Novidades

[Report] Jordânia

Saruka

Membro Conhecido
Olá!

Venho deixar o meu testemunho da aventura pela Jordânia de 10 a 16 Setembro. Posso dizer que a seguir à Islândia foi a viagem que mais me marcou de forma positiva. Agradeço à @PaulaCoelho toda a ajuda e disponibilidade prestada!

No meu planeamento da viagem comecei primeiro que tudo por gerir o que ver e fazer com os poucos dias que tinha, e jogar isso com os horários dos voos disponíveis para as minhas datas. Depois perceber também os tempos de condução entre locais e o tempo que sobrava, teria que fazer sentido. Posto isso, saiu o seguinte roteiro:

Dia 1: Dormida na zona do Aeroporto - Jerash - Monte Nebo - Mar Morto
Dia 2: Mar Morto - conduzir até Wadi Rum
Dia 3 - Wadi Rum
Dia 4 - Wadi Rum - Petra
Dia 5 - Petra - Pernoitar na zona do aeroporto
Dia 6 - Viagem de Regresso

MOEDA
1 JOD - 1,33 EUR
Trocamos dinheiro no aeroporto e em Petra, mas em todo o lado aceitam cartão, inclusive revolut.

VOOS
10 SETEMBRO - LISBOA - ROMA - AMÃ
16 SETEMBRO - AMÃ - PAFOS - BORDEUS - LISBOA

CARRO
Aluguer diretamente no site da Montecarlo Car. Comunicação e envio de documentação feita por email, excelente.
160JOD 6 dias + 10JOD/ dia Seguro extra.

Foram buscar-nos ao aeroporto e levaram-nos ás instalações que ficam a 5 min de carro para levantarmos a nossa viatura. No regresso fomos ter ás instalações e eles levaram-nos ao aeroporto.
A condução é muito intensa e desafiante 😅 não há regras, ultrapassagens pela esquerda e direita, e lombas enormes sem sinalização prévia.

INTERNET
Cartão 10JOD para 8 dias de Internet, estão vários stands mesmo junto à porta de saída do aeroporto.

ALOJAMENTO
Perto do Aeroporto - Farasseen Apartments - 1 noite
Mar Morto - Ramada Dead Sea Resort - 1 noite
Wadi Rum - Hasan Zawaideh Camp - 2 noites
Wadi Musa - Petra Heaven - 1 noite
Perto do Aeroporto - Farasseen Apartments - 1 noite

Recomendo todos os alojamentos, corresponderam ao esperado, e voltaria a ficar em qualquer um deles.
Todos os quartos em que ficamos tinha chaleira e saquetas de chá e café e garrafas de água para consumo gratuito do hóspede.

JORDAN PASS
75JOD - fiz online 1 semana antes, inclui visto e entrada em vários locais turísticos, como Petra, e Jerash.

SEGURO VIAGEM
IATI SEGUROS

Dia da chegada, vou considerar o dia Zero, voos decorreram naturalmente e sem atrasos, chegamos às 21h50 a Amã, compramos cartão de internet e encontramo-nos com o funcionário da rent a car à porta do Aeroporto. Fomos levantar o carro e seguimos para o Apartamento onde pernoitamos. Tem recepção e um minimercado 24h. O quarto tinha frigorifico e microondas.

Dia 1 - Chegamos a Jerash pelas 11h, tem estacionamento gratuito mesmo à porta, ficamos até ás 14h30. Reservem pelo menos 3h de visita. Jerash é das ruinas romanas mais bem preservadas do mundo, e é incrivel, dá mesmo para "mergulharmos" no tempo e sentirmos como eles viviam e o que acontecia em cada um dos locais.

Em 63 a.C, a cidade foi conquistada pelo Império Romano e foi justamente nesse século que ela cresceu e prosperou, sendo considerada um centro urbano na altura pela sua localização na rota de comércio da Península Árabe para a Síria. Os destroços só foram descobertos em 1925, daí estar tão bem preservada!

Seguem fotos!

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.55.43.jpg


Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 19.02.25.jpg


Seguimos para o Mar Morto, fizemos uma paragem no Monte Nebo, o bilhete não estava incluído no Jordan Pass e como queriamos chegar antes do pôr do sol ao Mar Morto optamos por não entrar.

