Novidades

[Report] Indonésia - Bali - Gili Meno - Lombok Abril 2019

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Seguro Viagem Intermundial Multi-assistência Plus 2 pessoas– 53,78€
Vacinas, tivemos de tomar a Febre Tifóide e Hepatite A, façam a consulta do viajante se puderem.
Abusem de repelente, podem levar DEET de cá, e se quiserem comprar mais lá, que o comprado lá também é bom. A Indonésia está indiciada com mosquito portador de Malária, Dengue e Zika, por isso todo o cuidado é pouco.
Itinerário 04/04/2016 a 20/04/2016 – 14 noites

Voo Easyjet Lisboa – Zurique 6h35 – 10h30
Voo Qatar Zurique – Doha – Denpasar – 18h05
(Comprados em final de Outubro de 2018).
Comprei os bilhetes diretamente às companhias aéreas e correu tudo bem.
Custo casal: 1500€

Transporte aeroporto Denpasar para o hotel em Ubud contratado ao guia Eka (Facebook Eka Journeys) 300K IDR.
Hotel Pertiwi Bisma 1 – Ubud – 5noites – 05/04 a 10/04 – 221€
Dois dias de tour com o Eka (Cobra 650K IDR por dia)
Ferry EkaJaya – Adquiri o bilhete ao guia Eka – 800K IDR para duas pessoas
Hotel Les Villas Otallia - Gili Meno – 3 noites – 10/04 a 13/04 – 78,50
Carruagem cavalos (Cidomo) na Gili Meno desde o porto até ao hotel é 100K IDR (útil para carregar as malas).
Transporte speed boat Gili Meno para Lombok, porto Bangsal – 400k IDR como erámos quatro pessoas, dividimos o valor. Este foi um transporte privado, se usarem o ferry deve ser mais barato.
Taxi Porto Bangsal – Senggigi 120k IDR
Hotel Holiday Resort Lombok em Senggigi – 2 noites – 13/04 a 15/04 - 81€
Taxi Hotel Holiday Resort para alojamento em Kuta Mandalika – 300K IDR
Alojamento Shu Villa – 4 noites – 15/04 a 19/04 – 100,50€
Transporte do hotel ao aeroporto Praya Lombok – 75K IDR para 2 pessoas.
Voo Garuda Lombok Praya – Denpasar 2 pessoas – 57,69€

Meio dia de tour com o Eka em Uluwatu – 400K IDR
Voo Qatar Denpasar – Doha – Zurique 00:35
Voo Easyjet Zurique – Lisboa 19:25

Câmbio
- não troquem no aeroporto não compensa, o Eka levou-nos a uma casa de câmbio credível na cidade que tinha bom valor (1 euro – 15650 IDR)
Refeições - contem com uma média de 26€ por dia por casal para almoço e jantar. Tínhamos os pequenos-almoços incluídos nos hóteis.
Serviço de lavandaria (Lavar e engomar) na Jalan Bisma Ubud – 20K IDR por Kilo.

Total gasto para 2 pessoas (16 dias): 2657 €

Fomos num grupo de 4 pessoas / 2 casais por isso dividimos algumas despesas.
O total inclui, entradas em templos, tours, refeições, transportes, cartão móvel dados, seguro viagem, bilhetes avião, hotéis, aluguer de scooter e bicicletas.
Língua do Pais: Balinês/Indonésio e Inglês (a maioria fala inglês)
Comida: Pratos Tipicos, Nasi Goreng, Mie Goreng, Cap Cai, Gado Gado, Satay, Caril.
Os indonésios gostam da comida doce e picante. O Nasi goreng é no fundo um prato de arroz com vegetais salteados e frango misturado. Para quem não gosta de abusar do picante como eu, mesmo que peça sem picante, a maioria a das vezes vem com picante, só que talvez menos forte. O que vale é que os chilis lá são dos grandes e não fazem muito efeito, consegui safar-me sem imodium na viagem, mas ouve colegas que não escaparam a isso.

