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[Report] Irão

PatinhoFeyo

Membro
A viagem começou no final de setembro e terminou na primeira semana outubro (10 dias).
A companhia aérea escolhida foi a Turkish Airlines (Porto-Istambul-Teerão-Istambul-Porto).
Compramos directamente a uma agência iraniana, o circuito e hotéis foi decidido por nós. Só em Teerão é que tivemos um guia e uma motorista, o restante percurso foi um guia/ motorista.
Em relação ao visto para entrada no Irão, obrigatório para os Portugueses, pode ser obtido à chegada, mas preferimos não correr riscos e pedimos o visto na Embaixada do Irão em Lisboa. A agência de viagem enviou-nos, gratuitamente, os códigos necessários para solicitar o visto e para tal tivemos que preencher um formulário online. Como somos do Porto e não queriamos perder tempo a ir a Lisboa, enviamos a documentação necessária pelo correio, juntamente com um envelope com registo pré-pago para a devolução dos passaportes e em menos de 10 dias recebemo-los com os vistos em casa. Para a obtenção do visto enviamos os passaportes, os códigos de autorização, 1 foto de cada um (no caso das mulheres a foto deve ser tirada com véu), o comprovativo de pagamento por multibanco das taxas (50€ por cada visto) e o comprovativo do seguro de viagem.
Sobre o dinheiro, quase todos os preços estão fixados em Tomans, embora a moeda seja o Real Iraniano, apenas serve para retirarem um zero ao preço, vá-se lá saber porquê. Para eles faz todo o sentido, para nós, no início é confuso, porque temos sempre que perguntar “Tomans? Or Real?” para perceber o valor das coisas! As moedas existem, mas não têm qualquer valor e quase sempre os preços são arredondados! Os cartões de débito/crédito não são válidos, exceto em raríssimas lojas de artesanato, como tal, é necessário levar todo o dinheiro necessário e trocar à chegada.

Teerão
Aterrámos em Teerão, no Aeroporto Internacional ImamKhomeini, eram aproximadamente 5h e depois de rapidamente passarmos pelos serviços de controlo fronteiriços, estávamos na saída e ninguém à nossa espera… já estava a começar mal a viagem!
Enquanto esperávamos para ver se aparecia o motorista que nos levaria a Teerão, subimos ao 1º andar para trocar o dinheiro, uma vez que a moeda iraniana só se consegue obter no Irão; uma fila enorme à nossa frente, mas em 20 minutos já tínhamos um monte de notas com muitos zeros na mão! Ao contrário do que imaginámos naquele momento, o câmbio era muito bom e nos dias seguintes constatámos que foi o melhor que tivemos, mas não adivinhávamos… 1€ dava 47600 IRR.
Após um telefonema para o contacto da agência, em 10 minutos aparecia o motorista que nos levaria até ao hotel de Teerão! Após uma viagem de cerca de 1h estávamos à porta do Hotel Asareh, pensávamos nós, apenas para deixar as malas e sair para começar o périplo pela cidade, uma vez que o check-in só poderia ser feito depois das 14h. Mas na receção informaram-nos que se esperássemos meia hora nos entregariam o quarto, então optámos por esperar e deixar as malas já no quarto.
Já tínhamos combinado com a agência que não precisávamos de guia nem motorista para o primeiro dia, tínhamos decidido descobrir uma parte de Teerão sozinhos.
O hotel estava a 5 minutos a pé da estação de metro Tohid, na linha amarela, e lá saímos em busca da estação. A circulação de metro pela cidade é extremamente fácil e muito barata, comprávamos os bilhetes do metro sempre nos balcões existentes, onde indicávamos a estação de destino e pagámos no máximo 9000 IRR por cada bilhete (aproximadamente 0,20 €).
O primeiro destino era Tajrish para visitar a Mesquita ImamzadehSaleh que se encontra aberta ao público entre as 9h e as 14h; tivemos que mudar em DarvazehDowlat para a linha vermelha para seguirmos até Tajrish. Passando pelas ruas do bazar chegámos à Mesquita, fantástica com a sua cúpula coberta de azulejos onde predomina a cor azul turquesa.



