Novidades

[Report] Irão 2018 - do Mar Cáspio a Teerão

PaulaCoelho

Membro Conhecido
IRÃO 2018

Parte 3 – Do Mar Cáspio a Teerão



Salam! :)
Esta é a última parte da minha aventura pelo Irão em Outubro de 2018. Este post é dedicado a alguns locais no norte e à capital e vem dar continuidade aos anteriores:
Irão: Algumas Informações Úteis, [Report] Irão 2018 - Do Deserto ao Golfo Pérsico e [Report]-Irão 2018 - Xiraz, Isfahan & Kashan

Depois de umas quatro horas de táxi fizemos check-in no Hotel Minoo em Qazvin e combinamos encontro no café do hotel com o Hosein, o nosso guia do dia seguinte, cuja agência Gate of Alamut encontramos no Tripadvisor e dedica-se a passeios e trekkings no Vale de Alamut (whatsapp +98 912 782 1562, Gate of Alamut). Pagamos 105€ cada pelo tour de três dias com transporte, guia, algumas refeições, a noite de hotel em Fuman e o transfer até Teerão. Para quem queira visitar a cidade, o hotel é bem localizado, moderno e confortável e o café serve refeições boas e baratas.




Dia 16 – Vale de Alamut

* O Hosein foi-nos buscar ao hotel de manhã e atravessamos o vale num sobe e desce montanha até ao Castelo de Alamut com várias paragens fotográficas pelo caminho.
A fortaleza cujo nome significa Ninho da Águia situa-se no topo de um penhasco a 2100m, a primeira construção data de 840, está actualmente em obras de requalificação e para lá chegar e obter a bela panorâmica do vale é necessário subir um terreno irregular e com bastantes degraus. Existem na fortaleza 2 bicas de água potável muito fresca e saborosa, útil após a subida sob sol intenso.



* A paragem seguinte foi para almoçar um prato típico com abóbora e canela no Aleamut Hostel na aldeia de Shahrak acompanhadas por um simpático casal iraniano que estava lá alojado. Após o café e alguma conversa seguimos caminho, não sem antes apanhar um engarrafamento!



* Continuamos a travessia do vale com algumas paragens para fotos e curtas caminhadas até chegarmos ao Lago Ovan onde ficamos a relaxar até o sol começar a desaparecer e regressarmos a Qazvin. Chegadas ao hotel pedimos room service e fomos descansar pois mais degraus nos aguardavam amanhã.

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 17 – Masouleh & Rudkhan

* Tínhamos combinado com o Hosein ficar um dia no Vale e nos outros dois dias ir até ao Mar Cáspio e ele contratou um táxi para os dois dias seguintes e contactou uma colega de Rasht para ser guia. O taxista era muito simpático mas não falava inglês e a guia Shadi trabalha por conta própria e para agências (whatsapp +98 912 359 7127), é muito simpática e foi a pessoa iraniana mais viajada que conheci durante a minha passagem pelo Irão pois tem família na Europa e Canadá, viaja bastante com o marido quando este vai em trabalho e já visitou Portugal.

* Partimos de manhã de Qazvin para Fuman onde nos encontramos com a Shadi e seguimos para Masouleh, uma aldeia muito bonita, antiga e turística situada na Cordilheira Alborz. O acesso faz-se a pé desde a estrada principal e tem a característica de os telhados de algumas casas servirem de terraço às casas de cima.


 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Após o almoço na aldeia seguimos de carro até ao Castelo Rudhkan, uma fortaleza medieval construída para defesa contra os árabes entre dois picos de uma montanha e escondida no meio da selva da província de Gilan. Também é conhecido pelo “Castelo dos Mil Dregraus”… não os contei até chegar ao topo mas são mesmo muitos! :D
A guia desistiu a meio caminho mas o nosso taxista quis acompanhar-nos e entre degraus e caminho irregular lá chegamos.
Antes da subida, à entrada do espaço existe um rio, pequenas cascatas, muitas lojas, restaurantes, bancas de comida e muitas famílias e grupos a fazer os típicos picnics. Pelo caminho também existem algumas bancas cujos mantimentos são transportados por burros e no topo existe um enorme portão de entrada onde está um senhor a cobrar bilhete (penso que 150.000IR) mas mandou-nos entrar sem pagar nada.


