Relato:
Começámos a planear esta viagem em Agosto de 2018 para viajar em Abril de 2019, começámos por selecionar os hóteis e reservar no Booking.
Depois pesquisámos muito pelos voos, até conseguir esta solução, com algumas horas de escala é verdade, mas a um preço aceitável e comprado diretamente às companhias aéreas, que era algo que pretendíamos.
A partir de Junho 2019 a Qatar já vai começar a operar a partir de Lisboa, e julgo que vai facilitar muito as viagens para a Ásia.
Gosto de viajar pela Qatar pois em termos de preço e serviço ao cliente é uma companhia Top.
A escala no aeroporto de Zurique era longa, e pensámos ir visitar a cidade, mas tivemos azar e nesse dia estava a nevar muito, não havia condições para sair do aeroporto. Almoçámos no aeroporto e o preço das refeições é bem cara, uma média de 15€ por pessoa. O custo de vida em Zurique é bastante alto.
Chegámos a Bali Denpasar dia 5 às 17h30, o nosso guia Eka já estava à nossa espera no aeroporto, para nos levar ao nosso hotel em Ubud (1h30 de viagem), como lhe pedimos para comprar o cartão móvel de dados e para trocar dinheiro demorámos mais um bocadinho cerca de 2h para chegar ao hotel.
Não posso agradecer o suficiente ao Eka, que foi muito mais que um guia para nós foi como um “pai”, o Eka explicou-nos tudo o que quisemos saber, deu-nos vários conselhos e avisos para não sermos enganados. O Eka foi sempre impecável connosco, confiável. Deixámos várias vezes as nossas coisas de valor no carro dele, sempre sem qualquer problema. Posso dizer que se gostei tanto de Bali devo-lhe a ele boa parte disso. Por isso se forem a Bali, contactem-no não vão arrepender-se.
Começo por explicar que vão vender-vos cartões de dados móveis de 6Gb ou 12Gb da Telkomsel, a 100K cada para os 6Gb. Vai faltar esta explicação que vos vou dar, e para que não aconteça como nós que a meio da viagem já não tinha dados vou dizer-vos como funciona. Os 6Gb são divididos por categorias, ou seja têm 1Gb para abrir páginas de internet internacionais, 4Gb para redes sociais e 1 Gb para maxStream (vídeos). Esgotámos todo o plafond de páginas internacionais a meio da viagem. Quando cheguei a Lombok fiz um Top Up/carregamento ao cartão que custou 80k e neste caso é que os 6Gb que são carregados são globais e podem ser usados para todo o tipo de tráfego. Por isso esclareçam isso bem quando forem comprar o cartão. O ideal é instalarem a app da Telkomsel para verem o tráfego ainda disponível, e assim sabem sempre com o que contam.
Troquem sempre dinheiro em locais que tenham câmara de vídeo instalada, para que não sejam enganados, e contem sempre o dinheiro antes de sair.
Chegados ao hotel em Ubud no dia 5 à noite, foi apenas jantar ao Umah Pizza (barato e bom) no topo da Jalan Bisma e cama, que estávamos estourados.




Dia 6 - UBUD
Tentámos aproveitar o hotel de manhã, e que paraíso a paisagem maravilhosa de palmeiras, tudo muito verde, as piscinas infinitas o pequeno almoço delicioso de panquecas de coco ou estilo americano Adorei cada minuto!






Aconselho este hotel, tendo em mente que fica a uns 15 a 20 minutos do centro de Ubud a pé. A rua Bisma está um bocado degradada junto a hotel, devido a obras de construção de outros hóteis vizinhos, mas nada que nos atrapalhasse ou tivesse incomodado.
Fomos almoçar ao centro de Ubud e ver os templos no centro (Ubud Palace) e demos ainda uma perninha ao Mercado de Ubud onde fizemos umas comprinhas bem regateadas, geralmente pedem sempre mais 2 ou 3 vezes o valor do produto.






Regressados ao hotel fomos aproveitar mais um resto de tarde relaxante na piscina.
Em termos de clima em Ubud dos 4 dias que estivemos, dois dias choveu 30 minutos e pronto, temperatura muito agradável a rondar os 27ºC, muita humidade. Posso dizer que nunca usei um casaco em toda a viagem, a não ser nas viagens de avião. Abril é o mês de transição entre as estações de chuva e seca, e por isso ainda existem alguns períodos de chuva. Na realidade nunca nos limitou, pois esteve sempre calor, e a chuva até nos refrescava.