Se já estávamos felizes por ter tido a possibilidade de ver o seu magnífico exterior, ficamos estupefactos com a sua beleza interior (cada um seguiu pela sua ala, não há grandes diferenças entre a ala masculina e a ala feminina), recoberta de espelhos o que lhe dá um brilho inexplicável.
Depois de passearmos pela zona norte, voltamos à estação de metro e seguimos na linha vermelha até à estação de ShahidHaghani para ver a Ponte Tabbiat!


Voltámos ao metro e a saída seguinte foi a estação de Teleghani, também na linha vermelha, para ver a antiga Embaixada dos USA e os seus murais anti-americanos pintados.


Descemos a Av. Ferdowsi até ao Museu das Jóias, que fica na cave do Banco Central; o museu está aberto ao público apenas de sábado a 3ªfeira, entre as 14h e as 16h30; a entrada custa 200.000 IRR por pessoa e não é possível tirar fotos, tivemos que deixar as mochilas no bengaleiro da entrada. O espólio do museu é composto por várias jóias valiosíssimas e raras!
A segurança do local é inversamente proporcional à sua organização que é péssima! Não nos informaram que havia visitas com guias em inglês, só depois de estarmos no local há uns 5 minutos percebemos que havia guias em várias línguas no interior, então lá nos aproximamos de um guia inglês para ouvir as explicações!
Demos por terminada a jornada, estávamos cansados e com o sono em atraso, regressámos ao hotel para descansar!
No 2º dia em Teerão estava à nossa espera na receção do hotel a nossa primeira guia.
Começamos o dia com a visita ao Palácio Golestan, um antigo palácio real do Império Qajar, soberbo!





Nesse dia, não se pagavam entradas em nenhum dos locais a visitar, o que nos permitiu poupar cerca de 1.500.000 IRR, cerca de 30€!
Depois fomos visitar o Museu Nacional e o Museu Islâmico, que ficam um ao lado do outro.


A cada visita aumentava a nossa admiração pelo Império Persa e as explicações da guia sobre a história persa em muito contribuíram.
Fomos visitar o Grande Bazar, local onde os Iranianos da zona sul fazem compras, como é normal, tem de tudo, desde roupa, a acessórios para a casa, ourivesarias, especiarias e doces!
Regressámos à zona norte da cidade, onde havíamos estado no dia anterior, para visitar o Palácio Niavaran, residência oficial do último Xá e da sua família!


Menos ostensivo que o Palácio Golestan, com decoração de influência europeia e na zona central do palácio o teto recolhe, deixando apreciar o céu e as estrelas!


Após um passeio de carro pela zona norte, constata-se a diferença do poder económico entre o norte e sul de Teerão, desde a construção das casas, ao tipo de carros que circulam na zona, às lojas/ restaurantes/ cafés locais.
Regressámos ao centro de Teerão para ver a Torre Azadi, antigo símbolo da cidade, mandada construir por FarahDiba, última Imperatriz da Pérsia, originalmente chamava-se Shahyad, que significa Memorial dos Reis, mas após a revolução iraniana, mudou de nome para Azadi, o mesmo nome da praça onde fica situada e que significa Liberdade!



Atualmente o símbolo da cidade, é a Torre Milad, a torre de comunicações moderna, que se vê de quase todos os pontos da cidade, por 350.000 IRR é possível aceder ao topo.
Foi a última visita em Teerão, assim sendo, regressamos ao hotel.
 

PatinhoFeyo

Membro
Shiraz
Na manhã seguinte acordamos muito cedo, tínhamos voo para Shiraz às 8h20, e apesar do aeroporto para voos domésticos ficar a 15 minutos do hotel, tínhamos que lá estar às 6h45. O aeroporto é minúsculo e o check-in foi rápido, depois foi só esperar pelo voo da AsemanAirlaines!
Passava pouco das 9h30 quando aterrámos em Shiraz, capital da província de Fars e à nossa espera o nosso guia/motorista Hussein, que nos acompanharia até ao final da viagem!
O hotel em Shiraz foi o Zandiye Hotel, deixamos as malas e começamos a descoberta da cidade por NarenjestanHouse & Garden (200.000 IRR/ pessoa) e ZinatAlmolkHouseandMuseum( 150.000 IRR/ pessoa), que são bons exemplos da arquitetura do Irão no período Qajar.




