Novidades

[Report] Japão Jun 2019 - Quioto/Hiroshima

bfsantos

Membro Ativo
Depois de sairmos de Nara apanhámos o comboio para Quioto, é uma viagem bastante rápida, cerca de 40 min.
Antes de falar de Quioto queria só falar de algo que não abordei no report anterior:

Internet: erámos para ter alugado um wi-fi pocket, mas o preço para os 17 dias era de 150€, achámos demasiado e não quisemos. Como ambos os nossos telemóveis estavam bloqueados para a nossa operadora, não tinhamos outra alternativa. Então arriscámos e não comprámos internet, mas até nem correu mal porque em todas as estações de metro/comboio, nas convinence stores e mesmo no centro de algumas cidade havia wi-fi grátis. Por isso para quem não quiser comprar internet, consegue-se desenrascar bastante bem.

Hotel em Quioto:
Escolhemos para ficar em Quioto o hotel the b kyoto, e foi o nosso hotel preferido em toda a viagem. Os quartos são maiores do que a maioria no Japão, a cama era king size e a casa de banho tinha um chuveiro espetacular. Só o pequeno-almoço é que deixava a desejar com pouca variedade de opção ocidental.

Transportes em Quioto:
Como só iamos usar o JR pass para as grandes viagens, não. tinhamos nenhum pass para usar em Quioto, por isso o nosso plano foi no 1º dia ir a pé a todos os pontos mais próximos, o que foi fácil pois é uma cidade plana. No 2º dia alugámos uma bike para ir aos sítios mais afastados e no 3º dia andámos de transportes (metro e comboio), o preço é bastante acessível.

JR Pass: só iriamos usar o pass no dia que fossemos para Hiroshima, pois não compensa em usa-lo em Quioto. Para trocar o voucher pelo pass é ir a um balcão da JR, nós acabámos por trocá-lo na estação de Quioto. Quando se troca o voucher temos de dizer o dia que vamos começar a usá-lo, e apartir daí começam a contar os dias. É possível andar nos comboios sem bilhete reservado, pois existem carruagens específicas para isso, mas eu aconselho sempre a reservar.

Uma grande ajuda que tive para saber quais os comboios a apanhar foi o site Hyperdia, foi o meu salvador!

Chegámos já ao final do dia a Quioto, foi só deixar as malas e ir jantar. Como já tinhamos saudades de ramen decidimos ir experimentar outra cadeia conhecida o Ippudo Ramen, e adorámos. Neste restaurante tem a opcção vegan, eu decidi pedi-la e não me arrependi, para quem for vegetariano/vegan esta é uma optima escolha (a maior parte dos restaurantes de ramen são só de carne).

B1Mte0JYSdWNbM7Rn7nZsw.jpg


ramen tradicional
%ZvueEUuTZaSCFSRYztCSw.jpg


dOvTZZG3TS2fe9oKvQ2MtA.jpg


No dia seguinte começámos por visitar um dos sítios mais ícones de Quioto, o templo de Kiyomizu-dera. Este templo foi construido em 780 e tem a particularidade de não ter sido usado nenhum prego durante a sua construção. Sendo um dos templos mais visitados em Quioto, eu já sabia que ia ser uma loucura de pessoas, mas mesmo assim valeu a pena visitá-lo. O único problema é que se encontra em renovação até Março de 2020.

A caminho do templo passámos pelo rio Kamogawa
.
IMG_1417.JPG


As ruas apinhadas até ao templo.

IMG_1433.JPG


-9047706397569091601_IMG_1434.JPG


IMG_1449.JPG


IMG_1458.JPG


A vista dentro do templo para a pagoda Koyasu.

IMG_1461.JPG



IMG_1483.JPG


IMG_1476.JPG


IMG_1486.JPG


A cascata Otowa localiza-se na base do templo, e esta é dividida em 3 fontes, que segundo dizem cada uma tem uma função específica: amor, dinheiro e sucesso nos estudos. Eu apenas bebi de uma das fontes e não sei qual é que correspondia.

IMG_1494.JPG


IMG_1500.JPG


IMG_1504.JPG


Saimos do templo e seguimos caminho pelas famosas antigas ruas de Quioto.

