Novidades

[Report] Japão 2023 - Parte 3 - Kanazawa e Alpes Japoneses

David sf

Membro Conhecido
[Continuação deste post]

Chego a Kanazawa perto da hora de jantar, tempo de me alojar num hotel junto à estação e de ir procurar comida na estação de comboio. Tal como em várias outras cidades, Kanazawa tem uma enorme loja de souvenirs/ comida típica no recinto da estação, que é um regalo para os olhos.















8 – Shirakawago + Takayama

Dividi as 4 noites na região dos alpes japoneses em 2 noites em Kanazawa, a cidade mais interessante da região e com acesso mais rápido à aldeia típica de Shirakawago, e 2 noites em Toyama, cidade mais moderna (arrasada durante a II Guerra Mundial), mas que serve de base à Tateyama Alpine Route, que permite aceder aos pontos mais altos da cordilheira.

O primeiro de 3 dias inteiros nesta região seria então para visitar Shirakawago, uma aldeia típica japonesa situada num vale, e sem acesso de comboio. Para o efeito era necessária uma viagem com cerca de 1h30m de autocarro, bastante dispendiosa (cerca de 20€), e que, pelo menos no verão, necessita de marcação prévia, uma vez que os autocarros viajam cheios de turistas.

De Shirakawago apanho o autocarro até Takayama, outra cidade que preservou parte do seu legado histórico, uma viagem de 1 hora por cerca de 15€, de onde é possível apanhar o comboio para regressar a Kanazawa.

A aldeia de Shirakawago, apesar de super explorada pelo turismo, vale totalmente a pena. É possível, por uma módica quantia, visitar algumas das casas, mas o melhor é percorrer as suas ruas impecavelmente arranjadas e subir ao miradouro de onde se tem uma vista panorâmica da aldeia e do vale.

























Neste dia estava muito calor, mais de 35ºC, a água fresca do rio funcionava como frigorífico para as restantes bebidas.

 

David sf

Membro Conhecido
Apesar de já ser hora de almoço, opto por só almoçar em Takayama, os restaurantes em Shirakawago não são em quantidade suficiente para o número de turistas presentes, estavam todos cheios.

Em Takayama almoço num restaurante localizado entre a estação e a zona histórica da cidade. Fui atraído pela indicação de “bear meat”, pensando que ia provar carne de urso, mas dentro do restaurante percebi que se tratava de “boar” (javali), que estava mal traduzido…



O centro histórico de Takayama é constituído por meia dúzia de ruas com a construção típica de madeira das zonas antigas japonesas, cheias de lojas de souvenirs e de restaurantes. É interessante de visitar mas talvez por já ter ido antes a Kyoto, fiquei um pouco desiludido.



















A viagem de comboio para Kanazawa é constituída por dois troços, um comboio regional até Toyama e um Shinkansen até Kanazawa. A viagem até Toyama decorre ao longo de um vale espetacular, esta viagem de comboio justifica por si só a visita a Takayama.









Chego a Kanazawa já de noite, janto num restaurante de “self-grill” junto à estação.

 

David sf

Membro Conhecido
9 – Kanazawa

A manhã deste dia foi dedicada a Kanazawa, debaixo de uns abrasadores 36ºC. Kanazawa tem vários pontos de interesse turístico, separados por largas distâncias de ruas menos interessantes, característica que partilha com Kyoto. Para me deslocar entre os vários locais, e para evitar derreter debaixo do insuportável calor húmido deste dia, utilizo os autocarros da cidade, que custam cerca de 1,5€ por viagem, descontados no cartão Suica.

A primeira zona que visitei foi o distrito de Higashi-Chaya, um bairro histórico onde viviam as classes médias e baixas no período Edo. Esta área é semelhante à zona histórica de Takayama, mas talvez por a ter visitado logo de manhã, antes das hordas de turistas chegarem (nesta 2ª feira era feriado no Japão) e das lojas de souvenirs abrirem, achei-a mais agradável.











À saída desta zona, um estendal improvisado:



Rio Asano, que limita a Sul e Oeste o distrito de Higashi-Chaya. Em todas as cidades em que estive no Japão, a envolvente dos rios era sempre um oásis menos quente.



Apanho de novo o autocarro para a zona do castelo. Em frente ao mesmo fica o jardim Kenroku-en, o ex-libris da cidade. Optei por ir apenas ao jardim, pelo que tinha lido pareceu-me que o interior do castelo seria semelhante do de Nijo em Kyoto.



