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[Report] - Laos, Myanmar e Tailândia

joseleiria

Membro Conhecido
Myanmar e Laos sem agências de viagem.

Visto ter verificado que não existe muita informação sobre estes dois destinos, decidi compartilhar mais uma viagem.
Esta viagem ocorreu no verão de 2017, contudo só agora tive tempo para fazer um pequeno report.

Países:
Áustria, Tailândia, Laos e Myanmar

Roteiro de viagem:
Viena
Bangkok
Udon Thani
Vientiane
Luan Prabang
Kho Samui
Mandalay
Bagan
Yangon
Bangkok
Ayutthaya

Visto:
Para a Tailândia não necessita de visto, no Laos é feito na fronteira e no Myanmar tem de ser feito pela internet.

Seguro:
Mais uma vez optei pelo multiassistênciaplus da intermundial (Axa).

Dinheiro:
Na Tailândia é importante ter a noção de que cada vez que se levanta dinheiro no multibanco, paga-se uma taxa local de 120bth (cerca de 3,5 euros) mais a taxa cobrada pelo banco em Portugal, que se for a caixa é 3,85 euros mais 3%.

No caso do Laos e de Myanmar é muito semelhante à Tailândia.

Uma boa opção é fazer o cartão da revolut, que até 200 euros de levantamento por mês não cobra nada e depois cobra 2% por levantamento, ou para quem prefere arriscar levar dinheiro de Portugal em euros, que é muito fácil de trocar em qualquer destes países. Eu fui munido de euros.

Voos:
Lisboa – Viena – Bangkok Air Austrian
Bangkok - Udon Thani Thai lion air
Luang Prabang - Bangkok Airasia
Bangkok - Kho Samui (Lipa noi pier) Airasia
Kho Samui (Lipa noi pier) Airasia
Bangkok – Mandalay Airasia
Yangon – Bangkok Airasia
Bangkok – Viena - Lisboa Air Austrian

Dica importante:
Fazer o download dos mapas offline do Google maps, que permite consultar sem ter de ligar a Internet.


Dia 1
O dia começa cedo, 8:00 da manhã, voo de lisboa para Viena.

Chegada ao aeroporto de Viena deixei as malas nos cacifos do aeroporto e fui passear à cidade, visto apenas ter voo as 23:00.
Como utilizo sempre a minha conta do gmail na compra dos voos, tenho sempre os avisos no Google sobre os estados dos voos. Quando para meu espanto fui à internet e verifiquei que o voo estava atrasado 8 horas. Entretanto tentei entrar em contacto com a companhia aérea que me disse que apenas no aeroporto poderia responder a qualquer questão. De seguida entrei em contacto com a seguradora, e comecei a perceber como funciona este seguro. O meu principal problema, seria que com este atraso iria perder o voo de ligação de Bangkok para Udon Thani. O Seguro cobre a perda de ligação num valor de 60 euros por cada 6 horas, contudo depois de falar com a senhora, percebi que não iria receber o dinheiro para comprar outra passagem aérea, o seguro apenas cobria o hotel no valor de 60 euros por noite por pessoa. Contudo como a companhia aérea forneceu um hotel no aeroporto mais jantar não utilizei o seguro. Convém referir que nestes casos é importante guardar todos os documentos para mais tarde reclamar e se possível, na chegada ao destino pedir um comprovativo da hora de chegado com o atraso. No meu caso quando voltei, entreguei todo o processo à Airhelp, que tratou de tudo.

Assim com esta trapalhada toda, passei a noite a verificar quais as alternativas para seguir a minha viagem, pelo que optei pela Thai Leon Air para viajar para Udon Thani.


Dia 2
Chegada a Bangkok. À chegada é preciso pensar onde levantar dinheiro ou trocar. Se chegarem até as 20:00 o melhor local para trocar dinheiro é nas lojas de câmbio perto do metro. Se não, tem de ser onde estiver aberto, convém é não trocar muito porque é o pior câmbio da cidade.

No meu caso como tinha voo no outro aeroporto apenas troquei o suficiente para mudar de aeroporto, porque no Don Mueang o câmbio é melhor.

Actualmente existe um transfer gratuito entre os dois aeroportos de Bangkok, contudo como cheguei depois das 22:00 já não havia. Então optei pela maneira mais barata de deslocar, que é o Uber, contudo o preço só fica um bom bocado mais barato se optar por não ir pela auto-estrada, se não ao pedir o Uber, o preço da auto-estrada não esta incluída.

