Novidades

[Report] México - Riu Yucatan 05/06 a 12/06

Rui Bandeira

Membro Ativo
Caros membros do Portal das Viagens, esta será a minha primeira intervenção no Portal das Viagens e nada melhor do que criar um report sobre as minhas férias no México no passado mês de Junho.
É sabido que já existem muito e variados comentários sobre este destino e em particular sobre o Riu Yucatan, mas pretendo partilhar a minha experiência e com ela, quem sabe, trazer algo de novo para todos que acompanhem este portal.
Como acontecerá com quase todos vós, no final de umas férias começo de imediato a pensar no destino que irei visitar no ano seguinte, pois o simples sonhar com os vários destinos que temos para visitar nos deixa relaxados e bem humorados, e assim foi, eu e a minha esposa no final do ano passado já tínhamos em mente visitar o México.
Destino decidido mas no entanto surge a dúvida seguinte que passa pela escolha do hotel. Após várias pesquisas no PV, ficou claro que iríamos para Playa del Carmen, e dentro desta zona afiguraram-se para nós como hotéis mais apetecíveis os da cadeia Riu e Iberostar.
Dos orçamentos pedidos e das condições por nós estabelecidas, concluímos que o Riu Yucatan apresentava a melhor relação qualidade/preço.
Uma das condições de selecção foi o factor de criança grátis, facto este que foi alcançado. O outro prendia-se com o local de saída, Lisboa ou Madrid. Ora muito bem, a partida recaiu sobre Madrid. Infelizmente a oferta de voos em Portugal é escassa, logo os preços são muito superiores aos da saída de Madrid. No meu caso a diferença cifrava-se em cerca de 400€, pelo que compensou sair de Espanha. Em jeito de pequena nota, os custos que tive de Porto-Madrid-Porto com estacionamento e portagens incluídas rondaram os 200€.
Mas esquecendo os comentários iniciais e passando para a viagem propriamente dita.
No dia 05/06 por volta das 03:00 saímos de V. N. de Gaia em direcção a Madrid. O nosso voo era ás 14:50, horas locais. Como era uma segunda feira tivemos o cuidado de sair mais cedo de casa, e como se veio a provar, foi uma boa decisão, pois apanhamos trânsito em Madrid, e quando falamos de trânsito refiro-me a 4 faixas de circulação completamente entupidas.
Chegados ao aeroporto, mais concretamente ao terminal 4, estacionamos o carro no parque em frente ao terminal, sendo que para uma semana pagamos 75€. Existe um estacionamento satélite, que se paga 60€, no entanto temos de apanhar um transfer. Penso que pela diferença vale mais a pena estacionarmos junto ao aeroporto.
O aeroporto é muito organizado e com tudo muito bem identificado. Aconselho a irem rapidamente para a zona do check in pois, como falado em outros reports, os espanhóis madrugam e acampam-se nos guichets.
Pouco passavam das 15:00 e já estávamos em pleno ar. A companhia foi a espanhola Evelop, com o seu A330. O avião possui entretenimento individual, com vários filmes, séries, jogos, etc. Alguns dos filmes possuíam legenda em português. Foi-nos oferecida durante a viagem duas refeições, almoço, com escolha entre frango e massa, e um lanche, duas horas antes de aterrarmos, com tapas (enchidos).
Voo muito calmo, como muito pouca turbulência na zona da passagem por Cuba. No total o voo teve 10:30 de duração.
Chegamos ao aeroporto por volta das 18:40 e em seguida passamos pelas habituais burocracias.
Á saída do aeroporto fomos encaminhados para o autocarro que nos iria levar ao hotel. Durante a viagem de pouco menos de 1 hora, o guia deu-nos algumas explicações sobre o México, e aproveitou para avisar das famosas reuniões no dia a seguir para apresentar as excursões. No meu caso não compareci à mesma uma vez que já vinha com as mesmas compradas de Portugal por intermédio da Rimain Tours (mais á frente desenvolverei este tema).
Chegados a Playacar ficamos desde logo impressionados com a segurança deste local, pois trata-se de um condomínio fechado, com piquetes de segurança de controlo de entradas e saídas.
No hotel tivemos uma recepção bastante rápida, uma vez que possuíam uma bancada com todos os envelopes preparados com a distribuição de quartos pelos hóspedes. Foi-nos oferecido de imediato um cocktail de boas vindas.
Aquando da entrega do nosso envelope com a distribuição do nosso quarto, verificamos que iríamos ser colocados no edifício nº 8, pelo que solicitamos de imediato a troca para as villas 1 a 6, pedido este que foi prontamente aceite. O porquê desta troca. As villas 7,8 e 9 encontram numa zona lateral do lobby, mais afastada e distante, sendo que as villas 1 a 6 tem uma melhor localização. Foi-nos atribuído o edifico 2, e deste até ao restaurante principal e á praia não demorávamos mais de 2 minutos.
O hotel em si não é de grandes dimensões, apresente uma decoração moderna, com 2 piscinas, uma junto á praia e uma outra mais calma junto do lobby. Nas imediações destas existem bares.
Para além do restaurante principal (só funciona ao pequeno almoço e jantar, buffet) temos ainda o italiano (almoço e jantar sem reserva), japonês (jantar sem reserva), mexicano (jantar com reserva), de carnes (jantar sem reserva) e o restaurante junto à praia que funciona ao almoço como buffet e à noite alberga os dois últimos temáticos que referi.
