Novidades

[REPORT] Indonésia - Ubud, Gili T., Seminyak Abr/Mai 18

Sergio T.

Membro Novo
UBUD

1 DIA
Saída do hotel em direção a SACRED MONKEY FOREST caminho feito a pé, cerca de 800 m, lá perto trocamos alguns euros, uma vez que mais no centro encontram-se taxas de câmbio um pouco melhores, ainda que não significativas, ou seja, em boas casas de câmbio, existem imensas, 1 euro, vale 16.625Rp.
Entrada 50.000 Rp pax, o sítio em si, trata-se de um jardim onde habitam e é mantida uma comunidade de macacos, com muita sombra, bastantes tratadores/vigilantes, possivelmente para monitorizar a atividade dos turistas e macacos.
A interação com os macacos depende de cada um, podem tentar tirar umas fotos com eles, tentam mexer em tudo, por isso convém ter pelo menos noção disso, mas não assisti a nenhum comportamento agressivo para com as pessoas.
IMG_0190.jpeg

Em seguida saímos em direção ao centro de Ubud, caminhando, as ruas são o comum de locais turísticos asiáticos, bastantes pessoas oferecendo de tudo e mais alguma coisa para vender.

Chegados ao centro visitamos o PALÁCIO DE UBUD, e o SARASWATI TEMPLE, são praticamente ao lado um do outro, são pequenos também, e as entradas são gratuitas.

PALÁCIO UBUD
IMG_0207.jpeg


SARASWATY TEMPLE
IMG_0211.jpeg


Visitados os templos e mercado de Ubud, fizemos uma pausa para descansar, lá tivemos que ir arranjar um guia nas rua de Ubud ( há milhentos), pus a hipótese de um GRAB, mas este transporte é meio “cinzento” ali por aqueles lados, além de que o preço que me pedia para ir (só ida) ao TEGAGGALAN RICE TERRACE (170000Rp), em comparação com um guia não compensava como adiante vos explicarei.
Encontramos então um guia, ADHI LOUIS (WhatsApp + 085737361600), que nos pediu 400.000Rp, para andar connosco o resto do dia, ou seja levar-nos ao Tegaggaland rice terrace e Tirta empul temple, repare se que o GRAB pediu 170.000Rp só para ida, ao Tegaggaland Rice Terrace.
Rumámos ao TEGAGGALAND RICE TERRACE, que se trata de um vale, com Campos de arroz rodeado no topo por comércio e serviços (restaurantes e lojinhas) pagamos entrada (10000Rp) mas ninguém se encontra a controlar entradas e saídas pelo que vi...Almoçámos num dos restaurantes, com vista sobre os arrozais muito tranquila.
Os arrozais tem caminhos pelo seu interior para quem quiser os percorrer, contudo há uma espécie de portagens ao meio destes, pelo menos duas em que se encontra alguém a pedir uma doação para passar nesse caminho, sem doação…não há passagem…quanto a mim mais um truque pra turismo, mas em bali, como em muitos outros países, há imensos....
IMG_0263.jpeg

Dali rumámos ao templo Tirta Empul, mais um local de culto, cobraram entradas, que inclui os sarongs, o que lá se viu foi o ritual de purificação nas águas daquela espécie de piscina natural, outra piscina com imensos peixes e pouco mais.
IMG_0302.jpeg


2 DIA
Combinado com o mesmo guia, 1nos levar as cascatas de SEKUMPUL, ULUN DANU BERATAN TEMPLE, e ARROZAIS DE JATILWHI, saímos cedo, chegámos a SEKUMPUL, e aquilo tem o género de uns porteiros, se é que se pode chamar disso, que te propõe um passeio, que passa por conhecer, os arrozais que ladeiam o curso de água do RIO SEKUMPUL, a casa dos habitantes , as cascatas, produção de café etc etc, mas a minha intenção não era ver isso tudo, queria ver as cascatas, então propuseram-me um guia pra nos levar até lá por 140.000Rp pax. Pouco flexíveis a negociar, ainda tentam cobrar mais qualquer coisa pra te levarem até ao início da descida de scooter...dizendo que sem isso o caminho é 1h30 pra cada lado enfim….
Bem iniciamos a descida, são caminhos mais ou menos edificados no padrão local, depois uns lanços de escadarias irregulares, pra terem a noção temos de descer 120 m, antes disso, contemplamos a vista de cima das cascatas.
IMG_0363.jpeg

e vamos descendo, chegados lá abaixo mais ou menos 30 m de caminho, temos de por os pés na água, deparamo-nos com uma queda de água de 94m é impressionante....
IMG_0369.jpeg


durante o caminho os guias vão-nos explicando algumas árvores que ali tem de café, e de folha de tabaco, depois dali rumamos a pé ao outro lado da queda que já é outro Rio, com mais três quedas de água
IMG_0415.jpeg

este acesso e mais difícil, quem quiser e gostar, é ir preparado para molhar-se.
Depois do caminho de retorno, mais uns 40m, com lanços de escadas e caminhos irregulares, rumamos a ULUN DANU BERATAN TEMPLE, um dos que gostámos mais, é um templo que parece submergir das águas do grande lago Beratan, com as montanhas do outro lado do lago, é uma vista espectacular, mais uma vez pago à entrada, embora não sejam grandes valores.
IMG_0471.jpeg

