Novidades

[Report] Maior presépio do mundo em movimento (Presépio Cavalinho)

Diogo Barros

Membro Conhecido
Desta vez, venho trazer-vos um report diferente do habitual, vem mesmo a calhar pois está relacionado com a época natalícia. :D

Este fim de semana fui até Santa Maria da Feira para ver o maior presépio do mundo em movimento, o presépio cavalinho.
Fui à descoberta, sem saber para o que ia e muito menos para o que iria ver, pois para mim o presépio é um presépio seja em que lugar for, e não estava à espera de ver nada de especial.
Na chegada ao local parece que vamos entrar numa festa popular cheia de barraquinhas, pequenas tasquinhas medievais e uma grande multidão, a opinião começava a mudar, estava a começar a ficar curioso. :p
Estacionamos o carro e fomos directos para a fila, passados uns minutos começo a ver o presépio ao ar livre, a primeira impressão foi...ui que é isto? estava doido, parecia as crianças todas entusiasmadas a ver algo que adoram, de um momento para o outro desliguei de tudo e durante uma hora e quarenta minutos só via aquilo, simplesmente fenomenal.
Nunca tinha visto um presépio tão grande, com figuras minúsculas e gigantes em movimento, as figuras mexem-se mesmo, fiquei fascinado...estava deslumbrado. :eek:
O resto da visita foi feita com muita atenção e calma..adorei.

Aconselho vivamente toda a gente a visitar o presépio, acredito que os adultos fiquem mais fascinados do que as crianças, acreditem. :)
Uma informação importante é que a visita ao presépio é gratuita, não se paga nada, e ainda podem andar nos carroceis, fantástico. :D


Informações sobre o presépio

Aberto diariamente entre Novembro de 2013 e Março de 2014, este complexo expositivo expande-se por uma vasta área onde arte, culto, fantasia e identidade se fundem num universo de cor, luz, som e movimento.

Laureado com o título de “Maior Presépio do mundo em movimento”, este espaço com mais de sete mil peças e conjuntos escultóricos, associa sagrado e profano; ou seja, promove a coexistência expositiva das figuras habituais da narrativa do Nascimento de Jesus (“Presépio sacro”), com outras, que sintetizam atividades diárias e hábitos lúdicos, culturais e profissionais do ser humano, (um conceito presepista com raízes seculares, fomentado nacionalmente a partir dos sécs. XVII e XVIII, pelo trabalho de escultores e criadores como Joaquim Machado de Castro (1731 – 1822), um expoente do Barroco português).

Deste modo, entre muitas outras sensações, o “Presépio Cavalinho proporciona ao visitante uma “viagem teológica” - entre o Nascimento e a Morte de Jesus – promove o culto, exprime a etnografia e a identidade local e regional portuguesa, satiriza positivamente a história política nacional, homenageia personalidades, atos e eventos da cultura e desporto lusitano, sem nunca esquecer “miúdos e graúdos”. Intensificando, pelo seu ambiente peculiar, toda a “magia” e fantasia própria da envolvência e temática natalícia.

ajf_sp_oleiros.pt_images_cavalinho_mapa_cavalinho.jpg


Acho que não adiante descrever mais nada a não ser postar umas fotos, é o que a malta gosta :D:):p























 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido



























 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Diogo,
Ando a adiar a ida e este local há uns bons 5 anos, quando o meu filhote ainda era de colo.
Fantástica partilha, deu ainda mais vontade de ir conhecer.

Obrigado e parabéns ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Diogo! :)
Obrigada por esta fantástica partilha!
Quase aqui ao lado de casa e nem conhecia....
Não me escapa!
Viajar também é descobrir estes pequenos tesouros. ;)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Diogo :)
Que maravilha de report. Já tinha ouvido falar mas nunca tive oportunidade de fazer uma visita.
Vou ver se consigo este ano.
Muito obrigada pela partilha.
Cumprimentos.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Bom report com boas fotografias.
Santa Maria da Feira é a minha terra, e se forem a Feira ver o presépio que é muito bom, voltem em Janeiro para as Fogaças e depois em Agosto para a Viagem Medieval :)
O presépio é enorme e quem tiver crianças ótimo porque elas adoram;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, e por dar uma boa ideia aos membros para um passeio de fim-de-semana nesta quadra natalícia.
Bons passeios ;)
 

João Leite

Membro Ativo
Sim senhor, ainda bem que o presépio superou as suas expectativas. Vivo lá perto e todos os anos tem novidades, aconselho a visitar a viagem medieval, outro evento de grande valor aqui na Feira. E não se esqueça de provar a fogaça. Abraço
 
Última edição por um moderador:

linabecas

Membro Ativo
Estive lá este ano e gostei muito! voltei 15 dias depois com os meus pais que também gostaram muito!
 
Última edição por um moderador:
Top