Novidades

[Report] Jamaica - Riu Negril

tania p.

Membro Ativo
Club Hotel RIU Negril – 10 a 17 de Agosto 2011
Voo
O avião da Orbest saiu de Lisboa com cerca de meia hora de atraso (por volta das 8h15) e foi uma viagem tranquila. Antecipadamente, pela internet, reservámos os nossos lugares no avião, de modo a ficarmos nos primeiros lugares com espaço extra para as pernas, o que se revelou ser uma mais-valia: fizemos a viagem de uma forma muito mais cómoda. De qualquer forma,os bancos do avião até eram largos e confortáveis, o que também ajudou. Foi servido pequeno-almoço cerca de uma hora após levantarmos voo, mas o almoço foi servido muito tardiamente (por volta das15h de Portugal). Valeram as bolachinhas que levamos sempre connosco… Aterrámos por volta das 12h locais.

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_Foto0013.jpg



À chegada, ficámos com a impressão que os empregados do aeroporto eram muito antipáticos e sisudos… pareciam que estavam ali a fazer-nos um favor…

A viagem no transfer até ao hotel revelou-se piadética. Fomos dos primeiros a despacharmo-nos com as malas do aeroporto mas, no entanto, o autocarro onde entramos foi dos últimos a sair do aeroporto, já passavam das 13horas. Entretanto, quando já tínhamos chegado quase ao limite da cidade de Montego Bay, o autocarro voltou para o aeroporto!!! Justificação: como ainda havia dois lugares vazios, fomos buscar mais duas pessoas! Resumindo, chegámos ao hotel por volta as 15horas (nessa altura, o pessoal que tinha ido noutro autocarro já tinha tido tempo de ir ao quarto mudar de roupa e estava a dirigir-se à praia!).


Hotel
O hotel revelou-se bastante bom (boa relação preço/qualidade), com aspectos mais positivos e outros menos bons. Começando pelo quarto, tal como tínhamos pedido na agênciade viagens, ficámos num quarto de um piso superior, pelo que não tivemos qualquer problema com insectos e vizinhos barulhentos. Era um quarto grande e espaçoso, fresquinho (bastava ter a ventoinha ligada, sem recorrer ao AC, para manter uma temperatura agradável no quarto), com vista frontal para a praia, sempre bem limpo e com toalhas repostas (deixavam sempre 3 toalhas de banho para nós os dois), bem como com reposição frequente do mini-bar (água, refrigerantes e bebidas alcoólicas). Nunca senti o cheiro a mofo que já ouvi muita gente a referir-se que é habitual nos climas tropicais.
O quarto tinha tomadas compatíveis com as europeias (tínhamos levado adaptador, mas nem foi necessário).

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8110160.jpg

(Vista do quarto)

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8150387.jpg

(Hotel Visto do Mar)

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130190.jpg

(Hotel à noite)



Animação
Nunca sentimos vontade de participar nos jogos organizados pelo hotel, pois a água do mar chamava mais alto, mas deu para perceber que durante a semana existiram várias actividades: aeróbica, voilebol, jogos tradicionais, ping-pong, tendo inclusive sido organizada uma festa na praia à hora do almoço com música ao vivo e comida variada.

À noite, havia os habituais espectáculos, que quase nunca assistimos pois não variavam muito daquilo que já tínhamos visto anteriormente noutros hotéis RIU (foi a terceira vez que assistimos ao “Grease”, por exemplo).
ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8170432.jpg



Praia
Esta foi a melhor parte, especialmente no que concerne à água: parada, quente (+/- 30ºC, a mais quente que Punta Cana e México) e com corais que possibilitaram vermos, sem grande esforço, inúmeros peixes, crustáceos, estrelas-do-mar e ouriços. Maravilhosa!

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8120174.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8120176.jpg


ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8140339.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8140320.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8140293.jpg



A areia da praia não era “virgem”… Dava ideia que para construir o hotel e fazer a praia tiveram de cortar alguma da vegetação junto ao mar (do lado direito do hotel existe uma floresta) que assentava em solo arenoso e não areia mesmo. Mas não é tão má como já vi aqui descrito no portal. Vejam as imagens e façam o vosso próprio julgamento.

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8140334.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8110157_1.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8100134.jpg



A praia era tão boa que nem fomos à piscina…

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8160422.jpg



Pena não ter dado para aproveitar ao máximo já que choveu quase todos os dias, dois deles a tarde praticamente toda. Assim, poucas vezes conseguimos observar o fantástico pôr-do-sol jamaicano.

