peço-vos desculpa por algo que não esteja do vosso agrado (estou aberto a sugestões) ;)

Esta viagem foi feita pela ocasião da minha Lua-de Mel (de 20 a 28 de Maio). Uma parte importante do casamento é a Lua-de-Mel e como tal começamos a trocar ideias logo no início de qual seria o destino, as primeiras perspectivas apontavam para o México ou para Punta Cana, já que muitos amigos nossos lá tinham ido e falavam maravilhas daquilo. Começámos a procurar resorts na net e foi através daí que tivemos conhecimento aqui do portal. :p

Entretanto no meio de muita pesquisa tive conhecimento das Maldivas como destino de eleição para luas-de-mel (coisa que já tinha ouvido falar mas nunca tinha ido procurar informação), comentei com a esposa sobre o que ela achava das Maldivas e a resposta dela foi “sempre sonhei em ir lá mas aquilo é tãooooooo caro…”. Ao ouvir isto ainda tive mais curiosidade em descobrir o destino, escusado será dizer que depois de ler 1 ou 2 reports e ver meia dúzia de fotos, a ideia das Caraíbas ficou logo para uma próxima viagem! (Está na lista de destinos a visitar brevemente).

Comecei então a recolher bastante informação sobre as Maldivas e tentei encontrar um Resort que fosse de encontro ás nossas prioridades:
  • Tranfers de Sea-Plane
  • Praia
  • House-reef em condições
  • Villas com Jacuzzi
  • Preços dentro do orçamento
A escolha recaiu no Vilamendhoo Island Resort & Spa no South Ari Atoll mais adiante explico na apresentação do resort.

Feita a introdução vamos lá ao que interessa:

Dia 20 de Maio, acordamos de manhã, metemos as malas no carro e fomos em direcção ao Porto, o carro ficou na garagem de um colega e este fez o especial favor de nos levar até ao aeroporto do Porto.
Chegámos ao aeroporto as 14h00, foram despachadas as bagagens (o check-in já tinha sido feito em casa na semana anterior) e dirigimo-nos á gare principal onde podemos tomar café e comprar umas revistas para a viagem.

O plano de voos para a ida foi o seguinte :
TK 1450 19 Maio Porto - Istambul 15h20 - 21h50
TK 730 20 Maio Istambul - Malé 00h55 - 10h50

Os voos foram operados pela companhia Turkish Airlines com um nível excelente de qualidade e profissionalismo, os horários de partida foram cumpridos á regra, mal arrancamos foram distribuídos uns bolinhos turcos, bem como bebidas. Passado um pouco veio a primeira refeição, ao fim distribuíram as mantinhas e as almofadas para quem quisesse dormir, passado um par de horas veio a segunda refeição. Durante toda a viagem, as hospedeiras são incansáveis a tentarem atender os pedidos dos tripulantes que são sempre realizados com um sorriso na cara. O sistema de entretenimento a bordo ajuda a passar o tempo da viagem e a base de dados de filmes está bem recheada (alguns com legendas em português).

Avião do Porto até Istambul:

Escala em Istambul, assim que entramos no terminal damos por nós metidos no meio da maior mistura cultural que alguma vez podíamos ter estado! Podia-se ver de tudo… desde o indiano de turbante na cabeça até ás mulheres de burca todas tapadinhas que só se viam os olhos! Seguimos viagem até ao terminal de onde íamos apanhar o voo para Malé, ficamos com a sensação que o aeroporto era pequeno e que tinha poucas lojas, como a escala era pequena não deu para correr melhor o aeroporto (no regresso deu para perceber que o aeroporto é gigantesco!!!).

Entramos no voo para Malé que mais uma vez saiu à hora marcada. Em relação aos horários do voo, na ida foi tudo perfeito, a viagem foi feita maioritariamente durante a a noite, tentámos dormir o máximo que conseguimos (uns comprimidos ajudaram a festa) para reduzir o jet-lag na chegada a Malé, o plano correu bem e não acusamos muito as horas de diferença durante a estadia.

Quando nos começamos a aproximar de Malé começa a excitação, ao ver os atóis e aquela cor da água ficamos simplesmente em pulgas!!! Aterramos em Malé, parece que vamos aterrar na água visto que o aeroporto foi construído em 2 ilhas e está praticamente á altura do mar, saímos do avião e levamos com uma “chapada” de ar quente que até nos tira a respiração, ocasião para dizer “Bem-Vindo ás Maldivas” :)

Entramos na gare do aeroporto, passamos pelo controlo da imigração, recolhemos as bagagens. Á saída do aeroporto encontramos logo os balcões dos resorts onde um senhor veio ter connosco e perguntou qual era o resort para onde íamos e nos encaminhou ao respectivo balcão. Chegados ao balcão da Crown & Champa Resorts (Responsáveis pelo Vilamendhoo, Meeru, Kuredo, Veligandu e Komandoo) perguntaram-nos o nosso nome, pediram para mostrar o papel da reserva pegaram nas nossas malas e encaminharam-nos para o balcão da Trans Maldivian Airways (TMA).

