Novidades

[Report] - México - Riu Yucatan - Julho 2015

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
Olá a todos.
Já passou algum tempo da minha viagem ao México, mas tal como prometi cá estou eu a fazer o report da viagem.
Que saudades! Recomendo! Adorei!

Com o meu report pretendo essencialmente dar dicas e ajudar quem tenciona ir a Riviera Maya, tal como muitos reports me ajudaram. :)


Chegamos ao México por volta das 16h e não nos custou nada a viagem. Levamos um tablet com filmes para ver, música e aquelas almofadas confortáveis de viagem... No entanto, o próprio avião também disponibilizava filmes e músicas, almofadas e uma mantinha. Ah!!! Levem auscultadores, senão têm de pagar por eles. Depois de aterrarmos, as nossas malas demoraram a chegar, até pensei que as tinham perdido…
Entretanto, entramos no autocarro da Jolidey e fomos em direcção ao hotel!!! Confesso, que esta viagem custou mais do que a do avião… demoramos cerca de 2h a chegar ao nosso hotel, porque íamos parando noutros locais para deixar pessoas!!! Quando chegamos ao hotel ficamos super contentes com a nossa escolha, estávamos bem situados e o hotel ficava mesmo em frente à praia e era enorme... muito bom!!

O nosso hotel foi o Riu Yucatan.

É um hotel de 5 estrelas, situado na primeira linha de praia e que fica dentro de um condomínio chamado Playacar
. Saindo do hotel pelo lado direito encontra-se quase logo o hotel Riu Tequilla. Neste hotel , como também é Riu, podemos entrar à vontade!! Tem uma discoteca, um bar com bilhares, matrecos, vários jogos que dão para distrair ;) Continuando o percurso, cerca de mais 20 minutos, chega-se ao início do condomínio. Quero salientar que não se sente nenhuma insegurança pelo caminho. Ao sair do condomínio encontra-se logo lojas, muitas pessoas na rua, muitos bares, a praia del carmen, restaurantes, imensa animação...As avenidas são enormes.
Para regressar ao hotel para quem estiver cansado pode apanhar um táxi no início da avenida por 90 pesos! Pelos vistos é uma preço já estabelecido… tem placas na zonas dos táxis e pode-se confirmar esse valor… Se se apanhar o táxi mais longe, mais se paga, claro! Mas, perguntem sempre quanto é antes de entrarem!!!

Relativamente ao hotel achei que foi uma boa escolha. Gostei bastante. Têm diversas piscinas, os funcionários são simpáticos, vários bares, um deles mesmo em frente à praia!!! O meu quarto era muito bom, enorme e confortável…tinha ferro para passar a roupa, bar com diversas bebidas, cofre, uma varanda com mesa e cadeiras, uma televisão enorme, faziam todos os dias brincadeiras com toalhas... limpeza boa, nada a dizer! Aqui ficam algumas fotos do hotel!

Ah! O hotel oferece passeio de canoa :)

A alimentação foi variada… tinha imensas coisas, inclusive gelados da Olá e bastante fruta! Variedade quer ao pequeno almoço, como ao almoço e ao jantar!
Quero apenas alertar para duas pequenas falhas neste hotel, na minha opinião!!! o_O Depois das 17h30 não há uma sitio onde se possa lanchar, ou petiscar qualquer coisa!! Por volta das 18h30 abrem os restaurantes e não se pode entrar lá dentro com roupa de praia!! À noite há lá um pequeno snack, o after hours, mas não tem nada de jeito e cheguei a apanhar aquilo meio vazio!!! Então sugiro que levem comida para o quarto e que coloquem no frigorífico para depois lancharem ou comerem sempre e quando vos apetecer. :)
Relativamente aos restaurantes temáticos tem vários, sendo 3 deles por marcação que deve ser feita sempre no próprio dia entre as 7h e as 10h da manhã (Asiático, Mexicano e Steak House). Por acaso, eles fizeram-nos uma excepção… eu ia sair no dia seguinte às 6h30 da manhã numa excursão e queria jantar num dos restaurantes… expliquei à funcionária e, embora tenha referido que não costumam fazer isso, ela abriu uma excepção e deixou marcar o jantar para o dia seguinte. :oops:
Ficam aqui algumas fotos da comida:


Sobre o dinheiro que usei lá… utilizei euros, doláres e pesos…
Os dólares apenas foram para pagar a alestal, porque senão teria que me deslocar a agência deles e pagar pessoalmente. Para não ter esse incómodo levei os dólares já certos de cá e depois no dia da excursão paguei…
Para pagar ao Espinoza as duas excursões e as taxas de saídas usei euros.
Para comprar lembranças e pagar os táxis usei pesos… embora também tenha utilizado euros!!! Ah!!! Senti que beneficiei ao negociar algumas lembranças em euros. Paguei menos do que se tivesse pago em pesos. Quase todas as lembranças da praia del carmen têm marcado preços nas 3 moedas... Não achei que as lembranças eram mais caras aqui, como pessoal já referiu!! Mas eu também tentei sempre negociar ao máximo ehehehehe :D

Relativamente ao tempo… julguei que íamos apanhar uns dias de chuva ou mais frio, pelo que tinha visto em sites de meteorologia aqui em Portugal!!! Mas, apanhei dias muito bons e nada de chuva a não ser umas pinguinhas durante 1 ou 2 minutos que até achei engraçado.

Relativamente às algas…confesso que ia bastante positiva mas quando dei de caras com elas no primeiro dia, quando lá cheguei, fiquei um bocado incomodada… No dia seguinte, essa ideia passou, felizmente!!! Já não tinha tantas algas como no dia anterior então bastava passar por elas e ficava-se muito bem naquela água transparente!!! Parecia que estávamos no paraíso ehehe!! :) Também fiquei mais contente porque descobri que, de frente para a praia para o lado direito, andando uns 15 minutos, ou seja, mesmo no final dos hotéis a agua estava praticamente sem algas… tinha 1%, se tanto… :p
Felizmente, nos dias seguintes nem era preciso andar esses 15 minutos para o lado, porque mesmo em frente ao hotel estava com esse 1% de algas, muito bom… tinha aquele azulinho fantástico…:cool:
Em suma, voltei a apanhar imensas algas no dia em que viemos embora… foi para não termos pena de virmos embora se calhar ehehehe :D
Pelo que pude concluir, a quantidade de algas variava consoantes os dias e os locais!! Pelos comentários que ouvimos, de outros portugueses que viajaram connosco na mesma altura, eles não tiveram a nossa sorte que nós, infelizmente!!! Tiveram imensas algas todos os dias e não conseguiram constatar o paraíso das praias do México!! :confused:
Olhem-me para esta vista do hotel e para o mar ehehe :D

Sobre as excursões, eram tantas as que podiam ser feitas!!! Foi difícil a escolha!!
Na primeira fomos com o Espinoza a chichen itza e a coba (70 euros cada um). Ainda passamos por valladoid e por um cenote. Não achei a viagem assim tão cansativa, fez-se bem!! Tivemos que andar um bocadinho a correr para cumprir os horários e ainda conseguirmos ir a Coba para subir à pirâmide! O Espinoza é muito simpático! Ele falou-me que trabalha imenso!! Nem sempre consegue responder logo aos emails mas que não se esquece nunca de ninguém e mencionou ainda que para ele quando uma excursão fica marcada, fica marcada!! “Não se preocupem tanto!”: disse ele! :)
Uma foto de chichen itza e outra de Coba:

A segunda excursão foi à ilha contoy e à ilha das mujeres. Fui através do Espinoza! (85 euros cada um). Correu bem. Nem uma alga em nenhuma das ilhas!!! A que mais gostei foi da ilha contoy, que paraísoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!! Fiquei com pena de não ter ficado lá mais tempo.
Vejam lá a maravilha!! As duas primeiras fotos são da ilha contoy! A terceira foto é da ilha das mujeres.