Fomos ver a NasirAlmolk Mosque (150.000 IRR/ pessoa), conhecida como a Pink Mosque, devido à cor que predomina no seu interior como reflexo dos seus líndissimos vitrais!




Para terminar a manhã fomos ver os túmulos de Sadi e Hafez (200.000 IRR cada túmulo /pessoa), dois grandes poetas.



De tarde fomos visitar o Complexo Vakil, Mesquita, Bazar e Museu Pars (150.000 IRR/ pessoa), santuário ShahCheragh, é gratuita a entrada.Tivemos que esperar um pouco pelo voluntário que nos iria guiar pelo interior do mausoléu, que é absolutamente fantástico!




Começamos o dia seguinte com uma viagem de carro de aproximadamente 1 hora até Necrópolis – Naghsh-e-Rustam(200.000 IRR/ pessoa), os túmulos em forma de cruz dos reis Aqueménidas.



A paragem seguinte foi Persepólis, a uns 10 minutos de carro, a cidade Persa em ruínas, que foi uma das capitais do império Aqueménida. O complexo que se vê foi mandado construir por Dario I, mas foi ampliado pelo seu filho, Xerxes I e pelo neto, até à sua destruição por Alexandre Magno.
Do complexo existente podemos ver a Escada Monumental, a Porta de Todas as Nações, o Palácio Apadana, Palácio das 100 colunas e os baixos relevos que contam a história da Antiga Pérsia! A entrada custa 200.000 IRR por pessoa, mas existe um museu no interior que para visitar é necessário pagar mais 200.000 IRR por cada pessoa.





Fizemos mais cerca de 90 km até Pasárgada, que foi a primeira capital da Pérsia Aqueménida e onde fica o túmulo de Ciro, o Grande.


O local também é conhecido como o túmulo da Mãe de Salomão, porque durante a conquista do Irão pelos Árabes, estes tentaram destruir o túmulo, mas os guardas conseguiram convencê-los que abrigava a mãe do Profeta Salomão e mantiveram-no a salvo.
 

PatinhoFeyo

Membro
Yazd e Esfahan

A cerca de 4h de distância de carro estava Yazd, o nosso destino. Pelo caminho parámos numa localidade para ver as cerimónias do Ashura, é algo parecido com as nossas procissões, em memória de Hussein, o 3º Imam, que morreu na batalha de Kerbala. Durante as cerimónias ouvem-se músicas tristes, acompanhadas pelo choro de alguns fiéis e o luto está presente, nas roupas e nas faixas que são colocadas em alguns edifícios.


Em todas as cidades há um Nakhl, uma estrutura em madeira enfeitada que representa o caixão de Hussein e que depois é erguida e transportada por centenas de homens pelas praças. Pode ver-se também as fontes existentes nas cidades jorrarem água vermelha, como símbolo do sangue derramado pelo mártir! Durante a festa há distribuição de comida gratuita a todos, até visitantes.


Antes de Yazd ainda paramos em Abarkuh, fomos visitar a AghazadehMansion (75.000 IRR/ pessoa), uma mansão construída no período Qajar, que é considerada monumento histórico nacional devido à sua arquitetura com uma magnífica torre de vento.


A chegar a Yazd visitamos as famosas Torres do Silêncio, que são construções em forma de torre utilizadas para cerimónias fúnebres pelos Zoroastras.
O Zoroastrismo é uma religião fundada na Antiga Pérsia pelo Profeta Zaratrusta, a quem os Gregos chamavam Zoroastro. Os seus fundamentos serviram de base ao Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Com a conquista do Irão pelos Árabes, a Pérsia converteu-se ao Islão, mas permaneceram algumas comunidades, nomeadamente em Yazd.
Os Zoroastras consideram os cadáveres impuros e acreditam que não se deve contaminar a natureza, enterrando-os, então eram depositados nessas torres para que fossem devorados por aves de rapina.