Ao fazer o check-in na TMA as nossas malas voltam a ser pesadas (bem como toda a bagagem de mão) para verificarem o peso total das bagagens. Relembro que os limites de bagagem permitidos pela TMA por passageiro são, 20Kg para a mala de porão e 5Kg para a mala de mão (sendo que no máximo, mesmo a pagar só são permitido são 32kg por passageiro).

Feito o check-in entramos num autocarro bem fresquinho que nos leva numa viagem à volta do aeroporto até ao terminal da TMA (as nossas malas ficam no terminal e só as voltamos a ver dentro do hidro-avião).

Vista de dentro do autocarro :D

No terminal pedem-nos os passaportes e a reserva do hotel, entregam-nos umas toalhas super frescas, que dão para refrescar do calor intenso (e para fazer umas macacadas).


Temos á nossa disposição um bar com bebidas grátis e acesso à internet WiFi (deu para fazer a 1ª chamada para Portugal via Skype sem ter que pagar os 5€/min do roaming).
O terminal tem uma televisão com o horário dos voos e um deck exterior onde podemos relaxar da viagem, se bem que no interior está-se melhor porque existe ar-condicionado e no exterior cheira a jet fuel dos hidro-aviões. Ficámos perto de 1h no terminal até a hora do voo para o Vilamendhoo.

Fotos do terminal:

Um pouco antes da hora somos chamados e vamos para o hidro-avião. Começa a aventura!
O descolar do avião na água é qualquer coisa de emocionante e assim que levantamos voo começamos a ficar fascinados com a vista… As fotos falam por si…


Damos uma volta ao largo do Vilamendhoo e amaramos (sim a pista de aterragem é a agua), a amaragem é super suave e devo dizer que é mais tranquila que alguns aviões “normais”. Saímos do hidro-avião para uma plataforma e as nossas malas são descarregadas.


Olhamos para aquela água de perto pela primeira vez e WOOOOOOOOOOWWWWWW!!!!!
O sea-plane segue a sua viagem e chega o barco que nos leva até ao resort.


Chegamos ao resort, dão-nos as boas-vindas e encaminham-nos para a recepção. Chegados à recepção dão-nos um chá magnífico de boas-vindas, pedem-nos o passaporte e a reserva, dizem-nos que a hora para almoçar está quase a terminar mas que se quiséssemos podíamos ainda ir almoçar. Decidimos ir comer alguma coisa porque já estávamos carentes de uma refeição em condições há horas, por isso lá fomos encaminhados ao Funama Restaurant para a nossa primeira refeição. Terminado o almoço voltamos a receção para terminar o check-in.

A nossa estadia de 7 noites estava dividida por 2 tipos de quartos, 3 noites num Jacuzzi Water Villas (JWV) e 4 noites num Jacuzzi Beach Villas (JBV), isto para se puder experimentar as duas vertentes, a de dormir em cima da água e a de sair do quarto e ter uma praia magnífica à frente.

Nas semanas anteriores à viagem troquei emails com o resort indicando que preferia ficar primeiro nas JBV e por último nas JWV de forma a terminar a lua de mel em grande e que pretendia que as JBV fosse do lado de onde tem mais praia e de onde o sol nascia (entre o 197 a 212) e nas JWV que fosse do lado onde o sol se põe (entre o 315 e 330). Fui informado durante o check-in que por motivos do hotel se encontrar lotado não me conseguiam assegurar a ordem dos quartos mas que conseguiam assegurar o meu pedido em relação aos lados da ilha, para o JBV ser do lado de onde tem mais praia e o JWV ser do lado onde o sol se põe. Decidimos aceitar porque no fundo não iria fazer grande diferença.

Ficámos alojados no quarto nº 319 do JWV e no quarto nº 200 do JBV.

Falando um pouco acerca do resort, aconselho toda a gente a visitar o Report da TeK que têm bastante informação que não irei descrever aqui ([Report] Tudo sobre Maldivas - Malé, Vilamendhoo Island Resort, Ari Atoll, Dhangethi Local island).

