Novidades

[Report] Madeira - 2017

Diogo Barros

Membro Conhecido
Pois bem, desta vez trago-vos mais um report de um local já à muito desejado, a "Bela Madeira".
Vou tentar não ser chato nem longo, mas essencialmente deixar a informação necessária e mais importante, alguma dúvida já sabem, perguntem.

Parque Estacionamento Aeroporto
Como sou do norte, por norma optamos sempre por embarcar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, como a distância ainda é relativamente longe da minha residência, tenho de arranjar sempre solução para deixar o carro estacionado de forma segura, uma vez mais optei pelo serviço de Estacionamento ANA.
Para quem necessita como eu de deixar o carro seguro e pagar pouco, julgo que este é o melhor serviço.
Por 5 dias paguei 15€.
Estacionamento | ANA - Aeroportos de Portugal

Voo
Para voar para a Madeira, pelas minhas pesquisas, a melhor solução foi a easyJet, neste caso paguei 71,68€ Porto - Funchal - Porto para duas pessoas o que achei que foi bem barato olhando para outras companhias em que teria de desembolsar muito mais do dobro.
Foi o meu primeiro voo com a easyJet e correu bem, os voos saíram na hora marcada e não são tão chatos a bordo como os da Ryanair.
O grande mal da easyJet é que apenas é permitido levar uma peça de bagagem de cabine por pessoa, se levar uma mochila ou uma bolsa de senhora não passa e são obrigados a colocar dentro de mala e se não couber vão ter de pagar, são muito rigorosos.
A preparação de aterragem na Madeira é diferente de todas as outras feitas até hoje, só quem já lá aterrou sabe do que falo.

Aluguer de Automóvel
Depois de várias pesquisas e de diversos orçamentos a rent-a-car escolhida foi a Bravacar.
Escolhi a Bravacar primeiro por não me obrigar a ter um cartão de crédito e segundo porque foi dos mais baratos que encontrei.
A minha reserva ficou em 80€ com seguro contra todos os riscos contudo tive de pagar mais 25€ devido à entrega fora de prazo (não têm balcão no aeroporto e só trabalham das 8 às 19).
Após a chegada ao aeroporto têm de aguardar por uma carrinha da Bravacar que faz a recolha do pessoal para os levar até ao local de entrega dos veículos, o carro que me foi entregue foi o Fiat Panda a Gasolina.
Nos 5 dias fiz uma média de 600 Km e gastei 50€ de combustível.
Se tiverem possibilidade de alugar um carro a gasóleo é melhor, conduzir na Madeira não é fácil e com um carro a gasóleo torna-se bem mais fácil.

Alojamento
Para nós o hotel teria de ser barato, com pequeno almoço incluído, bem localizado e parque de estacionamento gratuito, com estes critérios optamos pelo Hotel Dorisol Estrelicia.
Para nós a grande vantagem era o parque de estacionamento gratuito visto que no Funchal parque gratuito praticamente não existe, é tudo a pagar, e mesmo a pagar, é difícil de encontrar
O hotel fica localizado próximo do Lido e dentro deste complexo encontram-se ainda mais dois hotéis da mesma cadeia.
O hotel dispõem de piscina interior e exterior, campo de ténis, parque de estacionamento coberto e subterrâneo e animação todas as noites.
O hotel já tem uns anitos mas está bem conservado, o pequeno almoço é bom mas não é muito variado e peca no meu entender pela falta de fruta.
Os funcionários não os achei muito simpáticos os prestáveis talvez por sermos Portugueses e não Ingleses.
Pagamos 186€ por 5 dias 4 noites.
Informação Tripavisor

Alimentação
Uma vez que nós tomava-mos um valente pequeno almoço quando chagava a hora de almoçar não tinha-mos fome, o que costumava-mos fazer era de manhã passar no Pingo Doce e comprar algo para comer durante a tarde,
Os nossos jantares foram realizados praticamente sempre no mesmo local, na Taberna do Petisco.
Este restaurante era qualquer coisa, comida deliciosa e a preços muito bons, normalmente um jantar para dois ficava entre os 10/12€.
Se querem uma solução ainda mais barata então é o Pingo Doce, conseguem fazer uma refeição para duas pessoas por menos de 8€, a comida é boa, variada e há muitos estabelecimentos espalhados pela ilha.
Fizemos um jantar num dos Pingo Doce para experimentar e gostamos bastante.
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Nota: Durante a nossa estadia apanhamos sempre muito bom tempo, contudo em algumas zonas não era fácil tirar fotografias devido ao nevoeiro, dá a sensassão que as fotos ficaram mal tiradas mas era mesmo assim que o tempo estava.