* Regressamos a Fuman completamente encantadas com a caminhada mas cansadas pelo que passamos numa banca para comprar as bolachas típicas klucheh com recheio de tâmara e frutos secos e picnic para jantar no hotel.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 18 – Mar Cáspio


* O plano para hoje era ir até ao Mar Cáspio e para lá chegar seguimos pela estrada de montanha Bame Sabz Road… a ideia era passar pela bonita e isolada aldeia de Masal mas o caminho seria muito demorado pelo que subimos ao miradouro e depois atalhamos caminho até Bandar-e Anzali, onde fizemos uma caminhada do porto até à praia. A água estava fria mas vimos alguns homens a tomar banho, sendo possível caminhar bastantes metros dentro de água mantendo pé.




* Daqui seguimos até à Lagoa Anzali, fizemos um passeio de barco pela lagoa entrando no Mar e almoçamos um bom peixe num restaurante local.
Depois o vício do café falou mais alto e fomos beber um ao porto, após o que seguimos para Rasht para deixarmos a Shadi e seguir de táxi até Teerão… ir de carro para a capital numa 6ª feira à tarde não foi de todo a nossa ideia mais brilhante pois estava meia Teerão a regressar do fim-de-semana e as filas eram imensas, pelo que teria sido mais inteligente fazer a viagem de comboio à tarde ou na manhã seguinte!


 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dias 2, 19 & 20 - Teerão

* Teerão é imensa em tudo, tanto no caos e confusão como nos locais bonitos a visitar!
Ficamos por lá no segundo dia de viagem e nos últimos dois e apesar de apenas ter visitado uma pequena parte da cidade para mim foi suficiente.
Ficamos alojadas no centro no Seven Hostel, um dos primeiros da cidade (muito simples mas limpo e bem localizado), o que permitiu fazer muita coisa a pé.



Roteiro do primeiro dia em Teerão
Palácio Golestan» Grand Bazar» Parque Municipal» Museu Nacional» Casa Tradicional Moghadam

* A ideia era começar o dia com uma visita ao Palácio Golestan mas fomos em sentido inverso pelo que andamos perdidas em ruelas e becos repletos de comércio até ir parar à Mesquita Iman Khomeini no Bazar e daí à Rua Antiga Naser Khosrow e ao Palácio Golestan (9-18h, 150.000 IR e existem vários espaços pagos à parte como a Sala dos Espelhos, Grande Hall, Sala Negar e outras).



* Andamos um pouco pelo Bazar e almoçamos no restaurante Moslem logo à entrada, típico bom e barato e com fama de servir cerca de 4000 refeições por dia... paguei pouco mais de 2€. Depois passeamos pelo parque Municipal até à Rua 30th Tir (barraquinhas de comida e artesanato) e até ao Museu Nacional e Museu de Artes Islâmicas (9-18h, 500.000 IR), onde aproveitamos para beber um bom café.


* A última visita do dia foi ao Museu Moghadam (9-18h, 100.000 IR), uma bonita casa tradicional agora museu e casa de chá, após o que fomos ao hostel buscar as mochilas para apanhar o comboio nocturno para Kerman.

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Roteiro do segundo dia em Teerão
Ponte Tabiat» Praça & Bazar Tajrish e Mesquita Imamzadeh Saleh» Tochal/Bam-e Tehran» Darband» Complexo Histórico Saadabad» Ponte Tabiat à noite

* A caminho do metro paramos na Bab Homayoon, uma ruela pedestre com barraquinhas, para comprar algo para o caminho e seguimos de metro até à Ponte Tabiat que une os Parques Ab-o-Atash e Taleghani e de onde se obtém uma bela panorâmica. Aqui encontramos pela primeira vez 3 portugueses que iam visitar o Museu da Defesa e com quem ficamos um pouco à conversa.




* Seguimos de metro para a Praça Tajrish para visitar a bonita Mesquita Imamzadeh Saleh e o Bazar.


* Na praça negociamos um táxi até Bam-e Tehran, o ”Terraço de Teerão”, zona montanhosa na base do Monte Tochal. Deste ponto de observação é possível caminhar/bus até ao local do teleférico para o topo e onde existem vários restaurantes e de onde também é possível fazer Zipline ou Tobogã. Como em Outubro a montanha estava bastante seca e não nos pareceu que a vista fosse tão mais top, depois de uma volta e descanso decidimos voltar para baixo e apanhar um táxi até Darband, uma zona colorida à beira-rio, com muita restauração, trilhos de caminhada e teleférico também para Tochal.



* Após almoçar e passear por Darband visitamos o Complexo Histórico Saadabad que se situa próximo, numa área de cerca de 300 hectares na qual se podem visitar várias mansões e palácios e caminhar livremente pelos 180 hectares de floresta natural. Está aberto das 9-17h, bilhete para passear 150.000IR e palácios pagos à parte… visitamos o lindíssimo Palácio Verde (150.000IR) e queríamos visitar o Palácio Branco mas estava em obras.



