Novidades

[Report] Itália em Outubro

pauluxxa

Membro Novo
Aqui vai a tentativa do meu primeiro report, não prometo muito, mas vou tentar cativar-vos, de modo a que ganhem vontade de conhecer este país e principalmente a cidade de Florença. Pretende também ser um mini-guia da cidade de Florença para quem a visitar.



Começo por vos contar que Itália era o meu sonho de viagem desde pequena,finalmente consegui e superou de longe as espectativas, que eram muitas.



Esta viagem foi pensada e programada para Florença, e o número de dias que ficássemos ou outras cidades que visitássemos iria depender dos preços que conseguissemos arranjar. Desde já, deixo o conselho para marcarem as vossas férias com mais antecedência do que eu fiz, que marquei um mês antes e como tal, tive que me sujeitar. De qualquer forma, saímos de casa num domingo e voltamos no domingo seguinte.



Marcámos o voo de ida pela Ryanair (que só tem partidas do Porto), fomos de véspera, ainda deu um grande passeio cultural pelo Porto e prova dumas francesinhas, na companhia da Té e do André, que foram uns óptimos guias. Decidimos ir de avião até Pisa e seguir de comboio para Florença. No Porto, passámos a noite no Hotel Pedras Rubras,mesmo em frente ao Aeroporto, o que foi óptimo, têm preços acessiveis, qualidade e asseguram transfer gratuito para o aeroporto.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_1IMGP0003.jpg




O voo estava marcado para as 9.35h, acabamos por estar no avião uma hora à espera de autorização para levantar voo devido a uma greve em França.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_2IMGP0004.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_3IMGP0032.jpg




Chegamos portanto a Pisa. Pisa tem um aeroporto muito pequeno, a chegada da bagagem foi muito rápida e sem problemas. A estação ferroviária é no mesmo local, no entanto a aquisição dos bilhetes pode parecer confusa, uma vez que as indicações são poucas, de qualquer forma há disponivel a bilheteira (cobram uma taxa de 1E) ou máquinas automáticas mesmo junto às linhas. Comprámos o bilhete para Florença mas tem que se trocar de comboio em Pisa Central.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_4IMGP0040.jpg




A estação de Florença é enorme, fica numa das extremidades da cidade, mas bem perto do centro, pelo que escolhemos um hotel lá perto. Ficamos no Hotel Vasari, que é um pequeno hotel, calmo, agradável e com bom atendimento.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_5IMGP0003.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_6IMGP0044.jpg




Neste primeiro dia já só deu para uma voltinha (ainda sem mapa) e para entrar para jantar numa Tratoria muito simpática. Os restaurantes onde fomos foram todos bons, come-se muito bem em Itália, claro é,para quem gosta de massas, pastas... estas tratorias têm sempre nos menus um “primeiro prato” e um “segundo prato”. O primeiro é no geral massas e o segundo normalmente são pratos de carne. As doses de cada um não são muito grandes, mas suficientes. Muitos dos restaurantes também têm menus, o que faz uns preços razoáveis para quem provar ambos os pratos.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_7IMGP0051.jpg




Depois de um bom pequeno-almoço (para provar logo o capuccino italiano), pegamos no mapa e partimos à descoberta. Começamos pela zona próxima ao hotel, onde fica o MERCADO CENTRAL, a CAPELA DOS MEDICI (estava fechado para obras), a IGREJA DE SÃO LORENÇO com a sua BIBLIOTECA(visitamos ambas e vale a pena).