Após esta visita fomos em direcção aos ARROZAIS DE JATILWHI, este consideravelmente maior que o anterior, e também com menos movimento, tem uns passeios arranjadinhos onde podemos passear e apreciar a vista.
IMG_0532.jpeg

3 DIA

Mais uma vez cedinho, arranjámos outro guia, na noite anterior, que nos levou ao TEMPLO BESIKAH, o designado “templo principal”, pagàmos 60.000Rp pax, de entrada, isto inclui um sarong, e o guia e iniciamos a visita. Andamos poucos metros a pé com o guia e chegamos a fachada principal do templo, que na minha opinião, e o ex-libris daquilo tudo, uma grande fachada com escadaria, e dois portões, os quais vedam o acesso ao templo principal, que segundo o guia só se abre para comemorações, portanto basicamente pagamos pra ver a fachada, tudo o resto é vedado aos visitantes, mas isto não fica por aqui....em seguida o Sr. lá nos foi explicando os deuses representados ali, as almas do bem e do mal, e leva-nos para um local de culto, segundo ele, onde iríamos rezar ou praticar uma reza....é aqui que estranho estar tudo vedado e ali podermos entrar, apesar de não ser nenhum sítio demais, então acende umas velas, com uma flores de tributo, reza e faz nos rezar, e no fim, diz para oferecermos aos “deuses” dinheiro, sinal da nossa gratidão, enfim...não tão só disse que tinha de ser dinheiro como disse que pelo menos 10 dólares por cada um...a partir daí tive que explicar ao senhor que eu dava o que quisesse...e ele lá acedeu.
IMG_0560.jpeg

Fiquei triste com isto porque aqui em PT, fala-se que FÁTIMA não passa de um negócio, mas ninguém nos impinge dinheiro pra lá deixar, quem quiser acende a vela e paga-a, (!)
No fim da visita ainda pede gorjeta, (lol) além da oferta aos “deuses”, isto é só um aparte, para quem quiser ter noção disso, que até agora explicaram sempre de forma muito superficial o que se passava nesta visita.
A seguir fomos ao TIRTAGANGGA, mais um favorito, belo jardim, calmo, dos poucos que não se fazia sentir aquela confusão característica de locais turísticos.
IMG_0642.jpeg

E em UBUD tinha acabado a nossa viagem.

Convém ainda vos informar que todas as deslocações em Bali carecem de tempo, a título de exemplo 47 km são 2h e qualquer coisa, mais ou menos de caminho, e não se trata do de trânsito, mas também de estradas sinuosas, com imensos declives.

GILI TRAWAGAN
4 DIA

Saída cedo do hotel, desta vez fomos rumo às GILI TRAWAGAN, e a primeira questão é...qual companhia de ferrys optar(?), eu li alguns posts aqui acerca disso, depois de estar no local e ver com os meus olhos, tenho uma coisa a dizer, nesta matéria, “Recebemos o que pagamos”, portanto cada um escolhe em sua conveniência, aconselho só a reservar lá, e não na net, por um motivo, na net eles têm pontos de passagem com os shuttles para recolher passageiros, por ex, em Ubud é junto do COCO MARKET, se comprarem lá na loja eles vão vos buscar aos hotéis, e o preço de loja em nada fica acima da net, portanto nesse aspecto não compensa.
Depois de ver e rever, vou resumir, há três companhias principais PATAGONIA, BLUE WATER EXPRESS, e GILI OCEAN, nós escolhemos uma que abriu rotas há pouco tempo, chama se WANA GOBEL, e cobrou-nos por transfer de Ubud pra Padangbai, barco Padangbai -GILI T. e regresso com transfer para Seminyak 800.000Rp pax. Arriscámos por não haverem muitos reviews no tripadvisor desta empresa, por ser recente, e ficamos espantados, chegada a Padangbai até águas e hambúrgueres oferecem aos passageiros, o barco leva menos tempo a chegar às Gili, porque tem menos capacidade 70 pessoas, interiores espetaculares, bagagem entregues a eles no check in, são guardadas no porão, com televisores de entretenimento onde passam filmes, e até toalhinhas frias como no avião (quentes) oferecem, muito bom preço/qualidade, agora quem quiser, por 500.000Rp pax chega às Gili, um pouco mais confuso mas chega!
IMG_0670.jpeg
IMG_0678.jpeg

IMG_0807.jpeg


Chegamos à GILi T. ao 12h, aquilo é um paraíso autêntico, água a 29 graus
IMG_0732.jpeg

..para quem quer relaxar um pouco, mas nem tanto ,uma vez que é super movimentada, eu gosto de ver movimento por isso, gostei.
À chegada quem tiver hotéis mais longe ali do ancoradouro convém apanhar um táxi...que se trata de uma carroça puxada por um cavalo,
..não apanhem logo à saída do barco, desloquem-se (quem está de frente para terra) à direita, e há lá uma praça de táxis (carroças de cavalos) o preço sai mais barato anda à volta de 150.000Rp.
IMG_0804.jpeg

