Novidades

[Report] Lapónia (Rovaniemi); Finlândia; Circulo Polar Ártico

FilipeLopes

Membro Ativo
Decidi fazer este report pois da última vez que vi apenas havia um sobre este destino, e que por sinal me ajudou imenso na escolha da minha viagem.

Esta viagem foi comprada pela Viagens Abreu, foi um pacote feito pelo valor de 1800 euros por pessoa apenas com pequeno almoço e 3 excursões incluídas, a viagem teve a duração 6 dias com ida a 17 de Dezembro e volta a 22.

Dia 17 de Dezembro comparecemos as 7:30h da manhã no aeroporto de Lisboa para apanhar o voo com destino a Helsinquia o voo teve a duração de 5h, tivemos de fazer escala em Helsinquia para então apanhar o voo pra Rovaniemi, a "cidade" onde se situam os hoteis, esta foi a parte mais chata pois tivemos de esperar 5h pelo voo para Rovaniemi quando so estavamos desejosos de chegar ao hotel pois estivemos praticamente um dia inteiro em viagens e horas de espera, apanhamos o voo ás 21h e chegamos a Rovaniemi por volta das 22h.

Ainda mal tinhamos visto neve apenas pequenos montes de gelo mas quando chegamos a Rovaniemi tudo mudou estava TUDO coberto de neve e o frio, foi um choque bem diferente daquele que temos quando aterramos na humidade das Caraíbas!








Fizemos o transfer para o Hotel Santa Claus numa carrinha particular estavamos cheios de sorte o hotel foi escolhido por nós pois é o hotel mais bem classificado da cidade e preferimos não arriscar apesar de nõ haver muitas mais escolhas, o hotel é um 4 estrelas simpático, acolhedor e muito quente como seria de esperar, é um hotel de cidade normal, e os quartos eram bastante agradaveis grandes, espaçosos bem como a casa de banho, o o buffet do pequeno almoço era pequeno mas dava perfeitamente para saciar a fome "exigente" dos portugueses, muito pao muitas compotas, panquecas, e o tipico pequeno almoço americano e inglês, o restaurante não era muito grande mas dava para arranjar mesa facilmente, quanto ás refeições como almoço e jantar nos optamos por almoçar sempre em resurantes de rua que por sinal eram bem caros como tudo o resto na Finlândia pois o ordenados deles é o triplo do nosso ou mais até, jantamos varias vezes no restaurante do hotel que estranhamente era mais barato que os restaurantes de rua e tirando algumas comidas esquisitas comia-se bem se soubessemos escolher os pratos!


A carne de eleição deles é Rena, coisa que nunca comi porque me reusei mas para eles claro é pefeitamente normal pois eles têm o dobro das renas comparando com o número da população, ao todo eles são por volta 5 milhões de habitantes.
















Quanto á coisa que mais me fazia confusão naqueles país o sol e as horas de sol existentes, são INEXISTENTES para nós portugueses causa-nos um atrofio constante no cerebro bem como no organismo eramos 11 pessoas e estavamos ora todos com fome quando nao deviamos e sem fome quando deviamos, há supostamente 2h de sol por dia nesta altura do ano o sol nasc por volta das 11h da manhã e põe-se por volta das 13h da tarde!! durante estas duas horas é como se fosse o "lusco-fusco" aquela hora que em Portugal esta aquela claridade quando o sol se põe, o sol realmente esta la no horizonte porém nós nunca o vêmos pois ele esta coberto por uma camada constante de nuvens, acordavamos todos os dias com muita energia que desparecia logo a seguir as 13h da tarde era uma coisa muito estranha, mas como não estamos habituados a tanta escuridão acaba por ser normal ficarmos com sono e sem energia mais cedo..

As excursões escolhidas por nós foram o passei de trenó pela floresta com os huskies e visitar o sitio onde todos eles se encontram para interagirmos com eles(foi a excursão que mais gostei), visitamos também o zoo mais a Norte do mundo, a outra foi o passeio de moto da neve até á casa do pai natal para então lá o conhecermos e tirar-mos fotos com ele e de seguida almoçarmos lá na sua casa e como tinhamos crianças no grupo decidimos ir ao Santa Park sitio que é o idilico das crianças para poderem conhecer todos os processos do envio e recebimento das cartas do pai natal conhecer os duendes bem como outro pai natal... enfim conheci pelos menos 3 pais natais.


















Não fazia ideia que a neve caía mesmo sob a forma de flocos de neve!



Santa Claus Village













Excursão husky safari








Ice hotel




















O restaurante do hotel






A capela do hotel de gelo onde fazem casamentos





Santa Park





Ranua Zoo (o zoo mais a norte do mundo)










Resumindo é um destino que tem tudo para oferecer no que diz respeito aos desportos de neve bem como diversões diversões de neve, é um destino ideal não so para crianças mas também para adultos pois podemos fazer coisas que so vemos fazer nos filmes e nunca temos oportunidade de fazê-las, as paisagens são de outro mundo tão diferentes das que estamos habituados, aquele silêncio e quietude misturada com aquelas florestas cobertas de neve macia, tipo farinha e ter a experiência de andar de trenó, realmente conduzi-lo por montes de tempo e sermos só nós e aqueles 6 cães a correr desalmadamente e sentirmos que eles realmente gostam de fazer aquilo, pois por eles, nunca paravam!
São experiências que levamos connosco e que valem realmente a pena por serem tão diferentes de todas as que estamos habituados.