Mar Morto! A praia do hotel fica a 10 min a pé e eles têm um serviço de Shuttle, funciona até ás 19h, ainda conseguimos chegar a horas, a água é quentissima e é uma sensação muito engraçada! Fizemos o teste e ficamos mesmo a flutuar! :) :) Ainda fomos a banhos na piscina! Fomos jantar a um restaurante local, por sugestão de um empregado do Hotel. Hummus, showarma, pão naan, por 5JOD por pessoa, a meia pensão do hotel é à volta da 16JOD.

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.25.00.jpg


Dia 2 - Aproveitamos a manhã de piscina e de praia no Mar Morto. Depois de almoço seguimos viagem rumo a Wadi Rum. A estrada é sempre junto à fronteira com Israel, fomos mandados parar pela policia cerca de 4 vezes neste percurso. Aconselho ter sempre à mão os documentos do aluguer do carro e a carta de condução. Queriamos ir a Aqaba mas já não deu tempo, foram cerca de 4h30 de condução e já fizemos cerca de 30 min do caminho de noite. O que também não aconselho pois a recta final do caminho já é praticamente no deserto e pouca iluminação. Faz-se bem, mas se puder ser de dia, melhor.
Chegamos ao nosso alojamento, fizemos o check in, aqui optamos por ficar na tenda marciana, queriamos ter essa experiência única :) Ficamos em regime de meia pensão, contratamos o tour para o dia seguinte pelo deserto, optamos pelo tour de 6h, das 13h ás 19h de forma a apanhar o sunset no deserto. Fizemos também o stargazing nesta noite. Adorei este acampamento, estava todo iluminado à noite, com uma fogueira e música, e aquele céu, foi fantástico. Jantar buffet, bastante completo e saboroso. Seguimos de jipe para o stargazing pelas 21h30, e fomos para um local sem iluminação para observar as estrelas e aprendermos sobre o universo, constelações, signos, estrelas. Foi especialmente giro ver saturno ao telescópio exatamente como vemos na TV, com o seu anel quase perfeito à sua volta, foi incrivel!

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.20.02.jpg


Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.17.27.jpg



Dia 3 - Aproveitamos a manha no acampamento e na nossa tenda, almoçamos e seguimos para o deserto. Que experiência fantástica! Que imensidão! Fomos ao local onde foi filmado o filme Perdido em Marte, Lawrence da Arábia, Star Wars, e fomos ao Big Arch, ao Mushroom Rock, ainda fomos tomar um chá num acampamento beduino, o pôr do sol não foi fantástico pois começou a levantar muita poeira, mas sentamo-nos numa duna, colocamos uma música e desfrutamos o momento único para nós :)

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.09.27.jpg


Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.12.58.jpg

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.15.20.jpg


Dia 4 - Seguimos viagem para Wadi Musa, cerca de 2h de viagem. O nosso alojamento era a cerca de 5 min de carro da entrada para Petra, mas é fácil de estacionar o carro na entrada e assim também ficamos numa zona mais tranquila. Na entrada de Petra é necessário levantar os bilhetes para entrar, mesmo tendo Jordan Pass. Aproveitamos e compramos também os bilhetes para Petra by night para essa noite. Fizemos o percurso até ao Tesouro entre as 15h e as 18h, parando e desfrutando toda a beleza. Lá dentro há vários locais de venda de água, sumos, e snacks.

Petra, uma das sete maravilhas do Mundo. Pensa-se ter sido fundada em 312 a.C., é a capital dos Nebateus, árabes nómadas e era uma importante zona comercial por estar numa localização privilegiada das rotas comerciais. Também é incrível ver o desenvolvido sistema de captação, armazenamento e de condutas de água. As imagens falam por si :)

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.28.42.jpg


ás 20h30 entramos para o Petra by night e fiquei com um sentimento de flop. Por um lado ver tudo iluminado e as estrelas é fantástico, mas por outro lado, 17JOD por pessoa para chegar lá, estar 15 min e terminou, soube a muito pouco. Além disso, pelo menos na noite que fui, as pessoas sentaram-se no meio das velas, tirou todo o encanto do espetaculo. Acho que este espetáculo poderia ter muito mais potencial e ser mais bem aproveitado.