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8150381.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8150368.jpg



Serviços do hotel
Fizemos marcação para os restaurantes temáticos com facilidade, para o horário e dia que queríamos, sem nunca ter de recorrer a gorjeta. Ouvimos alguns “tugas” a comentar que não conseguiram fazer reserva pois não deram gorjeta, que a empregada só faz reserva para os americanos que esbanjam dólares, mas não fazia mal porque afinal até não queriam ir aos temáticos já que no buffet comiam o que queriam… Enfim, sem comentários!
Pena apenas haver duas possibilidades de marcação: 19h (que é um pouco cedo, se quisermos aproveitar bem a praia) ou 21h (que já é um pouco tardito). Acabamos por marcar sempre para as 21h e passou-se bem! No entanto, as empregadas que faziam as reservas não primavam propriamente pela simpatia…
Na nossa opinião, o Steak house revelou-se o melhor dos três (tanto o grelhado misto como a espetada de gambas estavam deliciosas); o gourmet não encheu as medidas e o Rodízio, apesar de as carnes até serem razoáveis, é uma imitação de rodízio (o feijão preto afinal é encarnado!).

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_1.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_2.jpg


ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_3.jpg



No dia em que chegámos não conseguimos toalhas de praia (pensamos que seria por já ser de tarde) mas no dia seguinte, às 9h da manhã também não havia toalhas. Ficámos um pouco irritados, mas nada que não fosse prontamente resolvido na recepção.


Alimentação
O pequeno-almoço era excelente, com batidos de fruta, pãovariado (e muito bom!), fruta, bolos, folhados, panquecas, ovos mexidos, bacon…

O almoço era servido no Snack junto à praia, que dava pararemediar. Além dos habituais hambúrgueres, pizas e cachorros, tinha nachos(deliciosos!), saladas variadas, carne, peixe, fruta, doces, gelados… Na praiatambém existia uma cabana onde serviam o famoso e imperdível jerk chicken…

Ao nível do jantar, deu para variar bastante, já que fomosaos 3 restaurantes temáticos, num dos dias foi servido um jantar festivo exclusivopara os portugueses (estranhamente os “tugas” queixosos não apareceram e, logo,não provaram a maravilhosa cataplana de lagosta e gambas que serviram), e nosrestantes ficámo-nos pelo Buffet (que embora de não ser nada de fabuloso nageneralidade, fez-nos melhorar a opinião na noite temática mexicana).

Houve sempre variedade de fruta, embora alguma dela típica daJamaica e outra que era um pouco sem sabor, mas não podemos dizer que era má(como novamente ouvimos os “tugas” comentar). Aliás, comi praticamente em todas as refeições duas ou mais variedades de fruta!


Excursões
Antes de mais convém esclarecer que optámos por Negril por estaser a zona com a melhor praia e esta ser a nossa prioridade; sabíamos que íamosestar distantes dos principais pontos turísticos, pelo que seleccionámos muitobem o que queríamos conhecer.

No mesmo dia em que chegámos foram-nos apresentadas asexcursões. No entanto, em pesquisas efectuadas aqui no portal, já sabíamos queos valores eram elevados e optámos por fazê-las autonomamente. Tínhamos trocadoimpressões com outro casal sobre a possibilidade de nos juntarmos econtactarmos o “Mr. Party” (que anda sempre com o seu barco na praia do hotel)e assim foi. O Gregory (nome próprio do Mr. Party) contactou um dos seus irmãostaxistas (Ricky Ottey), acordamos o preço, os locais que queríamos visitar e odia. Assim, num dia fomos a Nine Miles (casa do Bob Marley), Dunn River Falls eLagoa Luminosa (saímos do hotel à 8h30 e regressámos às 21h30). Pagámos 60 dólarespor pessoa pelo aluguer do táxi, 15 nas cascatas, 19 em Nine Miles e 25 nalagoa luminosa. O almoço também foi por nossa conta: parámos na estrada ondecomemos um jerk chicken super saboroso e barato (8 dólares para duas pessoas).Feitas as contas, poupámos cerca de 65 dólares por pessoa.

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130204.jpg

(Vista da casa do Bob Marley)

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130213.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130218.jpg

(Casa do Bob Marley)


ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130232.jpg



ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130231.jpg

(Dunn River Falls)

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8130265.jpg

(Almoço)

Recomendo as cascatas e a lagoa luminosa. Aliás, fiquei fascinada com esta última, apesar de as fotos não conseguirem captar a verdadeira luminosidade. No caso de Nine Miles, acho que a longa viagem que fizemos para lá chegar (é mesmo no meio das montanhas, bastante distante de Negril, cerca de 4 horas) não se justificou. Mas deu para ser belas paisagens e perceber melhor o modo de vida dos jamaicanos.

