Novidades

[Report] Ilha Terceira - Açores

euzinha

Membro Ativo
Viagem à Ilha Terceira - 5 dias - Novembro 2016
Fizemos a viagem através da Sata e tudo correu bem. Chegamos bem cedinho e por isso pudemos aproveitar logo este primeiro dia para explorarmos a ilha com uma viagem rápida. Tínhamos já um carro alugado através da Ilha Verde à nossa espera no aeroporto.
A ilha é relativamente pequena, por isso consegue-se fazer uma volta de reconhecimento relativamente rápida :)
As estradas estão em boas condições.
A ilha é fantástica...as paisagens são de cortar a respiração... de um lado da Ilha temos os recortes tão característicos chamados de retalhos (onde as vacas pastam e permanecem durante o dia) e noutra parte da Ilha são florestas de Criptomeria (árvore levada para a ilha mas originária do Japão). Recomendo explorar todas as pequenas estradas onde o alcatrão não existe...é simplesmente mágico.
Obrigatório parar em todos os miradouros. Cada um com a sua perspectiva.
Angra do Heroísmo é uma cidade linda que vale bem conhecer a pé e ir descobrindo em cada edifício uma história muito própria. Mesmo em Novembro em que as noites estão mais fresquinhas existiu sempre alguma animação no centro da cidade.
As pessoas que vivem na ilha são de uma simpatia incrível. Adoram explicar a história da ilha e têm muito orgulho no seu passado e em toda a tradição. Basta parar num café/mercearia de uma qualquer vila e começar a perguntar alguma coisa. É surpreendente a tranquilidade com que falam connosco sem pressas e sempre com muita simpatia.

A gastronomia é muito rica em especiarias e por isso deliciosa... é obrigatório provar as famosas alcatras, o peixe espada, a abrotea, as maravilhosas lapas e como sobremesa a queijada D. Amélia.
Existem bons restaurantes em toda a ilha.
Recomendo:
Restaurante Tichoa - atendimento fantástico, a dona fez questão de explicar a confecção dos pratos e explicar algumas das tradições. Não deixem de provar a alcatra ( a melhor que comemos em toda a ilha - muito saborosa, macia, confeccionada com canela e pimenta da Jamaica - "é de comer e chorar por mais". Como sobremesa, claro, a queijada D. Amélia. São eles que confeccionam as queijadas. Achamos que eram tão boas que aproveitámos e trouxemos para o Continente.
Restaurante casa de pasto bela vista - espaço muito simpático, com comida caseira e muito deliciosa.
Restaurante Canadinha - fica na cidade de Angra do heroismo e aí encontramos boa comida com um preço muito económico. Convém reservar ou chegar muito cedo, porque está sempre cheio. É um pequeno restaurante simples e onde vemos muitas pessoas da ilha.
Restaurante Beira Mar São Mateus - restaurante junto ao mar com uma vista fantástica e com umas lapas deliciosas
A ilha Terceira está repleta de Impérios do Espírito Santo. Conseguimos fotografar cerca de 40, mas ainda nos faltaram muitas.. alguns são de uma beleza incrível. Quase todos estavam muito bem conservados.
Tal como nas restantes ilhas as pessoas são muito religiosas e por isso todas as igrejas que visitámos estão muito bem conservadas. Vale a pena uma visita a todas elas.
Como em todas as ilhas é obrigatório parar em todos os miradouros e apreciar a paisagem e a tranquilidade.
Monte Brasil - é uma península que fica junto à Angra do Heroísmo. É possível subir aos 4 picos e apreciar a vista deslumbrante. Se chegarem bem cedo conseguem observar alguns dos animais que ali vivem :)
Praia da Vitoria - é uma vila linda que merece um passeio a pé pelas suas ruas e depois descansar junto à praia.
Para uma vista sobre o porto, subir ao miradouro do Facho - pode ser feito a pé (subindo uma grande escadaria - 300 escadas ) ou confortavelmente de carro .
Serra do cume - conseguimos uma vista soberba sobre a Manta de Retalhos, a baía da praia da vitoria, a planície das Lajes, se tiverem sorte com o tempo...
Biscoitos - são piscinas naturais, resultado de antigas erupções vulcânicas. Aproveitar para relaxar aqui junto ao mar.
Fábrica de queijos Vaquinha - é uma visita obrigatória para provar as 4 ou 5 variedades que eles produzem de queijo e depois seleccionar a que mais gostaram e deliciarem-se...as sandes são muito generosas :)
Furnas de enxofre - claro que para quem conhece as furnas de São Miguel, aqui pode ficar desiludido, uma vez que estás são muito pequeninas. É no entanto um passeio agradável pelos passadiços de madeira que rodeiam as furnas.
Eu adorei esta ilha...pelas paisagens tão naturais, simples, pelas pessoas que são de uma generosidade..
Recomendo!
Coloco agora algumas das centenas de fotos que tirámos, mas que obviamente não conseguem transmitir tudo o que sentimos :)





Alguns das dezenas de Impérios que tentamos fotografar :)












A maravilhosa sobremesa tão típica desta iilha: D. Amélia - é maravilhosa







A famosa Criptomeria - parte da ilha tem florestas fantásticas com este tipo de árvore trazida do Japão.



