Novidades

[Report] Lapónia e Auroras Boreais - Março 2019

David sf

Membro Conhecido
Já andava há muito tempo com vontade de ir ao Norte da Europa para ver ao vivo esse grande espectáculo da natureza que são as auroras boreais. Já por duas vezes tinha estado quase para ir, mas a previsão meteorológica não era favorável e acabei por desistir.

Desta vez, e depois de vários avanços e recuos por parte dos vários modelos meteorológicos, lá se puseram todos de acordo que durante esta semana iria haver várias noites limpas no norte da Finlândia, e decidi avançar.

De entre os locais mais propícios ao aparecimento da aurora boreal, escolhi Rovaniemi por uma questão económica. Os voos são bem mais baratos para aqui do que para Tromso (Noruega) ou Kiruna (Suécia) - cerca de 400€ ida e volta e comprados na véspera da partida, e a Finlândia é um país onde o custo do alojamento e da comida é bem inferior ao dos seus vizinhos (ligeiramente acima ao de Portugal).

Voei então para Rovaniemi na noite de domingo para segunda de Carnaval, via Helsínquia, e fiquei nesta cidade até à sexta-feira seguinte. Das 4 noites houve auroras em todas elas, na primeira não a vi porque já estava a dormir - não aguentei, estava de directa da noite anterior. No entanto, e apesar de estar num alojamento rural a 5 km da cidade, achei que a poluição luminosa reduzia a sua visibilidade, e na 3ª noite contratei uma excursão à floresta para ver a aurora num céu mais escuro - e não me arrependi. As fotos que se seguem foram dessa mesma noite, tiradas pelo guia da excursão (Beautiful northern lights in a clear dark sky, 06.03.2019 - Lapland Welcome in Finland):











De notar que o olho humano não identifica as cores que se podem apreciar nas fotos. Basicamente, o que eu vi foi uma aurora de um cinzento esverdeado a dançar no céu. A aurora da 3ª noite, ao contrário do que se passou nas noites anteriores que foram muito fugazes, durou mais de uma hora. Um espectáculo inesquecível.
A excursão também incluiu um churrasco dentro de um tipi, que serviu para que nos pudéssemos aquecer depois de uma caminhada no meio da floresta com -12ºC.

Quanto à cidade de Rovaniemi, não tem grande encanto (foi quase toda destruída durante a II Guerra Mundial), vale pelas vistas do rio congelado. Como já há muito tempo que não cai neve, as ruas estão apenas cheias de gelo. Nas ruas mais movimentadas as autoridades espalharam terra, ou arrancaram o gelo; as restantes são ringues de patinagem.

A aterragem em Rovaniemi, na manhã de 2ª feira. A Finlândia é o país dos mil lagos, que nesta altura do ano se encontram congelados:



À chegada estavam uns belíssimos -20ºC . Apesar do céu limpo, precipitavam uns cristais de gelo, provavelmente resultantes da condensação de alguma humidade no ar:



O rio Kemijorki, o maior do país, atravessa a cidade:





Enquanto o gelo aguentar, é utilizado como estrada para snowmobiles e esquiadores:





A altura do gelo é impressionante:

 

David sf

Membro Conhecido
Nas ruas onde o gelo foi arrancado, vêem-se escombreiras com vários metros de altura:



A igreja de Rovaniemi:



Aquele que até há pouco tempo foi o McDonald's mais a Norte do planeta (entretanto abriu um em Murmansk):



O pôr do Sol magnífico, visto do alojamento rural onde fiquei:





Junto a Rovaniemi, cerca de 7km a Norte, e onde até há uns anos se julgava passar o Círculo Polar Ártico (a sua posição foi revista há uns anos em 2km para Norte, mas para enganar os turistas, faz de conta que se mantém ali), fica a Aldeia do Pai Natal. Todos os dias 23 de dezembro as televisões de todo o mundo mostram a reportagem do Pai Natal a Partir da Lapónia para o mundo. Essa reportagem é feita aqui:







 

David sf

Membro Conhecido
Num dos dias deu para dar um salto à cidade de Kemi, cerca de 100km a Sul, junto ao Golfo de Bótnia:









Nesta cidade existe um hotel feito de neve. Como todos os anos o hotel derrete, todos os anos ele tem uma forma e temática diferente. O tema deste ano era filmes de terror:







O restaurante do hotel:



E o bar:



E por fim, um passeiozinho sobre o mar congelado de Kemi:





 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Top+ , adorei :D
Tirando esses assustadores -20º deve ter sido espectacular poder observar ao vivo as auroras!