1º Dia
Para o primeiro dia planeamos sair do Aeroporto ir a Curral das Freiras, Eira do Serrado(vista sobre Curral das Freiras), Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ponta do Sol e Santa Cruz.
Poderíamos até ter planeado mais coisas para este, conseguem conhecer todos estes locais e dá tempo para ir a mais algum.
full?d=1490132497.png


Curral das Freiras
Para mim um dos mais belos locais da Madeira, quer seja visto dos miradouros ou mesmo lá em baixo.
Melhor do que se descrever ou ver em fotografias é mesmo presenciar.


Miradouro Eira do Serrado
Se o Curral das Freiras visto lá de baixo é bonito, cá de cima do miradouro é excepcional, as fotos valem mais do que palavras.
ai.imgur.com_Y4hXxAz.jpg


Câmara de Lobos
ai.imgur.com_GRBuAmf.jpg

 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Miradouro do Cabo do Girão
Mais um ponto que deve ser obrigatório visitarem, a vista é magnifica...
Quem tem vertigens, cuidado quando se colocarem em cima da plataforma de vidro a 850 metros de altura...uiuiuiuiuiui....o_O:eek::cool::D:p

Ponta do Sol

2.º Dia
Para o segundo dia tínhamos planeado ir ao Caniçal, Ponta de São Lourenço, Santana, Pico do Arieiro e Pico Ruivo.
Neste dia não conseguimos ver tudo o que tínhamos planeado, o trilho que fizemos na Ponta de São Lourenço ocupou uma grande parte da manhã e quando chegamos ao Pico do Arieiro já não tivemos tempo de ir até ao Pico Ruivo a pé, era tarde e não nos íamos arriscar a andar na escuridão naquele lugar.
Planeiem bem pois trilho de Ponta de São Lourenço são mais de 3KM para cada lado e do Pico do Arieiro até ao Pico Ruivo são mais de 7.
full?d=1490133169.png


Caniçal
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Ponta de São Lourenço
Aqui recomendo que cheguem ao fim da estrada, estacionem o carro e vão fazer o trilho a pé, vale a pena.
É um percurso longo mas é fácil.

Santana
Em Santana estava à espera de mais, pensei que iriam ser muitas casinhas deste género mas são apenas 3 ou 4 casas juntas e nada mais, de qualquer forma, gostei de visitar.
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Pico do Arieiro
Este é um daqueles locais que é obrigatório, mesmo que não façam o trajecto a pé até ao Pico Ruivo subam de carro até ao Pico do Arieiro, vão adorar.
São +/- 20KM sempre a subir com bastante inclinação e curvas contra curvas, é um pouco perigoso, quando descerem têm de ter bastante atenção porque não é nada fácil.
No nosso caso à vinda, paramos a meio porque já cheirava dentro do carro a queimado dos travões, aproveitamos e fomos fazer uma levada. :D :p

Levada Velha
Ao virmos embora do Pico do Arieiro, paramos a meio para dar descanso aos travões e aproveitamos e fomos fazer a levada velha, são cerca de 1.5KM, devido ao nevoeiro não se conseguia ver bem.

O dia estava terminado e já estava a escurecer, pegamos no carro e lá fomos uma vez mais jantar à Taberna do Petisco em Santa Cruz. :D
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
3.º Dia
Para este dia planeamos um trajecto mais soft, saímos do Hotel e fomos para a Ponta do Pargo, Porto Moniz, Ribeira da Janela, São Vicente, Monte (Funchal) e Caniço.
full?d=1490216047.png


Ponta do Pargo

Porto Moniz

Neste dia foi dos locais mais bonito que gostei de visitar, é mais um dos locais que atrai muita gente.

Monte
Monte no Funchal é um lugar que proporciona uma vista fantástica sobre o Funchal.
Conseguem chegar lá cima de carro, autocarro ou de teleférico se bem que o teleférico são 15€ por pessoa o que achamos um pouco caro e optamos por ir de carro.
Já lá em cima, podem visitar a Igreja do Monte e andarem nos carros de cesto que custa 25€ por pessoa.
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
4.º Dia
Este era o último dia antes do regresso, como tal dedicamos o dia inteiramente para conhecer o centro do Funchal.
Uma vez que não há estacionamento gratuito, tivemos de deixar o carro estacionado num parque de estacionamento e pagamos 4€ pelo dia inteiro, este foi dos parques mais baratos que vimos e fica na rua do hotel orquídea.
O centro do Funchal é muito bonito, há bastantes espaços verdes e todos muito bem cuidados.

