Novidades

[Report] Mais um report sobre a ilha da Boavista... ou talvez não!!!

LIGIA

Membro
Mais um report sobre a ilha da Boavista... ou talvez não!!!

Olá companheiros de viagem...
Pensei muito antes de me decidir em colocar este novo tópico. Sei que já existem alguns reports com o mesmo tema e não quero tornar tudo muito repetitivo, mas tenho tanto para dizer, tantas emoções acumuladas no peito que não queria estar a encher outros tópicos com os meus comentários.
Assim, desculpem mas vão ter de levar com mais um tópico sobre a ilha da Boavista(Cabo Verde!
Esta é a minha reportagem, a minha perspectiva da ilha, as minhas experiências e que pretendo partilhar convosco!

Parti no dia 19 de Setembro num voo bastante calmo mas atrasado da Sata. Ao aterrar começa a minha aventura no meu primeiro destino africano. A primeira impressão foi de espanto... "então? Mas afinal a ilha é verde?" Graças à chuva que caiu durante o mês a ilha estava cheia de plantas, arbustos e árvores rasteiras que salpicavam as dunas e os terrenos que outrora foram áridos!

O aeroporto de rabil é minúsculo, um pouco desroganizado e muito, muito quente. Por ser aberto, tendo apenas a protecção de toldos e telhado, não há ar condicionado permitindo-nos adaptar imediatamente ao calor que se faz sentir!

Fomos conduzidos ao hotel pela ClamTour que respresenta a Soltrópico e que nos apoia durante toda a estadia! A chegada fez-se ao ritmo do Funaná e com suminho fresco e uns aperitivos porque a fome já apertava. Após um check-in muito breve fomos fazer o reconhecimento do quarto. O quarto situava-se no rés-do-chão e tinha um cheiro estranho (por culpa da cabeceira da cama que é tipo bambu/verga) e sem grandes luxos para 5*. Devo referir que assim que entrámos o meu marido fartou-se de reclamar, queria ir à recepção mudar de quarto, até que ligou a TV e... "SporTV?!!!! Fixe!!!! Adoro este hotel!!" E nunca mais reclamou de nada, já eu....!!!:D
Para que o tópico não fique maçador vou postando separadamente por temas com respectivas fotos.
 

LIGIA

Membro
O HOTEL

O Riu Karamboa é mais um daqueles resorts all inclusive em que se tem tudo e mais alguma coisa para teres uma férias com qualidade. Para quem quer descansar é o ideal, para quem gosta de conhecer a cultura e o povo e gosta de partir à descoberta, é sempre um porto seguro.
O hotel dispõe de vários bares para todos os gostos, 1 restaurante principal buffet e outro junto à piscina, 3 restaurantes temáticos cuja marcação é obrigatório, ginásio, spa, courts de ténis, piscina e local para a prática de desportos aquáticos. Tem também uma praia com espreguiçadeiras e sombras.

A piscina: Grande e muito bonita. Tem uma zona com bar aquático,( que estava sempre repleto de ingleses, tipo os americanos nas caraíbas mas mais silenciosos!!!) com dois jacuzzis e espreguiçadeiras espalhadas pela piscina que permitem apanhar sol e refrescar o corpinho ao mesmo tempo!

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03852.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04143.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04152.jpg


Restaurantes buffet: quanto à comidinha, devo dizer que até me surpreendeu. Apesar de não ser nda de extraordinário, havia sempre imensa variedade de saladas, legumes, peixe e carne grelhados e peixe pescado no dia que era servido à posta. Haviam também sempre pastas e pizzas deliciosas que me estragaram a dieta! As sobremesas também eram variadas e ao jantar serviam um gelado de baunilha om calda de frutas e brandy que era divinal... ai já me estou a babar!!!
A fruta deixava um pouco a desejar, ananás, melão, kiwi, ameixa, melancia, maçã, laranja e pouco mais. Nunca serviram papaia que segundo soube era um fruto existente em Cabo Verde.
Em relação aos restuarantes temáticos apenas fui ao Africano e ao Cabo Verdiano ( Asiático não me seduziu). Em relação ao Africano não achei nada especial, pareceu-me o restaurante buffet só que mais pequeno. Do Cabo-verdiano gostei, provei a cachupa e fiquei fã!