Continua...
 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 7 - Tour
Às 8h30 lá estava o Eka à nossa espera no lobby do hotel para começar a nossa aventura. Inicialmente tínhamos pedido para ir no primeiro dia à cascata Nung Nung, Tirta Empul, Gunung Kawi Temple e terraços de arroz Tegallalang. O Eka disse que iriamos começar o dia pela cascata, pois o acesso a ela era muito complicado devido aos degraus ingremes que teríamos de descer/subir para o acesso (no total 2000), visto que eu não sabia desse pormenor, prontamente pedi uma alternativa, em que ele sugeriu irmos a uma cascata mais próxima de Ubud, a cerca de 30 min, e que em termos de beleza visual é muito idêntica, ele mostrou-nos fotos e realmente a queda de água é bastante semelhante, e o acesso muito mais fácil. Acabámos então por ir à cascata de Blangsinga (20k por pessoa) que ficou para o final do dia. Decidimos começar pelos terraços de arroz Tegallalang (20k por pessoa), de que gostámos bastante, tem paisagens lindissimas, é um sítio que recomendo. Seguimos para o Tirta Empul (50k por pessoa), onde fizemos o ritual de purificação da alma e corpo e pedimos um desejo aos deuses Hindus. Outro templo a não perder, gostei bastante da experiência, senti-me realmente bem depois do ritual. Como visitámos o templo a um Domingo estava bastante cheio e com fila para a purificação. Seguidamente fomos almoçar a um restaurante recomendado pelo Eka com vista para uns arrozais, onde comemos bem e nos deliciamos com a paisagem. Seguidamente fomos ao templo Gunung Kawi (50k por pessoa) que para mim foi a surpresa do dia, não esperava o templo maravilhoso que encontrei, por ser um templo erguido para a realeza é majestoso, e une o melhor dos dois mundos, terraços de arroz com templos esculpidos na encosta rochosa, um rio e um lago com cascata onde tirámos as fotos lindas, portanto este templo é mesmo a não perder!
Seguidamente partimos em direção à cascata Blangsinga, onde vimos o pôr-do-sol, e tomámos banho. Devo referir que existe um day club spa fantástico na encosta de acesso à cascata, com piscina, restaurante e lounge, que tinha um ambiente e música fantástico. Se pudesse teria lá ficado o dia inteiro, um sítio fantástico para curtir música e paisagem. Chamava-se Mooi River Valley. Se tiverem possibilidade e disponibilidade pelo menos uma tarde inteira a cascata e o clube merecem.
Ao lado do parque da cascata há um mega shopping para locais, ao qual podem pedir para ir fazer compras de souvenirs etc baratos, bons e sem precisar regatear, os produtos têm preço fixo. O exterior do shopping é muito bonito e aproveitámos a tirar algumas fotos Aconselho a visita.
Seguidamente o Eka deixou-nos no hotel e fomos jantar, chegámos já de noite, nem sei bem que horas eram, mas se calhar cerca das 20h.

Tegallalang




Tirta Empul


Gunung Kawi





Cascata Blangsinga


Continua...
 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 8 - Tour
O Eka encontrou-nos no lobby às 8h30, devo referir que ele chegava sempre mais cedo, nunca se atrasou um dia, geralmente tinha sempre que esperar que terminássemos o pequeno-almoço.
Fomos em direção à zona norte de montanha onde ficam os Twin Lakes Tamblingan e Buyan. Parámos num miradouro para admirar os lagos com vistas muito bonitas. Até este ponto são cerca de 2h de carro. Seguidamente fomos visitar o templo do lago Tamblingan (50k por pessoa), que para mim foi a desilusão do dia, mal conservado para o que cobram, mas gostei bastante do lago. No entanto, teria abdicado deste templo, para aproveitar melhor o resto do dia em outros pontos que foram mais a correr, mas bastante mais bonitos.
De seguida fomos à cascata Banyumala (30k por pessoa) que vos digo é maravilhosa, tem uma queda de água lindíssima, a paisagem é deslumbrante. Segundo o Eka, esta é a cascata mais bonita de Bali. Tomámos banho e ainda nos demorámos bastante aqui, pois a água estava deliciosa, um pouco fresca, mas era ótima devido ao calor que estava.
De seguida fomos almoçar a um sítio com vista para o lago Beratan mesmo em frente ao templo, onde comemos bom e barato, também por sugestão do Eka. Chegámos aqui já bastante tarde, almoçámos se calhar já cerca das 15h devido a um acidente e bastante trânsito que apanhámos na estrada a descer do lago Tamblingan para o Lago Beratan. Fomos ver o templo Ulun Danu Beratan (50K pessoa) que foi a surpresa do dia, é lindíssimo e muito bem conservado em comparação com o outro, a este sim aconselho vivamente a visita. Infelizmente tivemos de o ver um pouco a correr pois ainda nos faltava a última paragem do dia os terraços de arroz Jatiluwih, o qual não pagámos entradas, pois já chegámos após as 18h e mesmo em cima do pôr-do-sol. Fizemos apenas algumas fotos e videos e tivemos de regressar, pois estava a escurecer. Chegámos já cerca das 21h ao hotel. Nesta altura, o Eka deu-nos os bilhetes para o Fast Boat para a Gili Meno que nos custou 400k por pessoa e que inclui o transporte de Ubud até ao porto e o barco. Despedimo-nos do Eka que voltaríamos a rever no dia 19 no regresso de Lombok para irmos passar a tarde a Uluwatu.
Jantámos no centro de Ubud num restaurante chamado Tropical, aconselhado pelo Eka, e do qual gostámos bastante da comida.