Fomos ver o complexo Amir Chakhmaq, onde decorriam também as comemorações do Ashura e a Mesquita Jameh, com a fachada mais alta do Irão e onde também predomina o azul!





A noite foi passada no Dad Hotel


No dia feriado de Ashura, saímos de carro de Yazd para Esfahan. No caminho fizemos uma paragem numa localidade chamada Na’in, para ver os festejos e fomos visitar um amigo do nosso guia, que nos ofereceu comida, assim como todas as pessoas com quem nos cruzámos!


Chegámos a Esfahan ao início da tarde e logo à entrada da cidade fomos ver as pontes Si-o-Se Pol (dos 33 Arcos) e Khaju, onde deveria passar o rio Zayandeh, mas que está totalmente seco!



De seguida fomos para o hotel, o famoso Abbasi Hotel, este hotel era um antigo Caravançarai (alojamento típico para mercadores viajantes), com mais de 300 anos, da época da dinastia Safávida e que foi renovado nos anos 50, por um arquiteto francês.



Mesmo atrás do hotel ficava o Palácio HashtBehesth, um dos 8 Paraísos, fomos visitar, tem uns jardins muito bonitos, que servem de parque aos locais, onde aproveitam para descansar e fazer piqueniques, tão típicos e usuais para os Iranianos!


O dia seguinte começou com a visita ao Palácio ChehelSotoun, ou das 40 Colunas (200.000 IRR/ pessoa), à semelhança do anterior, mais um exemplar de arquitetura da era Safávida, o seu interior é maravilhoso e possui um Jardim Persa absolutamente fantástico, não admira que tenha sido declarado Património da Humanidade!



 

PatinhoFeyo

Membro
Esfahan e Kashan

Seguimos para a Praça NaqsheJahan, uma das maiores do mundo, onde fica o Palácio Ali Qapu (200.000 IRR/pessoa), o Grande Bazar e as Mesquitas Imam (Mesquita Shah) e SheikhLotfollah(200.000 IRR/ pessoa cada mesquita); ambas as mesquitas impressionam pelos detalhes existentes e são magníficos exemplares da arquitetura Persa.








O Palácio Ali Qapu tem diversos pisos, no último fica a sala de música, onde cantavam e tocavam música durante as visitas mais importantes. Há ainda uma varanda com vistas magníficas para toda a praça.



Durante a tarde fomos até ao bairro arménio, para visitar a Catedral Vank, com as suas maravilhosas pinturas de momentos da vida de Jesus Cristo e o seu museu, onde vimos o livro mais pequeno do mundo!





No penúltimo dia no Irão, partimos de Esfahan para Kashan e no caminho fomos visitar Abyaneh (100.000 IRR/ pessoa), uma povoação pequena, mas muito particular, nas construções predomina a Terracota e parece parada no tempo, preservam a língua Pahlavi e não o Farsi, como no resto do país.




Já em Kashan fomos ver os JardinsFin (200.000 IRR/ pessoa), mais um exemplo dos lindíssimos jardins Persa!

 

PatinhoFeyo

Membro
Kashan e Qom

De seguida fomos ver as Casas Tabatabaee (200.000 IRR/ pessoa), e Borujerdi (150.000 IRR/ pessoa), duas residências históricas e verdadeiras obras-primas da arquitetura Persa. A segunda foi construída para a filha do dono da primeira, pelo seu noivo, por imposição durante o pedido de casamento!






Mesmo em frente ao nosso hotel, Ameriha Hotel, ficavam os Banhos Sultan Amir Ahmad (150.000 IRR/ pessoa), os banhos públicos tradicionais iranianos, com várias salas e que estão muito bem conservadas; fomos ainda ao terraço que permite ter uma vista da cidade.



