Novidades

[Report] Istambul 2017

jnm

Membro Ativo
Olá malta.

Acabado de chegar de Istambul há uns dias e como este tópico anda muito parado cá vai a minha visão desta cidade.

Preparativos

Os preparativos para esta viagem foram relativamente simples. Numa bela noite de Maio chego a casa de passear o cão e diz-me a minha namorada: - Ligou-me agora a Filipa a perguntar se queríamos ir a Istambul e eu disse que sim. Tá beeeeeeeem? :D
Reservamos os voos pela KLM Porto - Istambul com escala em Amesterdão
Ficamos hospedados no Hotel Santa Sophia bastante em conta e muito bem localizado, cerca de 500 metros de Sultanahmet Square. Como toda a gente já sabe, nestas coisas o preço é inimigo da qualidade e não foi exceção à regra. Hotel péssimo como um pequeno-almoço muito fraco, a água do banho quase sempre fria e os quartos com muito pouca insonorização.
A uns dias da viagem, fomos informados que os nossos voos pela KLM tinham sido cancelados mas foram prontamente substituídos por voos da TAP em code-share com a Turkish Airlines na ida Porto - Lisboa -Istambul e regresso Porto – Istambul.
Quanto ao visto de entrada na Turquia, este é um processo muito simples. Tem um custo de 25€ e é tratado online no site Electronic Visa Application System.

A viagem

DIA 1

Dia 05 de outubro às 3:45 da manhã já estávamos a chegar ao aeroporto Francisco Sá Carneiro o voo Porto-Lisboa operado pela TAP foi às 05:30. Foi um voo extremamente curto onde basicamente serviram um pastel de nata e num instante já estávamos a aterrar em Lisboa.


Seguiu-se uma escala de 5 horas à espera do voo seguinte. O voo da Turkish até Istambul foi bastante calmo e com um bom serviço de bordo.


Chegámos a Istambul ao final da tarde depois de ultrapassar as longas filas do controlo de passaportes fomos apanhar o metro até Sultanahmet. Uma viagem um pouco longa, cerca de 50 minutos, onde deu para termos uma noção da cidade em hora de ponta. Uma palavra: caos!!!
Quando saímos em Sultanahmet levámos logo com o primeiro choque cultural. Saímos no centro histórico da cidade em pelo momento do Maghrib (oração logo após o pôr-do-sol) que é transmitida em altifalantes para toda a cidade.
Como o dia tinha começado bastante cedo, fomos ao hotel deixar as malas jantar nas proximidades e regressamos para descansar.

DIA 2

O dia começou com a desagradável surpresa que era o nosso pequeno-almoço mas com pão, queijo e café lá forrámos o estômago.
A primeira paragem foi a praça Sultanahmet que fica situada entre a Mesquita Azul e a Hagia Sophia.
Começámos por visitar a Hagia Sophia que àquela hora ainda não tinha fila para entrar.
Bem este monumento é qualquer coisa. Além da grandiosidade do próprio edifico a convivência do espólio deixado pela religião católica com as características atuais de uma mesquita tornam este sítio impar.



Em seguida fomos visitar a cisterna da basílica. É incrível imaginar como é que aquilo foi construído há 1500 anos atrás. A visita é feita apenas a uma pequena parte da cisterna onde se encontram as conhecidas colunas das medusas.



Depois da cisterna, fizemos uma pequena paragem para um simit e seguimos para o palácio Topkapi.
O palácio tem uma área enorme, na época seria quase uma cidade dentro de Istambul, é composto pelas salas da área administrativa e o harém.


Entretanto já íamos a meio da tarde, parámos para um kebab e um gelado típico. Como se estava a iniciar um momento de oração deixámos a visitar à Mesquita Azul para o final do dia e fomos ver o Arasta Bazaar. É um bazar pequeno com artigos interessantes mas um pouco mais caro face ao grande bazar.


Por fim, fomos visitar a Mesquita Azul que é gigante mas também é repleta de turistas o que retira um pouco do encanto.


Depois da visita à mesquita, ficamos a assistir ao pôr-do-sol em Sultanahmet onde uns senhores vêm servir aos bancos do jardim um chá turco. Um momento bastante relaxante.
Para esta noite tínhamos reservado, ainda em Portugal, um jantar a bordo de um cruzeiro pelo Bósforo com comida turca, show de danças típicas e festa pela noite dentro.

 
Última edição por um moderador:

jnm

Membro Ativo
DIA 3

A manhã do terceiro dia foi inteiramente dedicada ao Grande Bazar e todas as ruas circundantes que seguem em direção ao bazar da especiarias e ao porto de Eminonu.
Dica: Nas rua próximas ao grande bazar conseguem-se melhores negócios que dentro do grande bazar.