Ao chegar ao aeroporto de Don Mueang existem lojas de conveniência abertas 24 horas. Mas aconselho saírem do aeroporto e irem a uma loja de conveniência 7eleven, para tal apenas basta seguirem as setas para o hotel Amari, passam pela recepção, sair do hotel e à vossa esquerda cerca de 300m (depois de um templo) está esta loja de conveniência aberta 24 horas.

Também quem necessitar ficar algumas horas neste aeroporto à espera de voo e necessite de almoçar ou jantar, 100m à esquerda do mesmo hotel, estão alguns restaurantes de rua onde dá para começar a perceber a realizada tailandesa.

Dia 3
Apanhei logo pelas 6:00 o primeiro voo para Udon Thani. No aeroporto existem transferes até á fronteira com o Laos para Nong Khai por 200bts por pessoa e demorou cerca de 1 hora.


Na fronteira apenas é preciso um passaporte valido para 6 meses, e pagar 35 dólares ou 35 euros. Na fronteira também tem uma loja de câmbio, mas não vale a pena. Se trocar dinheiro para dinheiro local fica mais caro do que pagar em euros.

Em seguida temos de apanhar um autocarro para passar a ponte que separa os dois países.

Depois de entrar no Laos, existe relativamente perto da fronteira o Buddha Park. Para lá chegar existe a opção do táxi, tuc tuc, ou a que escolhi o autocarro da carreira (bus 14) que custa apenas 6.000kip. É lógico que se não fores persistente, não é fácil de apanhar o bus 14 devido às inúmeras pressões das locais para venderem a viagem.


O autocarro pára mesmo em frente ao Buddha Park. O parque é pequeno, e vê-se bem em no máximo 1 hora. Este é composto por vários budas e hindus, mas é de construção recente. Penso que vale a pena a deslocação para quem tem tempo. Para mim foi único no Laos, não vi nada deste género.

Paragem de autocarro no Budha Park em caminho de terra batida...., como podem imaginar havia pouco pó.....


Deixámos as malas na recepção do park, sem qualquer custo.
Em seguida, é só apanhar o mesmo autocarro para ir até a cidade de Vientiane (cerca de 28km) pelo mesmo preço.
O resto da tarde foi utilizado para ver uma parte significativa da cidade.

Os primeiros monges da viagem....


À noite é interessante comer perto do mercado nocturno.

Como não poderia deixar .... existe sempre um equipamento da nossa selecção....
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 4

Continuamos a ver a cidade, onde se destaca: Grande Stupa (Pha That Luang), Patuxai, Wat Ho Phakeo, Vientiane City Pillar Shrine, Wat Ong Teu, Kaysone Phomvihane Museum, Wat That Foon.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
.....


Dependendo onde se fique hospedado, pode ser necessário um tuc tuc para visitar alguns monumentos que são distantes uns dos outros.

Com a cidade toda vista apanhamos à tarde o autocarro para o próximo destino Vang Vien.

Convém referir que o mesmo não se apanha na estação central da cidade. A maneira mais fácil é comprar no hotel, mas claro que se paga comissões.

No meu caso fui comprar na rua que faz esquina com o museu nacional do Lao, não há como enganar. Estão lá paradas umas carrinhas de 9 lugares e umas maiores. (para quem vai na rua Samsenthai, o museu está à direita, é logo depois do museu)

O preço foi de 60.000kip para uma viagem de cerca de 5 horas.


Chegamos a Vang Vieng de noite, apenas deu para jantar e dormir. O jantar foi no mercado nocturno.

 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 5

Infelizmente apanhei mau tempo, choveu o dia todo, mas mesmo assim não me impediu de fazer o principal que era descer o rio de bóia.

Não se esqueçam quando vamos para outro país culturalmente diferente do nosso deveremos respeitar o mesmo. Vi dois turistas após darem um beijo no supermercado a serem expulso do mesmo por má conduta...

A fama da descida do rio prende-se com o facto de antigamente haver cerca de 10 bares, contudo, tendo em conta os acidentes ocorridos devido ao excesso de álcool, atualmente o governo apenas permite abrir dois bares por dia.

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Uma das atividades mais divertidas do Laos. Muito voltada para o ecoturismo. No meu caso como tinha chovido nos últimos dias e estava ainda a chover o rio estava bastante rápido, até um pouco perigoso, onde praticamente não havia ninguém a descer de bóia, apenas de canoa. A fase inicial da descida é uma das mais engraçadas, onde se tenta “conduzir” a bóia, tenta não bater nas margens, tenta desviar dos troncos, e ainda por cima a corrente era muito grande, e como eramos um grupo, para nos tentarmos manter juntos, só mesmo com muita emoção!!!! Ao longo das margens estão dois bares abertos com música, voleibol e muita bebida…

Penso que é fundamental para quem for a Vang Vieng fazer esta actividade.