Na Gili T. segundo consta há bons spots de mergulho, eu não sou adepto da atividade, por isso não fiz, a melhor forma de nos deslocarmos na ilha é de bicicleta.
Ainda no assunto Gili T. quando estiverem a escolher hotéis convém terem a noção que a parte poente, ou seja o lado oposto ao ancoradouro, não dá para fazer praia, tem corais mortos e pouca altura de água, além de ter menor oferta a nível de restaurantes e comércio, em compensação também é mais sossegado, só fica mais movimentado no por do sol, ..muita gente se movimenta pra aquele lado pra ver o pôr do sol.
IMG_0690.jpeg

Por ali ficamos o Dia 5, 6 e 7 regressámos a Bali, agora para SEMINYAK, entre barco e transferes contem chegar somente as 16h30/ 17H ao hotel.

SEMINYAK
8 DIA

Em SEMINYAK estamos numa plena cidade turística, praias, com areia meio preta, não é sítio pleno de praia diga-se, mas antes do por do sol a cidade parece que se movimento para os extensos areais, ao som de uma musica no bar de praia contemplar o por do sol...é muito giro de ver toda esta envolvência
Aqui instalado aluguei uma scooter e fui até Padang Padang, a tal praia das gravações do comer orar e amar, a praia tem areal Branco, extenso, e muito calmo
a água e quentíssima.
IMG_0828.jpeg

Depois disto só um aparte, em relação ao conduzir na zona sul de Bali, é preciso ter noção que toda a gente ali, quase que “nasce” com uma mota na mão(!), aluguei nas ruas de Seminyak por 70.000Rp, com meio depósito de gasolina, atestei-a e quando a entreguei estava quase na reserva e não levantaram ondas nenhumas, até ia a contar que me cobrassem um ou mais litros de gasolina.
Quanto ao resto a polícia a caminho de Padang Padang, estava a mandar parar claramente só os turistas não fui contemplado com isso portanto não sei o que se passaria em concreto .
Seguindo na costa fomos em direção a ULUATWU, aquilo é um autêntico santuário para surfistas, todas aquelas redondezas se encontram vocacionadas para o surf, tendo uma economia em torno disso shaper’s, fotógrafos e muita gente na água, a maré estava cheia, mas tenham noção que mesmo vazia não dá pra ir a água, para verem nesta imagem abaixo, por aqui entravam e saíam os surfistas, não é pra qualquer um..
IMG_0859.jpeg

Saindo daqui, fomos em direcção à praia de Jimbaran, e ou tive azar nos marés que estavam, ou então trata-se de uma praia super, mas super suja com detritos por baixo de água, fez me imensa impressão pisar aquilo tudo e acabei sequer por nem mergulhar.
Depois deste dia faltavam dois para partir em direção a PT, então dediquei-me somente à cidade de Seminyak e relax de piscina, massagens e por do sol em puf’s de esplanadas de praia.

Espero que este report vos auxilie a planearem as vossas viagens, tentei ser o mais específico possível.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá...
2019 será o Ano da Indonésia... e certamente vou com muito mais vontade depois de ver tudo isto.. muito obrigado.

Tem alguma foto das praias da Gilli T? na zona de praia...
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
É sempre bom ver reports de lugares , realidades, culturas e gastronomias tão diferentes das nossas.
Belas fotos;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigado pela fantástica partilha :) Que aventura :)
Um dia espero ter a oportunidade de conhecer ;)

Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Indonésia é um pais que está na lista, e estes report's aumentam o desejo de ir.
Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Este é um país que também tenho na listinha :D
Pelas fotos estiveram em locais muito bonitos!
Gostei muito do report.... obrigada pela partilha ;)
 

Filipa888

Membro Novo
Olá que opinião tem em relação a empresa gili getaway estive a ver o site da empresa que colocou e já não há viagens para as gili
 
Última edição por um moderador:

Sergio T.

Membro Novo
Olá Filipa a gili getway é a BLUE WATER EXPRESS, é excelente a mais cotada naquelas bandas, também a mais cara, é um autêntico cruzeiro, a WANA GOBEL, onde viajei é muito semelhante, abriu recentemente e está a ser composta com ex colaboradores da blue water express. Experimente mandar lhe mensagem pelo watsapp e mais direto.
 
Última edição por um moderador:

Filipa888

Membro Novo
Pois eu tentei marcar com eles pela página da net mas não está disponível. Realmente é mais em conta.
 
Última edição por um moderador:

Sergio T.

Membro Novo
Atenção que eles não têm rota, para a GILI MENO, experimente mandar-lhes email, ou WhatsApp através desses contactos

C78D6136-DA66-4FD2-AFFB-0435085B3E98.jpeg
 
Bom dia muito obrigada pela partilha, vou em Outubro vou fazer exactamente este percurso, só que tenho uma dúvida. Em Gili T estou indecisa a nível de hotel, em que hotel ficou ou que zona aconselha? E já agora, onde trocar dinheiro?

Obrigada
 
Top