Twin Lakes Tamblingan e Buyan


Templo do lago Tamblingan


Cascata Banyumala



Templo Ulun Danu Beratan



Terraços de arroz Jatiluwih


Jantar no Tropical

 

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 9 - UBUD
Foi dia de relaxar no hotel, que estávamos bem cansadinhos das tours. Decidimos de manhã fazer uma massagem balinesa (80k por pessoa 1h) na Jalan Bisma, uma maravilha. Depois fomos ao mercado de Ubud fazer mais umas compras reinar as nossas skills de regateio. Regressámos ao hotel e fomos relaxar na piscina o resto do dia e aproveitar a maravilha de hotel até ao último minuto.



Dia 10, 11 e 12 – Gili Meno
Tomámos o pequeno-almoço às 7h e às 7h30 estavam a recolher-nos numa van para irmos em direção ao porto de Padang Bai, apanhar o barco para a Gili Meno. A van demorou cerca de 1h30 até ao porto.
O barco era da companhia EkaJaya saiu às 9h30 de Padang Bai e às 11h15 estávamos na Gili Meno. Fizemos apenas uma paragem na Gili Trawangan primeiro, e sei que o barco de seguida ia fazer paragem na Gili Air, Bangsal Lombok, e depois ia regressar a Padang Bai com paragem nas Nusas (Lembongan, Penida e Ceningan). O ferry surpreendeu-me pela positiva, tem muito boas condições, boa organização da companhia, em termos das pessoas e bagagem. Parte da viagem fizemos na parte interior onde tinha um LCD com um filme atual a passar. A outra parte decidimos ir para a parte exterior no topo do barco, que foi o máximo. Estavam a passar música disco, e a servir cerveja (Bintang e Bintang Radler por 30k). Passámos um bom bocado a apanhar sol, a brisa e a curtir a música até ao destino. Cuidado com os escaldões, ponham protetor e chapéu que o sol não brinca, e com o vento não se sente a queimar. Concluindo foi uma viagem agradável e rápida.



No porto da Gili Meno tivemos de alugar Cidomos (carroça com cavalo) para nos levar as malas até ao hotel, pois ainda ficava a uns 20 minutos de distância a pé. Estava àquela hora um calor abrasador. Nesta ilha foi onde notámos o sol mais abrasador e um calor e humidade mais insuportável, ou se estava na água ou à sombra, porque senão era impossível. Só apanhámos chuva na Gili Meno durante uma 1h no último dia antes de virmos embora, estávamos a almoçar, mas mais uma vez serviu para refrescar do calor, nada que nos impedisse de disfrutar.
Sobre o hotel Les Vilas Ottalia, não tenho nada a apontar, para o valor é um bom hotel. A piscina tem a água super quente, nem refresca, o que era espetacular para o final do dia estar de molho antes de jantar. Os quartos eram bem pequenos, mas suficientes e acolhedores para o que se pretendia. O wc também era pequeno, mas suficiente, e era tapado apenas por um telhado de cana, por isso era semi-aberto.
O pequeno-almoço era abundante. Além do que está exposto, podemos pedir para nos fazerem ovos mexidos ou estrelado, e panquecas na hora.
Os empregados eram muito simpáticos e prestáveis.