Por último, fui a xcaret com a alestal (107 dolares cada um) e não terminou muito bem, mas conto mais à frente!! Gostei muito de xcaret. É um parque onde se pode ver representada a fauna e a flora daquele país. Para se ver tudo convém ir bastante cedo, definir uma estratégia dos caminhos a percorrer e andar rápido. Mal lá cheguei não fui directa ao rio, como muito vão. Por recomendação de uns amigos, percorremos a linha branca (tem diversas linhas coloridas representadas no chão) e só depois é que fomos ao rio e por fim fim almoçamos. De tarde, vimos tudo o resto. Não se esqueçam de antes de ir para o espectáculo final, andarem no vista panorâmica que é mesmo à entrada desse espectáculo. Ah! Antes de entrarem no rio, os pertences podem ser guardados num saco com um cadeado... estes pertences depois podem ser levantados no final do rio que é na outra ponta do parque, por isso coloquem no saco coisas que possam vir a precisar no final do rio, como por exemplo: toalhas, creme, protector solar, roupa, dinheiro, máquina fotográfica. Outra dica: no inicio, mal chegam ao parque, quando estiverem mesmo a chegarem ao cacifos, vão ao posto de informação que ficam mesmo ao lado e mostrem o vosso mapa do parque, perguntem pelos espectáculos que vão decorrendo durante o dia… assim eles escrevem la os respectivos horários e desta forma podem gerir o vosso tempo de forma a assistir a esses espectáculos que também são muito interessantes. ;)


Fui à reunião da Jolidey e pedi preços para diversas excursões. Acho que se tivesse mesmo a negociar com o intuito de ir com eles julgo que talvez conseguisse preços iguais aos que arranjei indo por fora… ver o documento que coloquei na parte dos Folhetos/Flyers Preços Excursões – México (Folhetos/Flyers Preços Excursões - México)

Alestal - A excursão que tive com eles não terminou nada bem!!! Também começou mal, mas não foi tão grave...
- Combinaram comigo por email buscar-nos às 9h40. Confesso que eu já achava que era tarde porque o parque abria mais cedo e conhecia pessoas que iam mais cedo!!! Ainda argumentei com eles mas em vão!! Passado isso, então no dia lá estávamos nós à espera à hora marcada no local combinado!!! Contudo, só apareceram cerca de 20 minutos mais tarde e porque uma senhora que conhecia a alestal ligou para eles... Fomos os primeiros clientes a entrar no autocarro e, depois disso, ainda fizemos paragens para apanhar outras pessoas!! A acrescentar a isto, em vez de nos levarem directamente para xcaret deixaram nos numa avenida, em frente a uma agência, e tivemos mais uns 20 minutos no mínimo à espera que uma série de pessoas comprassem lá os bilhetes que ainda não tinham para irem para xcaret no mesmo autocarro que nós!!! Já estávamos um pouco chateados, mas ao chegar ao parque esquecemos tudo! :oops:
No entanto, no regresso tivemos os problemas mais chatos e na minha opinião mais graves!!!! Apanhamos o autocarro de regresso e deixaram nos de novo em frente à tal agência... as restantes pessoas que tinham ido connosco de manhã também lá ficaram... e................ esperamos esperamos, esperamos e esperamos e desesperamos .......... porque não apareceu ninguém para nos levar ao hotel!!!! Um filme... a avenida mal iluminada e nós cheios de fome, super stressados! Além disto, tínhamos pessoas à nossa espera no hotel, foi muito chato!! Entretanto, apareceu um senhor com uma carrinha a dizer que levava as pessoas ao hotel mas teriam que pagar! (Será que era seguro ir? Nunca o tínhamos visto na vida......) Todas as pessoas estavam revoltadas mas acabaram por ir... e nós os 2 ficamos sozinhos (mesmo que quiséssemos ter ido na tal carrinha não havia lugar para nós porque ficou cheia!!!!). Nós ficamos sozinhos, literalmente abandonados, sem saber o que fazer!!!! Muito muito chato. Felizmente tínhamos dinheiro e por acaso apareceu um táxi que mandamos parar e pedimos para nos levar ao hotel. Imaginem que tínhamos gasto todo o dinheiro no parque??? Muito mau! Além disto, quando chegamos ao hotel, como chegamos muito tarde, o restaurante já estava fechado. Enfim....
Nessa mesma noite mandei email à alestal a reclamar :mad: … responderam a dizer que iam averiguar o sucedido… depois demoraram mais uns quantos dias a responder e disseram que me queriam pagar o táxi... lolol demoraram tanto na averiguação que eu já estava em Portugal!! Enfim...