O hotel é uma casa histórica, tipo palacete e que foi convertida num hotel boutique.


No último dia, saída para Qom, antes do regresso a Teerão!

Qom uma das cidades sagradas do Xiismo e onde fica o maior centro de ensino Xiita do mundo! Fomos visitar a Mesquita Jamkaran.



Depois seguimos para o Santuário de FatimaMasumeh, irmã do 8º Imam e filha do 7º, que também é um local sagrado e de peregrinação para os Xiitas!





Regressámos a Teerão ao início da tarde e como o voo era às 4h15, optámos por ir descansar um pouco ao Hotel Ibis, mesmo em frente ao aeroporto. Tem transporte gratuito para o aeroporto, embora fique a uma caminhada de 5 minutos!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Nem sei que diga!!! :D
Já cá faltava um report do belo Irão. Que beleza de país. ..... :)
Dizer que adorei é pouco, o Irão faz parte do meu imaginário e foi deliciada que apreciei cada local e cada foto. Aquelas imponentes mesquitas, revestidas de modo exuberante e coloridas, tudo é bonito!
Parabéns pelo report, está fantástico e obrigada por partilhá-lo connosco, é um privilégio viajar sentada sem sair de casa. :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Obrigado pela partilha :D
Ora aqui está uma agradável surpresa positiva, gostei muito do que vi :) É bom ver reports diferentes e cativou-me muito!

Boas viagens :)
 

susy4

Membro Conhecido
Fantabulastico... Surpreendente ...
Report para apreciar cada foto e cada detalhe.
Fica a vontade de agarrar nas malas e partir já.
Grata por enriquecer o PV.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Que espectáculo de report! Amei as fotos e a descrição! :)
Assino por baixo de tudo o que a Cristina escreveu ;)
O Irão é um país que tenho debaixo de olho há algum tempo e se a vida assim o permitir talvez concretize o desejo de o visitar no próximo ano mais ou menos pela mesma altura em que vocês foram e se possível gostaria de ir uns 15 dias.

Já pesquisei alguns roteiros e agências locais na net mas é sempre bom a referência de alguém que já lá esteve, pelo que certamente virei aqui "melgar" várias vezes! :rolleyes:
Aproveito e começo já a fazer algumas perguntas: Podes dar uma ideia geral de custos? Marcaram vocês os hotéis ou a agência? E que agência contrataste?
Pareceu fácil circular entre cidades de transportes públicos ou é preferível contratar motorista como fizeram?
Pelo vosso roteiro fizeram as principais cidades em 10 dias: consideram suficiente ou ficariam mais tempo em alguma delas?

Desculpa tanta questão mas tenho mesmo muita vontade em conhecer o Irão e este report deixou-me deliciada e com desejo de agarrar na mochila e partir :D:D
 

PatinhoFeyo

Membro
Nem sei que diga!!! :D
Já cá faltava um report do belo Irão. Que beleza de país. ..... :)
Dizer que adorei é pouco, o Irão faz parte do meu imaginário e foi deliciada que apreciei cada local e cada foto. Aquelas imponentes mesquitas, revestidas de modo exuberante e coloridas, tudo é bonito!
Parabéns pelo report, está fantástico e obrigada por partilhá-lo connosco, é um privilégio viajar sentada sem sair de casa. :)
Obrigado,
Nunca fiz reports das minhas viagens, acho que não ia acrescentar muito aos existentes no PV.
O report do Irão acho que pode ajudar....

Olá,
Obrigado pela partilha :D
Ora aqui está uma agradável surpresa positiva, gostei muito do que vi :) É bom ver reports diferentes e cativou-me muito!

Boas viagens :)
Obrigado,
O Irão conseguiu surpreender-nos com a sua cultura persa.

Fantabulastico... Surpreendente ...
Report para apreciar cada foto e cada detalhe.
Fica a vontade de agarrar nas malas e partir já.
Grata por enriquecer o PV.
Obrigado.