Além disso, numa manhã, pagamos 10 dólares por pessoa e fomos dar uma volta de barco com o Mr. Party até à seven miles beach e a uma ilhota que existia em frente ao hotel.

ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8150395.jpg


ai1201.photobucket.com_albums_bb359_taniapinto13_Jamaica_20__20Negril_202011_P8150403.jpg

(Ilhota em frente ao hotel, que se vê ao fundo)


Em suma, apesar de já conhecermos outros destinos nas Caraíbas, a Jamaica não desiludiu e, um dia, iremos voltar! Yeah Mon!
 

tania p.

Membro Ativo
Só uma cusquice para as meninas: no aeroporto da Jamaicaexiste uma loja da Pandora na zona Duty free!!!
 

frika

Membro
Adorei o report e fiquei ainda com mais curiosidade em conhecer a Jamaica!!!! :) Mas essa informação da loja Pandora foi a melhor!!!! lolololololololol
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Bom dia Tania.

Ainda é cedo para pensar nisso, mas para o ano em principio vou a Jamaica, e este teu Report já me está a dar uma boa ajuda.

Boas viagens
 

Peixe

Membro Ativo
Olá.

Estive no Rui Negril em Maio de 2010 e fiquei exactamente com a mesma opinião quanto a alguns assuntos, nomeadamente a (falta de) simpatia dos funcionários do aeroporto. Nunca conheci pessoas tão antipáticas, mal encaradas, etc...
Ao contrario destas, gostei do staff do Hotel e, uma coisa que tinha alguma curiosidade, era a maneira de ser dos jamaicanos. E não fiquei desiludido. Quase todos os dias era abordado para comprar "fuminhos" mas bastava dizer que "no, thanks" e eles só diziam: "no problem" e seguiam caminho sem "melgar".

Também gostei do Hotel, com uma relação qualidade/preço muito boa, só tenho duas coisas a apontar:
- alimentação: pelo menos na altura que fui, a fruta não era muita e pouco doce e atrativa;
- WC publicos: achei impressionante como é que um Hotel daqueles tem duas casas de banho nas areas publicas!

De resto, realmente a praia é algo formidável, a agua maravilhosa e, tambem apanhei chuva...muita chuva...
Um dia destes vou tentar colocar aqui umas fotos.

Um abraço.
 

tania p.

Membro Ativo
Obrigada pelos comentários.

Em relação aos WC's, achei perfeitamente suficientes já que estavam bem localizados (um no lobby do hotel e outro no snack junto à praia). Além disso, encontrei-os sempre limpos e asseados. No entanto, ao contrário de outros hotéis onde já estive, não tinham ar condicionado, o que fazia deles verdadeiras saunas...
 

Henr

Membro
Já fui a vários destinos nas Caraíbas e este Hotel foi um dos melhores. A praia foi a melhor de longe!!

As fotografias deixam muitas saudades xD
 

tania p.

Membro Ativo
Também já tenho imensas saudades da praia... principalmente daquela água maravilhosa cheia de peixinhos destemidos que de vez em quando nos brindavam com a sua companhia...
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá!

A Jamaica nunca me despertou muita curiosidade, mas agora fiquei agradavelmente surpreendida!... pincipalmente pela praia e temperatura da água :lol:

Obrigada pela partilha!
 

tania p.

Membro Ativo
À partida, também não estávamos muito tentados em visitar a Jamaica: tínhamos algum receio que não nos "enchesse as medidas", já que nos anos anteriores tivemos experiências muito boas na República Dominicana e no México...
No entanto, mesmo à última da hora, arranjámos uma bela promoção e trocámos uma marcação que tínhamos feito anteriormente para Alcúdia, em Maiorca... e ainda bem!
A Jamaica superou as expectativas, sobretudo por causa da beleza natural do país e da maravilhosa água... Talvez, daqui a uns aninhos, seja um destino a repetir!
 

Henr

Membro
Realmente, a Jamaica tem uma Natureza maravilhosa! Também vai ser um destino a repetir, e para o mesmo hotel!

Ainda fico surpreendido como é que há pessoas que vão para a piscina com um mar destes! Mas enfim...
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Juntando-me a outros comentários, eu também fiquei muito bem impressionado com a Jamaica. Estive num resort fantástico (Iberostar Rose Hall Suites), fiz algumas visitas muito agradáveis (onde pude desfrutar das belezas naturais da ilha) e o tempo manteve-se aceitável, sem surpresas que estragassem o dia, embora com pouco sol.