IMG_1515.JPG


IMG_1519.JPG


È fascinante passear por estas ruas e imaginar como teria sido viver aqui vários séculos atrás.
Por causa de uma dica de um blog fomos até ao templo Yasui-Konpira-gu, é um templo que celebra o amor, é bastante pequeno mas tem poucos turistas e é grátis ;).

IMG_1526.JPG


IMG_1527.JPG


Esta "escultura" representa a união entre o homem e a mulher, li que havia um ritual de passar de mãos dadas com a nossa cara metade pelo buraco três vezes de forma a que o amor não acabe.

IMG_1528.JPG
 
Última edição:

bfsantos

Membro Ativo
De seguida fomos até ao templo Yasaka, conhecido pelo festival matsuri que ocorre em Julho.

IMG_1535.JPG


IMG_1541.JPG


IMG_1543.JPG


IMG_1548.JPG


Um dos templos que eu tinha bastante vontade de conhecer era o Chion-in, pois aqui foi filmado uma parte do filme "O último samurai" que é um dos meus filmes favoritos. O Chion-in é o templo principal da escola budista Jodo.

1549345771866200471_IMG_1550.JPG


Este templo também se encontra em renovação, o que não deu para ver tudo. Mas é um sítio muito bonito, que transmite imensa paz e tivemos oportunidade de presenciar uma cerimónia budista.
3CCC9094-46CF-4D08-8272-A10AAD2B6D78.jpg


IMG_1574.JPG


IMG_1575.JPG


-1544833747277731485_IMG_1581.JPG


IMG_1583.JPG


Depois de tantos templos já não aguentávamos mais e fomos comer a um dos muitos Lawson's espalhados por todo lado. As convinience stores são das coisas que mais tenho saudades, comemos sempre bem e barato lá. Experimentámos o novo lançamento da Coca-Cola, transparente com sabor a lima.

-7411455349495497702_IMG_1589.JPG


Caminho do filósofo



IMG_1597.JPG


Passámos novamente pelo rio, mas de forma diferente.

IMG_1598.JPG


IMG_1601.JPG


Fomos até Palácio Imperial, que tem o jardim mais bonito de Quioto, na minha opinião (grátis).

IMG_1617.JPG


IMG_1626.JPG


IMG_1632.JPG


IMG_1636.JPG


IMG_1637.JPG
 
Última edição:

bfsantos

Membro Ativo
IMG_1640.JPG


A nossa última visita do dia foi o mercado Nishiki, aqui é possível experimentar tudo e mais alguma coisa, mas são mais turistas do que locais a visitá-lo. Recomendo experimentarem os donuts de leite de soja, são óptimos.
-7247591373732008900_IMG_1645.JPG


IMG_1647.JPG


8034295338075522927_IMG_1649.JPG


Nessa noite fomos experimentar uma comida típica, o tonkatsu, que basicamente é porco panado.
g2uG3NGhR92V3V3orxfpaA.jpg


70raw0D%QwGusD4CG9HwGA.jpg


No dia seguinte alugámos bicicletas pela Kyoto Rental Cycle, ficou por 8€ por pessoa o dia inteiro. Eu tinha planeado ir a vários sítios, mas depressa percebi que as distâncias eram maiores do que eu estava à espera.
Começámos por ir ao templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado), o templo em si é bastante bonito, mas não se pode visitar por dentro e a quantitade de turistas é enorme. Fiquei com um sentimento ambíguo em relação a este templo, mas ir a Quioto e não o visitar é como ir a Roma e não ver o Papa.

IMG_1656.JPG


IMG_1658.JPG


IMG_1664.JPG


IMG_1679.JPG


7854377476812091826_IMG_1694.JPG


Dali partimos para Arashiyama para irmos à floresta de bamboo, só que o google maps pregou-nos uma partida e fomos dar uma volta enorme e perdemos imenso tempo a voltar para o caminho certo. Mas há males que vêm por bem, pois passámos por zonas cheias de arrozais muito bonitas.

IMG_1699.JPG


IMG_1704.JPG


IMG_1705.JPG


Por fim chegámos a Arashiyama, mas tinhamos pouco tempo e só conseguimos visitar a floresta de Bamboo com muita pena minha, porque esta zona de Quioto merece um dia inteiro só para ela.

IMG_1714.JPG


IMG_1721.JPG


A floresta não é assim tão grande como parece nas fotografias, fiquei um pouco desiludida.