Escolhemos a Gili Meno, por ter fama de ser uma ilha calma, e por ter a melhor praia para banho. Não fomos enganados, tem apenas a particularidade que não existem carros ou scooters e para nos deslocarmos um pouco mais rápido a solução é alugar bicicleta. Aqui começa a aventura, no primeiro dia alugamos bicicletas no hotel, que eram mázinhas e cobraram-nos muito (100k por bicicleta / dia). Partimos à descoberta ao longo da costa, mas a ilha tem uma infra-estrutura muito pouco desenvolvida e a maioria dos caminhos junto ao mar tem muita areia, ou seja para andar de bicicleta não é o ideal, e logo no primeiro dia cai da bicicleta e fiquei com uma perna com nódoas negras. No segundo dia, decidi andar a pé, depressa concluímos que era muito cansativo e o calor não ajudava, foi então que encontrámos uma loja que alugava bicicletas com o pneu mais largo, e que proporcionavam mais estabilidade em cima da areia. Esta loja chama-se Saha Counter, podem encontrar no Google Maps. Alugámos a 60k por dia por bicicleta. Com estas anda-se melhor, no entanto no segundo dia, numa subida que a estrada estava esburacada perdi o equilíbrio e voltei a cair, fiquei com a outra e perna e joelho cheia de nódoas negras, mas pronto nada mais de grave. Portanto, quem não tenha muita experiência de bicicleta como eu, é possível que lhe aconteça uns azares.
Se quiserem andar de bicicleta o ideal é usarem o Google maps e os caminhos internos da ilha que são sobretudo em terra batida e mais fáceis de andar. Ao final do dia, se andarem de bicicleta vão possivelmente levar com milhares de mosquitos a colarem-se no corpo, por isso muito repelente na ilha. Relembro que a Indonésia, está sinalizada como tendo mosquito da Malária, Dengue e Zika, por isso abusem sempre do repelente em toda a viagem. Fui picada 4 vezes, mas graças a deus tive sorte e não me aconteceu nada, nem aos meus amigos.
Referências para jantar, gostámos de jantar no hotel, a comida era bem confecionada, mas um pouco cara por ser restaurante do hotel uma média de 150k por pessoa, por isso experimentámos outros restaurantes na ilha sobretudo na costa do lado de Trawangan, comemos várias vezes no Diana Café que aconselho vivamente, boa música e boa comida a bom preço. O We’be café almoçámos um dia, mas não ficámos completamente convencidos com a comida, não era bom nem era mau. Também almoçámos no restaurante ao lado do porto o Rust Mimpi e este desaconselho mesmo, além de terem uma ementa enorme em que não tinham a maioria das coisas, demoraram séculos a servir.



Eventualmente o que teria mudado na estadia seria ter ficado num hotel junto à água do lado de Trawangan, apesar da melhor praia para banho estar ao lado porto, o lado da costa oposto ao porto tem melhor snorkel, menos corrente no mar, e nada que uns bons sapatos de água não resolvem a entrar na água, porque tem bastante coral partido na entrada. Mas para mim, é o lado da ilha mais agradável, e com melhores restaurantes. Quando me apetecia ir para a praia do porto com areia fina, ia de bicicleta por dentro e atravessava a ilha em menos de 10 minutos.
Alugámos uma manhã um barco para nos levar a ver as estátuas que estão submersas, o coral garden, um navio afundado e o turtle point. Vimos várias tartarugas e nadámos ao lado delas e tentámos tirar a foto da praxe nas estátuas, mas não foi fácil, além de estar cheio de gente é muito difícil manter-nos àquela profundidade para tirar a foto. Vi uma anémona e nemos e vi vários tipos de peixe. A água é cristalina, é só pena a quantidade de enorme de coral morto que existe neste momento, segundo me informaram foi devido à corrente El Niño, mas não sei se é verdade.


183472








Diana Cafe


Contratámos o barco de saída da Gili Meno a um senhor de um Cidomo, mas só compensa se for em grupo, pois eram 400k para o porto de Bagnsal em Lombok, 10 minutos de viagem em fast boat. Digamos que aqui não me quis chatear muito a procurar uma solução mais barata, e também queria sair da ilha à hora que me desse mais jeito.Há de certeza solução mais barata, através do ferry.
 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 13 - Senggigi
Partimos em direção ao porto de Bangsal, onde regateámos um táxi por 120k para nos levar ao hotel em Senggigi Holiday Resort Lombok. Ficámos apenas duas noites neste hotel e o objetivo era alugar uma scooter um dia e ir visitar as praias a norte de senggigi que ouvimos dizer serem muito lindas.
Ficámos em êxtase com o hotel, que faz mesmo lembrar um resort caribenho na Ásia, uma grande extensão de jardins muito cuidados, com acesso direto à praia, quartos grandes bem aprumados e WC’s ao estilo asiático no seu melhor, as fotos falam por si.
O hotel conta com duas áreas de piscina maravilhosas, umas delas com camas no meio, simplesmente fantástico, escusado será dizer que já ninguém me arrancou de lá.
O pequeno-almoço é buffet e com muita escolha, julgo que há um bocadinho para todos os gostos, estilo asiático e europeu, achámos muito bom.
A praia é de areia escura, mas limpa, a água é quente e com ondulação. Encontrámos um grupo de adolescentes locais (a religião nesta ilha é muçulmana, por isso as raparigas estavam na água com lenço na cabeça) super divertidos na água, que nos pediram para tirar fotos com eles, a alegria deles é contagiante. Sentimos o que gente famosa sente, nesta ilha, todos nos pediam para tirar fotos com eles e abordavam-nos com curiosidade, por sermos tão diferentes deles.
O hotel fica afastado do centro de Senggigi, de carro talvez uns 10 minutos. Fora do hotel à noite é escuro e não aconselho a andarem sozinhos. Se pretenderem jantar num restaurante local mais barato que o hotel, existe um na praia do lado esquerdo, que é bastante bom e aconselho.