* Regressamos num táxi partilhado a Tajrish para beber um sumo de romã, ir ao bazar e regressar à Ponte Tabiat para ver a iluminação nocturna.
No regresso ao hotel passamos pelas roulottes na Rua Homayoon e o dia terminou com uma pizza iraniana… é boa mas falta-lhe o tomate na base!


 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Roteiro do terceiro dia em Teerão
Praça e Torre Azadi» Antiga Embaixada dos EUA» Parque dos Artistas Iranshahr» Museu das Jóias» Bazar e Rua Homayoon» voo nocturno de regresso a casa

* Sob chuva miudinha começamos o dia com uma visita à Praça e Torre Azadi, também chamada Torre da Liberdade, construída em 1971 para a comemoração dos 2500 anos do império Persa.



* Seguimos de metro até à Antiga Embaixada dos EUA conhecida como US Den of Espionage (aberta ao público de sábado a terça das 8h30-11h30 e 13h-17h30) mas não visitamos o museu pois estava fechado para reparações.


* Depois de um café num local muito simpático seguimos para o Parque Iranshar ou Parque dos Artistas, um local agradável para descansar e onde existe um Fórum dos Artistas com exposições, teatro, café e um restaurante vegetariano onde almoçamos muito bem.


* A paragem seguinte foi no Banco Central para visitar o Museu das Jóias (14-16h30 de sábado a 3ªf, 200.000R) cujo tesouro tem jóias e outros adereços magníficos e de valor incalculável. É fabuloso mas não é possível tirar fotografias e as nossas malas, câmaras e telemóveis são colocados num cacifo antes de entrar.

* Depois caminhamos pelas ruelas até ao Bazar para as últimas compras e fomos descansar um pouco no hotel até chegar a hora do nosso transfer para o aeroporto para um voo nocturno de regresso a casa.


* E assim termina a minha passagem por este país rico em história, belas paisagens e com muitos locais património da Unesco.
A meu ver é um país muito seguro, tranquilo e com custo de vida barato para o turista, destacando-se sem dúvida a simpatia e hospitalidade dos locais.
É daqueles países onde voltarei de boa vontade pois adorei e sei que ficou muito por explorar! :)
 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho, as dicas e testemunho desta viagem não acabam e estão muito ricas em informação.
Muito obrigada pela partilha, servirá para ajudar e muito aos interessados :)
Parabéns!
 

Mel C

Membro Conhecido
Que bom ver este report do "Vale dos Assassinos"!:p

Mas confesso que o que gostei mesmo foi de ver Teerão, adoro as mesquitas com esses azulejos!

Um livro muito bom, que em mim definitivamente reavivou o interesse pelo Irão, é o "Revolutionary Ride" da Lois Price, uma senhora britânica que viajou sozinha de mota pelo Irão, mesmo na altura em que o Irão e o UK cortaram relações diplomáticas. Alguns dos sítios que vi aqui vêm descritos no livro...é muito bom ler este report e juntar as imagens aos textos :D Obrigada pela partilha!
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho 😊
Deliciada até ao final. Mais um report excelente de um destino pouco visto mas fantástico.

Há algum tempo a RTP2 passou uma série/documentário (Flavors) sobre vários destinos, entre eles o Irão, chamava-se Tesouros da Pérsia. Ao ver agora o teu report recordei, entre outros lugares, a aldeia onde o terraço das casas serve de telhado a outras. Muito bonito.

Paisagem, património, cultura, gastronomia, tudo é muito interessante e apelativo nesse país.
Obrigada pela partilha! 👏
Beijinho
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelos vossos comentários. 🤩🤩
Espero que as fotos conquistem mais viajantes e que as dicas sejam úteis! :)


@Mel C, sem dúvida que as mesquitas são muito bonitas e têm cores e padrões espectaculares! Espero que te divirtas muito por lá 😁
Não conheço o livro... hei-de cuscar quando for à Bertrand.

@Antonia.M.S., também me deliciei ao recordar as férias enquanto fazia o report 😄
Não vi esse programa (a verdade é que quase não vejo TV) mas a aldeia de Masouleh é realmente muito bonita e existem muitas mais por lá.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Pois é, foi a cereja em cima do bolo! :)
Até as montanhas são lindas! Gostei imenso das fotos e da descrição.
Tem tanto, tanto para ver que fica difícil fazer escolhas!
Muitos parabéns por mais este pedacinho, está na minha top list! 😍😘
 
Top