IMG_1722.JPG


8966015346655262417_IMG_1727.JPG


-3716457070498344270_IMG_1741.JPG


Depois de visitarmos os bamboos já não havia tempo para mais nada, pois teriamos que entregar as bicicletas de volta. Foi engraçado andar de bicicleta por Quioto, o terreno é quase sempre plano e existe ciclovias em todo lado, aconselho bastante a experimentarem.

O dia seguinte foi para explorar Fushimi e Momoyama, a terra do sake. Para chegar a Fushimi fomos de comboio, se não me engano o bilhete foi 2€, ao sair da estação basta seguir a multidão de turistas que se encaminha para o templo, não há que enganar.

O templo de Fushimi Inari é bastante famoso pelos seus milhares de toris que se estendem por kilometros, o que atrai todos os turistas aqui. O meu conselho é não pararem logo ao ínicio para tirar fotos, andem mais um bocado e vão ver que há medida que vão subindo o número de pessoas vai diminuindo. Fazer a caminhada toda até lá acima é cansativo, mas garanto-vos que vale todo oesforço.

IMG_1761.JPG
 
Última edição:

bfsantos

Membro Ativo
IMG_1766.JPG


IMG_1767.JPG


IMG_1770.JPG


cHdoIhIJSy2z3Yqv74E3Wg.jpg


Ao longo do trilho vamos encontrado pequenos templos, várias estátuas de raposas e outros animais.
qWbfpFqASeuCsQEjAoOqJA.jpg


CmvZZBe2R7ajqUjFlaRceA.jpg


6055662036458654753_IMG_1800.JPG


C21387B9-C76D-4CC4-90BD-DBA4205B01BF.jpg


IMG_1832.JPG


É fascinante andar por estes corredores intermináveis, acabamos mesmo por perder a noção do tempo que aqui passamos. Descam pelo lado contrário de que subiram, assim conseguem ver mais coisas.

Seguimos então para Momoyama, para fugir um pouco ao roteiro turistico, e foi o melhor que fizemos. Ao sair da estação de comboio fomos visitar o templo Gokonomiya, famoso por ter uma das dez fontes de água pura de Fushimi.
owS9S%9bSFaxDmOXno5unw.jpg


G1C2odpzSayHyerAHPUUTg.jpg


Imitámos os locais e enchemos as nossas garrafas com esta água, segundo uma lenda quem beber esta água "fica curado" das doenças.

IMG_1848.JPG


Não haviam turistas no templo, apenas as pessoas locais que lá vão prestar a sua fé, aqui sentimos uma sensação de paz enorme.

Seguimos em frente e fomos dar ao mercado Otesuji.

IMG_1856.JPG


IMG_1877.JPG


Comprámos aqui algumas coisas para comer e fomos almoçar em frente ao rio antes de irmos visitar a fábrica de sake.

8617096843544269481_IMG_1859.JPG


IMG_1861.JPG


Depois de barriga cheia visitámos o museu de sake Gekkeikan, este mostra todo o processo de produção de sake como se fazia antigamente, mas a melhor parte é mesmo a degustação no final. Pagámos 3€ para visitar o museu e ainda nos ofereceram um pequena garrafa de sake a cada um.

IMG_1863.JPG


IMG_1865.JPG


Ao sair da museu fomos à empresa concorrente, a Kizakura, para experimentar um pouco mais de sake.
Ao voltarmos para a estação vi uma barraquinha a fazer tayaki na hora, e não podia deixar de parar lá para comprar, experimentámos com recheio de feijão vermelho e outro de custard.
IMG_1881.JPG


IMG_1878.JPG
 
Última edição:

bfsantos

Membro Ativo
Hiroshima e Miyajima

Tinha planeado em dormir em Hiroshima e conhecer a zona com mais calma, mas marcar um hotel e andar com as malas não era algo que me apetecia muito. Assim decidi fazer um bate e volta a Hiroshima e à ilha de Miyajima, foi cansativo mas é possível de realizar.

Fomos trocar os nossos vouchers pelo pass JR na estação de Quioto e reservámos logo os bilhetes para o shinkansen. È bastante fácil e rápido.
Andar de shinkasen era umas coisas que mais queria fazer no Japão, e a experiência superou as expectativas.

