Novidades

[Report] Islândia 25-4-18 a 6-5-18 – (II) Os passeios dia 26 e 27 algo do circulo dourado

Leonorb

Moderador
Staff
Islândia 25-4-18 a 6-5-18 – (II) Os passeios

Zona do circulo dourado

Dia 25/4 foi o da viagem. Um pouco atribulada, mas lá cheguei. Já não consegui aproveitar nada deste dia porque, chegada a Reiquiavique, andei 2 horas à procura do hotel. Estava sem telemóvel e com o tablet descarregado, logo sem GPS.

Reiquiavique é uma cidade bonita com o mar e a montanha em redor. É muito organizada e as zonas novas são amplas com avenidas muito largas. Os acessos á cidade são excelentes, amplos com varias faixas de rodagem em ambos os sentidos. Tem muito trânsito mas também muito disciplinado; os limites de velocidade e a sinalização são cumpridos.


Fiquei no Eyja Hotel Guldsmeden. Muito bom, muito confortável, decoração muito agradável com conceito eco estendido às comodidades oferecidas. Serviam um excelente pequeno-almoço e o restaurante/bar também muito bom.

Dia 26 cedo sai para o primeiro passeio, atracções do círculo dourado. A ideia era ir ao parque Thingvellir, Gullfoss e Geisers, mas chovia e achei que não era boa ideia ir ao parque. Aprendi logo neste dia que não vale a pena adiar as visitas. O tempo é muito instável, estamos sempre sujeitos a mau tempo e desorganizamos a viagem.

Segui para sul contornando o lago pingvallavatn, o maior lago da Islândia, dizem, pela N360. Gostei do passeio pelas margens do lago. Zona calma, rural, sem praticamente outros turistas e bonitas paisagens.

À saída de Reiquiavique
DSC_0380.JPG

DSC_0381.JPG
DSC_0387.JPG
DSC_0389.JPG
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
Estando já com fome, segui à procura de sítio para comer. Acabei por ir para norte e depois do almoço numa bomba e algum shoping (e 100 mts à frente havia um restaurante de comida local que só vi depois), acabei nos Geysir. Muito giro; autenticas panelas de pressão. Muito divertido também ver as pessoas de máquina ou telemóvel em punho, imóveis, à espera do “repuxo”. A água sai a 80/100 ºC.

Nos Geysir há uma boa infraestrutura de suporte (restaurante/cafetaria, loja de souvenirs, roupa e utilidades para os viajantes…) e também um hotel.
Algumas fotos:

DSC_0621.JPG
DSC_0629.JPG
DSC_0638.JPG
DSC_0714.JPG
DSC_0681.JPG
DSC_0646.JPG
DSC_0726.JPG
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
Recomeçou a chover e rumei a sul pois pareceu-me que o céu estava mais limpo nessa direcção. Acabei na queda de água mais falada, a Saljalandsfoss.

Muito bonita, não há fotografia que substitua visitá-la. Impressionante a sua força e muito divertido passar atrás da queda de água. Claro que ficamos ensopados até aos ossos, logo na subida… faz falta uma capa plástica comprida. E mais uma vez o S. Pedro não ajudou.

DSC_0742.JPG
DSC_0766.JPG
DSC_0881.JPG
DSC_0853.JPG
DSC_0909.JPG
DSC_0750.JPG
DSC_0754 - Copy.JPG
 

Leonorb

Moderador
Staff
Dia 27

Foi o dia de visitar o parque Thingvellir e a Gullfoss mas acabei por voltar ao final do dia aos Geysir, porque já era tarde para ir a outro lado e estava melhor tempo para fotos. De notar que antes das 10.00h e depois das 16-17 horas há muito menos gente. As excursões ainda não chegaram/já saíram.

O parque tem 4 zonas principais para visitar: a falha tectónica que separa a Europa (placa euro asiatica) da América e onde é possível mergulhar, o passeio dos mortos vivos, as cascatas e a igreja com o cemitério, mas todo o parque merece visita. Há vários estacionamentos próximos de cada uma das zonas principais para quem não quiser andar muito a pé; mas vai dar praticamente no mesmo andar para trás e para a frente. Eu fiz a pé.

A infraestrutura de apoio estava em obras (ou a ser feita) e havia apenas uma mini loja com refeições ligeiras pré preparadas (sandes, saladas, fruta, iogurts…), bebidas e algumas lembranças. O parque de estacionamento é pago.

No passado este parque alojou o parlamento Islandês, o mais antigo do mundo (ano 930). Foi também lugar de castigos um pouco violentos. Não aprofundei muito a parte histórica; ficar saber muito mais na hora, é uma das vantagens das excursões organizadas.

Mais uma vez é preciso ir. Não há descrição ou foto que substitua.

A falha:




DSC_1084.JPG
DSC_1155.JPG
DSC_1075.JPG
DSC_1157.JPG


Dead man walking:

DSC_1189.JPG
DSC_1186.JPG
DSC_1199.JPG
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Próximo destino – Gulfoss

No fim da viagem não foi esta a “foss” que ficou como a mais impressionante, mas uma vez lá é difícil vir embora. Não sei bem o que dizer…

Um pouco da sua história e informação
DSC_1370.JPG
DSC_1612.JPG
DSC_1613.JPG
DSC_1614.JPG
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha. Sem dúvida que tem paisagens maravilhosas :)

Ps: entendo que fique muito extenso tudo num report, mas acho que se perde um pouco ficar dividido em vários, isto a meu ver. Nunca gostei muito e mais uma vez partilho a minha opinião de que não acho que fique bem (mas isto sou eu, claro :p )

Boas Viagens ;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
@Ricardo_7
Olá,
Depois talvez dê para um moderador ajudar a compilar... se for essa a preferência.
Para fazer também é mais fácil para mim assim.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Paisagens lindas @Leonorb :)
Devia estar muito frio, só se vê neve por todo o lado...o_Oo_O
Mas conseguiste fotografar o arco-íris!:D:p
Fico à espera do resto, a Islândia está na lista... :rolleyes:
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Leonorb,

Que fotos magnificas, a Islândia tem paisagens brutais, vou seguir atentamente os próximos capítulos da viagem :)

Ps. Em relação ao report, pessoalmente prefiro um report seguido, mas não há problema em fazer por partes, não vai é ser possível juntar tudo pois com os comentários pelo meio do report a informação ficaria um pouco "perdida" ;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
"fotos magnificas" - Vocês são muito simpáticos... se não fosse os locais, as fotos não sei. Estava "à toa" com a máquina. Depois o jeito e o São Pedro não foram grandes ajudas
Vou fazer o resto do report de seguida :)
 
Top