Novidades

[Report] Jamaica - RIU Ocho Rios - 30 Maio

pfranza

Membro
Olá a todos - "JAMAICA? NO PROBLEM!!!!!" :devil:

Começo este report sem vontade nenhuma de o fazer. Perguntam "porquê?".. Ora a resposta é simples, dá muito trabalho e eu ainda estou de férias, a recordar o paraíso que deixei a 6 de Junho deste ano... as saudades são tantas que até tenho medo de perder a cabeça, deixar o emprego e começar a gritar "Eu quero voltar para a Ilha!" (p.s.- agora que penso nisso, já disse esta frase várias vezes desde que cheguei...)

Bem até agora é só palha! ;D

Quando procuro um "spot" destes procuro: Praia, Excursões e Comida... e claro Descanso!

Antes de mais, vocês gostam de gastar muito dinheiro? Eu não... sou um forreta nato, mas também gosto disto, uma vez por ano já não era nada mau...


1º - Procurei Promoções em sites na net, encontrei na Vibo Viagens, 1532 euros 2 pax para o RIU Ocho Rios (o RIU Negril estava ao mesmo preço).

2º - Paguei com o cartão crédito classic da cgd, que dá desconto de 3%, ficou em 1486,04 euros, ou seja, 743,02 euros por pessoa.

3º - Procurei aqui no portal pelo mail do CURTIS ([email protected]) (um jamaicano de Confiança da First Choice Taxis, que organiza excursões mais baratas que a Solplan) e mandei-lhe um mail a dizer que vou a caminho.

4º - "Comprei" dólares no meu banco para levar, paga-se menos comissões e o câmbio é o real. Evitem casas de câmbio nos aeroportos, evitem os câmbios no hotel, evitem lá levantar dinheiro (pagam-se comissões altas, informem-se nos vosso bancos antes da viagem).

5º Comprem umas alpercatas (sandálias não derrapantes) para fazerem as Cascatas Dunn's River, lá são caríssimas, um casal amigo alugou no local, e ficou 7 dólares/pessoa só alugar, imaginem comprar. (Comprei as minhas em Portugal por 5 euros).

6º Checar que o passaporte tem mais de 6 meses e siga fazer a maleta (que seca!)


Vou começar pelo CURTIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Transcrevo aqui a troca de mails (só para a cusquice):

"Hello Curtis,
How are you?
We are Peter and Sonya. We are from Portugal, and we are going to Jamaica @ 30 May, to RIU Ochos Rios..

A friend of us in Portugal said you are a very nice person and you show some good places to visit in Jamaica.
We hope to meet with you, so we can travel with you. We know there are, at least, one more couple at this Hotel that want to travel with you.

Hope to see you soon,

Best regards,
Pedro França"


E agora a resposta do Curtis:

"Hello Pedro,

Pleasant good day to you, thank you so very much for this your mail.
God's willing, what I will do is meet with you and the rest of friends at the hotel lobby the 31st May at 10:00am to discuss what you want to do amd see, thank you and talk to you soon."
Ou seja, ele marca sempre para o dia seguinte à chegada, 1h depois da reunião das excursões com a Solplan.

Eu fiz 4 saídas: 2 com o Curtis e 2 com malta tuga que conhecemos nas saídas com o Curtis.

1ª Saída (com o Curtis)

Port Antonio (Preço Solplan: 110 dólares/pessoa; Preço Curtis (negociado): 95 dólares/pessoa)

8 AM - Lá estava Curtis e o Alphonso (condutor) à entrada do Lobby do Hotel com a carrinha que levou 21 Tugas nesta saída (sim não é normal juntarmos tantos tugas duma vez só, mas este grupo tornou-se digamos... MÁGICO!) (P.S. - Ninguém se conhecia antes da Jamaica, e agora.. nunca me tinha acontecido esta empatia tão grande entre tantas pessoas).

Incluí:
Somerset Falls (após 1h30 de caminho fomos à Cascatas Somerset, de 0 a 5, nota:4)
Port Antonio Market (mais 20 min e fomos ao mercado, de 0 a 5, nota: 3)
Almoço (fomos a um restaurante escolhido pelo Curtis e comemos frango ;) nota: 3)
Frenchman's Cove ( Praia lindíssima famosa por filmes como "Knight and Day") nota:5)
Blue Lagoon (Passeio de barco na Lagoa Azul) nota:4)


2ª Saida (sem o Curtis)

Dunn's River Falls ( as Cascatas mais conhecidas da Jamaica, uma experiência única, levem as alpercatas para os pés de Portugal. O recinto tem praia incluída cá em baixo, de 0 a 5, nota:4)
Preço de entrada, pago no local: 20 dólares/pessoa. Nota: 4.

ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO REPORT
(na estrada que passa à frente do Hotel, ou seja, do lado esquerdo quando se saí, há uma paragem de autocarro - THE ONE DOLLAR BUS :D - levam-te por 1 dólar por pessoa, contudo passam frequentemente carrinhas-táxi que com negociação, fazem também 1 dólar por pessoa, e combinam contigo a hora de regresso para o Hotel. Foi isso que nos aconteceu, enquanto esperávamos pelo autocarro, apareceu uma carrinha-táxi que queria levar 5 dólares/pessoa e conseguimos baixar o preço para 1 dólar por pessoa).

Ou seja, pela Solplan, pagávamos 60$/pessoa (120$/casal).. indo por nós pagámos, 4$ de transportes ida e volta, mais 40 dólares de entrada para 2 pessoas. Ou seja, 44 $/casal... digam lá que não compensa?

3ª Saída (com o Curtis)

Negril (Preço Solplan: 125 dólares/pessoa; Preço Curtis (negociado): 35dólares)

9.30 AM (e com almoço preparado ao peq.almoço desse dia...lol), desta feita fomos 14 Tugas.

Incluí:

Discovery Bay - Para mim o único local histórico da Jamaica visto que foi o Local onde Cristovão Colombo, em 1494, atracou pensando ter chegado à América (demorou 2 anos a entrar na baía devido à barreira de corais. Perdeu 2 Naus nas tentativas de chegar a terra...) Nota: 5

Seven Mile Beach - A praia com a água mais quente em que estive até hoje, até queimava a entrar Nota: 5.

Negril Lighthouse- Um farol com uma soberba vista sobre o mar. Nota: 2.

E "Last but not the least" Rick'sCafé - o pôr-do-sol mais famoso das Caraíbas, não se paga nada para entrar, mas comida e bebida bem caras. Mas que bem que se estava CHILLIN' Nota: 5.


4 ª Saída (sem Curtis)

Ocho Rios Craft Market - Melhor sítio para negociar e comprar os recuerdos, mas levem muita paciência e persistência. Nota:3.

P.S. Há Multibanco no Hotel das 10h às 22h, e tem uma comissão de 6 dólares por levantamento. Fiz um levantamento de 200 dólares e correu tudo bem (sim, eu disse no inicio que devem evitá-lo, mas quando acaba é necessário arranjá-lo... lol)


Curiosidade: Eu mudava o nome Ocho Rios, para Ocho Vientos, à tarde punha-se um vento... ui. À noite nem uma brisa, e de manhã estava-se bem.

SNORKELISTAS: Todos para a parte esquerda da praia, cerca de 20 tipos de peixes e corais em fartura. Levem óculos e barbatanas de Portugal, lá é possível alugar mas é necessário deixar uma caução. Há "gaivotas" para andar à borla e mini-catamarans a 20$.

PRAIA: Esta também tem pedras com a do Gran Bahia Principe, e também não é completamente natural... Mas é 5 estrelas.
COMIDA: Façam dieta antes de ir, que lá podem ganhar uns quilinhos extra sem muito esforço. Gostei muito da comida. E não me digam que é pouco variada, ou que há pouco peixe grelhado, comi todos os dias peixe grelhado ou frito (pelos menos 5 ou 6 tipos de peixe diferentes). As sobremesas e fruta são do melhor que há.

Importante: Taxa Saída da Jamaica: 65 dólares ou 55 euros por pessoa.


Se voltar à Jamaica, vou para Negril, é pior para as excursões (fica mais longe das atracções principais, excepto o Rick's Café) mas a praia é BEM MELHOR. Que SOPA!

P.S. - o pior neste momento é a viagem de avião... com a escala perde-se muito tempo.

IDA: LISBOA - JAMAICA(9H) - SAMANA (12H)
VOLTA: JAMAICA - SAMANA (2H) - LISBOA (12H)



Bem estou farto de escrever, e não escrevi quase metade do que queria, mas agora venham as fotos.


Este report é dedicado ao grupo fantástico de portugueses que esteve no RIU Ocho Rios, de 30 Maio a 6 de Junho. Vocês são 5 estrelas.
 