Decidimos ficar no Vilamenhoo por uma questão de ser um resort um pouco mais exclusivo (as agências estão sempre a empurrar para o Kuredo ou para o Meeru), dos preços não serem muito mais caros do que estes e pelo recife ser bastante melhor (pelo menos por aquilo que consegui apurar na internet). Durante os 8 dias não encontramos ninguém a falar Português na ilha, apenas um casal espanhol. O hotel estava lotado na altura que fomos mas não se notava porque a praia estava quase sempre “deserta” e os restaurantes com bastante espaço.


Dica Quartos:
Aconselho vivamente a quem for ao Vilamendhoo para pedir para ficar nos quartos do lado norte da ilha (enviem emails nas semanas anteriores), pois o lado sul já apresenta bastante erosão e não existe praia, na altura em que fomos estavam a construir uns muros para minimizar a erosão conforme podem ver na imagem seguinte.


Pagar uma pequena fortuna por umas férias e depois ficar num quarto sem praia é algo que não cai bem. Na praia existem espreguiçadeiras com os números dos quartos e para os quartos do lado sul da ilha, existem espreguiçadeiras no lado norte para poderem usufruir também do lado onde existe uma praia aceitável.

Alimentação:
Os restaurantes do hotel funcionam á base de buffet tem bastante variedade para todos os gostos. Todos os dias têm pratos diferentes e há alguns que existem sempre. De manhã o pequeno almoço é bastante variado e a secção dos ovos feitos no momento é divinal! Faziam cada omelete hum hum :rolleyes:.

Sempre que chegávamos ao restaurante o nosso waiter vinha ter connosco com uma garrafa de água super gelada (que vim a saber que era produzida através de agua do mar desalinhada e mineralizada), perguntava o que pretendíamos beber. Confesso que o vinho de lá não é grande especialidade, a cerveja era Carlsberg e tinham sempre uma grande variedade de sumos de fruta / cocktails. O waiter foi a única pessoa a quem dei gorjeta durante a viagem.

O resort tem também 2 restaurantes à la carte o Asian Wok e o Hot Rock ( que fica dentro do Sunset Bar ), como gostamos tanto da comida do buffet acabamos por nunca ir a nenhum deles!

Tipo de regime:
Fomos com o pacote All Inclusive Plus (TI) que para além de (quase) todas as refeições e bebidas tinha também as seguintes actividades:
  • Sunset cruise, que existia 2 vezes por semana.
  • 30 min de aula de Snorkeling (sem equipamento - custava 9€ por dia).
  • 30 min de aula de Windsurf.
  • Utilização gratuita dos kayaks.
No check-in deram-nos um papel com os horários destas actividades… acabamos por só fazer o sunset cruise e por utilizar os kayaks.
Vendo bem as coisas agora, não teria ido em TI, o valor da diferença entre o PC e TI dava para pagar todas as bebidas, cocktails e snacks que comi durante a estadia e ainda sobrava bastante dinheiro. Eu sei… vocês já tinham dito aqui no Portal que não valia a pena, eu fiquei na dúvida por ser a minha Lua de Mel e se fosse agora não teria hesitado. PESSOAL O TI NÃO COMPENSA (na minha opinião)!

Higiene:
Em termos de higiene o resort é extremamente limpo, estão sempre pessoas a limpar a ilha durante o dia todo, o quarto é limpo duas vezes ao dia e as casas de banho dos espaços comuns estão sempre a brilhar! Aliás, as WC dos espaços comuns têm ar condicionado e um aroma sensacional!

Clima:
Em Maio é o mês onde começa a transição para a monção de sul (chuvosa), e sabíamos de antemão que poderia chover. Durante os 8 dias apanhámos umas 4h de chuva, mas que em nada estragou as nossas férias, pois, chovia durante 1h, parava, e voltava o sol. A única coisa que fazíamos era colocar as toalhas num sitio abrigado para não se molharem e voltávamos para a agua. A água da chuva até sabia bem com aquele calor todo! As nuvens iam aparecendo mas sem causar muito transtorno...

Comunicações:
Em todo o resort existe internet via WiFi que é gratuita para todos os hóspedes. O utilizador é o nr. do quarto e a password é o apelido da pessoa (cada hóspede tem 1 acesso). Apenas pode estar 1 dispositivo ligado à rede de cada vez e a velocidade é razoável mas não dá para grandes aventuras (fazer upload de vídeos ou streaming só pagando o upgrade para ter mais velocidade).
Existe rede de telemóvel na ilha toda mas eu aconselho a usarem o Skype pois o roaming custa 5€ por minuto!!!!