Os quartos são amplos, de cor branca, com decoração simples. WC com frigo bar (com água, seven up, pepsi, água tónica e cerveja) e dispensador de bebidas (rum, tequilla, gin e vodka), secador de cabelo, chuveiro e sanitário. O cofre é gratuito. A varanda possui cadeiras e um pequeno estendal. Da varanda podemos apreciar a floresta envolvente e os macacos que nela habitam. Para além desses animais podem sempre encontrar algumas iguanas e os coatis. Em termos de serviço de limpeza e reposição de toalhas do mais profissional possível.
Em termos da restauração, e começando pelo buffet principal tenho a referir a enorme variedade de alimentos, para todos os gostos e culturas. De salientar os sumos naturais em todas as refeições. Ao pequeno almoço diversos tipos de pão, cereais, queijos, omeletes, ovos mexidos, bacon, etc. A não perder o churros com chocolate logo de manhã, que maravilha. Ao almoço, a grande maioria das pessoas fazem a sua refeição no restaurante junto á praia. Com muita variedade de comidas e aperitivos. Na minha opinião, a referir como aspecto menos bom, tem a ver com a pouca qualidade das carnes confeccionadas, uma vez que são muito duras ao mastigar. Dos temáticos em que jantei faço a seguinte avaliação:
- Japonês - sushi de qualidade razoável, para um hotel. Com outras comidas asiáticas de boa qualidade a serem apreciadas;
- Italiano - nada de especial, a típica pasta e pizzas, nada de novo;
- Mexicano - único temático à la carte, a não perder. Comida muito boa e uma experiência dos sabores mexicanos.
Em termos de bares, existem vários, nomeadamente no lobby, junto á piscina durante o dia, e dois à noite na área dos espectáculos nocturnos. Carta variada de bebidas com e sem álcool, se bem que a maioria dos cocktails são de qualidade duvidosa, tendo quase todos o mesmo sabor.
A praia é maravilhosa, com um areal de cor clara e areia fina, águas azul turquesa com média ondulação, nada que impossibilite usufruir de uns bons banhos. O único senão prende-se com o facto de a sombra ser-nos fornecida pelos coqueiros existentes, o que nos obriga ao longo do dia de um bailar com as espreguiçadeiras. Em termos de número das mesmas, penso que era adequado não havendo dificuldades em encontrar uma livre.
Relativamente a excursões, e face á nossa condicionante de termos um filho de 3 anos, decidimos apenas fazer duas, sendo elas:
- X-caret plus
- Chichen itza, Ek balam, cenote Ik Ill e Valhadolid
X-caret, como sabem, trata-se de um parque temático, com vários animais e diversões. A não perder os rios subterrâneos, aquários, zona das borboletas, igrejas, etc. No final do dia temos um magnífico espectáculo de cerca de 2 horas com a temática da cultura mexicana onde não falta o jogo da bola maya e uma partida de algo semelhante ao hóquei mas com uma bola a arder, imperdível.
- Chichen itza, realmente muito belo e em excelente estado de conservação, na zona envolvente encontram muitos locais com as tradicionais barraquinhas com as lembranças. Sem dúvida o melhor local para fazer negócios, é onde encontramos os preços mais baixos. Em seguida fomos ao cenote Ik Ill onde podemos dar um mergulho e apreciar todo o seu esplendor. Água fria e repleta de peixes que nos tocam. Neste mesmo local fizemos o nosso almoço no restaurante buffet onde as bebidas não se encontravam incluídas no preço da excursão. Findo o nosso repasto fomos visitar Ek Balam, uma pirâmide maia que ainda é possível subir. Segundo o nosso guia pensasse que a partir do próximo ano irão ser proibidas as subidas a todas as pirâmides da região. Por fim fomos à cidade de Valhadolid, onde visitamos um igreja local e em seguida fomos a um parque adjacente comer uma "marquesita" que é tipo um crepe em que a massa fica crocante e podemos escolher o recheio, sendo que o tradicional é creme de chocolate com queijo.
Como falado anteriormente as excursões foram compradas na Rimais Tours. Trata-se de uma empresa de portugueses, que dedicam-se a realizar excursões para os seus
patrícios, tendo como pontos fortes o facto de utilizarem carrinhas de poucos lugares (12) o que leva a uma experiência mais personalizada e sem massificações. Chegamos aos locais a visitar mais cedo do que os restantes concorrentes de forma a não estarmos envolvidos na confusão. Apresentam bons preços, e na visita a Chichen itza ofereceram pequeno almoço (sumo, banana e um bolo), tendo-me tocado profundamente o facto de se lembrarem que transportavam uma criança e para ela fizeram uma refeição especial com um pequeno mimo (iogurte com pepitas de chocolate). São estes pormenores que marcam toda a diferença. De salientar que o guia mexicano que nos acompanhou falava quase a 100% português. Um abraço especial ao Ricardo Marques.
No dia 12/06 para a nossa tristeza tivemos de regressar. Por volta das 15:00 o transfer veio-nos recolher ao hotel e levou-nos ao aeroporto. Check in normal onde temos de pagar a taxa de saída. Apesar de nos ter sido comunicado o valor de 70€ por pessoa, "apenas" nos foi cobrado 65€.
O voo saiu à hora marcada e durante a viagem foi-nos oferecida, novamente, duas refeições. Jantar, bife e pasta, e pequeno almoço. O voo durou 9:10.
Após a extensa experiência que vos descrevi penso que o que me marcou foi:

- Hotel calmo, com boas instalações e serviços;
- Cultura fantástica a visitar, sendo que uma semana é pouco tempo para visitar o que quer que seja;
- Praia maravilhosa

Sem dúvida um local a visitar novamente no futuro.

Espero ter ajudado e contribuído para melhorar a experiência de outras pessoas.

Caso precisem de esclarecer alguma dúvida estou pronto para ajudar.

Boas viagens!!!
 
Última edição:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @Rui Bandeira

É sempre com saudades que revejo imagens do México.
Parabéns pelo o Report e pelas fotos.
Mas que grande 1ª intervenção :)

Obrigado em nome do Portal das Viagens ;)
 

Rui Bandeira

Membro Ativo
Muito obrigado pelo seu comentário Paulo.

Vou tentar fazer mais alguns reports de outros destinos visitados, tentando sempre ajudar os viajantes.
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
É sempre bom ter mais uma visão sobre um destino/ um hotel até porque cada pessoa tem ou pode ter uma visão diferente do mesmo local.
Boas viagens ;)
 

Minhota80

Membro Ativo
Obrigada. Excelente report. A sua criança portou-se bem na viagem de carro até Madrid? E no voo? Também vou viajar com crianças.
Estive na dúvida entre este hotel e o Palladium. A minha escolha também recaía num destes devido a terem criança grátis. Escolhi o Palladium (é um pouco mais caro) espero não me arrepender. Com quanta antecedência comprou a sua viagem? Em quanto ficou?
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Rui Bandeira
Parabéns pelo report, é sempre bom ver a partilha de opinião
Espero um dia voltar ao México, e este hotel é dos que estão em cima da mesa :)
Realmente já tinha visto essa situação dá falta dos chapéus na praia :(
E em termos de fruta o que achou? Tem batidos de fruta naturais ao pequeno almoço?

Continuação de boas viagens :)
 

Rui Bandeira

Membro Ativo
Obrigada. Excelente report. A sua criança portou-se bem na viagem de carro até Madrid? E no voo? Também vou viajar com crianças.
Estive na dúvida entre este hotel e o Palladium. A minha escolha também recaía num destes devido a terem criança grátis. Escolhi o Palladium (é um pouco mais caro) espero não me arrepender. Com quanta antecedência comprou a sua viagem? Em quanto ficou?
Muito boa tarde Minhota80.