LeonorS

Membro Ativo
Obrigada Pfranza pelo fantástico report.
Que bom é recordar o que lá vivi, tenho pena é de na altura em que fui ainda não se falar do Curtis.
Aquela água de Negril é espectacular! Só lá estando para se perceber! Tenho muito pena de não ter ficado no Riu Negril, fiquei no Bahia Principe, é a única coisa que me arrependo... De resto tb voltava já para a ilha
Agora quero é muitas fotossss!!!!
 

pfranza

Membro
Olá,

as fotos ficaram disponiveis no Álbum "Jamaica 2012" criado para esse efeito.

[sharedmedia=gallery:albums:213]
 

Ricardo Caria

Membro Novo
Boas, essa dos Autocarros a 1$ é que não sabia! :D

Quanto à alimentação, o "não me digam que é pouco variada" eu digo, porque na minha estadia foi, pelos vistos tiveste mais sorte que eu

Dizes que a praia tem pedras?! :huh:
 

Belita

Membro
Qualquer questão estou ao vosso dispôr.

Obrigado
Olá família França ;)

Tive o privilégio de fazer parte do grupo de tugas que o Pfranza referenciou,que se conheceu na Jamaica entre dia 30 de Maio e 6 de Junho.
E que grupo!!! Parece que fomos todos escolhidos a dedo!!

Subscrevo todas as palavras do Pedro quanto ao destino, estadia no hotel e excursões.
Apenas acrescento algo no que diz respeito à animação, é muito vocacionada apenas para Americanos e afins, e muito fraca durante o dia, não fossem os tugas animar a última a noite, aquilo não seria a mesma coisa

Aconselho o destino e se tiverem a sorte de conhecer um grupo como o nosso, então será 10********** :agitado:
 

pfranza

Membro
Olá "Belita"! :D Estava a ver que não fazias aqui um comment :p

Grande grupo.. pessoas muito fixes... especialmente vocês os 2.

Abraço para o "Belito" :p e uma bjoka de saudades para ti!
 

Belita

Membro
Olá "Belita"! :D Estava a ver que não fazias aqui um comment :p

Grande grupo.. pessoas muito fixes... especialmente vocês os 2.

Abraço para o "Belito" :p e uma bjoka de saudades para ti!
Então quando vêm visitar a Invicta??? :rolleyes:

Estamos à vossa espera....Beijocas para ti e para as tuas meninas com saudades
 
Olá pfranza.
Por quanto ficou (+/-) um almoço nesse restaurante onde o Curtis vos levou? Porque segundo me parece, as visitas com ele não incluem refeição, pelo que é sempre um valor a acrescentar.

Obrigada!
 

pfranza

Membro
Olá anjo_raiodesol!

Nao te sei dizer quanto terá ficado o almoço. Desde inicio que o valor acordado incluia almoço. Mas pelo tempo que demorámos a chegar aos 95 dólares, duvido, que com todos os sitios que visitámos nesse dia + o almoço fique mais barato.

Sugestão que devia ter dado no report:

Se forem a Negril, informem no dia anterior o "Frontdesk" do Hotel Ocho Rios, de forma a que eles enviem um mail, ao gerente do RIU Negril, e esteja dessa forma acertada a possibilidade de poderem almoçar no RIU Negril sem qualquer custo.

Nós tentámos ainda ir lá, mas foi-nos vedado o acesso, indicando que necessitavam de um mail a informar para autorizarem a nossa entrada (burocracias....)
 

Acoreano

Membro Ativo
Olá anjo_raiodesol!

Nao te sei dizer quanto terá ficado o almoço. Desde inicio que o valor acordado incluia almoço. Mas pelo tempo que demorámos a chegar aos 95 dólares, duvido, que com todos os sitios que visitámos nesse dia + o almoço fique mais barato.

Sugestão que devia ter dado no report:

Se forem a Negril, informem no dia anterior o "Frontdesk" do Hotel Ocho Rios, de forma a que eles enviem um mail, ao gerente do RIU Negril, e esteja dessa forma acertada a possibilidade de poderem almoçar no RIU Negril sem qualquer custo.

Nós tentámos ainda ir lá, mas foi-nos vedado o acesso, indicando que necessitavam de um mail a informar para autorizarem a nossa entrada (burocracias....)
É estranho essa situação. Este anos ficamos hospedados no Riu Tequila em Playa de Carmen e decidimos ir a Cancun por nossa conta.
Entrámos no Riu Cancun, explicamos de onde vinhamos e fomos logo encaminhados para o Restaurante, sem necessitar de qualquer burocracia. Mas isto depende da gerencia de cada hotel.
 
Top