Novidades

[Report] Ilha do Sal Low Cost ou como mergulhar em água da praia a 25º sem ter férias no Verão - 9 a 17 Dezembro 2022

pedronb

Membro
Quando não podem ter férias durante o Verão e querem ir para a praia cabo verde é provavelmente o destino mais acessível.

As agências nacionais de viagens deixaram de ter voos charter, devido ao covid, ou ao aeroporto de Lisboa estar saturado ou por causa da crise. Sempre fiz grandes compras em cima da hora aproveitando os cancelamentos ou os últimos lugares mas neste momento não há nada (sem destino ou dia pré definido) . A verdade é que se é para comprar passagens, marcar hotel e transferes não necessito de agência para nada.

A época alta em cabo verde é de Novembro a Maio, não porque esteja mais frio nos restantes meses mas porque de Junho a Outubro o que não falta são destinos mais baratos com água quente.

LISTA DE COISAS PARA FAZER:
1º Ter um cartão do Openbank ou outro que não cobre taxas de câmbio (a mais baixa são 3%) nem taxas de levantamento em caixas automáticas se tiver um seguro de assistência (como este) em viagem melhor. O winzink também tem seguro mas apenas usei para a compra dos voos em euros.
2º - Tirar passaporte normal custa 65€ na loja do cidadão mais perto e está pronto em 5 dias úteis para ser levantado no mesmo local e é válido por 5 anos
3º - A TAP tinha várias greves previstas pelo que decidi optar pelos Transportes Aéreos de Cabo Verde (ganda maluco) paguei ida e volta 400€ (300 pela ida e 100 pela volta)
4º - Reservar estúdio em Santa Maria 8 dias 267€ (da próxima vez acho que opto por algo melhor)
5º - Reservar transferes ida e volta apartamento/aeroporto 30€ combinei com o alojamento.
6º - Fazer pré-registo na plataforma online www.ease.gov.cv até 5 dias antes da viagem

Ao fazer o pré registo um para cada pessoa o pagamento não estava a funcionar (apesar de ter testado vários cartões) enviei uma mensagem ao suporte e confirmaram que tinham os registos e que podia pagar as taxas à chegada.

No site dos Transportes Aéreos de Cabo Verde embora esteja lá uma referência ao check in on line este não é possível, lá tive de ir para o aeroporto 3 horas antes, coisa a que já me tinha desabituado, fila com fartura...e eu só com mala de cabine.

Uma hora de atraso para partir, as pessoas só podem levar uma mala de cabine e tentam levar 2 ou 3 de borla e claro deu confusão.
Levem a lancheira! O voo da TACV dá copos de água, não dá nem vende mais nada no avião num voo de 4 horas, só me lembrava dos "desgraçados" da Ryanair que passam o voo de um lado para o outro a vender tudo e mais alguma coisa. Rica vida ser tripulação de cabine aqui!

Controle de passaportes e pagamento de taxa TSA 3400 escudos por pessoa

Táxi à espera no aeroporto que tinha sido previamente confirmado com o alojamento, motorista simpático e chegada ao apartamento. Paguei em euros porque só levantei dinheiro ao jantar.

Se pagarem em escudos ficam a ganhar (como é habitual em vários países em relação à moeda local), o câmbio que eles fazem é 100 escudos = um euro e o real é 110

Ao levantarem dinheiro nas caixas elas perguntam se querem ser debitados em euros ou em escudos. Se escolherem em EUROS perdem 5 euros
Exemplo openbank: levantar 20.000 escudos débito na conta em euros 186€, se for débito na conta em escudos é 181€ (isto se o vosso banco não cobrar taxa de câmbio)

santa maria.jpg


Conselhos sobre alojamento:
Se gostam mesmo é de praia procurem ficar entre o Hotel Odjo de Água e o Vila do Farol resort, lado oeste do pontão. É a melhor zona de praia. No lado a este do Hotel Odjo de Água a praia tem pedras na água em todo o comprimento à entrada e o mesmo acontece junto aos Melia e Vila Verde. Se não gostam de andar o melhor é ser perto do café criolo!
Os Melia fizeram uma praia artificial para resolver este problema, bikini beach com cerca de 50 metros para cada lado do pontão artificial central que lá existe.
Fiz o percurso a pé pela areia junto ao mar desde os Melia até Riu Palace e todas as praias frente aos hotéis do sudoeste tinham bandeiras vermelhas!
No booking havia apenas 3 hotéis com tudo incluído e o valor mínimo era 800€ por pessoa 8 dias pelos conselhos que recebi aqui achei que comia por muito menos e melhor.
Se gostam "só" de piscina é mais fácil mas lembrem-se que o táxi para santa maria são 400/500 escudos de vila verde por exemplo e que lá só existe um restaurante e um supermercado...

Restaurantes
O restaurante do Mercado só abre a 4 de Janeiro e o Cham não tinha menu nem informação sobre preços à entrada. Acabei a comer quase sempre no café criolo, também era o que me ficava mais perto de casa destes 3. No domingo foi complicado estava tudo fechado e fomos ao flor de sal mas não gostamos tanto.

- Sandes mista e galão 280 escudos
- Café 100 escudos
- Almoço prato dia mais bebida desde 600 escudos
- Lanche (meia de leite + bolo ou meia sandes mista) numa pastelaria na rua pedonal desde 250 escudos
- Jantar prato mais bebida desde 900 escudos (mais em conta era massa, hamburger, etc mas não fui para lá comer fast food...)

O nosso "tudo incluído" alojamento mais refeições mais bebidas ficou por 290€ por pessoa 8 dias

Um cartão com 5G de net custa 7€ não chegamos a comprar porque tivemos sempre um wifi à borla
O marlboro gold é 4€
Uma garrafa de água de 1.5 litros é 200 escudos (guardamos as do almoço)

O resto é praia e mais praia quase sem ondas e 25º em santa maria.

Cabo verde tem 11 canais de TV no meio do mar e nós temos 7 aqui no continente...

Um dia antes do regresso
Mensagem de email da companhia aérea: Voo cancelado devido a avaria no avião.
Telefonema da companhia à noite a dizer para "eu não ir para o aeroporto" ao que eu respondi "amigo eu estou cá de férias e tenho de libertar o quarto de hotel no dia 17"

Tinha lido as condições de transporte da TACV antes da compra de bilhetes e como estas davam as mesmas garantias que as europeias não estava muito preocupado. Já lá vão os tempos em que as companhias faziam literalmente o que queriam com os passageiros, tive muitas experiência que ao recordar têm agora alguma piada mas na altura em que aconteceram não tiveram nenhuma.

Táxi para o aeroporto e ao fim de algumas horas de espera para mim e mais alguns passageiros transporte para Hotel Odjo de Água com pensão completa.

Assim vale a pena foi a cereja no topo do bolo, já estava um bocado farto daquele estúdio pequeno com a TV avariada (só dava a preto e branco)!
Piscina infinita, toalhas do hotel, tv com telecines, e jantar com vista para o mar, fui ver o valor da noite por curiosidade 170€ APA

Fomos informados que o voo seria dia 18 às 7.30h, transfer para o hotel e avião alugado com direito a 4 horas de copos de água, vindo de espanha.
Praia santa maria.jpeg
 

ALTF4

Membro Conhecido
Excelente escolha... sem duvida uma outra opção " fora do pacote " para esta altura do ano...
Muito Obrigado pelo report.
 

roller

Membro Conhecido
Mais uma boa Perspectiva de como ir a grandes destinos por preços que todos podem pagar!
 
Última edição por um moderador:
Top