Novidades

[Report] Londres - Março 2019

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá a todos! :)

O ano de 2019 não podia ter começado da melhor forma. Depois de uma aventura inesquecível a São Francisco, proporcionada pela Samsung Portugal, chegou a vez de conhecer a tão desejada e aguardada cidade de Londres. O meu muito obrigado à @PaulaCoelho e à @Mel C pelas dicas ;)

Londres era um destino que estava na lista há anos, mas que só deu para cumprir este ano, pois era uma promessa de amigos de infância e que só agora tudo se alinhou para tal. Para começar, vou deixar algumas notas gerais:

Voos: Lisboa- Stansted , pela Ryanair (30€ mais as bagagens). Decorreu sem atrasos e dentro do normal.

Transferes: National Express (18€). Escolhi esta opção pois a chegada era tardia e não existia comboios a essa hora. A viagem demorou cerca de 1.30h até ao hotel. Uma dica: apesar de termos de escolher uma hora para a viagem, se o autocarro estiver com poucas pessoas, eles deixam ir num outro horário mais cedo, que foi o meu caso, 1h antes do previsto.

Hotel: Norfolk Plaza Hotel (180€ por 5 dias com Pequeno-almoço). A grande dor de cabeça da viagem, no sentido de escolher o hotel. Existem milhares de hotéis espalhados pela cidade, desde o mais perto ao mais longe, do mais caro ao mais barato, etc. No meu caso, queria algo central e em conta, e após analisar diversos hotéis durante uns dias, cheguei ao Norfolk. O hotel é velho (como a grande parte deles), e a precisar de renovações. Contudo, tem uma boa localização ( a 2m a pé da estação de Paddington) , um pequeno almoço razoável , apesar de pouca variedade, água quente para banhos e um staff português. Foi engraçado ao chegar, e como vínhamos a falar Português, ser recebidos com Boa Noite. Com os dias, notamos que praticamente todo o staff era Português e como tal, durante toda a estadia, falamos a nossa língua.

Atracções Pagas:
London Eye e Madame Tussauds (37€ por pessoa com o 2x1 do National Express). Tendo em conta um panorama geral, considero este valor aceitável. Contudo, quem compra à parte e sem promoções, acho caro para aquilo que é oferecido. É engraçado e uma experiência nova, mas que a meu ver, não justifica os valores praticados. Quanto ao 2x1, não sei se podem assumir isto como uma dica se não, mas supostamente só temos direito ao 2x1 comprando ou o TravelCard ou usando os transportes Londrinos, como o National Express. O que acontece é que em nenhuma das atracções solicitaram o comprovativo de que viajei pela National Express. Assim sendo, no site é possível usufruir da promoção sem adquirir o bilhete, pois foi algo que testei para ver compo funcionava.

Transportes na Cidade: Metro com o Oyster (cerca de 25€). Fazendo as contas aos dias que estava, à utilização que lhe ia dar e onde queria ir, foi a opção mais em conta. O Oyster é um cartão que pode ser adquirido, carregado e devolvido em qualquer estação do metro, de uma forma prática e rápida. O cartão em si tem um custo de 5 libras, que é reembolsado no final, bem como qualquer dinheiro que lá tenhamos. O cartão fica também connosco. O bom deste cartão é o seu tecto máximo diário. Isto é, atingindo o valor de 6.8 libras diárias, ele deixa de descontar e podemos viajar para qualquer local sem pagar mais por isso. Já agora e aproveitando a deixa, relativamente ao metro, a primeira impressão foi boa. Cheguei a um domingo e parecia tudo normal, gente mas nada de sardinhas enlatadas. Tudo isso mudou na segunda-feira, jesus. Bem pior que Lisboa, gente que não acaba, tudo cheio e em modo sardinha super enlatada. Contudo, não ouvi gente a reclamar ou a empurrar, estava tudo em ordem e com respeito para com os outros.