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03886.jpg


A praia: a praia é fantástica, areia branca e uma água quentinha de onde não apetece sair. Como o tempo esteve sempre nublado só no último dia é que vi o mar azul e transparente, nos outros dias esteve sempre escuro e com um tom acastanhado da areia, mas ainda assim muito apetecível!!!!

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03877.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03857.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03846.jpg



A animação: Como em todas as animações deste tipo de hotel o grupo era simpático e felizmente não eram chatos como os caribenhos, se não queriamos participar eles aceitavam. Apesar de tudo penso que deveriam esforçar-se um pouco mais. Ao fim de alguns dias já não podia com as músicas, com as coreografias e com os espectáculos nocturnos que não variavam muito!

Mas ainda assim, e apesar de ser um hotel enorme e com todas as comodidades em alguns aspectos deixa um pouco a desejar.
1º Não está preparado para as intempéries... Choveu com frequencia durante o mês e o hotel começou a apresentar sinais de comprometimento em relação à construção. Ele era infiltrações, ele era inundações, ele era baldes e toalhas por todo o lado!
Os quartos do rés-do-chão são disnevelados e alguns abaixo do nível térreo e nalguns dias foi necessário proteger as entradas dos quartos com toalhas para que não ocorressem inundações como já tinha acontecido anteriormente.
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03830.jpg


2º Não está preparado para as intempéries... com as chuvas surgiram também os insectos. Eram moscas, melgas, mosquitos, gafanhotos, baratas... se fosse em Portugal trancava-me no quarto e não saía de lá, mas como estou de férias, esqueço as minhas fobias e até as baratinhas são minhas amigas!!!
Nos primeiros dias quase que era comida viva pelos mosquitos e, até com o repelente havia sempre um danado que me mordia. Lá andava eu com as pomadas e os anti-histaminicos atrás!
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04081.jpg


O mais desagradável eram mesmo as moscas que invadiam o restaurante da piscina, chegava a ser repugnante entrar lá. Acho que aquele restaurante seria uma galinha dos ovos de ouro para a ASAE!!!

MAs nem tudo é mau e devo deixar aqui um breve comentários sobre a limpeza e arrumação dos quartos essa sim de 5*!!
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Ligia!

Gostei do teu report, e não é "mais um", mas sim o teu, e como nem toda a gente vive uma experiencia da mesma forma, é sempre interessante ler mais um relato.

Vou para lá em breve.
Recomendas alguma expêriencia interessante para fazer fora do hotel? Algo em particular para ver/conhecer?
Podes informar-me quais as excursões disponíveis e respectivos preços?
Fizes-te algum passeio por tua conta? Qual?

Obrigada, bjs

Célia


P.S: Já vou colocar repelente na mala:)
 

LIGIA

Membro
O pá, acabei de escrever um texto enorme sobre a excursão que fiz e a saída a Sal-Rei e não consegui colocá-lo. Vou ter de escrever tudo outra vez, não acredito! O programa de upload de fotos é tão lento que o o meu login desaparece e não me deixa colocar o tópico! Que seca! Amanhã continuo...
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Ligia, vou-te dar uma dica.
Eu quando quero fazer um report, faço tudo no word, coloco lá os links das fotos e o texto, e só quando está pronto é que faço o post aqui. Assim não acontecem esses desagradáveis imprevistos!
 

JATG

Membro Ativo
Obrigado por partilhares a tua visão sobre esta viagem à Ilha da Boavista.
Apenas um pequeno "senão" as fotos deveriam estar maiores, pois assim é impossivel visionar!
 

LIGIA

Membro
Pois também reparei nisso, mas não sei como as colocar maiores. Já coloquei outras fotos noutros posts com a mesma definição e tiradas com a mesma máquina e ficaram bem! Fiz exactamente o mesmo que das outras vezes!!!
 

LIGIA

Membro
As viagens

Depois de alguns imprevistos aqui estou eu para (tentar) continuar o meu report!

A ilha da Boavista é uma das maiores ilhas de Cabo Verde e a mais próxima do continente Africano e por isso tem algumas particularidades. É conhecida como a ilha das Dunas e tem praias de areia branca apesar de ser uma ilha vulcânica. A culpa? Dos ventos que trazem a areia do deserto do Sahara.