-----------------------> Em suma, fora este episódio triste, recomendo Riviera Maya! Recomendo o meu hotel e recomendo as excursões com o Expinoza!
Que saudades do México! Um dia era bom lá voltar, ainda ficou tanta coisa espectacular para ver!! :rolleyes:

:)

Aqui está o meu report :) Acho que o mais importante era deixar dicas e contar a experiência da viagem para ajudar outras pessoas! Mais à frente colocarei ainda mais fotos :cool: :)

Cumprimentos para todos e obrigada ao portal :)
 
Última edição:

Sally.P

Membro Ativo
Também estive nesse hotel, mas em Outubro. No geral é um hotel razoável, nada de especial. Achei a decoração horrenda, pouco genuína e parecia que estava antes em Miami.

A limpeza nos quartos também me pareceu boa excepto quando numa ida ao WC durante a noite e às escuras pisei uma barata com o pé descalço. Nos buffets cheguei a ter baratas a passear pela parede ao lado onde estava sentada a comer (dois palmos de distância) e já outro casal se queixava que no bar after hours até saíam de dentro do microondas.

Em relação à comida também gostei, tinham bastante variedade, mas a variedade que tinham não mudava. No final da semana já não sabia o que comer pois já tinha experimentado tudo. No buffet italiano consegue-se experimentar tudo numa só refeição, ou seja, fica logo arrumado. Ou então sou eu que sou esquisitinha, não sei... :D

De resto, confirmo tudo, é muito seguro e segundo o Espinoza aquela zona do México é segura porque as pessoas têm emprego, têm dinheiro para gastar. Podemos confirmar na nossa visita a Playa del Carmem pois as pessoas tinham as portas de casa abertas, as janelas, passámos por uma loja de bicicletas com montra sem protecções e com tudo exposto através de um simples vidro...
E adorei a excursão com o Espinoza, não aconselho mais ninguém, é um senhor super acessível, simpático, pontual, conhecedor da nossa cultura (até fez piadas com o Sporting!) e um excelente guia. As excursões com ele são um óptimo convívio, ele está sempre a contar curiosidades sobre o México, tradições, etc... Nós acabámos por ficar amigos dos outros 3 casais que foram connosco.

Sobre o dinheiro algo que me aconteceu foi ter que comprar uma pomada para as picadas de mosquito que custou 18€! Eles disparam os preços de uma maneira absurda, é impossível aquela pomada custar 18€ quando eles ganham 200€ de salário mínimo! Entre outras coisas que vi por alto na farmácia do hotel. Depois por curiosidade fui ver e esta pomada também existe em Portugal pela módica quantia de 7,5€. Aconselho ao pessoal levar tudo o que seja medicamentos e afins pois se precisarem podem poupar uma pequena "fortuna".;)
 

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
@Sally.P ei isso das baratas foi super desagradável para ti, imagino! felizmente connosco isso não se passou! No nosso quarto além de limparem deixavam animais feito com toalhas, foi muito engraçado! Vou deixar mais à frente umas fotos para vocês verem :D E nos restaurantes nunca vi bichos!
Ah! Sobre as decorações... Também já estive em hotéis com melhores decorações, sem dúvida, mas lá no México entrei noutros por curiosidade para ver e o nosso não estava nada mal ehehe :D
Esqueci-me de falar disso dos medicamentos, excelente dica! Também acho que lá é super caro! Eu levei tudo de cá! Ponderei comprar lá outro repelente, porque falavam que era mais eficaz, mas era tão caro, que desisti da ideia!
Obrigada pela tua partilha :D
 