Atividades:
Durante a nossa estadia fizemos as seguintes actividades:
  • Snorkeling… Horas e horas na água…
  • Batismo de mergulho (gratuito).
  • Gostei tanto do mergulho que decidi fazer um mergulho acompanhado que ocupou uma manhã toda pois tive aulas em sala tudo, foi brutal! (Custou entre $150 a $200 já não me recordo bem do valor).
  • Excursão para ver os tubarões baleia, custou 55$ por pessoa e no dia em que fomos não encontramos nenhum, por isso estivemos uma manhã a andar de barco e voltamos para o resort com as “mãos a abanar” mas com um grande escaldão porque o Sol não perdoa nas Maldivas. Decidimos não voltar a fazer nenhuma excursão por termos tido azar com a primeira.
  • Massagem Him & Her no Duniye Spa, 75 minutos de massagem para mim e para ela que nos souberam pela vida, com uma vista excepcional para o recife. Custou-nos $218 e o dinheiro mais bem empregue que gastámos nas Maldivas.
 
Última edição por um moderador:

Marco Silva

Membro
Ficam algumas fotos da semana, aviso já que não sou grande fotografo! Algumas foram tiradas em dias com nuvens...
Debaixo de água não tirei fotos com a máquina... tenho tudo filmado com a GoPro mas ainda não tive tempo de editar... :oops:

Regresso:
No penúltimo dia da nossa estadia fomos à recepção para saber os horários dos aviões para o dia seguinte e fomos informados que as previsões meteorológicas não eram favoráveis (previam uma tempestade para o final do dia), por isso o nosso voo iria ser ás 16h30. Perguntámos se podíamos usufruir do resort durante o último dia e disseram-nos que teríamos que deixar o quarto até as 10h00 da manhã (deixando as malas no exterior) mas que depois disso podíamos continuar a desfrutar do dia e no fim tomávamos banho nos balneários do centro desportivo. Assim o fizemos, foi aproveitar ao máximo até aos últimos momentos! Nos balneários tinham toalhas e produtos para o banho por isso só precisamos de levar uma muda de roupa para o regresso. Na recepção colocamos os fatos de banho e o equipamento de snorkel na mala grande.

Chegado o momento de partir, dirigimo-nos a recepção para fazer contas paguei os extras da estadia (actividades) com o cartão VISA e não houve problema nenhum, para além dos cartões de crédito também aceitam notas dólares e euros (não aceitam moedas). Fechadas as contas fomos à loja de souvenires comprar uns recuerdos para a família. Esperámos pelo barco que nos levou até ao hidro-avião e começou o sentimento de saudade… queríamos ficar ali por mais tempo! Gostamos tanto de tudo que não conseguimos encontrar nada que tenha sido menos bom! Apenas queríamos voltar para ilha!

Viagem de regresso do hidro-avião sem qualquer problema até ao aeroporto de Malé. Chegámos próximo das 18h00. Fomos à procura de um local para nos descansar no aeroporto e tentar arranjar algo que fazer, passeámos um pouco nas redondezas do aeroporto, tiramos umas fotos e voltamos ao aeroporto. Dentro do aeroporto existe uma zona fechada com uns restaurantes acesso WiFi “grátis” para quem consumisse alguma coisa, acabamos por comer alguma coisa (recebi umas notas e moedas das Maldivas como troco dos meus dólares) e ficamos por lá a queimar tempo até as 20h30.

Na esperança que houvesse algo mais dentro do aeroporto depois do controlo fronteiriço decidimos entrar e foi a pior coisa que fizemos! Dentro do aeroporto de Male não existe nada! Rigorosamente nada e os bancos são poucos! Tive que me sentar no chão durante meia hora até ter lugar numa cadeira…

Terminada a seca (das 18h00 ás 23h40) lá acabamos por entrar para o Avião e embarcar com destino a casa, o plano de viagem foi o seguinte:
TK 731 27 Maio Male - Istambul 23h40 - 05h35
TK 1449 28 Maio Istambul - Porto 11h30 - 14h20

Voo até Istambul sem problemas e dentro do grande padrão de qualidade da Turkish, tinha combinado com a esposa que em Istambul íamos para um dos Lounges para passar o tempo da escala com algum conforto, foram 50€ bem empregues pois podemos tomar um pequeno almoço em condições, usufruir de uns sofás brutais e ter internet grátis (não tenho fotos do lounge mas é um daqueles que fica no piso superior do aeroporto). O tempo acabou por passar rápido.

Entrámos para o último voo com destino ao Porto, tudo dentro do normal, chegados ao Porto foi tempo de dizer adeus a mais uma aventura e rezar para lá voltar para os 10 anos de casado quem sabe :).