IMG_1900.JPG


Como não tinhamos comboio directo para Hiroshima, primeiro parámos em Osaka e depois então fomos directos.
A maior parte das tours faz o roteiro Hiroshima e depois Ilha de Miyajima, por isso fiz o roteiro ao contrário de forma a evitar tanta gente.

Ao chegar à estação de Hiroshima é só apanhar o metro da JR linha Sanyo até Miyajimaguchi (+\- 25 min) e depois é só apanhar o ferry para a ilha de Miyajima, que está incluido no JR pass.

No ferry é possível ver o famoso Tori gigante na água.
IMG_1908.JPG


IMG_1921.JPG


-5005744869363666812_IMG_1922.JPG


A ilha é muito bonita e não me importava nada de ter lá ficado a dormir para explorar todos os trilhos.

IMG_1923.JPG


Tal como em Nara, aqui os veados também livremente por todo o lado.
IMG_1942.JPG


Decidi não ir ao templo mais famoso o Itsukushima, e visitar antes o templo Daisho in.

IMG_1956.JPG


IMG_1966.JPG


A seguir ao templo do Buda gigante em Nara, este foi o meu preferido È mesmo muito especial.

Caverna Henjyokutsu
IMG_1973.JPG


iucZ7iOZTDO8wljdUJ9J8Q.jpg


IMG_1989.JPG


IMG_1978.JPG


Saímos do templo e começou a chover a potes, era altura de voltar a apanhar o ferry, mas sem antes experimentar o bolo típico da ilha.

IMG_2001.JPG


IMG_1998.JPG


mAVpYe8xT+mmJsztDx7FHQ.jpg


Tive pena de ter estado tão pouco tempo em Miyajima, é um sítio que merece muito mais do que ums horas.

Fomos então para o próximo ponto, Hiroshima.
fullsizeoutput_b5e.jpeg


Para quem tem o JR pass pode andar pelos autocarros sightseeing que fazem a volta por hiroshima e param nos principais sítios da cidade.

Começámos pelo parque do Memorial da Paz.

IMG_2010.JPG


O edifício Genbaku Domu.
IMG_2012.JPG


IMG_2016.JPG
 

Anexos

Última edição:

bfsantos

Membro Ativo
O monumento da Paz das Crianças
IMG_2017.JPG


IMG_2019.JPG


IMG_2021.JPG


A chama da Paz, que só será apagada quando deixar de existir armas nucleares.

3376148813360673829_IMG_2024.JPG



IMG_2026.JPG


Visitámos também o Museu Memorial da Paz, que foi bastante emotivo, aliás toda esta zona é bastante emotiva. Estive o tempo todo com pele de galinha, e ver as consequências que a bomba teve sobre estas pessoas inocentes é aterrador. Esperemos que os erros do passado não sejam repetidos no futuro.
492813435363827106_IMG_2035.JPG


Saímos de Hiroshima com o coração partido, mas recomendo bastante esta visita.

Chegámos a Quioto já de noite, esta era a nossa última noite nesta cidade, no dia seguinte partiamos para os Alpes Japoneses. Quioto embora seja bastante turística é uma cidade que não pode ser tirada de um roteiro pelo Japão. Embora tenha estado 4 dias inteiros aqui senti que ficou muito por ver, mais uma desculpa para cá voltar ;) .
IMG_2038.JPG
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Obrigada pela partilha.... Que bela viagem!
(... mas ainda me falta a primeira parte...)
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Espectacular! Estou a "devorar" a vossa aventura e as fotografias são fantásticas 🤩🤩
Percorrer o Templo de Fushimi Inari faz parte da minha listinha no Japão mas esse Daisho também parece bem bonito.

Obrigada por mais esta parte e aqui fico eu ansiosa pela próxima :D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Que partilha soberba, muito obrigado! :)
É sem dúvida daquelas viagens que ficam para a vida e vejo que a viveste da melhor forma possível!

Boas viagens :)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Como dizes e bem:
Que não se repita no futuro: Hiroshima, Chernobyl, Auschwitz e muito mais.
E nós temos um grande papel nisso, ao mostrarmos interesse e fazendo que nada disto desapareça dos livros, estas situações que mudaram gerações se um dia forem esquecidas, voltarão a acontecer.

Excelente report, estou a gostar muito mesmo.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais uma vez obrigado pela partilha.
Uma viagem fantástica e um report recheado de belas fotos.
Boas viagens ;)
 
Top