Aliás foi esse o único "contra" que eu encontrei na Jamaica, como noutras paragens das Caraíbas, o nº incerto de horas de sol de que podemos usufruir.
Eu que gosto de praia e sol a 100%, fico algo decepcionado quando deparo com constantes alterações atmosféricas, que me "roubam" o sol. Na Jamaica aconteceu-me isso. De manhã estava sol mas, ao começo da tarde, quase sempre o céu encobria (por vezes com nuvens de assustar) e... já não era a mesma coisa. Que me lembre, dos 7 dias que lá passei, em nenhum deles tive sol durante todo o dia. Pior, em 2 ou 3 deles, se o sol esteve a descoberto meia dúzia de horas, já foi muito... [cheguei a suspirar pela constância do nosso sol algarvio...]. Esse foi o "main drawback" que encontrei. Tudo o resto foi maravilhoso...

Um destino que recomendo sem restrições (tirando aquela de que falei).
 

tania p.

Membro Ativo
Pois, realmente também fiquei um pouco triste por não ter aproveitado em pleno os dias de praia... Como choveu várias vezes, foi aborrecido ter de ficar no quarto a olhar para aquela praia fabulosa à espera que parasse de chover (e o pior é que, por duas vezes, só parou de chover ao fim da tarde mas o céu manteve-se encoberto).
É o senão das Caraíbas, principalmente nesta época do ano... Se pudesse ter férias noutras alturas do ano, certamente que não escolheria Agosto (não só pelo tempo, mas também pelos preços, nº de turistas....).
Mas, mesmo assim, foi muito bom!!!
 

Henr

Membro
Eu já fui em 2006, e só chovia à hora de almoço, lembro-me bem que enquanto estava a almoçar chovia, mas lá para as 14:30 parava. Só houve 2 dias (em 2 semanas) que choveu muito, Fui na primeira quinzena de Setembro, nao sei o clima se altera muito em Setembro...
 

Aziza

Membro Novo
Todas estas descrições só aumentam a minha vontade de ir à Jamaica, mas a dúvida entre Riu Negril e Riu Ocho Rios persiste. Pelo que parece, ahuva dá sempre o ar de sua graça, por isso cada vez tenho menos receio de ir em Dezembro.
 

TeK

Membro Conhecido
Todas estas descrições só aumentam a minha vontade de ir à Jamaica, mas a dúvida entre Riu Negril e Riu Ocho Rios persiste. Pelo que parece, ahuva dá sempre o ar de sua graça, por isso cada vez tenho menos receio de ir em Dezembro.
Não me recordo qual é, mas desses dois há um que é bastante mau e o outro bom, por isso é uma questão de pesquisares e rapidamente descobrirás qual é, tenho uma vaga ideia de ser o Ocho Rios o melhor.

Cumpts
 

tania p.

Membro Ativo
A praia do Negril é melhor do que a de Ocho Rios. Pelo menos, quando fiz o TPC antes de marcar a viagem foi essa a conclusão a que cheguei.
 

Belita

Membro
Olá.

Estive no Rui Negril em Maio de 2010 e fiquei exactamente com a mesma opinião quanto a alguns assuntos, nomeadamente a (falta de) simpatia dos funcionários do aeroporto. Nunca conheci pessoas tão antipáticas, mal encaradas, etc...
Ao contrario destas, gostei do staff do Hotel e, uma coisa que tinha alguma curiosidade, era a maneira de ser dos jamaicanos. E não fiquei desiludido. Quase todos os dias era abordado para comprar "fuminhos" mas bastava dizer que "no, thanks" e eles só diziam: "no problem" e seguiam caminho sem "melgar".

Também gostei do Hotel, com uma relação qualidade/preço muito boa, só tenho duas coisas a apontar:
- alimentação: pelo menos na altura que fui, a fruta não era muita e pouco doce e atrativa;
- WC publicos: achei impressionante como é que um Hotel daqueles tem duas casas de banho nas areas publicas!

De resto, realmente a praia é algo formidável, a agua maravilhosa e, tambem apanhei chuva...muita chuva...
Um dia destes vou tentar colocar aqui umas fotos.

Um abraço.
Olá Peixe ;)

Notei que estiveste na Jamaica em Maio, recordaste se na altura as previsões climatéricas na net corresponderam ao que clima que esteve na realidade enquanto lá estivestes?
È que estive a pesquisar e pelos vistos em Maio é tempo de chuvas lá, e pela pesquisa que fiz na net dá chuva para todos os dias:(
Como esteve o tempo quando lá estiveste?
 
Top