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.34.43.jpg

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.32.29.jpg


Dia 5 - Petra, fizemos o percurso completo até ao Mosteiro. das 10h30 ás 15h30. Vale a subida dos 8485756590 mil degraus e as 162354647 gotas de suor libertadas 😅 😅 a reta final do percurso é 1h a subir escadas, é doloroso, mas realmente vale a pena, é imponente! e a vista lá de cima é maravilhosa! Acabamos por almoçar por lá, com vista para o Mosteiro, os preços são acessíveis.

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.41.42.jpg

Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.47.09.jpg


Imagem WhatsApp 2023-09-22 às 18.52.58.jpg


Fizemos o caminho de volta e seguimos para a zona do aeroporto, pois tínhamos o voo de regresso na madrugada do dia seguinte. Dormimos no mesmo alojamento da primeira noite, que tem uma excelente localização, pertissimo da rent a car e do aeroporto. De madrugada fomos ter à rent a car e a empresa levou-nos ao aeroporto.

Em suma....

Adorei esta aventura! Foi uma experiência incrível do ponto de vista cultural e excedeu as minhas expectativas.

Boas viagens a todos! :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Saruka,

Que belo report cheio de fotos espetaculares e muita informação útil!

O acampamento tem mesmo muito bom aspecto :)
A Jordánia "está na lista" e este Report é a prova que tenho mesmo de começar a planear esta viagem...

Uma questão, em relação ao planeamento foi todo feito cá ou foi sendo feito ao chegar lá? (refiro-me a hoteis e tours)

Obrigado! e continação de boas viagens ;)
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @ploferreira muito obrigado! Tens mesmo de ir porque é fantástico!
Planeei e reservei tudo cá. Lá só comprei Petra by night e stargazing no Wadi Rum. Hoteis tudo no booking excepto o acampamento de Wadi Rum que foi através do Whatsapp, ficou mais económico visto que havia refeições e o tour também no “pack”.

Estou aqui para ajudar :)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Uma aventura espetacular, muito Obrigado pela partilha....
Tenho muita vontade de conhecer a Jordania, mas tenho receio de ir com crianças.... faz muito calor nessa altura do ano?
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @ALTF4 obrigada ! Honestamente estava calor mas não achei um calor insuportável. Aguentou-se bem, á noite até vestimos uma camisolinha para aconchegar 😅
Na minha opinião pessoal e pela minha experiência, como mãe acho que seria mais pesado para crianças o tempo que se passa a andar do que propriamente o calor. Em Petra fizemos uma média de 20km dia, mesmo que reduza uma parte, para chegar ao Tesouro e ao Mosteiro tem sempre de os fazer e uma grande parte com degraus. Os outros locais acho viável com crianças.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pela fantástica partilha! É um local que merece sem dúvida ser visitado e contemplado ;)

Boas viagens!
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá @ALTF4 obrigada ! Honestamente estava calor mas não achei um calor insuportável. Aguentou-se bem, á noite até vestimos uma camisolinha para aconchegar 😅
Na minha opinião pessoal e pela minha experiência, como mãe acho que seria mais pesado para crianças o tempo que se passa a andar do que propriamente o calor. Em Petra fizemos uma média de 20km dia, mesmo que reduza uma parte, para chegar ao Tesouro e ao Mosteiro tem sempre de os fazer e uma grande parte com degraus. Os outros locais acho viável com crianças.
Muito Obrigada peça atenção...
O andar a pé a explorar, elas já estão habituadas a fazer uns bons kms, mas sob o calor é que complica um pouco para elas ( e para mim.. :) )
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Saruka ☺
Parabéns pelo report, lindas fotos.
Muito obrigada pela partilha, uma grande aventura, um destino que está na lista.
Continuação de boas viagens

Cristina
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Exclente report. Muito obrigado. Fiquei com imensa vontade de ir. Permite-me uma pergunta @Saruka , estiveste limitada no tempo a 6 dias, para além de Aqaba e do Monte Nebo, que mais deixaste de fora por não haver tempo? Quais são esses locais e quanto tempo mais aconselharias?