Restaurante lado esquedo da praia
 

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 14 – Norte Senggigi

Fomos à descoberta de scooter, que alugámos numa casa à beira da estrada andando para o lado esquerdo, de quem sai do hotel. Alugámos scooter por 65K IDR por dia. Atestámos com uma garrafa de combustível (1,5L de gasolina) por 10K. Lá fomos nós em direção à zona norte visitar praias. Fomos até à praia mais distante que tínhamos ouvido falar que fica para ai a uns 20 min de scooter. De referir que todas as praias têm areia mais escura tipo vulcânica, mas fininha, e a água é quente.

Gasolineira local 😁

Pandanan Beach.
Gostei bastante desta praia, e talvez tenha sido a que mais me surpreendeu de todas. Bebemos e comemos uns côcôs muito saborosos aqui, acho que foram mesmo os melhores que comi em toda a viagem. A água não é límpida, tem ondulação e corrente, não vimos coral, apenas alguns peixes. O que nos encantou foi a beleza da paisagem. Pantai significa praia em indonésio.



Nipah e Secret Beach
A paisagem tem uma beleza estonteante, estas duas praias tinham tudo para ser a pérola desta zona, no entanto como são ponto piscatório, estão cheias de barcos de um lado da baia, e do outro lado, ao qual chamam secret beach vemos um hotel destruído pelo terramoto e muito lixo e plástico devolvido pelo mar. Apesar disto continuamos a achar um sitio incrível e que devem visitar. Devo avisar que existiam pulgões na areia do lado de secret beach, o que impediu que ficássemos mais tempo sentados na areia a admirar a paisagem. Almoçámos num restaurante local (Warung) do lado de Nipah onde nos grelharam peixe acompanhado com arroz.







Malimbu Beach
Quando chegámos a esta praia começou a chover, contatámos também que a paisagem era linda, mas a areia estava cheia de pulgões, então tiramos apenas fotos e tivemos de seguir para o hotel com receio que começasse a chover mesmo muito, ainda parámos no topo da colina e tirámos foto de um miradouro desta praia, e aqui já chovia mesmo bem, chegámos ao hotel em 10 minutos e já estávamos ensopados.




Chegámos cerca das 17h ao hotel e o resto do dia foi para descansar, jantámos no hotel, que em termos de média de preços da zona é um pouco mais caro (150K por pessoa). Gostámos bastante do serviço de restaurante do hotel, a comida bem confecionada e apresentada com requinte, valeu a pena a experiência.



 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 15 – Kuta Mandalika
Passámos a manhã na piscina do hotel a molengar, almoçámos no warung do lado esquerdo da praia do hotel, muito bom e barato, e seguimos para Kuta Mandalika. O hotel chamou-nos um táxi para 4 pessoas e malas, tipo van, cobrou-nos 300K. Do hotel a Kuta foram quase 2h. Ficámos num alojamento com quatro vivendas e piscina, estilo familiar chamado Shu Villa. Este alojamento foi a desilusão da viagem, pois passámos do 8 para o 80, vindos do Holiday Resort. Passo a explicar porque não recomendo estadia aqui. Alugámos uma casa com 2 quartos. Não existia rede móvel ou Wifi dentro da casa, ao contrário do que o booking dizia. A cama era muito rija e desconfortável. O wc não correspondia de todo às fotos publicadas no booking, e tinha um ar muito pobre e deteriorado. As torneiras não estavam fixas, o toalheiro andava sempre a cair ao chão, enfim…a precisar de recondicionamento urgente. O pequeno-almoço era muito pobre e pouca quantidade. A opção é uma panqueca, ou ovos com torrada (pão de forma) e para beber chá ou café ou sumo de laranja (tipo sunquick), serviam com isto um prato de fruta. Nunca fiquei saciada com a quantidade que serviam. A piscina é pequena. A única coisa que tenho a falar bem é mesmo dos miúdos que tomavam conta daquilo que foram sempre simpáticos e prestáveis. No final até fiquei com pena deles, pois dormem em colchões na receção que é aberta, só tem telhado.
Alugámos scooter sempre no hotel por 50K por dia.
Não esperava nada de especial da cidade de Kuta que já sabia não ter grande encanto, mas tinha expectativa nas praias.
A zona central de Kuta é pequena e fica a cerca de 10 minutos a pé do alojamento para o lado direito. Neste momento já existem alguns cafés e restautantes cheios de pinta no centro, mas caros. Nós optámos por comer em Warungs com peixes grelhado feito na hora, e comida típica da zona (Nasi Goreng ou Mie Goreng). Uma noite já estávamos cansados da comida asiática, fomos comer uma pizza ao restaurante Gecko Lounge, muito boa.
A zona central de Kuta é fundamentalmente a rua principal Jalan Raya Kuta e duas transversais Jalan Mawun e Jalan Pariwisata Pantai Kuta.