Alimentação: Caro, no geral. Algo que uma pessoa já sabe antes de ir. Contudo, é possível bons preços sem ser à base de Mac e Burguer King e afins. Existem os supermercados Tesco, por exemplo. Neles é possível comprar produtos a preços acessíveis, como menus de almoço por 3 libras, os chamados Meal Deals. Estes incluem uma Sandes, Salada ou Pasta, Snack e uma Bebida. Algo que notei barato, são os chocolates. Compra-se packs de 4 unidades de Kit Kat, Snickers e afins, por apenas 1 libra, algo que por cá, é quase o valor de apenas uma unidade.

Aplicações: Citymapper e nada mais. Já tinha usado em NYC, e agora foi a vez de Londres. Uma vez mais, a aplicação faz aquilo que cumpre. Graças a ela conseguimos ir de A a B sem dificuldade. No meu caso, usei mais a opção de metro. Através da aplicação é possível saber a linha e o sentido a apanhar, bem como os minutos que passam os metros, os preços, entre outros. Durante toda a viagem, nunca me enganei nem na estação nem no sentido e nos últimos dias, é algo que se torna quase automático, usando apenas a aplicação para verificar. Apesar de necessitar de internet, quem tenha tarifário com dados móveis em Portugal, pode usar pois os mesmos são válidos por cá, eu por exemplo tinha 10gb para usar e abusar à vontade. Em alternativa, pode ligar o Wifi no hotel e ir tirando prints aos itinerários ;)

Clima: "É uma cidade escura". Felizmente, em 5 dias, apanhei 3 de sol e céu azul, 2 cinzentos, sendo um com chuva. Entendo porque muito dizem de ser uma cidade "escura e triste", mas eu não concordo na totalidade. Mesmo nos dias de chuva, tem a sua beleza e a vida não para. Adorei andar à chuva num espírito totalmente londrino! Qual chapéu de chuva qual quê, até granizo tive direito
🙂


Dinheiro: Quanto devo levar? Quanto vou gastar? Onde trocar? Devo usar ou não cartão? Este é um tema que muitos de debatem e existem diversas opções, mediante os critérios de cada um. Falo por mim, levei euros e troquei fora do aeroporto. Para os 5 dias, bastou trocar certa de 130€. Claro que tudo isto vai ao encontro de onde e como o gastamos. Para a minha alimentação, metro e lembranças, bastou este valor, uma vez que tudo o resto estava previamente pago. Assim sendo e falando em números redondos, foi possível fazer esta viagem (com tudo o que tinha previsto) por cerca de 400€ , o que não considero caro. Uma pessoa que queria gastar ainda menos, é possível, tem é de apanhar um bom preço de voo e hotel e não abusar nas lembranças. Quanto ao gastar mais, é ainda mais fácil, basta jantar fora todos os dias... :p

O plano: Se disser que tinha as coisas divididas para 4 dias e em 2 vi praticamente tudo, acreditam? Uma das coisas boas de Londres é que as principais atrações estão perto uma das outras. A ver num mapa parece distante, mas quando começamos à andar é relativamente perto, tornando-se uma descoberta. Aliás, segundo o meu smartphone, durante 5 dias, andei cerca de 90km a pé. Só no primeiro dia, que estava um sol daqueles, andei 30km.

De qualquer das formas, tinha planeado o seguinte, por dia e que acabou por dar para ver tudo, sem qualquer problema:

1 - Madame Tussauds, Piccadilly Circus, Oxford Street , Soho, China Town, M&M's World, Leicester Square, Trafalgar Square, National Gallery.
2 - London Eye; Big Ben; Ponte de Westminster; Abadia de Westminster; Westminster; Palácio de Buckingham
3 - Hyde Park, Victoria and Albert Museum; Science Museum, Natural History Museum, Harrods, St. James Park, South Kensigton
4- Tower Bridge; London Bridge; Millenium Bridge; St. Paul's Cathedral; British Museum

Se desse tempo (e deu): Convent Garden, Camden Town, Regent's Park.

Sem mais demoras e como o texto vai longo, deixo umas fotos aleatórias, uma vez que não segui o plano por dia e acabei por ver ainda mais coisas do que estava planeado. No fim, deixo as considerações finais.

