Novidades

[Report] Islândia Julho/Agosto 2019

David sf

Membro Conhecido
A paragem seguinte é em Kirkjufell, cujo conjunto montanha + queda de água é o mais fotografado da Islândia.






Vou seguindo para Oeste, parando para almoçar uma sopa de peixe neste café em Rif, uma sugestão que encontrei em vários blogs e que partilho, não só pela comida, como pelo espaço em si:




Quase todas as localidades têm insufláveis fixos como este, para as crianças (e não só) saltarem:

Na ponta Oeste da península situa-se a praia Skardsvík, que curiosamente tem areia clara. Também achei curiosa a quase ausência de ondulação, situação transversal à maior parte das praias que visitei na Islândia.




Poucos quilómetros a Sul é possível subir à cratera Saxhóll, de onde se tem uma vista magnífica da região à volta e do principal vulcão da península, o Sanefellsjokull.




 

David sf

Membro Conhecido
Paragem seguinte nas arribas de Djúplónssadur, esta de novo com areia preta e maciços basálticos.







Já na costa Sul, as arribas de Gatklettur, repletas de andorinhas do Ártico, umas aves bastante agressivas.





E a igreja negra, Budarkirkja.


Já ao longo da costa Sul da península, sigo para Este.
 

David sf

Membro Conhecido
Até à praia de Ytri Tunga, também de areias claras.



Aqui, por fim, foi possível avistar algumas focas, embora envergonhadas, mantendo uma distância de segurança dos seres humanos que as fotografavam.

Passo a noite numa guesthouse perto de Ytri Tunga (89€ com PA), com um anoitecer fabuloso. Aqui fui atendido por um miúdo de 10 anos, que falava um inglês perfeito e até fazia algumas piadas.





 

David sf

Membro Conhecido
07/08 – Fechar o círculo (389km)

Último dia de viagem a sério. Como no dia seguinte teria voo às 9 da manhã optei por ficar num alojamento em Reykjanesbaer, a 5 km do aeroporto de Keflavík. Tinha planeado fazer os 250km entre a península de Snaefellsnes e o local de alojamento de forma directa e quase sem paragens, uma vez que achava que ao fim de mais de uma semana de passeio já estaria cansado de conduzir e farto de visitar tanta coisa. Mas tal não aconteceu, adorei conduzir na Islândia e cheguei sempre ao fim de cada dia com vontade de fazer mais quilómetros.
Deste modo decidi pesquisar por atracções na zona e decidi fazer um percurso nada directo e com quase 400 km, aproveitando também outro magnífico dia de Sol.


Logo de manhã aproveitei para voltar à Ytri Tunga, a esta hora ainda sem turistas, para ver se me conseguia aproximar mais das focas, mas elas continuavam bastante longe da praia. Já os carneiros andavam por lá, e nem estavam muito envergonhados…




Sigo para Sul, e após alguns quilómetros faço um desvio para o interior da ilha, para ir visitar as cataratas de Hraununfossar.


A caminho das cataratas passo em Deildartunguhver, onde é captada a água quente para abastecer e aquecer as regiões de Bogarnes e Akranes.



As cataratas de Hraununfossar sem dúvida que merecem o desvio ao percurso planeado, até porque são completamente diferentes das restantes, uma vez que a água exsurge do interior do maciço rochoso, e ao longo de mais do que uma centena de metros.




Volto ao percurso previsto pela N1, passando um túnel sob o mar e atravesso Reykjavík por fora, o único local do país onde é uma chatice conduzir.
Como ainda era cedo decido visitar o maior tourist trap do país, a Lagoa Azul, que mais não é que uma lagoa localizada num campo de lava para onde é libertada a água utilizada na central geotérmica adjacente. O preço de entrada ronda os 100 euros, nos restaurantes do complexo a comida custa o dobro do que no resto do país (logo o quíntuplo que em Portugal) e está sempre a abarrotar de turistas. Quem, como eu, não quer ser roubado, pode sempre entrar e fazer umas fotos na lagoa exterior – onde muito convenientemente não é permitido banhar-se, uma vez que ainda não se pagou o bilhete…



 

David sf

Membro Conhecido
Sigo até Grindavík, já na costa Sul e retomo a estrada que percorri no primeiro dia, parando em dois locais que deixei para trás por estar a chover.


