Novidades

[Report] Ilha Graciosa, Açores

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ILHA GRACIOSA


Em Abril fui conhecer mais duas belas ilhas açorianas, a Graciosa e Santa Maria, e o tempo esteve agradável excepto quando por lá passou a Tempestade Lola!
A ideia inicial era aproveitar estes dias para ir até ao país vizinho mas a abertura de fronteiras não foi colaborante com os meus planos.
Quando visitei era necessário efectuar teste covid nas 72 anteriores ao voo e repetir o teste passado 6 dias por ficar mais de uma semana no arquipélago. Fiz o teste e submeti-o na plataforma My Safe Azores e contactei a Delegação de Saúde da Graciosa para agendar o segundo teste.

Roteiro
Dia 1 – Voo Lisboa» São Miguel» Graciosa
Dia 2 a 5 – Ilha Graciosa e voo para Santa Maria
Dia 6 a 9 – Santa Maria e regresso a Lisboa

Principais Gastos (fui sozinha)
Voos Sata/Azores – 300€ (Lx-Graciosa + Graciosa-Santa Maria + Santa Maria-Lx todos via São Miguel)
Alojamento – 300€ para 8N (4N na Graciosa e 4N em Santa Maria)
Carros – 260€ (1D em São Miguel, 4D na Graciosa e 4D em Santa Maria)

* Aterrei em São Miguel às 7h30, o dia estava espectacular pelo que aproveitei as 7h de escala para dar uma volta de carro e fazer umas caminhadas pelas lagoas e miradouros na zona das Sete Cidades.




* Aterrei na Ilha Graciosa às 15h20 e depois de levantar o carro e ir ao alojamento comecei a explorar esta que é a segunda ilha mais pequena do arquipélago, também chamada de ilha branca, muito procurada para a prática de mergulho e classificada pela UNESCO como reserva Mundial da Biosfera.
Fiquei 4N na Moniz House num alojamento com quarto, wc e sala com kitchenette.

* Restaurantes: jantei em casa e almocei no Dolphin em Carapacho, no Estrela do Mar na Baía da Folga e no Costa do Sol em Santa Cruz.
No último dia a ideia era ir ao Remember Azores em Santa Cruz mas o voo foi antecipado devido à Tempestade Lola.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Principais Pontos Turísticos

* Santa Cruz da Graciosa: praça central bonita onde existem dois grandes tanques de água, Igrejas da Misericórdia e Santa Cruz, Torre do Convento, caminhada pela baía passando pela Zona Balnear da Calheta, Piscina Natural do Boqueirão e moinhos antigos até à Ponta da Pesqueira. Na Câmara Municipal é possível marcar visita ao antigo reservatório de água (2ª-6ª à tarde).
O Museu Regional da Graciosa (1€, 10-17h) vale a visita para conhecer a história da ilha e tem também uma sala dedicada ao Carnaval.



* Monte Nossa Senhora da Ajuda: um monte-cratera acessível por trilho ou carro, em cujo topo existem várias ermidas, uma praça de touros na caldeira e uma bela vista de Santa Cruz.


* A caminho da Praia paragem no Moinho das Fontes (o único visitável sob marcação no Museu da Graciosa)» Guadalupe (Igreja de Nossa Senhora e Casa Museu João Tomaz Bettencourt)» Serra das Fontes com muitas vacas a pastar e uma boa vista para a Praia. Perto existem várias ermidas e o Museu da Vida Rural.



* Praia: Praia São Mateus, vista para o Ilhéu da Praia (passeios de barco), reservatório de água, Fábrica das Queijadas Graciosa, Moinhos de Pedra, Mó da Praia e Boina de Vento convertidos em turismo rural.



* Parque Florestal da Caldeira: a principal atracção é a magnífica Furna do Enxofre à qual acedemos por uma torre com 183 degraus (SIARAM :: Centro de Visitantes da Furna do Enxofre). A visita custa 5€ e a descida à caverna com fumarolas e lago no interior está dependente dos níveis de CO2 medidos. No interior da caldeira além do Centro Interpretativo existe também uma área de recreio com parque infantil, cerca de gamos, charco, mata de castanheiros, vários miradouros com pequeno trilho.