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Em jeito de conclusão, confesso que gostei muito mais de Londres do que esperava. Achei as pessoas simpáticas, o clima agradável, os pontos de interesse acessíveis e a cidade segura, ao ponto de me ver a andar sozinho pelas ruas a qualquer hora, sem sentir o sentimento de insegurança. Claro que depende da zona, mas todas as que visitei, foi o sentimento que ficou. ✌

Aconselho vivamente a visitar a cidade e a usufruir da quantidade de museus, parques e locais gratuitos que a mesma tem para oferecer. Percam-se no metro, façam uma corrida num parque, andem à noite, experimentem novos sabores! Acima de tudo, aventurem-se e andem o máximo que der, para aproveitar todo o potencial e viver ao máximo a experiência Londrina! Qualquer questão, não hesitem em colocar 👍🤝 Espero que tenham gostado! Até lá podem ver outras fotos no meu Instagram 👋
 

Leonorb

Moderador
Staff
Ola @Ricardo_7
Obrigada pelo report. Muito boas dicas (€€).
Não conheço Londres e ainda não me tentei a ir precisamente por causa do preconceito de ser uma cidade "escura" e talvez de pessoas menos simpáticas. Estes reports lá me vão mudando a ideia 😀
 

ALTF4

Membro Conhecido
Grande viagem Ricardo,
Obrigado pela partilha, tambem estive em Londres á cerca de 5 anos, apenas 1 dia, foi uma escala que fiz, andei cerca de 25kms a pé, mas fiquei com muita vontade de voltar... ainda não proporcionou... mas este report foi certamente um grande empurrão...
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá @Leonorb ,
Ora essa, espero que as dicas e a minha opinião façam com que a vontade de conhecer a cidade, se torne uma realidade :D

@ALTF4 De nada :)
Espero que em breve consigas visitar a cidade e descobrir todos os recantos ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Ricardo :)

Fico contente em saber que gostaste e que as dicas foram úteis!
Tenho uma "pancada" por Londres, é a cidade que mais vezes visitei fora de Portugal e é sempre um prazer revê-la.
Tens aí fotos bem giras!
;)
 

Mel C

Membro Conhecido
Obrigada pelas excelentes dicas e por este report da cidade que tanto amo! Dentro de duas semanas lá estarei de novo, pela 5ª vez em menos de dois anos, e tenho a certeza que o encanto será o mesmo, não há nenhuma cidade que me deixe tão feliz como Londres. Fico feliz por teres gostado e por termos sido úteis, parabéns pelo detalhe do report e pelas óptimas fotos!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7
Parabéns pelo report, Londres está na minha lista tem sido adiada pelos atentados, mas espero conhecer em breve :)
Obrigada pela partilha, tem umas belas fotos, qual o Samsung? :p
Boas viagens
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá @CristinaBF :)

Obrigado pelo teu comentário. Entendo a tua preocupação, mas nunca senti insegurança. Espero que consigas visitar em breve! Quantas às fotos, tal como dos meus últimos reports, foram tiradas pelo S7 Edge 😇

Boas viagens :)
 

RRalo

Membro
Obrigado pela partilha, tão bom recordar Londres, fui á cerca de dois anos e também adorei, fiz praticamente o mesmo percurso, só lhe faltou subir ao Sky Garden, vale a pena e é grátis!!
Quando fui tb apanhei bom tempo (Out 2017) e pensei que ia gastar muito mais em comida, se procurarmos bem acaba por não ficar caro...

Boas viagens
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá @PauloNev , obrigado pelo comentário! Acho que fazes muito bem, vais certamente gostar :)

Olá @RRalo , obrigado pelo comentário! Confesso que desconhecia, mas também não sinto falta, pois eu e as alturas não nos damos bem :p Mas nunca se sabe numa próxima!

Olá @Antonia.M.S. , obrigado pelo comentário! Ainda bem que "voltaste" à cidade que adoras :D

Boas viagens a todos 😎
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Ricardo,

Que belos postais de Londres, já passaram 6 anos desde que la fui :oops:

Ando a planear o regresso mas não esta fácil, com o teu report já deu para matar umas saudades!

Continuação de boas viagens e continua a partilhar essas belas fotos connosco ;)
 
Top