Um passeio pelas Furnas





Praia da Vitória




A melhor alcatra que comi - Restaurante Tichoa




Quem resiste às maravilhosas lapas

Alguma questão estou disponível para ajudar :)
Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigada pela partilha, pelas fotos, por todas as dicas, muito úteis ! Só conheço S.Miguel e bem gostaria de visitar todas. A Terceira é encantadora
Obrigada!
Cps
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá euzinha,
Bonito relatório e boas fotos.
A ilha Terceira é muito menos visitada do que a ilha de São Miguel, apesar de ser igualmente digna de se visitar.

Um aspecto menos conhecido acerca da Terceira é o facto de no sul da ilha, nos Fortes de S. João Baptista e no Forte de S. Sebastião ter servido de prisão politica durante a ditadura fascista. Presos políticos cumpriam ali pena e os fortes serviram também de trânsito para o Campo de Concentração do Tarrafal.
Quem esteve lá preso diz mesmo que nos Açores a prisão era mais cruel do que no próprio Tarrafal, devido a estarem incomunicáveis durante largos períodos de tempo(anos...), de falta de higiene, da comida ser intragável, da correspondência violada e dos espancamentos.
Enfim, a ilha é linda(pelo menos é o que dizem quem lá foi e pelas fotos, eu ainda não tive oportunidade de ir), mas há que preservar a memória do que lá se passou e dos que lutaram e resistiram.
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha.
Tenho que ir conhecer os Açores, são ilhas bastante interessantes.
Boas viagens ;)
 

broka

Membro Conhecido
Muito bom Report.

Quantos dias aconselham para visitar a Terceira? Acham que num fim-de-semana prolongado (3 dias: ir numa 5a feira noite e regressar no domingo), seria possível?
 

euzinha

Membro Ativo
Olá Euzinha,
Obrigado por partilhares este magnifico report sobre a "minha" linda Terceira.
De nada ;) foi um prazer voltar a recordar os belos momentos que passei nesta ilha :) Amei!!!

@Antonia.M.S. não perca mesmo a oportunidade de visitar a Terceira.
São Miguel é de facto a ilha completa, mas em termos turísticos a Terceira é muito mais pura :)

@Cláudio Pereira obrigado pela partilha dessa informação. Concordo totalmente sobre a importância de não se deixar perder a história dos lugares, em respeito às pessoas que passaram pela experiência.

@PauloNev sim é importante conhecermos o nosso pais, ainda por cima porque também temos coisas fantásticas ;)

Muito bom Report.

Quantos dias aconselham para visitar a Terceira? Acham que num fim-de-semana prolongado (3 dias: ir numa 5a feira noite e regressar no domingo), seria possível?
Obrigado!
Sim, bem aproveitadinhos os dias já para ver e saborear o essencial :). Será sempre fundamental alugar um carro, para poder conhecer todos os "cantinhos" da ilha ;)
 
Última edição por um moderador:

Ness Policarpo

Membro Novo
Olá, em que hotel ficaram alojados @euzinha ? Estamos a pensar passar 4 dias na Terceira, de vários comentários, fiquei com muito boa impressão do Terceira Mar Hotel, por outro lado o Angra Marina Hotel, pela localização... Alguém tem referências? :)
 

euzinha

Membro Ativo
Olá @Ness Policarpo , infelizmente não consigo ajudar relativamente à questão dos hotéis, porque fiquei num apartamento de amigos.
Na escolha do hotel, dê importância ao facto de terem ou não estacionamento privado, isto porque no centro da cidade o estacionamento é pago...
Terá vantagem se escolher um hotel que fique no centro histórico da cidade, de maneira a poderem passear à noite a pé. É muito agradável. O Angra Marina Hotel conheço apenas de ter ido beber um chá e aproveitar a vista magnífica que a sala tinha. A localização é muito boa.
 

Dilene

Membro
Olá, em que hotel ficaram alojados @euzinha ? Estamos a pensar passar 4 dias na Terceira, de vários comentários, fiquei com muito boa impressão do Terceira Mar Hotel, por outro lado o Angra Marina Hotel, pela localização... Alguém tem referências? :)
Regressei da Ilha Terceira no domingo passado e estive alojada no Hotel Caracol, apesar de não estar localizado no centro de Angra do Heroismo, este hotel tem outros aspetos positivos, nomeadamente o facto de ter estacionamento privativo.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelo report cheio de dicas e boas fotos :)
A ilha parece bastante calminha :rolleyes:
Ainda não conheço os Açores mas está na lista!
 

Gonçalo Martins

Membro Ativo
Excelente report :)

Já passaram 10 anos desde que estive na Terceira... incrível! Em Abril do próximo ano regressarei, estou bastante ansioso confesso :)
 
Top