 

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 16 – Kuta Beach e Tanjung Aan Beach
Kuta Beach

A zona que interessa é a da segunda baia, porque a primeira é mais porto para barcos.
A praia estava deserta, tem água límpida e quente, apenas a areia é curiosa porque é grossa e às bolinhas, parece esferovite e enterramo-nos com facilidade. Mas gostei bastante da praia, é limpa, o que para a zona é bom.



Tanjung Aan
A praia mais turística da zona, tem uma baia e paisagem lindíssima, merece a visita e um dia bem passado lá. Tem vários warungs com espreguiçadeiras, em que podemos ocupá-las apenas com consumo de produtos ao warung. Nós ficámos por lá e almoçámos, têm sobretudo comida típica indonésia (Nasi ou Mie Goreng, Cap Cay, Gado Gado, Satay, etc).
Tenho algumas coisas para referir sobre esta praia, nomeadamente o acesso dado pelo Google maps que é péssimo, caminho de cabras todo esburacado, que tivemos de fazer de scooter, uns bons 20 minutos para lá chegar, escusado será dizer que fiquei com os quadris desgraçados depois de tanto buraco.
Dependente do dia e da maré, e da zona da praia onde fiquem podem apanhar bastante lixo trazido pela corrente, sobretudo plásticos, fraldas, etc. Vi pessoas dos Warungs a limparem, mas é um trabalho ingrato, e uma pena uma praia destas ficar assim.
Habituem-se aqui a não ter 5 minutos de descanso na toalha, pois vão estar sempre a passar vendedoras de sarong’s a tentar impingir, e são bem chatas, mesmo que digas que não, ficam a insistir. Para o fim tive mesmo de começar a não responder e a ignorar, porque se torna demasiado cansativo. Aconselho a ficarem no lado esquerdo da baia, pois é a zona mais limpa e a entrada da água é melhor. A água não é límpida, mas tem um tom lindíssimo de verde azulado. A água é bastante quente.
A partir desta praia, ou para qualquer outra que fossemos cobraram sempre 10K para estacionar a mota na entrada da praia, efeitos da exploração do turismo. Descobrimos no último dia que existia uma estrada melhor para Tanjung Aan, deixo o link com o caminho (Kuta to Pantai Tanjung Aan).










Bukit Merese
Miradouro para ver o pôr do sol, ao lado de Tanjung Aan. E posso dizer que é sitio a não perder. Tem vistas deslumbrantes das várias praias circundantes e o pôr do sol é realmente maravilhoso. Apanhámos um casamento lá, a noiva estava a tirar fotos e foi bastante engraçado. Tirámos fotos com os noivos e convidados, que estavam todos contentes de tirar fotos connosco, “as celebridades do momento”. Guardo imagens deslumbrantes deste sitio na memória.
Assim que o sol se escondeu fomos rapidamente para a scooter, para não fazermos o caminho demasiado de noite, e como é uma estrada tão esburacada é difícil.


 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 17 – Mawun, Lancing e Selong Belanak
Mawun

Seguimos para Mawun Beach, a estrada deste lado é boa, mas com muitas curvas, subidas e descidas ingremes, tal como em Senggigi, não é fácil para quem não sabe andar de scooter como nós, mesmo assim não podemos nos queixar, porque correu bem.
Acerca de Mawun beach tinha as expetativas em alta, mas saíram defraudadas. A praia tinha Warungs com espreguiçadeiras como em Tanjung, mas aqui tinha de pagar 30K para aluga-las. A praia estava literalmente vazia, estavam apenas algumas famílias locais, a tentarem vender pulseiras e a gerir os Warung’s. Se este fosse o grande problema da praia estávamos nós bem. A baia estava repleta de lixo e com ar de que ninguém a limpava há algum tempo. Só fui ao banho lá porque achei um pedacinho da baia que estava mais ao menos limpo, e foi porque estava mesmo cheia de calor. Mas é de cortar o coração porque a baia é simplesmente linda linda, e aquele lixo todo dá completamente cabo da paisagem. A Ásia está com um problema muito grave de plástico no mar e praias. O lixo não está muito visível nas fotos, mas acreditem ele está lá, existe infelizmente.