Aconselho vivamente conhecerem este país e o seu povo que tão simpático e hospitaleiro, e eu um dia voltarei claro.

Qualquer dúvida disponham!

Mal possa vou por aqui fotos , alias ainda hoje!!

Melhores cumprimentos e viagens!
 
Última edição por um moderador:
1800 euros por pessoa??? Desculpa lá, mas foste assaltado lololololol. Fiz esta mesma viagem e durante 10 dias e paguei 900 euros por pessoa. marquei tudo por minha conta.
Se fossem todos como tu nao existia crise em Portugal.

Obrigado pelo report!

Nuno Fonseca
 

FilipeLopes

Membro Ativo
nunofonsecasec disse:
1800 euros por pessoa??? Desculpa lá, mas foste assaltado lololololol. Fiz esta mesma viagem e durante 10 dias e paguei 900 euros por pessoa. marquei tudo por minha conta.
Se fossem todos como tu nao existia crise em Portugal.

Obrigado pelo report!

Nuno Fonseca
Provavelmente a mesma viagem com algumas diferenças, sabia claramente que poderia arranjar esta viagem mais barata mas não com as mesmas condições e altura do ano mas não me quis dar a esse trabalho, e quem foi não teve de se endividar para fazer a viagem por isso na descontra!
 

Titos

Membro Conhecido
Obrigado Filipe,
Bom report, destino fantástico e experiencia única.

A Escandinávia desde há muito que é um destino sonhado. Um dia eventualmente subirei a essas latitudes.

Abraço.
 

FilipeLopes

Membro Ativo
isa rodrigues disse:
So por curiosidade, qual era a temperatura? :brr:
Ola isa rodrigues.

A temperatura rondava os -15 graus.
Tivemos sorte porque nos dias a seguir a virmos embora davam temperaturas de -23.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pelo fantástico report!
Isto deve ter sido uma grande aventura marcada pela diferença, certamente :)
As fotos estão simplesmente fantástica, obrigado por partilheres connosco esta aventura fantástica!

Boas Viagens :)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá FilipeLopes!

Parabéns pelo report e obrigada por partilhares connosco a vossa viagem. :)
Deve ter sido uma experiência bem interessante. ;)
Cumprimentos


nunofonsecasec disse:
Fiz esta mesma viagem e durante 10 dias e paguei 900 euros por pessoa. marquei tudo por minha conta.
Olá nunofonsecasec!
Julgo que falo por todos quando digo que gostavamos que partilhasses a tua viagem connosco. Aceitas o desafio?
Cumprimentos
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Um destino diferente e tão apelativo. Gostava de um dia ter a experiência de desfrutar de uma viagem destas. :brr:

Obrigada pela partilha de um report interessante e diferente do habitual.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá,
Obrigada pelo teu report, está fantástico.
Deve ser horrrrrrrrivel passar os dias sem luz e claridade, sempre escuro, atrofia o cérebro! :(
No entanto, é um privilégio conhecer 3 pais natais :D
Por ultimo, as fotos estão espectaculares, com uma definição e nitidez soberbas. (Qual é a máquina? ) :)
Parabéns, adorei ;)
 

FilipeLopes

Membro Ativo
Cristina Sousa. disse:
Olá,
Obrigada pelo teu report, está fantástico.
Deve ser horrrrrrrrivel passar os dias sem luz e claridade, sempre escuro, atrofia o cérebro! :(
No entanto, é um privilégio conhecer 3 pais natais :D
Por ultimo, as fotos estão espectaculares, com uma definição e nitidez soberbas. (Qual é a máquina? ) :)
Parabéns, adorei ;)
Boa Noite Cristina Sousa!
É de facto atrofiante mas não deixa de ser uma experiência única!!
Obrigado pelo elogio relativamente as fotos, a minha máquina é uma Canon 600D.
 

Passageiro

Membro Novo
Fiz Rovaniemi e a Aldeia do Pai Natal em junho! Sol da meia noite. Sabes o que é saires de uma festa às 4 da manhã e haver sol? pois... por mais cansado que estejas nem te apetece dormir!!! :)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá :) Só agora li este report e adorei!!! :cool:

Não é um destino muito partilhado por aqui, pelo que merece um destaque particular. Para além disso, as fotografias estão belíssimas :) Pelo relato da aventura, deve ter sido uma experiência bem porreira :cool:
 

Asae

Membro Conhecido
1800 euros por pessoa??? Desculpa lá, mas foste assaltado lololololol. Fiz esta mesma viagem e durante 10 dias e paguei 900 euros por pessoa. marquei tudo por minha conta.
Se fossem todos como tu nao existia crise em Portugal.

Obrigado pelo report!

Nuno Fonseca
Manda-me MP sff porque preciso MUITO da tua ajuda. Obrigada
 
Top