O jardim é outro oásis menos quente na cidade, embora não o tivesse achado tão refrescante como os da costa Sul. A vegetação nesta área é menos tropical, mais semelhante à nossa, devido ao facto de a monção tropical vir associada a fluxos de Sul e de a costa Norte estar exposta aos ventos glaciares da Rússia e China continental durante o inverno.

















Outra zona histórica de Kanazawa é o distrito de Naga-Machi, onde viviam os Samurais. Como era punido que as classes mais baixas manifestassem mais riqueza que os Samurais, esta era inevitavelmente uma zona mais rica da cidade, mas a vista exterior era bastante monótona, uma vez que praticamente só se viam os muros.



 

David sf

Membro Conhecido
Depois de almoço, apanho o Shinkansen para Toyama e fico um pouco a refrescar-me no hotel. Ao fim do dia, com menos calor, saio para visitar Toyama, que apesar de menos interessante, ainda permite um passeio agradável.













10 – Alpes Japoneses

O último dia na região dos Alpes japoneses é aquele em que vou de facto aos Alpes. Uma odisseia de vários transportes públicos constitui a Tateyama Alpine Route, que liga Toyama a Nagano, ao longo de um dia inteiro de viagem, passando pelos pontos mais altos dos Alpes (até perto dos 2400m). O custo do bilhete para todos estes transportes é bastante elevado, quase 100€, mas o dinheiro gasto vale totalmente a pena, pelas paisagens e também pelo prazer de apanhar um pouco de ar fresco no alto das montanhas.

A primeira viagem é num comboio bastante rudimentar até Tateyama, que dura cerca de 1 hora.





Em Tateyama apanha-se o funicular até a uma cota superior aos 800m.



O resto da subida até aos 2350m é feito de autocarro.





No alto situa-se o Famoso Snow corridor, que usualmente tem uma altura de neve e gelo superior 10m em abril, mas que em julho está deste modo:



(Imagem de abril):

images.jpg


No alto da montanha existem vários trilhos pedonais, ao longo de lagos e campos vulcânicos. Apesar de ser um pouco cansativo, principalmente devido à rápida subida desde o nível do mar até esta altitude, é também bastante refrescante dar um passeio ao ar livre com 16ºC de temperatura ambiente.













 

David sf

Membro Conhecido








A etapa seguinte é através de um Trolley bus dentro de um túnel que atravessa a montanha. Este túnel foi originalmente aberto para o transporte de materiais para a construção a barragem de Kurobe, sendo posteriormente aproveitado para fins turísticos.



Ao fim de cerca de 5 minutos de viagem chega-se ao teleférico de Kurobe, que desce dos 2200m até aos 1500m, onde se localiza a barragem de Kurobe.











Junto à barragem aproveito para almoçar e fazer um passeio de barco de aproximadamente 30 minutos na sua albufeira.

















Esta placa, de homenagem a um guarda-corpos que cumpriu a sua função exemplarmente ao longo de vários anos, é algo apenas possível no Japão…



Desde a barragem de Kurobe apanha-se outro autocarro que viaja dentro de um túnel, até Ogisawa, de onde se apanha outro autocarro até Nagano, cidade que albergou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1998.

Desde Nagano, apanho o Shinkansen para voltar a Toyama. Poderia ter ficado aqui, a meio caminho para Tóquio para onde iria na manhã seguinte, mas sendo o percurso incluído no JR Pass, achei que não compensava o custo de enviar a bagagem de Toyama para Nagano.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Fazer a Tateyama Alpine Route deve ter sido espetacular pois a paisagem com os lagos é magnífica 🤩
Também gostei muito das fotos da aldeia de Shirakawago.
Excelente report :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá uma vez mais :)

Obrigado pela continuação desta soberba partilha! Que locais fantásticos dignos de apreciar cada momento. Venha a próxima parte!

Boas viagens ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

O japão continua a surpreender a cada "capítulo".
Á Espera pela 4ª parte, mas a fasquia está muito elevada com os Alpes Japoneses :)

Muito obrigado por enriqueceres o Portal com esta fantástica viagem!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A Tateyama Alpine Route tem boa pinta, mas não fazia parte do meu itinerário.

Acho que gostei mais da parte antiga de Takayama do que da de Kanazawa, apesar de ter mais turismo, tinha mais vida.
 
Top