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_8IMGP0005.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_9IMG_4449.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_10IMG_4456.jpg




Depressa chegamos ao DUOMO (visitamos a capela - gratuita, mas não subimos à cupula). A vista que temos muitas vezes é o Duomo enorme a espreitar entre as pequenas ruelas. É de uma altura imensa. Mesmo ao lado temos as portas do BATISTÉRIO.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_11IMG_4512.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_12IMGP0022.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_13IMGP0023.jpg






Andando mais um pouco, chega-se à PIAZZA DELLA REPUBLICA, onde se cruzam muitas ruas, pelo que passamos lá imensas vezes.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_14IMGP0041.jpg


Já na PIAZZA DELLA SIGNORIA, por sinal sempre cheia de gente, começamos por visitar o MUSEU DO PALACIO VECHIO, que vale muito a pena. É enorme e pode-se tirar fotos embora sem flash (como quase sempre). Lá de cima tem-se uma bela vista sobre Florença. Entretanto,intervalamos para almoçar ali perto, na “Tratoria Il Teatro”, um risoto e uma lasanha, ou não estivessemos nós em Itália.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_15IMGP0062.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_16IMGP0065.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_17IMGP0077.jpg




De barriga cheia, lá seguimos paralelos às GALERIAS UFFISI, onde não entramos. Em frente às galerias viam-se imensas estátuas vivas e artistas de rua.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_18IMGP0131.jpg




E eis que chegamos à famosa PONTE VECHIO. É mais estreita do que imaginava, e cheia de ourivesarias de um lado e outro (não querendo mentir, mas não devem ser menos de 20 ou 30). Caminhando mais um pouco, chegamos à PIAZZA DI PITTI, onde de frente ao PALÁCIO PITTI tem um espaço onde toda a gente se senta para descansar as pernas...

ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_19IMGP0144.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_20IMGP0162.jpg




Antes de regressar à outra margem, passamos ainda ao largo da IGREJA SANTO SPIRITO, e então atravessamos a PONTE ST. TRINITA, também bonita com estátuas em ambas as margens. Voltamos pela VIA DE TORNABUONI,uma grande avenida onde se encontram todas as lojas de grandes marcas (a 5ª Avenida de Florença, portanto!).



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_21IMGP0175.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_22IMG_4693.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_23IMGP0184.jpg



Como tal, já estava dada uma volta a grande parte do que Florença tem para oferecer, pelo que fomos descansar para depois continuar a descobrir.

No final datarde, dirigimo-nos para a saída da cidade a fim de espreitar a FORTEZZA DA BASSO, já era tarde, pelo que também só vimos por fora. Dirigimo-nos novamente em direcção do centro, mas desta vez por caminhos diferentes. Caminhámos até à PIAZZA DELLA INDEPENDENCIA, que tem um jardim onde os florentinos se sentam a conversar. Seguidamente encontramos a PIAZZA DI SAN MARCO, também com um pequeno jardim e é onde fica a IGREJA DI SAN MARCO (vale a pena espreitar lá dentro). Por fim, chegamos a PIAZZA DELLA SANTISSIMA ANUNZIATA, com imponentes edificios, um dos quais é (ou era) um orfanado, decorado com pequenas estátuas de crianças, muito bonito.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_24IMG_4480.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_25IMG_4488.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_26IMG_4492.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_27IMG_4510.jpg



Seguindo sempre em frente, lá avistamos de novo o DUOMO a espreitar e está na hora de encontrar jantar. Mais uma vez, fomos jantar à VIA FAENZA onde existem bastantes tratorias. Jantamos na “Tratoria Nerone”,que aconselho vivamente, tanto é que foi a única que repetimos, até porque é espetacular por dentro.

No dia seguinte, fomos rumo a SAN GIMINHANO, uma aldeia medieval que merece uma visita, no entanto uma manhã basta! Para tal, apanhámos de manhã cedo o comboio, direitos a POGIBONSI, onde há autocarros para SAN GIMINHANO.


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_28IMG_4573.jpg




Depois de almoçar-mos uma deliciosa fatia de pizza, estava na hora de regressar ao autocarro e comboio e fomos na direcção de SIENA. Mais uma cidade medieval, onde tudo gira à volta da PIAZZA DEL CAMPO. Uma cidade com muita tradição, muito comércio e muitas gelatarias.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_IMG_4684.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_IMGP0059.jpg




Mais um dia por Florença, onde passamos a manhã nos JARDINS BOBOLI, uma jardim típico do renascimento, que pertence ao PALÁCIO PITI. De tarde, mais uma voltinha pelas ruas agradáveis de FLORENÇA. No último dia em Florença, ainda subimos até à PIAZZA MICHELANGELO, onde a vista é fabulosa.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_01IMG_5013.jpg


ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_02IMG_5014.jpg




E, depois de muito ponderar-mos, lá resolvemos ir passar um dia a VENEZA. E foi a melhor decisão que tomámos, valeu muito a pena. Uma cidade diferente de tudo.



ai981.photobucket.com_albums_ae294_pauluxxa_IMG_4842.jpg




Conclusão,a vida em Florença, pareceu-me muito interessante e cosmopolita. Só o circular na cidade de bicicleta, fascina-me. Era uma cidade onde não me importava de viver, e não digo isso de qualquer uma.
 

jfreitas

Membro Conhecido
E pronto... assim escuso de fazer o meu... O que é preciso está tudo aqui.

Parabéns, excelente report e guia de viagens!
 

Bee

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.
Muito completo e detalhado!

Para um primeiro report ficou muito bem :)
Podes continuar :nono:

Obrigado por partilhares conosco! ;)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Excelente guia da cidade de Florença!:nono:

Obrigada pela partilha... foi muito bom recordar esta belissíma cidade.
 

mokas

Membro Conhecido
Parabéns pelo report. Está muito bom! :nono:

Soube tão bem recordar Florença. Obrigada pela partilha! :)
 

pauluxxa

Membro Novo
Obrigada! Também foi muito bom escrê-lo porque fui-me lembrando desses bons momentos, FLORENÇA é mesmo uma cidade om letra grande :nono:
Mokas, antes de ir foi pelo teu report que me guiei :)
 

TeK

Membro Conhecido
Daqui a poucos dias antes do Natal, lá irei novamente :nono:

Embora já lá tenha ido ainda pequeno, vai saber bem recordar... Roma, Milão, Veneza e Florença.

Obrigado pelo report.

Cumpts
 

Carlosjfg

Membro Novo
Bom dia!

Excelente reports!!
Ainda não conheço Florença, mas está na minha mente conhecê-la!!
Obrigado pela dicas e terei todo o gosto em anotar.
Bjs
Carlos
 

tezita

Membro
Optimos guias no Porto?? A Té o e André?? Quem são? quem são?? :angry: :p

Parabéns pelo report! Para primeiro não está nada mal, não senhora ;)
Conseguiste passar o entusiasmo e a vontade de visitar florença ;)
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

só duas dúvidas.

O comboio que faz a ligação Roma-Veneza, dá para apanhar na Estação de Termini (Roma) e sai directo para a estação de Santa Lucia em Veneza?

E quais as alternativas para fazer o trajecto de Veneza para o Aeroporto Marco Polo?

Cumpts
 

mokas

Membro Conhecido
Oi,

só duas dúvidas.

O comboio que faz a ligação Roma-Veneza, dá para apanhar na Estação de Termini (Roma) e sai directo para a estação de Santa Lucia em Veneza?

E quais as alternativas para fazer o trajecto de Veneza para o Aeroporto Marco Polo?

Cumpts
Oi!

Tens combóios de Termini para Veneza, e sim, sais mm na estação de Santa Lucia. Ao saires da estação ficas logo impressionado com o grande canal! :angry:

Quanto a alternativas para o aeroporto, eu qd lá estive apanhei o Alilaguna, o barco que faz esta ligação e que tem diferentes linhas com diferentes tempos de trajecto e paragens.

http://www.alilaguna.com/

Sei que tb há autocarros, mas não tenho informação sobre isso.

Espero ter ajudado! E qq dúvida dispõe! :p
 

pauluxxa

Membro Novo
Sim, a vista de Veneza logo que saímos do comboio, foi o que mais me impressionou :) foi um momento especial... ;)
 

mokas

Membro Conhecido
Sim, a vista de Veneza logo que saímos do comboio, foi o que mais me impressionou ;) foi um momento especial... ;)

É de ficar de boca aberta, não é!!! :D Eu fiquei logo com um largo sorriso no rosto! É algo que fica retido na memória. :)
 
Top