As hotsprings de Gunnuhver:




E a cratera Stampar, situada a cerca de 1km do primeiro local onde parei, a ponte entre os continentes:


Chego à zona do aeroporto, onde ainda visito os faróis de Gardur, situado na ponta norte da península de Reykjanes.



Onde ao longe ainda era possível ver o cume do Snaefellsjokull:

E chego a Reykjanesbaer, uma pequena cidade agradável que se desenvolveu à custa da proximidade ao aeroporto.






Dormi numa guesthouse no centro de Reykjanesbaer, provavelmente a melhor da viagem, e que foi também a mais barata (49€ sem PA).
 

David sf

Membro Conhecido
08/08 – O regresso (5km)
Acordo cedo, atesto o carro e deixo-o na agência. Como ainda não estava aberta deixo as chaves na caixa do correio.

O avião parte com ligeiro atraso, mas recupera-o até Luton. Ficam as últimas imagens da Islândia, já tiradas desde cima. A cidade de Reykjanesbaer:




A área geotermal de Krysuvík, que visitei no primeiro dia:

E a última foto da Islândia, perto da Seljalandfoss, na zona por onde escorreu a lava da erupção do Eyjafjallajokull em 2010.

Fico pouco mais de 6 horas no aeroporto de Luton e apanho para Lisboa exactamente o mesmo avião que fez a viagem entre a Islândia e Luton (foi a Poprad na Eslovaquia e voltou enquanto eu estive à seca no aeroporto). A primeira hora de viagem foi muito turbulenta, enquanto atravessava a frente fria, depois acalmou.


Aterro em Lisboa no meio do nevoeiro. Uns minutos depois começaria a chover…
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Obrigada pelo report.
Que bom rever a Islandia e vê-la também; mesmo nos percursos idênticos há sempre coisas que não vimos. Já voltava.
 

Pedro85

Membro Conhecido
Tão bom rever a Islândia.... De "verão" é tão verde! :) E o tempo nestas alturas é bem melhor!

Vou tirar algumas ideias para um dia quando regressar, mas aí vou tentar ir numa altura que dê para ver as auroras.

Obrigado pelo excelente report! ;)
 

Saruka

Membro Conhecido
Este report veio mesmo a calhar, muito obrigado pela detalhada partilha! A informação vai ser muito util :)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá..

Excelente report mesmo...
Foste sozinho? Não se torna uma viagem muito solitária??
 

David sf

Membro Conhecido
Olá..

Excelente report mesmo...
Foste sozinho? Não se torna uma viagem muito solitária??
Fui sozinho, como quase sempre vou.
O ser ou não uma viagem solitária depende muito da personalidade de cada um, eu não senti isso. E hoje em dia há WhatsApp, skype, etc. que nos mantêm próximos dos nossos amigos e família. A rede 3G na Islândia é óptima e quem tem tarifário de internet móvel para Portugal não paga nada a mais por usá-lo na Islândia, está incluída no acordo de roaming dos países da UE.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pelo SOBERBO report! Simplesmente fantástico! Uma viagem sem dúvida que gostava imenso de realizar :D

Boas viagens :)
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Achei engraçado dizeres que Husavik foi o menos interessante, eu gostei tanto de Husavik que fiquei um dia inteiro...Eheheh
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Que maravilha @David sf ! Há muito que a Islândia me chama ;) e fico sempre deliciada a ver estas imagens😊
Muito obrigada pelas fantástica partilha e parabéns pelo report, está soberbo.
 

Snider

Membro Conhecido
Que report fabuloso @David sf ! 🙌
Obrigado pela partilha.
Sei que um dia vou à Islândia. Acho que deve ser o país europeu com paisagens mais bonitas e diferentes para se visitar!
 

FiDani

Membro Ativo
Parabéns pelo report!
Que saudades da Islândia! Estive lá em Março e foi incrível! A paisagem é completamente diferente, é tudo branco, dá um toque mágico e depois as auroras boreais são qualquer coisa 😊 tenho de voltar com paisagens verdes e para visitar a zona norte.

Boas viagens
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Espectacular... dizer que adorei é pouco! :D

Tens fotos muito bonitas e um excelente roteiro para quem deseja visitar a Islândia como eu (os preços proibitivos também me têm mantido à distância).
Foi muito bom fazer esta "viagem" aqui no conforto do sofá e espero um destes dias fazer ao vivo. :)
 
Top