Lancing Beach
Esta praia sim, está limpa, tem umas espreguiçadeiras de Bambu, a areia é tipo a de Kuta, bolinhas grossas tipo esferovite. Não tem vendedores, é um sossego e beleza de sitio, só não ficámos o dia todo porque não tinha restaurante para almoçar, apenas servem bebidas e as espreguiçadeiras não tinham almofadas, ao fim de um tempo eram desconfortáveis. Mas aconselho vivamente visita a esta praia que é de muito fácil acesso da estrada Jalan Mawun.





Selong Belanak
Seguimos para Selong Belanak com esperança de lá almoçar, a uns 15 min de scooter.
Esta praia é bastante turística e muito virada a surfistas, no entanto o mar estava relativamente calmo, com algumas onditas, mas nada de especial. A praia em si não é nada do outro mundo, mas a água é quente e é limpa.
Nesta praia cobram 50k pelas espreguiçadeiras :eek:, o que achei um abuso, tentem negociar, houve quem tivesse alugado por 30k. Nós almoçámos no warung e ficamos pela mesa mesmo, e íamos indo à água. Daqui regressámos ao hotel.


 
Última edição:

anaisa_goncalves

Membro Conhecido
Dia 18 – Serenting e Tanjung Aan
Inicialmente o plano era ir a Gili Nanggu ou à pink beach, mas achámos que era demasiado longe para irmos de scooter e acabámos por ir ver uma praia ao lado da Tanjung Aan que não merece a visita, chamava-se Serenting. O mar estava muito bravo, e não tinha sítio na areia para ficar, nem existiam warungs, seguimos para Tanjung Aan onde ficámos o resto do dia.

Dia 19 – Regresso a Bali – Uluwatu
Um dos rapazes do alojamento arranjou-nos um carro para nos levar ao aeroporto de Praya Lombok por 150k os 4, para irmos para Bali Denpasar. Fizemos o voo pela Garuda (a TAP lá do sitio), a qual recomendo, serviu-nos um lanchinho, e o voo correu bem.
À chegada a Denpasar o guia Eka já nos esperava, e lá fomos em direção a Uluwatu, sendo que primeiro parámos num restaurante local aconselhado por ele para almoçar. Apanhámos muito trânsito para Uluwatu, por ser um feriado. Fomos primeiro ao templo, que tem vistas lindissimas sobre o mar, aconselho a visita.
Depois seguimos para o Blue Point para vermos o pôr-do-sol. Foi a cereja no topo do bolo. Vim de lá apenas desgostosa de não ter ficado mais uma noite ou duas a curtir este sítio que achei fantástico. Trata-se um day/night club com piscina, bar e restaurante com um ambiente fantástico e dj ao vivo. Se não fosse o trânsito que apanhámos e termos o voo internacional a poucas horas, tinha ido para a piscina infinita, beber uma bebida e curtir a música. Que vista, posso dizer-vos! Incluam esta passagem nos vossos planos, não se vão arrepender.





E pronto aqui acaba a nossa aventura! O Eka foi levar-nos ao aeroporto, tínhamos voo às 00h35.
Caso pretendam o aeroporto de Denpasar depois do check-in e passagem no controlo de segurança, passando a loja duty free têm wc’s com duche, mas precisam de ter toalha e gel de banho/shampoo convosco e uns chinelos talvez. Isto se quiserem se refrescar antes de ir para o avião. Só não tomámos banho porque não tínhamos connosco toalha, nem gel de banho. Por isso achei relevante mencionar, pode ser útil para alguém.
Depois de 20 e muitas horas estávamos por terras lusas, e muito jet lag para curar, mas de barriga cheia de boas memórias e muitas aventuras que nos vão ficar para a vida. Será de certeza um destino a repetir, gostei das paisagens, das praias, das pessoas, da comida, e do ambiente que se vive!

Aqui fica o registo do nosso grupo de viagem, que se conheceu já à alguns anos aqui pelo portal :)
183473


Beijinhos e boas viagens!
 
Última edição:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado pela partilha! Que ótimo report. E só prova que podemos ir longe, conhecer belíssimos locais, sem gastar quantidades exorbitantes!

Boas viagens ;)
 
Top