Pelo meio do marralhanço de preços com os simpáticos comerciantes ainda demos um salto à mesquita de Suleymaniye.
Esta foi a mesquita que mais gostei de visitar em Istambul. A mesquita fica localizada no topo de uma colina o que proporciona umas vistas panorâmicas sobre Istambul magníficas, depois é um sítio extremamente tranquilo com muito pouca afluência de turistas. A grandiosidade do edifício não fica a dever nada à mesquita azul.


Após pausa para almoço com direito a café turco e baklava fomos descendo por umas ruas completamente lotadas de pessoas e barraquinhas tipo feira cheias de boa contrafação :D até ao bazar das especiarias


Praticamente em frente ao bazar as especiarias fica a estação ferroviária Marmaray Sirkeci onde em tempo terminava a linha do Expresso do Oriente


Seguimos até ao porto de Eminonu para apanhar o ferry para Uskudar, o lado asiático de Istambul.
No lado asiático percebe-se claramente que estamos rodeados de habitantes locais. Deste lado da cidade não tínhamos nada programado foi caminhar sem destino e acabámos por conhecer, entre todo o quotidiano envolvente, duas mesquitas, dois mercados de alimentos frescos e acabamos a tarde numa esplanada a assistir ao pôr-do-sol.



Sol posto e era hora de voltar para o porto de Uskudar e apanhar o ferry para Besiktas e seguir para Ortakoy, uma caminhada de 30 minutos para ganhar apetite para o jantar.
Esta caminhada segue sempre a marginal junto ao Bósforo sempre cheia de esplanadas onde uma multidão de pessoas aproveita o sábado à noite.
Ortakoy é um sítio muito agradável. Trata-se de um conjunto de ruas pedonais por baixo da ponte sobre o Bósforo repletos de restaurante e bares.



O regresso ao hotel foi de autocarro e eléctrico já a horas tardias. Esta última nota é importante para vos falar sobre a segurança em Istambul.
Istambul é uma cidade gigante com tanta população como Portugal inteiro e provavelmente associado a isso os índices de criminalidade sejam elevados. No entanto, a sensação com que fiquei de Istambul é que, pelo menos nas áreas mais centrais e mais movimentadas, é uma cidade muito segura e muito policiada. Em momento algum senti que pudesse estar a correr algum tipo se ameaça tanto de dia como de noite.
 
Última edição por um moderador:

jnm

Membro Ativo
DIA 4

Iniciámos o quarto dia em Istambul com uma visita ao palácio Dolmabahçe. As visitas ao palácio e ao harém são sempre guiadas e iniciam-se de meia em meia hora. O palácio foi construído no sec. XIX e tem um estilo completamente europeu. Foi neste palácio que o Mustafá Atatürk passou os últimos dias de vida.


Após a visita demos uma volta ao estádio do Besiktas e seguimos a pé até à praça Taksim.



Seguimos lentamente pela rua Istiklal até à torre Gálata que optámos por não subir mas ficam as fotos.


O dia já ia bastante longo e fomos até um dos restaurante por baixo da ponte Gálata assistir ao final da tarde acompanhados de uns cervejas e uns petiscos.



Quando o sol se pôs, iniciámos a caminhada de regresso até Sultanahmet passado pela movimentada zona de Eminonu, novamente pelo bazar das especiarias e subimos até a zona do hotel.
Como no dia seguinte tínhamos que acordar cedo para apanhar o voo de regresso acabámos por jantar perto do hotel e fomos preparar as coisas para o regresso.

DIA 5

Dia de regresso a Portugal. Basicamente foi fazer o check-out no hotel, apanhar o metro para o aeroporto e regressar a Portugal em voo direto.
Em conclusão, a Turquia é um país muito amigável cheio de história e boa comida. Todos nós ficamos encantados, já se fala em lá voltar para um circuito por outras cidades.
Para quem está com dúvidas sobre um possível visita, avancem sem qualquer receio.

Se quiserem saber mais algum pormenor comentem ou mandem MP.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Já fazia falta aqui no PV um report actualizado de Istambul, e por isso fico particularmente agradecida por esta partilha @jnm ;)
Ainda não fiz esta viagem, mas quero muito fazê-la. Só de pensar em baklavas fico com água na boca!
Em termos de património Istambul parece ser deslumbrante, gostei desta leitura e das fotografia. Obrigada! :)

PS: Adorei o relato do exaustivo planeamento da viagem :D
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Que bom recordar Istambul :D
Das cidades mais fascinantes que já visitei. Certamente voltarei um dia.
 