Tribunal do Funchal

Praça do Município

Mercado dos Lavradores

Rua de Santa Maria
Rua de Santa Maria mais conhecida pela rua das portas pintadas, basicamente é uma rua bem comprida em que a a maioria das portas estão pintadas com desenhos bem originais.
É um óptimo local para almoçar, jantar ou tomar uma bebida, rua sempre muito movimentada.

Santa Catarina Park
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Sé do Funchal

Mais algumas fotos tiradas no Funchal.

Madeira foi um local que me fascinou e surpreendeu, é uma ilha magnifica.
Sei que muitos outros locais ficaram por conhecer mas, como é óbvio, um dia quero voltar novamente.
Quem está com dúvidas se vale a pena visitar eu posso dizer que sim, as fotos demonstram isso mesmo, mas estar lá é outra coisa.
Hoje em dia visitar a Madeira é bem em conta, nós os dois gastamos 250€ cada um com tudo, julgo que foi um valor bem razoável para 5 dias passados na Madeira.
Deixo-vos aqui o link para a galeria de fotos.
Madeira
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Uaaaaauuuuu
Madeira dos seus encantos... estou desejosa de conhecer as nossas ilhas ( só conheço a Terceira nos Açores) e mais uma vez lá vêm vocês aguçar a vontade :p
Assim, não está facil de gerir a ag€nda :p
Grata pelo report e pelas fotos fantásticas.
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Este relato deixou-me com saudades da Madeira:cool:. Sítio e gente 5 estrelas.

Fui em Junho e apanhei o festival do Fogo de artificio no dia em que eliminámos a Croácia do Euro. Tão cedo não me esqueço dessa noite.

Concordo em absoluto, no Curral das Freiras não há foto que nos valha. Só lá estando é que somos tomados por aquela sensação de nos sentirmos minúsculos.

Continuação de boas viagens.
 

MarinhoPereira

Membro Novo
Muitos parabéns pelo reporte, não foi chato nem longo. Obtive muitas dicas interessantes, como a possibilidade de subir até ao Pico do Arieiro de carro, pois com um bébé, não será tão fácil caminhar. Mesmo o percurso na levada, um trajeto curto mas que dá para por a prova se nos damos bem a caminhar por lá com o bébé e podemos arriscar numa mais longa, ou então não. Estamos a pensar ficar por lá 7 dias.
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Muitos parabéns pelo reporte, não foi chato nem longo. Obtive muitas dicas interessantes, como a possibilidade de subir até ao Pico do Arieiro de carro, pois com um bébé, não será tão fácil caminhar. Mesmo o percurso na levada, um trajeto curto mas que dá para por a prova se nos damos bem a caminhar por lá com o bébé e podemos arriscar numa mais longa, ou então não. Estamos a pensar ficar por lá 7 dias.
Há locais que com um bebé não é impossível mas é difícil e torna-se perigoso, ir até ao Pico do Arieiro pode ir de carro, são cerca de 20KM, a levada que fiz fazem bem com o bebé, não há inclinações e o trajecto é fácil.
7 dias não sei se será de mais, para mim os 4 dias chegaram mas não andava com um bebé. :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@Diogo Barros
Obrigada pela partilha! Inclui no report boas dicas para quem lá vai, muito bem! Caso chegue a minha altura, virei aqui recolher informação de certeza. ;) Fez também uma boa reportagem fotográfica do destino, assim fica difícil resistir... Heheh
Já fui à Madeira, mas era criança, tenho boas memórias mas sem dúvida que um dia terei de lá voltar. :rolleyes:
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Lindo lindo lindo!!! Que saudades desse cantinho, a Madeira está-me no coração :rolleyes: já lá fui 2 vezes e espero voltar! Banhoca tão boa que tomei nessas piscinas de Porto Moniz :p
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Diogo Barros,

Obrigado pelo report, apesar de ja ter estado na Madeira, ando de olho num fim de semana prolongado para regressar e este report facilitou-me o trabalho, está aqui um excelente roteiro para 4 dias :D

Obrigado e continua a partilhar connosco as tuas viagens ;)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
A ilha é mesmo magnifica. Eu adorei. Também vim de lá deslumbrada com essa pérola do atlantico.
Espero voltar.
Obrigada pelo report. Aquele bolo de caco abriu o apetite. eheh
 
Top