Novidades

[Report] Istambul

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá,

Venho dar-vos a conhecer um pouco da minha experiência de 4 dias em Istambul, uma cidade maravilhosa, gigante, mas com muito para ver e saborear....

Partida do Porto rumo a Frankfurt, onde fiz uma escala de três horas, para apanhar novo voo para Istambul. Viagem calma, pontual e sossegada em voo Luftansa.

Avião A321, cheio, e sem monitores com informações do voo. Quem se habitua a voar com a Tap estranha.....

Em Frankfurt não tive de recolher bagagem, pois seguiu directamente para o destino, pelo que o tempo livre serviu para tomar uma pequena refeição (horrível a comida por aquelas bandas) e ver as lojas do free shop.

A mudança do terminal A para o B é longa, bastante longa e só não cansa porque existem as benditas passadeiras rolantes!

Apesar do atraso de 45 minutos, lá parti para Istambul, onde cheguei com bom tempo, temperatura a rondar os 20º (nada mau para Abril), mas com atraso de quase uma hora!


A vista aérea de Istambul é deslumbrante, pois o voo passa por cima da cidade, vai até ao mar Negro, dá a volta e regressa.




Tendo em conta que já levava o visto electrónico, pensei que o controlo dos passaportes fosse mais eficiente, mas uma fila enorme fez com que demorasse cerca de uma hora. Apesar disso, quando fui recolher a mala, ainda tive de esperar...... começou a aventura turca




Primeiro impacto da cidade no trajecto do aeroporto Ataturk para o centro de sulthanamet - flores, tulipas, jardins por todo o lado, pequenos canteiros de flores ao longo de quase 20kms! Abril era o mês do festival das tulipas, pelo que todo o caminho estava "enfeitado" com flores. Uma excelente recepção aos turistas.



Uma hora depois (sim, eram 7h da tarde, sexta-feira, hora de ponta, um transito monstruoso) chego ao hotel Erboy, um 3* situado a cerca de 50mts da estação de metro Gulhane, em plena Sulthanamet, zona histórica de Istambul, a cerca de 150/200mts do parque Gulhane e Palácio Topkapi, a 200mts da Santa Sofia e Mesquita Azul.

Localização perfeita! hotel limpo, funcionários simpáticos, pequeno almoço com o essencial. Nada de luxos, mas também não notei a falta de nada!

Fazem cambio de euros para liras, o que facilita. Explicam também como funciona o metro, como se compras os jetons, que são as fichas para aceder ao metro. Tudo muito simples!



Primeiro dia - dedicado ao Bairro de Sulthanamet


Comecei a visita pela Santa Sofia, hoje em dia museu, mas que para minha decepção, estava em obras, pelo que toda e qualquer fotografia panorâmica, sai prejudicada. A entrada custa 30 liras turcas (1 euros = 2,85 liras, mais coisa menos coisa, dependendo do cambio do dia).









Saindo deste local magnifico, é só atravessar a rua e aí se situa a Cisterna da Basílica, antiga cisterna que abastecia de água a cidade. Local misterioso, húmido, mas muito bonito. A entrada custa 15 liras turcas.






Atravessando novamente a rua, estamos no jardim que separa a Santa Sofia da Mesquita Azul







A Mesquita Azul tinha longas filas de turistas. É necessário tirar os sapatos à entrada (existem sacos plásticos para colocar o calçado) e colocar um lenço na cabeça. O piso interior é alcatifa, e o impacto é brutal - é um local deslumbrante!
A entrada é gratuita e é vedada à hora das orações (como entrei já cerca do meio dia, acabei sendo "expulsa" algum tempo depois :) ).





 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Após almoço rumei ao Palácio Topkapi. Para além das instalações do palácio, os imensos jardins e a vista sobre o Bósforo enchem a alma. A entrada para o palácio e harém custa 45 liras turcas.








Nesta zona de Sulthanamet paragem obrigatória no "gelado maluco". Para além de ter o melhor gelado que já comi, a malabarismo com que o serve faz do momento algo único (e divertido).


Perto da Mesquita Azul fica a zona do Hipódromo, onde se pode observar o Obelisco, a coluna serpentina, a fonte e um sem número de vendedores que, à semelhança do resto da cidade, vendem várias especialidades de manhã à noite.








Segundo Dia - Mesquitas e passeio no Bósforo


A manhã começou com uma visita à Mesquita Suleymanie, imponente, e muito bonita por dentro. A entrada é gratuita.




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Descendo em direcção à parte de Eminonu, damos de caras com o mercado das especiarias, optimo local para fazer algumas compras, nomeadamente de chás, especiairias, e recordações. Os preços são mais em conta que os do Grand Bazar.