  • Gostar
Reações: jnm

jnm

Membro Ativo
Já fazia falta aqui no PV um report actualizado de Istambul, e por isso fico particularmente agradecida por esta partilha @jnm ;)
Ainda não fiz esta viagem, mas quero muito fazê-la. Só de pensar em baklavas fico com água na boca!
Em termos de património Istambul parece ser deslumbrante, gostei desta leitura e das fotografia. Obrigada! :)
Obrigado @maria B
De facto Istambul é riquíssima...
As baklavas e os turkish delights são de comer e chorar por mais :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :D De facto um local a conhecer, o problema é que a lista só aumenta e o t€mpo é pouco ;)

Boas viagens :)
 
  • Gostar
Reações: jnm

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @jnm :)
Muito obrigada por este report.
Sou fã incondicional de Istambul, adoro essa cidade e foi muito bom recordar. Não vejo a hora de regressar.... :rolleyes:
A cidade é tão linda, por isso dá tão belas fotos como as que ilustram este report.
Parabéns por esta partilha, é bom saber que a Constantinopla continua linda e está (aparentemente) pacífica. :)
 
  • Gostar
Reações: jnm

d3ci0

Membro Conhecido
Realmente é uma cidade com um encanto especial!:rolleyes:
Muito obrigado pela partilha! Belas fotos!;)
 
  • Gostar
Reações: jnm

susy4

Membro Conhecido
Ohhhh sôdade...
Amei Istambul e quero voltar. Bom report, que aguça a vontade de regressar muito rapidamente. Grata por mostrar esta cidade fantástica.
 
  • Gostar
Reações: jnm

Ricardo Botelho

Membro Ativo
Antes de mais obrigado pela partilha. Se não se importa esclareça-me o seguinte:
- Sentiu algum temor a nível de segurança?
- A viagem até Lx-Istambul são quantas horas?
- O avião da Turkish Airlines tinha entretenimento individual?
Grato desde já :)
 

jnm

Membro Ativo
Antes de mais obrigado pela partilha. Se não se importa esclareça-me o seguinte:
- Sentiu algum temor a nível de segurança?
- A viagem até Lx-Istambul são quantas horas?
- O avião da Turkish Airlines tinha entretenimento individual?
Grato desde já :)
Obrigado @Ricardo Botelho
Confesso que ia um pouco apreensivo quanto à segurança em Istambul. Mas uma vez lá rapidamente percebi que se trata de um cidade muito segura e muito policiada nas áreas mais turísticas. Conforme refiro no report tanto de dia como durante a noite nunca me senti de algum modo ameaçado.
A viagem de Lisboa a Istambul dura cerca de 4 horas e 20 minutos e é feita por um Airbus A321 com entretenimento individual e um serviço de bordo excelente.

Ahaha estive lá uns dias a semana passada...Já há saudades de ver isso tudo :)
@lavrattore obrigado pelo comentário.
Não quer partilhar connosco a sua opinião da cidade?
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Que bela viagem :)
Fui à Turquia em 2014 e fiquei apaixonada por Istambul apesar de só ter estado 2 dias pois ia em circuito.
Quero muito voltar pois ficou muito por ver e este report despertou ainda mais essa vontade :D
Obrigada pela partilha ;)
 
  • Gostar
Reações: jnm

JATG

Membro Ativo
Em relação às refeições, como fizeram?
Existem "fast foods", tipo McDonald`s? Quais os preços médios praticados?
E restaurantes, algum aconselhável?
 
  • Gostar
Reações: jnm

jnm

Membro Ativo
Em relação às refeições, como fizeram?
Existem "fast foods", tipo McDonald`s? Quais os preços médios praticados?
E restaurantes, algum aconselhável?
Eu gostei muito da gastronomia Turca.
Confesso que não pesquisei muito sobre restaurantes em Istambul e lá escolhemos sempre no momento em que íamos fazer a refeição.
Ao almoço optávamos sempre por um coisa mais ligeira quase sempre kebab e ao jantar uma refeição completa.
Por sorte ou por qualidade geral da comida turca comemos sempre bem e barato.
Em média uma refeição completa para duas pessoas fica por volta dos 30€.
De todos os que fui o que mais aconselho é o Rumeli Café perto de sultanahmet.
Para quem não apreciar tanto a comida turca por todo lado há cadeias de fast food e restaurante de comida internacional. Então italianos, como em qualquer lugar do mundo, não faltam.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Se pretender peixe, também o encontra em bastantes locais, nomeadamente na zona inferior da ponte Galata e na zona de Eminonu - aqueles barcos atracados junto ao cais.
Servem peixe grelhado/frito na hora, até em pão. :D
Mas concordo inteiramente com o @jnm , a comida turca é do melhor!
 
  • Gostar
Reações: jnm
Top