Relativamente à viagem de carro até Madrid, como disse no report, teve a saída ás 3 da manhã, e a essa hora o meu filho ficou na cadeirinha do carro a dormir. Por volta das 5 da manhã acordou, e como é natural começou a ficar um pouco impaciente, questionando se ainda estávamos longe. A opção tablet com desenhos animados é a melhor opção para acalmar as crianças. Uma outra coisa que aconselho é a levar alguns alimentos do género, passe a publicidade, iogolino, pois durante a viagem dão muito jeito. Levei uma garrafa térmica com água quente e cerelac para lhe dar de pequeno almoço.

O voo também correu bem. Apesar das 10:30 de duração, já ia preparado com a tablet, alguns livros para colorir, e volto a frisar a questão dos alimentos. Apenas são servidas 2 refeições durante toda a viagem. Nas excursões, se optar por fazer, também aconselho a levar os iogolinos, bolachas, batatas fritas, etc., pois dão muito jeito para acalmar os miúdos.

A minha viagem começou a ser preparada com bastante antecedência, mas na agência logo me disseram que deveria aguardar por Março e Abril. Pois bem, andei atento aos preços e no inicio de Abril fiz a reserva. Na minha ideia inicial a partida iria ser por Lisboa, mas a diferença de preços foi tal que tive de me convencer a Madrid. Em carteira tinha a proposta de saída de Lisboa a 6 de Junho por 2600€ (2 adultos + criança 3 anos) e de Madrid dia 5 por 2195€. Não houve grande dúvida.

Alerto, pela experiência que passei, que a viagem de ida faz-se muito bem de noite, no entanto o regresso é bastante difícil, uma vez que após 9:10 sem dormir, ainda tive 5 horas de condução pela frente.

Olá @Rui Bandeira
Parabéns pelo report, é sempre bom ver a partilha de opinião
Espero um dia voltar ao México, e este hotel é dos que estão em cima da mesa :)
Realmente já tinha visto essa situação dá falta dos chapéus na praia :(
E em termos de fruta o que achou? Tem batidos de fruta naturais ao pequeno almoço?

Continuação de boas viagens :)
Muito boa tarde CristinaBF.

A praia é maravilhosa, bastante limpa, com água quente e azul turquesa. Apenas um reparo á praia que se prende com o excesso de pontas de cigarros que encontramos na areia, mas a culpa destes resíduos são inteiramente dos hóspedes. As sombras existem, apenas com a limitação que falei no report. Se pretender sombra aconselho-a a não ficar na primeira fila de coqueiros pois estão mais desprotegidos. As filas seguintes são mais resguardadas.

Em termos de fruta não achei nada de surpreendente. Tinha ananás (bom), papaia, meloa, melancia, laranja e pouco mais me recordo. Os batidos de fruta são fornecidos no pequeno almoço. Por norma os batidos de fruta eram sempre mistura de duas. Penso que ao jantar no buffet também existiam os batidos.
 
Última edição por um moderador:

andreiapo24

Membro
Obrigada pelo report tão detalhado... Veio mesmo a calhar!
Por favor pode dizer me se têm tomadas compatíveis com a nossa?
 

MárciaF

Membro
Excelente report e uma grande entrada aqui no Portal. Belíssimas fotos.
É sempre bom relembrar o México, também fiquei nesse Hotel em Outubro passado e gostei bastante.
Quanto às excursões também recomendo a rimain tours, foram impecáveis.

Continuação de boas viagens :)
 

Nini Costa

Membro Ativo
Boa tarde,
irei em Outubro para o Riu Yucatan e é sempre bom ler estes relatos de quem lá esteve.
Confiante que fiz uma óptima escolha de Hotel.
Nunca mais chega Outubro!!!
Obrigado pelo report :)
 
Última edição por um moderador:

Rosario

Membro Conhecido
Excelente report muito pormenorizado e com magníficas fotos.
Nós vamos em setembro para o Riu Yucatan e estas palavras e imagens só nos deixam completamente em pulgas e os doces com água na boca.
O jantar à la carte no Mexicano marcou lá ou ainda cá através de email? Os outros restaurantes se não funcionam com marcação basta aparecer? E aguarda muito para jantar?
 
Top