* É também possível percorrer todo o exterior da caldeira pelo seu topo de carro ou a pé fazendo o PRC02 GRA Volta à Caldeira – Furna do Enxofre (percurso circular, fácil, 10.8km/3h). Eu estacionei perto das Furnas d’ Água e do Abel e fui daí à Furna da Maria Encantada (“janela” para a Caldeira) a pé e depois regressei ao carro e dei a volta à Caldeira parando nos miradouros.

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Carapacho: Miradouro da Restinga, Ponta da Restinga e Farol do Carapacho com vista para o Ilhéu de baixo, São Jorge e Pico, Termas do Carapacho, piscinas naturais, Ermida Nossa Sra Lurdes, Ponta do Sul.



* Baía da Folga: Miradouro, porto e Ermida Santo António e fazer o PR03 GRA Baia da Folga - Luz (linear, fácil, 2.1km/1h), do qual fiz metade e regressei ao carro.


* No caminho entre a Baía da Folga e Porto Afonso podemos fazer desvios até à pequena aldeia de Beira-Mar do Sul, à área do Pico Timão, à Caldeirinha, visitar a Associação de Criadores do Burro Anão (com marcação) e parar em diversos miradouros pelo caminho. Só à terceira visita consegui ver a Caldeirinha de Pêro Botelho (único algar vulcânico da ilha e zona do parque eólico) devido ao nevoeiro intenso na serra e no dia que tive visibilidade só foi possível dar a volta à cratera sem mais caminhada devido à ventania mas com bom tempo dá para fazer o PR01 GRA Serra Branca - Caldeirinha- Praia (linear, fácil, 8.7km/2h30).





* Porto Afonso (porto de pesca e antigo local de piratas) e Poceirões (piscinas naturais, parque de merendas e local de pesca).
Perto podemos ver: Ermida Bom Jesus e Nossa Sra. Vitória, Império, Moinho Vento Manuel da Rita.


* Ponta da Barca: Miradouro com vista para o Ilhéu da Baleia, baía e Farol (visita à 4ªF das 14-17h mas fechado em tempo Covid) e Praia do Barro Vermelho (parque de merendas e praia).



* Os trilhos da ilha podem ser consultados em: Graciosa

* No penúltimo dia na ilha marquei a visita ao Moinho das Fontes e ao Reservatório da água para o dia seguinte pois nesse estava fechado mas não consegui visitá-los pois o voo foi alterado devido à tempestade Lola. O voo programado iria atrasar e não me permitiria apanhar a ligação para Santa Maria pelo que em vez de ir à tarde tive de seguir no voo da manhã… assim me despedi da Graciosa e passei o 5º dia de viagem em aeroportos pois devido à alteração tive de fazer Graciosa» Terceira» São Miguel» Santa Maria!
Adoro as nossas ilhas e gostei muito destes dias passados na Graciosa :)

 

Copas

Membro Ativo
Excelente report!!! E da Graciosa que me falta conhecer (além do Corvo) !! Com este este report fico mesmo a pensar em mais uma viagem até aos Açores 😄 (este ano, após um interregno de alguns anos, foram 2). É um destino fantástico, cada ilha com os seus encantos e com pessoas super-simpáticas.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Lopo, obrigada :). A Graciosa merece uma visita especialmente pela bela Caldeira e Furna do Enxofre!

@Rodrigo Ferreira, sem dúvida... os Açores são um destino fantástico! 🤩

@Copas, obrigada 🙂. A minha primeira viagem aos Açores foi há 5 anos e desde aí regressei todos os anos... também me falta conhecer o Corvo pois o mar não permitiu.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fotos fantásticas de um arquipélago que tenho que ir conhecer.
Boas viagens ;)
 
Top