A ClamTour disponibiliza excursões durante toda a semana, para todos os gostos e carteiras. Como já tinha a lição estudada facilmente escolhi a excursão que queria fazer.
A excursão consistia na visita à parte sul da ilha que incluía visita a uma aldeia conhecida por Povoação velha, Praia de Sta. Mónica, praia da Varandinha e deserto de Viana. Envoltos numa névoa de pó e sentados na caixa aberta de uma pickup lá seguimos por trilhos à descoberta de locais lindos e mágicos. A praia de Sta Mónica é exactamente como a descrevem, uma areal extenso que nunca mais acaba e praticamente deserto e um mar azul e quente. A praia da varandinha é um mimo, escondida atrás de enormes dunas como um tesouro que poucos merecem descobrir.
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03949.jpg

praia de sta Mónica
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03958.jpg

Pelo caminho fomos encontrando ribeiras a transbordar de água que faziam as delícias das crianças!!
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04023.jpg


praia da varandinha
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03984.jpg

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03996.jpg


No deserto de Viana o nosso simpático guia fez-nos a vontade e deu umas voltas nas dunas, parecia que estávamos no Paris-Dakar. Soube-me a pouco e valeu todo o dinheiro!!!

Após a excursão fiquei com vontade de conhecer um pouco mais desta terra de contrastes. Decidimos alugar um táxi e ir até Sal-Rei. A viagem é curta mas o preço é um pouco puxado, 20 € ida e volta.

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04082.jpg

Nas ruas desta cidade pobre e pouco desenvolvida descobri a verdadeira riqueza. Finalmente percebi o que queria dizer morabezza e fiquei completamente rendida a este povo que nos trata como irmãos!!!
Fomos almoçar ao restuarante Blue Merlin que tínhamos reservado na véspera. Quando entrei percebi o porquê da necessidade de reserva. O restaurante não é mais do que um pequeno corredor com 4 mesas. O objectivo deste almoço era provar a famosa lagosta mas segundo nos disseram nesta época a pesca da lagosta está proibida por isso tivemos que nos ficar por um dos peixes maravilhosos que existem na costa da Boavista. Não me perguntem o nome pois era impossivem de perceber mas que era delicioso, lá isso era.
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04133.jpg


Ah e o queijinho de cabra grelhado com ervas, nham nham!!!!
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04132.jpg

Na praça conheci duas crianças que nos interpelavam para pedir uma moeda. “Mau” pensei ei! “Para que queres a moeda?” perguntei. O mais velho respondeu “Para comprar um livro para a escola”. Incrédula questionei “De certeza que é para um livro? Ou é para comprares doces?”.
O miúdo negou logo “Não posso comer doces tenho os dentes muito estragados, eu queria mesmo um livro para a escola porque não tenho dinheiro para comprar e a escola já começou!”
Ainda de pé atrás perguntei: - E onde compras o livro?
Apontou para a loja e eu já derretida com a criança que queria por tudo um livro entrei na loja e perguntei o preço do livro. O senhor disse-me que os livros de Português, Ciências e Matemática vendiam-se juntos e custavam 3,5€. “O quê? Só isso?” Sim e os lápis custam 2 cêntimos!!!!!!!
Ofereci os livros aos dois miúdos que, com um brilhozinho nos olhos agradeceram e sorridentes foram a correr para a escola para mostrar os livros à professora! Arrependida por inicialmente ter duvidado das crianças segui o meu caminho percebendo que a felicidade se encontra nestes pequenos momentos!!!
 

sreis1979

Membro Novo
E podes-me dizer o preço da excursão que fizeste? Pagaste tudo em € lá ou tinhas escudos cabo verdianos?
 

Flecha

Membro Conhecido
o hotel tem maquina para levantar moeda local. usa o teu cartao de débito sem problema.
 

LIGIA

Membro
Oi! Não me lembro quanto paguei, mas a forma de pagamento foi com cartão multibanco (débito). Eles têm MB portátil. O taxi para Sal-rei paguei com Euros e tudo o resto que comprei, eles aceitam Euros em todo o lado.
 
Top