Dica: é fundamental usar umas sapatilhas para a água para esta atividade e também levar uma capa para o telemóvel estanque para levar dinheiro e o próprio telemóvel para tirar fotografias, contudo, devido ao preço reduzido no Laos, não compensa trazer de Portugal.


O objetivo inicial seria visitar à tarde a famosa Lagoa azul e cavernas de Tham Phu Kham, porém como é a época das monções a lagoa não estava azul e era perigoso andar nas cavernas, optamos então por ficar a descansar num café/restaurante e ver alguns pequenos templos na cidade. Também existe a nascente de Tham Chang que é bem mais perto da cidade, mas o problema era o mesmo com chuva.



Como qualquer “cidade” asiatica existem sempre os seus pagodas…..
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Tinha lido que muitas pessoas tinham sido enganadas no transporte de autocarro noturno para Luang Prabang, então optei por reservar o autocarro noturno no hotel, onde na teoria, seria com camas individuais. O preço do autocarro foi de 110.000kip por pessoa. Partida às 21:00 e chegada às 05:00 a Luang Prabang. A viagem apenas fez duas paragens, uma para comer outra para ir a casa de banho, por isso é sempre importante levar umas bolachas para o caminho.

O meu receio comprovou-se e o autocarro que na teoria seria de camas individuais era de camas de casal e quando entramos estava pelo menos uma pessoa em cada cama, contudo, o guia deixou-nos a última cama do autocarro (o local que se conhece como o banco dos 5).


Posso contar que a viagem foi uma emoção porque ir deitado no último lugar do autocarro, numa viagem noturna, por entre montanhas, curvas, com o risco de cair da cama…. Para mim foi impossível de dormir…. Viagem inesquecível…. E apenas fez uma paragem para alguém poder ir a casa de banho….(uma barraca junto a estrada principal com uma porta de madeira com um buraco no chão…).

O Autocarro fornece manta e almofadas…

Dica: como apenas existe um autocarro para dormir convém comprar com antecedência para não correr o risco de não haver vaga. Como é normal, para tentar garantir um lugar junto para duas pessoas, o truque é um ficar com as malas para colocar na bagagem do autocarro e o outro subir logo para guardar o lugar.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 6
Chegada a Luang Prabang.

A estação de autocarro situa-se fora da cidade a uns 20 minutos de carro. Como chegamos às 5:00 da manhã apanhamos um táxi colectivo e fomos logo para a cidade. Todos os dias, no centro da cidade, às 6:00 existe a famosa Ronda das Almas.

Ronda das Almas, os monges saem as 5:30 da manhã para recolher alimentos doados pela população para realizar a sua única refeição do dia. Parece que é só nessa cidade, no Laos. Em Myanmar o mesmo também acontece. Este ritual acontece todos os dias. Pelo que entendi, a ideia seria que as pessoas preparassem o alimento para a doação, contudo, agora tornou-se uma atração turística e como é natural o comércio começou a explorar a situação. Logo cedo é possível observar muitas mulheres locais a vender um "kit" para fazer a doação. Este kit contêm arroz, bolos, bolachas... É um ritual curioso, onde é possível observar muitos monges em fila a recolher as dádivas, mas também observei alguns monges a doarem as suas dádivas a alguns pobres que também pediam ao mesmo tempo.


Antes de ir descansar para o hotel ainda fomos visitar o mercado local que acontece todas as manhãs, encerrando por volta de 11 horas, dependendo da procura.
São vendidos vegetais, frutas variadas, carnes e peixes frescos, vários tipos de arroz, ovos, roupas, cintos, sapatos, animais vivos, comida pronta vendida em saquinhos plásticos. No mercado são vendidos ainda sapos, pássaros, besouros, lagartas, cobras, larvas, etc, que compõem o cardápio local. É tudo muito exótico, colorido e interessante. Uma boa forma de se conhecer a cultura local.

 
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joseleiria

Membro Conhecido
A tarde foi utilizada para visitar os principais templos da cidade, tais como: Wat Sop Sickharam, Old Quarter Luang Prabang, Wat Phra Bat Tai, Wat Prah Buddhabat, Monument of President e Wat Manorom, Wat Tat Luang



Dica: é necessário na maior parte dos templos algo para cobrir os ombros, levar um lenço para quem for de t-shirt de alças


 
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joseleiria

Membro Conhecido
Para terminar a luz do dia, nada melhor do que ver o pôr-do-sol no ponto mais alto da cidade, o Mount Phousi e apreciar a espetacular vista sobre a cidade a 360º.