Notas Finais e Dicas Soltas:
  • Sem dúvida que as Maldivas são um paraíso idílico perfeito para “Praia, Amor e uma Cabana”.
  • Aconselho a levarem equipamento de snorkeling de casa (Snorkel, Barbatanas e Licra para evitar escaldões). Eu comprei o equipamento para nós no amazon por menos de 80€, se alugasse custava $9 por dia (por pessoa), por isso acabei por poupar dinheiro e por andar com algo meu que não anda na boca de meio mundo.
  • Levar bastante protector solar e de grande índice de protecção (um protector na loja do resort custa $45).
  • Levem um computador ou bastantes cartões de memória porque vão sem dúvida tirar uns bons Gb de fotos e vídeos.
  • Tentem evitar voos de regresso à noite para evitarem estar à seca no aeroporto.
  • Não precisam de levar muito calçado! Andei toda a semana com os pés descalços na areia (mesmo para ir almoçar).
  • Vão para um resort com transfer por hidro-avião para terem uma experiência única.
  • Quem for aficionado por mergulho e quem tenha o PADI que leve o seu certificado porque os mergulhos lá são fantásticos e o aluguer do equipamento não é nada de outro mundo.
  • NÃO ESCOLHAM O TI PORQUE NÃO VALE A PENA !!!!!
Espero que tenham gostado deste report, desculpem o testamento e fico à espera para ouvir os vossos comentários :)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Marco Silva :)
Muitos parabéns!!!!!
Para primeiro report, foi uma estreia em grande!
Para além da excelente descrição, as fotos estão brutais.
Obrigada por partilhar com esta comunidade um destino tão desejado pelos membros. Sim :p , todos nós sonhamos com as Maldivas, e agora temos mais um pretexto para continuar a sonhar. ;)
 

Marco Silva

Membro
@Cristina Sousa obrigado pelas tuas palavras, dão-nos sempre motivação para o tempo que se gasta a escrever estas coisas!
O que me levou a fazer este report foi mais o agradecer de alguma forma a esta comunidade fantástica aquilo que têm feito por mim e pelas minhas viagens :)
Para mim esta viagem foi um grande sonho! Espero lá voltar num futuro, quem sabe ainda me encontre por lá com alguém do portal! :D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Bom, quem diria, primeiro report? Ninguém diria! Já para não falar das fotos brutais que aí tens, ótimo registo!
Sobre o destino, acho que dizes tudo, quer nas fotos quer no texto, é certamente algo que quero muito conhecer e o quanto antes, pois daqui a uns anos nada disto existe, o meu único pequeno receio é o hidro-avião, mas isso na altura ou vai ou racha, ahaha :p

Obrigado pela fantástica partilha!

Boas Viagens :=
 

BrunoB

Membro Ativo
Muito bom report, fotos muito boas e boas descricoes, sem duvida um paraiso para relaxar..
Ficamos a espera dos videos.
Obrigado pela partilha !!

Boas viagens
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha!

Cada vez mais vemos reports deste destino, deixando de ser uma utopia o destino Maldivas!
Excelentes fotos, deixando água na boca. :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Grande fotos e descrição de vários pormenores que irão ser úteis a futuros viajantes.
As Maldivas é um dos meus destinos de sonho ( sonho esse que espero realizar o quanto antes).
Boas viagens ;)
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Òptimo Marco, adorei o report, a tua descrição e as fotos. è um destino que se encontra na lista puderá ser numa possível Lua de Mel, quem sabe :)
Obrigada pela partilha ;)
 

André Vieira

Membro Conhecido
@Marco Silva parabéns! Excelente report!!

Eu estou a programar uma viagem às Maldivas em 2017 e este report veio mesmo a calhar. Sendo o Vilamendhoo o resort que mais me interessou todos os detalhes do teu report são muito importante ;)

Foi uma entrada triunfante :D
Boas viagens!
 

Marco Silva

Membro
Obrigado a todos pelos agradecimentos! Fico contente que tenham gostado, afinal de contas é o meu primeiro report e ninguém fala mal dele :)
Se alguém precisar de ajuda para as Maldivas e puder ajudar, será um gosto! :rolleyes:
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Marco,
Que excelente entrada para primeiro report está mesmo fantástico, o destino ajuda e muito mas o olhar do fotógrafo também.
Está na minha lista também para lua de mel ;)
Continuação de boas viagens.
 

Luixito

Membro Conhecido
@Marco Silva adorei este report!! Eu também ando a pensar em fazer uma viagem às Maldivas num dos próximos anos e este resort continua a encher-me as medidas!!

Obrigado pela partilha!
 
Top