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
Olá a todos do portal :D Já adicionei mais fotos! Podem ir espreitar o meu album do méxico aqui: México
Entretanto deixo aqui mais algumas dessas fotos :cool:

De xcaret:


Da ilha contoy:



De coba:
Olhem o Espinoza :p

De chichen itza:


Animais em passeio pelo hotel ehehehe :D



Mais fotos :oops:





Que acham? Espreitem mais no meu album México e digam se gostam :)
Beijinhos
 
Última edição:

valter_2014

Membro Conhecido
Ah sim, com fotos é outra coisa :)
Bela praia.
Boas fotos.
Muito bem.
México deixa sempre saudades.............
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá @Viagens pelo mundo ,
Com fotos é muito mais bonito :D
A Cadeia Riu não costuma desiludir e aqui está a prova... as ilhas Contoy e Mujeres ui ui... brutais.
Obrigado por partilhares locais onde já fui muito feliz e das quais tenho montes de saudades.

Parabéns ;)
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Viagens Pelo Mundo, Muito bom report , gostei bastante. De todas as vezes que fiquei nos Riu não fiquei desapontado, apesar de ter sempre o cuidado de escolher os 5* , logo abaixo dos Palace e com All Inclusive 24h . Quando estive no Tequila , o Yucatan ainda não tinha sido modernizado , ficou mais bonito mas demasiado citadino para um resort nas Caraíbas, mas enfim. Acho a comida boa e a localização excelente.
Quando fui a Xcaret foi por conta própria de táxi para ambos os lados , ainda cheguei a tempo de jantar. Os Táxis agora tem preço tabelado mas convém sempre perguntar . Gostei da Isla mujeres , fui lá quando estive em Cancun de catamaran , gostei da ilha andei de carros de golf , mas a praia que eles dizer ser das melhores do México a mim não pareceu nada de especial, a ilha é famosa pelos tubarões baleia ao largo e por ter sido local do pirata Mundaca .
Ps: Faltou uma ida aos locais nocturnos
 

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
Obrigada @Oscar Reis :) Também fui muito feliz lá ehehe e pedida em casamento ehehe será sem dúvida uma viagem que me ficará na memória! E ficou tanto para ver, quem sabe um dia repito (depois de dar a volta ao mundo ehehehehe :p ) :) :)

Obrigada @Rui Araujo :) Pois, fazer por conta própria é uma boa opção! Já me aventurei em marcar as excursões com indicação aqui do portal, já é um avanço :D ehehe :D
Sobre as saídas nocturnas... saí umas vezes até praia del carmen, as avenidas, tinha para lá bares... e uma noite à disco no hotel do riu tequilla... Ainda ponderamos ir ao coco bongo, mas infelizmente o nosso plafon não dava para mais... fica para a próxima :) mais um bom motivo para voltarmos um dia ehehe :cool::) :)
 

baguera

Membro Conhecido
Ai as saudades.......... Parabéns pelo report e por me fazeres lembrar de tão bons momentos.
México aquele País magico que uma vez só não chega para conhecer, tenho de voltar um dia.
Mas há tanta coisa para ver...:D
Gostei das fotos, tão fixes ;)
 

Anabela N

Membro
Excelente report!
Fiquei com imensas saudades de quando lá fui em 2010.
Concordo com o Rui, mais vale ir a Xcaret de táxi pois é bastante seguro e há sempre alguém que queira partilhar o mesmo (pelo menos na ida).
O hotel Riu Yucatan na altura ainda não tinha sido remodelado, mas adorei lá estar e nunca tive avistei qualquer barata. Gostei da comida e ainda hoje recordo a máquina de gelados self service com os respectivos copos (estilo cones de gelado feitos de bolacha) pois fartava-me de caminhar para lá. :) E aquela praia....
Quanto a coba, percorrer o parque de bicicleta ajudou a que não ficássemos cansados e a vista do topo da pirâmide é fantástica. Já a ilha de las mujeres, apesar de ter gostado e de ser muito bonita, achei muito "comercial"
 
Última edição por um moderador:
Top