Que espectáculo de report! Amei as fotos e a descrição! :)
Assino por baixo de tudo o que a Cristina escreveu ;)
O Irão é um país que tenho debaixo de olho há algum tempo e se a vida assim o permitir talvez concretize o desejo de o visitar no próximo ano mais ou menos pela mesma altura em que vocês foram e se possível gostaria de ir uns 15 dias.

Já pesquisei alguns roteiros e agências locais na net mas é sempre bom a referência de alguém que já lá esteve, pelo que certamente virei aqui "melgar" várias vezes! :rolleyes:
Aproveito e começo já a fazer algumas perguntas: Podes dar uma ideia geral de custos? Marcaram vocês os hotéis ou a agência? E que agência contrataste?
Pareceu fácil circular entre cidades de transportes públicos ou é preferível contratar motorista como fizeram?
Pelo vosso roteiro fizeram as principais cidades em 10 dias: consideram suficiente ou ficariam mais tempo em alguma delas?

Desculpa tanta questão mas tenho mesmo muita vontade em conhecer o Irão e este report deixou-me deliciada e com desejo de agarrar na mochila e partir :D:D
Não há problema com o “ melgar” ... estou vacinado !!!
Foram 1500€ por pessoa e incluía (verificamos os preços dos hotéis e não conseguimos mais barato que os valores da agência):
Voo interno Teerão para Shiraz, hotéis (o David faz várias sugestões ... o valor final depende muito desta escolha) guias e transporte privado as entradas foram pagas por nós (+/- 100 euros).

A agência foi a Iran Traveling Center, o David mais uma vez, já o conhecíamos da nossa viagem a India, após n trocas de e-mails, ajudou a tornar realidade a viagem.

Dentro das cidades é fácil ( Teerão é muito fácil e barato, seja de bus ou metro).
Entre cidades não posso ajudar, mas o nosso guia disse que geralmente não compensa o comboio em relação ao avião e não vi muitos bus nas viagens entre cidades.
Foi suficiente ... mas ter um carro a disposição e serem duas pessoas ajudou muito!! A única alteração que fazia era seguir, no primeiro dia, logo para Shiraz e deixar Teerão para o final.
 
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ploferreira

Administrador
Staff
Olá.
Ora aqui está uma lufada de de ar fresco nos reports do Portal, muito obrigado por partilhar connosco esta fantástica viagem.
O Irão é um destino que já estava na lista, o que vi neste report só veio confirmar que é um destino fantástico.
Continuação de boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta ;)
Ainda não tinha essa agência nos meus links e o valor parece-me bom mas vou tentar fazer uma simulação por conta própria antes de pedir orçamentos.
Realmente com carro à disposição poupam imenso tempo entre os vários locais... consoante o custo é algo a ponderar!
Seguir logo para Shiraz também seria a minha opção.
Tenho de dizer mais uma vez que ADOREI o report :D

P.S - ainda bem que estás vacinado pois lá mais para a frente quando começar a planear a sério hão-de surgir questões hehe :rolleyes:
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá!
Este é daqueles reports em que volto atrás várias vezes ( há fotos de ficarmos realmente :eek::eek:) e que não sendo uma surpresa ( porque a beleza do país é dos aspectos mais reportados de quem visita o Irão) é surpreendente.
É um país que me desperta muito interesse e que ( juntando à longa lista) gostava muito de visitar.
O Irão carrega nos ombros uma história pesada e com ela um património muito rico. Até ao início dos anos 80 do século passado era um dos países mais desenvolvidos do Médio Oriente, e em alguns aspetos que alguns países europeus. Depois a guerra e o fundamentalismo trouxeram retrocessos, mas a história, o património, e o povo (amistoso e acolhedor, segundo consta), continuam lá.
Grata por esta partilha fantástica, que torna mais rico o PV e a todos/as os/as que têm o privilégio de o apreciar! :);)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Este report está assim qualquer coisa de surpreendente+fantástico+maravilhoso... Que fotos impecáveis. Que relato bem organizado!
Sem dúvida que me fez viajar a um lugar onde fisicamente muito dificilmente chegarei... Sem dúvida que se trata de um país riquíssimo e de uma beleza ímpar. Parabens pela audácia da viagem e pelo testemunho que partilhou. Tenho absoluta certeza de que o portal ficou substancialmente mais rico!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito muito bom !!;)
Já andei por varias vezes a pesquisar voos para o Irão !! Tudo o que lia era sempre tão positivo.
Este report demonstra mesmo isso, uma excelente partilha ! Obrigado:)
 