Depois de ler o report os meu dedinhos foram directos ao Skyscanner ver o valor dos voos para Rovaniemi e Tromso (acho que o risco de congelar é um nadinha menor) e para o primeiro trimestre consegue-se valores em conta comprando agora.
Para já estou só a sonhar alto, mas achas muito arriscado comprar às cegas sem previsões meteorológicas? E esse frio com vestuário adequado aguenta-se bem para quem é friorenta? 😊
 

David sf

Membro Conhecido
Top+ , adorei :D
Tirando esses assustadores -20º deve ter sido espectacular poder observar ao vivo as auroras!

Depois de ler o report os meu dedinhos foram directos ao Skyscanner ver o valor dos voos para Rovaniemi e Tromso (acho que o risco de congelar é um nadinha menor) e para o primeiro trimestre consegue-se valores em conta comprando agora.
Para já estou só a sonhar alto, mas achas muito arriscado comprar às cegas sem previsões meteorológicas? E esse frio com vestuário adequado aguenta-se bem para quem é friorenta? 😊
O risco de comprar a esta distância é o mesmo risco de comprar a uma semana de distância. Se houver nuvens não vais ver nada, e as previsões meteorológicas são minimamente fiáveis apenas a menos de 5 dias de distância. E nestas regiões é relativamente comum haver 3 ou 4 dias consecutivos com nuvens. Por isso eu não arrisquei e comprei de véspera, paguei mais mas num momento em que era praticamente certo que iria ter muitas noites sem nuvens (acabaram por ser todas as noites). Também depende muito do número de noites que vais passar por lá, se estiveres 1 semana seria um grande azar estar sempre nublado.

Uma boa dica, que me passou o meu irmão que viveu um ano na Noruega e na Islândia, é marcar na semana de Lua Nova, em que o céu está mais escuro, é mais fácil de as visualizar. As auroras também tendem a ser mais visíveis nos meses mais próximos do equinócio.

Para além de Tromso e Rovaniemi há outros dois bons "spots" para as auroras na região, Kiruna na Suécia e Inari na Finlândia (o aeroporto que serve esta região é Ivalo). São um pouco mais a Norte que Rovaniemi, logo é mais provável que a aurora apareça, e quando aparece tende a ser mais impressionante, uma vez que ocorre em todo o céu e não apenas no horizonte.

Quanto ao frio, sofri mais em Husavík na Islândia. Não havendo vento e estando ao Sol e convenientemente vestido, -10ºC aguentam-se bem, -20ºC já exigia uma entrada numa loja ou café a cada 15 minutos para aquecer, mas dava para suportar. À noite, e estando parado à espera da aurora, sofria um bocado. O truque é ter algo quente por próximo (quarto de hotel, carro com aquecimento, fogueira) para nos aquecermos de vez em quando.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta cheia de boas dicas :)

Não posso marcar férias "em cima da hora" e não sei se me aguento uma semana nesse frio mas vou estudar melhor a hipótese de conciliar voos a bom preço com a Lua Nova e o equinócio.
Pensei em Tromso pois tenho ideia que seja um pouco menos frio que Suécia e Finlândia e menos caro que Islândia.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado pela partilha!

O que tem que ser, mais cedo ou mais tarde, acontece :) É sem dúvida digno de se apreciar. Espero que a minha oportunidade não demore muito a chegar.

Boas viagens :D
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Obrigado pelo report e por estas fotos.

É um dos meus sonhos um dia poder ver ao vivo as Auroras Boreais e como tal já fiz várias pesquisas mas sempre com base em Tromso.

Um dia lá vai ter que ser :)

Abraço
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais um report que me deixa com mais vontade de ir ver as auroras boreais.
Boas viagens ;)
 
Top