Saindo do mercado das especiarias, é impossível não atentar na Mesquita Nova que, pese embora mais pequena que as duas já referidas, é muito bela por dentro. A caminhada faz-se por uma praça com fontes e jardins, muito colorida.



Saindo da Mesquita Nova, nada como almoçar na ponte Galata, cheia de restaurantes tipicos, onde para além das especialidades Otomanas, servem bom e fresco peixe. :cheers:




De barriga cheia, há que apreciar a paisagem através de uma viagem de barco no Bósforo, onde se consegue avistar a cidade de um angulo diferente, estendida ao longo do estreito que liga o mar de Mármara ao mar Negro. Fiz o passeio curto, que não chega ao mar Negro. Demora cerca de duas horas e custa 10 liras turcas.






https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/22282-ponte-e-torre-galata/



E para além do sol que faz sempre questão de aparecer, até os golfinhos deram asas à sua alegria (deles e minha)

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
De regresso ao cais de Eminonu, um belo passeio na ponte Galata, apreciando os imensos pescadores que, de manhã à noite, quase não deixam um metro livre para os turistas apreciarem a paisagem. Final da tarde e o por do sol vistos da ponte Galata dão um tom ainda mais encantador à cidade.









Dia 3 - Lado asiático e Taksim - O Bairro Beyoglu


Manhã cedo e visita à estação do expresso do Oriente (Gare Sirkeci), tão referida nos livros da Agatha Christie - é sem dúvida uma relíquia, actualmente com a fachada em obras, onde funciona um restaurante que preserva as marcas e recordações do passado. Um local mítico, a visitar.







E porque já na zona de Eminonu, mesmo ali ao lado, nada como apanhar um barco e rumar a Uskudar, no lado asiático da cidade. Mais não seja para poder dizer "já estive na ásia"
O trajecto, feito de barco, custa 3 liras turcas, compra-se o jeton na máquina automática, tal como no metro.


A lado asiático é tão sofisticado quanto o europeu, porém com menos turistas. Dá para ter uma perspectiva diferente do lado europeu e para ver mais de perto a Torre Leandro, esse ícone do Bósforo.




Regressando ao lado europeu, há que apanhar o metro até à estaçao de Bagcilar (cada viagem custa 3 liras trucas) e daí o funicular (3 liras turcas e sempre o mesmo sistema) até à conhecida Praça Taksim onde, para não fugir à regra, havia uma manifestação. Foi o único momento em que vi policias na rua!!!!


Da Taksim entra-se na Istikal Kadesi, a famosa rua onde tudo se passa, tudo acontece, onde o movimento existe 24h por dia. Lojas de roupa, de electrodomésticos, de decoração, restaurantes, bares, confeitarias, consulados, tudo existe e tudo mexe. Povo não falta na rua e o frenesim é constante.


PS: não esquecer de entrar numa das várias lojas de doces e provar (obrigatório) lokum e baklava, os doces típicos e mais conhecidos da Turquia. São simplesmente divinais!

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Chegando ao fim da Istikal (faz-se bem a pé, mas os mais preguiçosos têm ao dispor o eléctrico da saudade), começa a descida por íngremes ruas em direcção à torre Galata, visita obrigatória para quem quer conhecer os principais pontos da cidade.


A fila é grande para lá entrar, nada como descansar um pouco num dos muitos cafés que tem na zona, comer um doce (mais um) e aguardar por menos gente, o que se revela uma tarefa impossível.




A subida é feita num elevador, que nos deixa numa espécie de lobby, e depois através de dois/três lanços de escadas, até ao miradouro, cuja vista, fabulosa, tira a respiração a qualquer um. Vale o tempo e o dinheiro (a entrada custa 19 liras turcas), e terá os seus encantos a qualquer hora do dia.

Tem um restaurante na torre, que recomendo porque para além de bom, os preços são em conta. Convém fazer reserva para arranjar uma "window table". A vista é magnífica e ao final do dia realça ainda mais a beleza da cidade.







Dia 4 - Corno de Ouro (Eyup-Pierre Loti) e Grand Bazar


Encontrar o local de embarque para chegar a Eyup não foi fácil, fica num sitio escondido por detrás de um parque de estacionamento. Feito o "embarque", começa a visita através do rio ao Corno de Ouro, como é conhecida a reentrancia que divide a parte europeia de Istambul (a parte sul, antiga, e a parte norte, a cidade moderna).