PatinhoFeyo

Membro
Ola,

Ora aqui está uma lufada de de ar fresco nos reports do Portal, muito obrigado por partilhar connosco esta fantástica viagem.

O Irão é um destino que já estava na lista, o que vi neste report só veio confirmar que é um destino fantástico.

Continuação de boas viagens ;)
Obrigado.

Olá!
Este é daqueles reports em que volto atrás várias vezes ( há fotos de ficarmos realmente :eek::eek:) e que não sendo uma surpresa ( porque a beleza do país é dos aspectos mais reportados de quem visita o Irão) é surpreendente.
É um país que me desperta muito interesse e que ( juntando à longa lista) gostava muito de visitar.
O Irão carrega nos ombros uma história pesada e com ela um património muito rico. Até ao início dos anos 80 do século passado era um dos países mais desenvolvidos do Médio Oriente, e em alguns aspetos que alguns países europeus. Depois a guerra e o fundamentalismo trouxeram retrocessos, mas a história, o património, e o povo (amistoso e acolhedor, segundo consta), continuam lá.
Grata por esta partilha fantástica, que torna mais rico o PV e a todos/as os/as que têm o privilégio de o apreciar! :);)
Éramos abordados muitas vezes com perguntas, o nosso guia lá ia fazendo de intérprete, outras vezes eles falavam em inglês e conseguíamos manter um diálogo, eles são muito curiosos!!!
 
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RicardoGil

Membro Conhecido
@PatinhoFeyo,
Vou repetir o que outros membros já escreveram, sendo inteiramente merecido: o report está magnífico, não só pelo destino retratado mas (principalmente) por estar bem escrito, detalhado e com fotografias a acompanhar de grande qualidade :)
Desde algum tempo que sou fiel leitor dos textos de um líder de viagens e, inclusive, assisti a uma palestra sobre o país no Museu do Oriente. Não querendo politizar, ao contrário do que muita comunicação social deixa transparecer, o Irão parece ser um país amigável e seguro: dotado de uma cultura que ficou aqui bem ilustrada.
Muito obrigado pela partilha: veio enriquecer o 'Portal das Viagens' de uma forma superlativa ;)
 

PatinhoFeyo

Membro
@PatinhoFeyo,
Vou repetir o que outros membros já escreveram, sendo inteiramente merecido: o report está magnífico, não só pelo destino retratado mas (principalmente) por estar bem escrito, detalhado e com fotografias a acompanhar de grande qualidade :)
Desde algum tempo que sou fiel leitor dos textos de um líder de viagens e, inclusive, assisti a uma palestra sobre o país no Museu do Oriente. Não querendo politizar, ao contrário do que muita comunicação social deixa transparecer, o Irão parece ser um país amigável e seguro: dotado de uma cultura que ficou aqui bem ilustrada.
Muito obrigado pela partilha: veio enriquecer o 'Portal das Viagens' de uma forma superlativa ;)

Obrigado, é um país seguro, mas vemos imensos polícias nas ruas, eles não facilitam.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá @PatinhoFeyo.
Já há algum tempo que tenho curiosidade em visitar o Irão. Através do blog do Filipe Morato Gomes, vê-se que é um país lindissimo, com uma cultura antiquissima e com pessoas de uma simpatia extrema, fora do comum.
O teu relatório veio aumentar o meu interesse, através dessas fotos maravilhosas !
O Irão está no topo da minha lista de países com maior interesse a visitar, esperemos que não demore muito a concretizar o meu sonho e que continue como está e não alvo, como outros na região.
Obrigado pela partilha.
 
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