Dica: dependendo do local onde se sobe ao Mount Phousi é possível ver templos diferentes, assim o ideal é subir de um lado e descer do outro.



Durante a noite existe um mercado noturno na rua principal em frente Palazzo Reale, que funciona das 16:30 até 22:00. Este é mais um mercado noturno asiático diferente da maioria pelo improviso, isto é, na rua que durante o dia funciona como rua, à noite transforma-se em mercado sem bancas tudo maioritariamente no chão. Fazem-se compras baratas, pode-se regatear mas tem um encanto e autenticidade como nenhum outro. No final do mesmo também se pode comer nos vários bares e restaurantes.

 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 7

Este dia ficou para o melhor de Luang Prabang, as cascatas….
Nas principais ruas da cidade existem inúmeros tuc tuc a venderem tours com postais sobre as cascatas. Esta foi a minha opção para visitar as Cascatas Tad Sae e Kuang Si.

Dica: Convém negociar com antecedência com os tuc tuc para verificar qual o melhor preço, porque existem uns que pedem preços exorbitantes para o Laos…. Ao negociar o tuc tuc para as Cascatas Tad Sae, não está incluída a deslocação de barco até à cascata.

Cascatas Tad Sae
Para lá chegar primeiro temos de andar um bom tempo de carro, até chegar ao rio. No rio vamos de balsa até à cascata, com uma vista espetacular. Chegando ao local, existem varias piscinas naturais com cascatas de diversas dimensões. Se puderem caminhem nos diversos trilhos para verem as cascatas menos turísticas.

Para quem gosta é possível andar de elefante.

O preço apenas da entrada da cascata é 15.000kips, mas também é necessário para o transporte da balsa.

 
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joseleiria

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joseleiria

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joseleiria

Membro Conhecido
Depois do último ponto de observação, onde está a maior cascata, é possível fazer um trilho que dá a volta por cima desta.


(ao chegar ao topo da subida virar à direita para onde diz bar. Inicialmente fui para o lado esquerdo que dizia haver outra cascata, mas corri cerca de 20 min e não vi nada a não ser uma ponte).

De lá de cima dá para ter uma linda vista da cidade, para dar um mergulho ou ainda andar de jangada até a nascente da cascata. É possível beber uma bebida no bar. É possível ainda subir a uma ponte de bambo mesmo por cima da cascata, e passear pelas diversas pontes de bambus sobre as piscinas naturais.

Para quem tem resistência e não tem medo de subir um trilho em escadas, de certeza não se irá arrepender…

É simplesmente para ficar sem palavras relativamente a esta cascata, porém, considero que a deslocação de balsa na outra cascata dá um toque especial a mesma…

Sem dúvida uns das melhores atividades no Laos, a não perder.

Dica: Levar ténis para a água para andar a vontade nas cascatas sem cair, porque o chão escorrega muito.

 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 8

Ultimo dia completo em Luang Pragang teve como ponto máximo a visita a PAK OU CAVES
Ao longo do rio existem diversos tours, contudo a maneira mais barata é apanhar um barco do público que custa 65.000 kip por pessoa que se localiza em frente ao saffron café, penso que era as 8:00 da manhã. E depois paga-se a entrada no templo.

O passeio de barco até as cavernas é muito bonito, pelo rio Mekong, com vistas maravilhosas do rio, dos nativos e das suas plantações às margens do rio. Sem qualquer dúvida, o passeio de barco pelo Mekong é uma experiência imperdível.


Antes de chegar ao destino final, existe uma paragem na vila do whisky, onde é possível ver como se faz whisky, bem como algumas mulheres manuseiam teares. Há também as típicas bancas onde se vendem têxteis de seda, souvenirs, peças de artesanato e garrafas de whisky com animais no interior, escorpiões, pequenas cobras, centopeias, que os aldeões usam para "tratamento" de várias doenças.


Em seguida continuamos o passeio de barco até as cavernas.

A caverna tem mais de 1000 estátuas de Buda de diferentes tipos e tamanhos espalhados por todo o interior da caverna.


Em seguida é possível através de um passadiço ter acesso a outra caverna, escura, que tem de ser visitada com lanternas (luz do telemóvel) à disposição logo na entrada, que contém umas 400 imagens de Buda.

Depois é só fazer o passeio de barco de volta a cidade, chegando por volta das 13:00.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Tinha visto no primeiro dia a partir de Mount Phousi um templo dourado no meio da selva, este era o objectivo para tarde….

Assim, a tarde optamos por fazer mais uma caminhada e visitar locais pouco turísticos.