Eyup é a ultima paragem e, devido ao atraso, há que seguir ligeira até ao teleférico, para subir até ao Café Pierre Loti, no alto da colina, e que tem senão a melhor, pelo menos uma das melhores vistas da cidade. O teleférico custa 3 liras turcas, 6 liras ida e volta e tem o mesmo sistema do metro - compra do jeton nas máquinas.






O tempo passa rápido e há que voltar a todo o gás para poder apanhar o metro e chegar finalmente ao grande shoping de Istambul - O Grand Bazar!!!!! (saída Beyazit no metro)


São 60 ruas, 16 entradas, 3.500 lojas de tudo o que se possa imaginar, com predominancia para as ruas cheias de ourivesarias, mas também muitas outras dedicadas aos artigos em pele, às louças, ao vestuário, enfim, a tudo o que se possa vender. Regatear sempre, pechinchas algumas, e não pode faltar o chá de maçã, servido em elegantes copos, com a simpatia que só os turcos sabem ter.

A não esquecer: o olho turco, o amuleto mais conhecido da Turquia, contra o mau olhado. Ele está por todo o lado, e também nos mais diversos recuerdos!!! :angel:


Resumindo:
Istambul é uma cidade gigantesca, muito bonita, que vale a pena visitar. Quatro dias é bom, mas ainda ficam ficam alguns locais importantes por visitar, como por exemplo, o Palácio Dolmabache.

Por mim já prometi, fica para a próxima, porque é sem dúvida um local para regressar
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa Noite Cristina,

Muito obrigado por partilhares connosco as tuas férias. Parabéns pelo o report e pelas magnificas fotografias

Obrigado
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada eu Paulo Leite! Sem a tua ajuda não seria a mesma coisa ;)
Flecha, nada disso, eu sou a minha guia :) Numa cidade destas, basta levares o roteiro bem planeado, de modo a aproveitares o tempo disponível e não precisas de guia para nada!
Olá Zé Pinho, recomendo vivamente, é um local magnifico para passar uns dias e para nos perdermos (cuidado com as compras, é melhor levar alguns euros no bolso; e cuidado com a linha, não é uma cidade indicada para quem faz dieta )
 

BrunoSilva534

Membro Ativo
Olá,

antes de mais, parabéns pelo Report.
Pode dizer como é que fez o transfer? Taxi? Autocarro?

Obrigado pela atenção.
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Olá Cristina!

Parabéns pela viagem e pelo report com magníficas fotografias. :)

Se Istambul já estava na minha lista, agora ainda ficou mais evidente a minha vontade de visitar.

Cumprimentos, Tânia
 

capach

Membro Ativo
Olá

Estive a dar uma vista de olhos no teu report e deu para conhecer um bocadinho.
Acabada de chegar de Paris, está na altura de organizar a próxima viagem. Ando a ver e encontrei uma grande promoção para um circuito pela Turquia, mas como este país nunca me chamou a atenção, não sei muito bem com o que contar, e surgem alguma questões a nível de segurança, alimentação, clima, etc.

Obrigada
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Segurança = total, sem problemas!
Alimentação = do melhor que já comi, bem confeccionada, tem para todos os gostos. Das delicias turcas, recuso-me a falar, já me dá água na boca :D
Clima = Istambul aconselham primavera e outono, com temperaturas agradáveis (a rondar os 20º) para estar em filas e andar de um lado para o outro. O inverno parece que é muito frio e chuvoso, o verão com temperaturas bem acima dos 30º - em zonas balneares é bom, na cidade, para andar a fazer visitas deve ser insuportável.
Os demais locais não conheço :( mas estão na minha lista :p
 

capach

Membro Ativo
Obrigada pela ajuda.

O circuito consiste em: Istambul (2 noites) - Ankara - Capadocia (3 noites) - Konya - Anatalya (2 noites).
Eu só posso tirar férias na última semana de Setembro, espero que o tempo esteja minimamente agradável..

Dada a promoção fantástica estou muito virada para conhecer este destino.
 

BrunoSilva534

Membro Ativo
capach disse:
Obrigada pela ajuda.

O circuito consiste em: Istambul (2 noites) - Ankara - Capadocia (3 noites) - Konya - Anatalya (2 noites).
Eu só posso tirar férias na última semana de Setembro, espero que o tempo esteja minimamente agradável..

Dada a promoção fantástica estou muito virada para conhecer este destino.
Olá,

pode dizer onde posso encontrar essa promoção?

Cumprimentos.
 

capach

Membro Ativo
Claro que sim.
Foi na Qviagem, mas estou à espera de informações quanto ao programa, hoteis previstos etc. Mal saiba alguma coisa posto aqui.
 
Top