Obrigado
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @agnusporfius obrigado pelo feedback positivo :)

Na minha opinião além de Aqaba e Monte Nebo há também o Baptism site - Bethany beyond the Jordan (local de baptismo de Jesus), e a capital, Amã. (não fui ao Baptism site por opção própria, visto que ficava pertissimo do meu hotel no Mar Morto, mas acho que é um dos locais mais visitados nas viagens à Jordânia). Os 8 dias completos na Jordânia parece-me o ideal para o meu roteiro e acrescentar estes locais. Até porque eu optei por ficar uma manha inteira na piscina e praia do Mar Morto e uma manhã inteira no acampamento de Wadi Rum, fiz ao meu ritmo e de acordo com as minhas preferências, essas duas manhãs poderiam ter sido aproveitadas de outras formas, nomeadamente indo a algum dos locais em falta, mas na altura, foi o que fez sentido :)

Quem sabe se fica para uma próxima... 😝

Qualquer questão estou ao dispor :)
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá @agnusporfius obrigado pelo feedback positivo :)

Na minha opinião além de Aqaba e Monte Nebo há também o Baptism site - Bethany beyond the Jordan (local de baptismo de Jesus), e a capital, Amã. (não fui ao Baptism site por opção própria, visto que ficava pertissimo do meu hotel no Mar Morto, mas acho que é um dos locais mais visitados nas viagens à Jordânia). Os 8 dias completos na Jordânia parece-me o ideal para o meu roteiro e acrescentar estes locais. Até porque eu optei por ficar uma manha inteira na piscina e praia do Mar Morto e uma manhã inteira no acampamento de Wadi Rum, fiz ao meu ritmo e de acordo com as minhas preferências, essas duas manhãs poderiam ter sido aproveitadas de outras formas, nomeadamente indo a algum dos locais em falta, mas na altura, foi o que fez sentido :)

Quem sabe se fica para uma próxima... 😝

Qualquer questão estou ao dispor :)
Muito obrigado.

Estou a estudar o local. O teu report despertou a minha curiosidade pelo local. :)

Sendo um país árabe, notaste alguma dificuldade, à semelhança do que acontece em alguns.
 

Saruka

Membro Conhecido
@agnusporfius eu em particular senti dificuldade em usar WC fora do hotel 😅 sei que parece estranho, mas foi o que senti mais dificuldade.

Não foi uma dificuldade, mas mais uma curiosidade, em alguns dias acordamos a meio da noite com a oração.

Em respeito a roupa, tentei andar sempre discreta, e senti-me sempre confortável.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
@agnusporfius eu em particular senti dificuldade em usar WC fora do hotel 😅 sei que parece estranho, mas foi o que senti mais dificuldade.

Não foi uma dificuldade, mas mais uma curiosidade, em alguns dias acordamos a meio da noite com a oração.

Em respeito a roupa, tentei andar sempre discreta, e senti-me sempre confortável.
Obrigado, é que em alguns países Muçulmanos, senti que as senhoras sentem algum desconforto por se verem limitadas e eu com duas lá em casa.....
 

Saruka

Membro Conhecido
Nesse aspeto não senti, eu usei sempre vestidos compridos ou calças, tentei também ser discreta.

Fomos a dois restaurantes locais onde não haviam nem mulheres, nem turistas, eramos os unicos, ainda assim muito respeitosos a todos os niveis.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha.
Quando estive por essas bandas ainda ponderei por uns instantes o Petra by Night, mas decidi não ir precisamente por sentir que iria saber a pouco.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Saruka, que belo report :)
Apanharam um belo dia de céu azul em Jerash!
Ainda bem que a viagem foi óptima e que as dicas foram úteis ;)

@ALTF4 , eu visitei no final de Outubro de 2021 e andei praticamente sempre de manga curta.
O tempo anda meio maluco por todo o lado por isso é sempre uma incerteza mas à partida na época das férias da Páscoa o calor será menos intenso que nos meses de Verão.

@agnusporfius , a Jordânia é um país muçulmano bastante relaxado, certamente com influência da Rainha.
Veem-se mulheres de lenço e chador e mulheres vestidas "normalmente". Acho que apenas coloquei lenço para espreitar a Mesquita de Madaba e Aqaba e é normal turistas andarem de manga curta, calções/saia especialmente nos locais mais turísticos como Petra, Jerash e Wadi Rum. Em Amã não recordo mulheres em calção, apenas homens mas também já era início de Novembro.
 

HugoF1986

Membro Novo
Olá @Saruka ,
Gostei bastante do report.
Só uma questão para o aluguer do carro é necessária a licença internacional ou basta a nossa carta de condução?
Muito Obrigado desde já
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @HugoF1986, obrigada :)
Basta a nossa carta de condução. Enviei previamente a carta e passaporte digitalizado para a rent a car.
 
Top