Passámos perto da famosa ponte de bambo, contudo nesta época do ano a mesma estava submersa, onde havia um barco a fazer a travessia.


Em seguida atravessamos o rio numa ponte também caricata. Depois visitamos templos no meio da cidade, onde não se via um turista onde pudemos falar com os monges e atravessar pontes em bambus. Novamente atravessamos a ponte do rio para chegar ao desejado e longínquo Wat Pa Phon Phao.


Situado no cimo da colina, este lugar oferece uma vista fantástica da outra parte da cidade. Acima de tudo é um templo de construção diferente dos outros de Luang Prabang, e possui um jardim enorme com algumas esculturas de pedra, local perfeito para relaxar.

Na vinda, de volta ao hotel, ainda foi possível ver os templos: Wat Aphay, Wat Aham e Vat Visounarath. Aqui foi a única vez que vi mulheres monges de cabelo rapado, vestidas de branco…
Acima de tudo vale a pena pelo passeio, fora das zonas turística, permitindo ver a realidade do povo local.
 
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joseleiria

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Dia 9

Ultimo dia em Luang Prabang foi utilizado para visitor o Palazzo Reale, Royal Theatre e passear pela parte antiga da cidade com grandes marcas francesas.


Não deixem de provar os magníficos sumos de fruta naturais (podem pedir sem gelo, apenas com agua engarrafada) e também os famosos crepes de chocolate com frutas…

Lavandaria...

e não se esqueça de respeitar as regras culturais de cada país...

E de volta ao aeroporto para apanhar o voo para Bangkok
Optamos por ficar num hotel perto do aeroporto porque reservamos logo o primeiro voo da manhã para Kho Samui.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 10

Apanhamos o avião às 6:40 da manhã e optamos por comprar logo com o transfere até à ilha de Kho Samui, nomeadamente o Lipa Noir Pier, que é o utilizado pela Airasia.

Durante o transfere, do avião até ao pier onde se apanha o barco para a ilha, é possível comprar logo o transfere da ilha de Kho Samui até ao hotel. No nosso caso custou 400bth por pessoa até Chaweng Beach. Contudo, ao chegar à ilha é possível verificar que o preço tabelado de um táxi até a Chaweng Beach é 700bth.

Assim chegamos à ilha de Koh Samui às 12:30. O transfer até a zona de Chaweng Beach demorou cerca de 1 hora.

A partir deste momento foi só descanso…

Felizmente tivemos sorte, apanhámos sempre sol… que em agosto é preciso ter sorte. Mas como a sorte procura-se, é sabido que a baia de Kho Samui em agosto é a zona onde chove menos…

 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 11,12,13,14,

Estes dias foram utilizados para descansar e aproveitar as paradisíacas praias da ilha, que através dos táxis com carrinha de caixa aberta torna as deslocações muito fáceis.

 
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joseleiria

Membro Conhecido

Dica: Para jantar existem dois mercados nocturnos com todo tipo de comida a preço acessíveis.

Se quiser também pode optar por almoçar junto ao mercado, mas aqui já é mais agressivo....

Nao deixe de passear nas principais ruas de bares...

Aproveite e beba uma água de coco e no final peça para o abrir e coma o seu interior.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Como não podia deixar de ser, fizemos um tour a Koh Tao, com a empresa Lomprayah, porque é a única que faz o almoço mesmo na ilha de Koh Nangyuan. Foi um tour muito interessante e apenas custou 1300bth por pessoa. Já incluía deslocação do hotel até a lancha rápida, pequeno-almoço, almoço, águas a bordo e mergulho. Convém subir logo a colina para tirar a mais famosa foto na ilha de Koh Nangyuan, porque a fila pode demorar mais de uma hora.


Dia 15

Chegou ao fim o tempo para a praia, e apanhamos o ferry das 15:00 e depois com o avião chegamos a Bangkok às 21:30.

Optamos por ficar mais uma vez num hotel perto do aeroporto, porque reservamos logo o primeiro voo da manhã para Mandalay.
 
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joseleiria

Membro Conhecido
Dia 16
Recordo que é necessário fazer o visto na internet antes de viajar e custa 50 dólares,

Apanhámos o avião às 10:50 da manhã e chegamos a Mandalay às 12:15.

O aeroporto situa-se fora da cidade, logo é necessário apanhar um transfere.

O preço por pessoa é 3000 kyat.

Situação curiosa foi na saída do aeroporto onde se encontravam pessoas a darem máscaras para a cara devido à poluição, contudo nunca as usámos.


Para começar a sentir um pouco do povo nada melhor do que comer logo numa tasca de rua…

 
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