Novidades

[Report] Ilha de Santa Maria, Açores

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ILHA DE SANTA MARIA



Depois de uns dias na Graciosa aterrei em Santa Maria ao final do dia, levantei o carro e dirigi-me ao alojamento para só no dia seguinte começar a explorar esta pequena ilha que foi a primeira do arquipélago a formar-se e que é conhecida por Ilha do Sol (o report da Ilha Graciosa pode ser lido aqui: [Report] Ilha Graciosa, Açores ).

* Alojamento: fiquei 4N na Azorean Stones House, um alojamento com cozinha.

* Restaurantes: almocei no Ponta Negra na Baía de São Lourenço, Bar dos Anjos na Baía dos Anjos, na Travessa e no Tibério, ambos em Vila do Porto. Os jantares foram em casa Principais Pontos Turísticos

* Vila do Porto: na capital da ilha podemos visitar a interessante Casa dos Fósseis/Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo (10-13h e 14-18h, 2€), o Convento São Francisco/Câmara, Largo Dr Manuel Arruda, Igreja Nossa Sra. Assunção/Santo Antão/Sra. Mãe Deus/Sra. Do Ar, Moinhos de Vento, Forte São Brás e a Marina, Farolim da Ponta do Marmeleiro, Forte do Marvão.

À saída da vila fica a Reserva Florestal de Valverde com área de manutenção e picnic, parque infantil, parque de gamos e pássaros, logo com patos, miradouro.

É na vila que se inicia o PR05 SMA Costa Sul (linear, médio, 7km/3h), do Forte de São Brás à Praia Formosa. Fiz apenas parte passando pelo Geossítio Pedreira de Campo e pela Gruta do Figueiral e regressei pois devido a uma derrocada a zona entre Prainha e Praia Formosa estava encerrada.

* Miradouro dos Picos e Maciço do Pico Alto: na estrada de acesso a passagem da tempestade Lola era perceptível. Existe um monumento do acidente aéreo de 1898 e é possível fazer o PRC02 SMA Pico Alto (circular, médio, 6km/2h) mas apenas subi ao miradouro pois não quis andar pela floresta sozinha.

* Miradouro Macela e Ermida» Forte da Prainha (acesso a pé)» Baía da Praia Formosa. Deste lado não deu para fazer parte do PR5 até à zona da derrocada pois a maré estava muito cheia, apenas fiz a zona costeira e parte inicial do PR06 SMA que vai até Baía São Lourenço e regressei (linear, médio, 11.5km/4h30).
* Ponta da Malbusca e Ribeira do Maloás: queda água e formação de rochas prismáticas.
Parte da estrada é de terra batida e depois temos de andar talvez 1km até este belo local.

* Zona de Santo Espírito: Igreja Matriz, Museu de Santa Maria, Cooperativa de Artesanato para comprar os tradicionais biscoitos de orelha.
Perto podemos visitar a Reserva Florestal das Fontinhas (zona picnic e caminhada, parque infantil, viveiros).
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Ponta do Castelo: Miradouros Tia Raulina e da Vigia, Centro Interpretação da Caça à Baleia e Farol de Gonçalo Velho com vista para a Baía da Maia e as encostas com vinhas.
Do farol existe um trilho fácil até à praia com vestígios de um antigo portinho, que fiz na companhia do cãozinho do faroleiro.

* Na Baía da Maia além das vinhas e das piscinas naturais podemos apreciar a Cascata do Aveiro, uma queda de água com cerca de 110m e lagoa na base.
Daqui pode fazer-se o PR04 SMA Espírito Santo – Maia (linear, fácil, 4km/2h) mas eu apenas subi a zona das vinhas até uma outra cascata mais pequena para ver a vista.

* Baía São Lourenço: vários miradouros com vista para a baía e vinhas, zona de praia muito agradável para uma caminhada.

* Miradouro Pedra Rija, Poço da Pedreira e trilho curto ao Miradouro do Pico Vermelho.
Nesta antiga pedreira é possível iniciar o PRC03 SMA Entre Serra e Mar (circular, médio, 10km/2h30).

* Miradouro da Caldeira e perto a Ermida Nossa Sra. Fátima com 150 degraus ao topo.
Perto situa-se o observatório Galileo Sensor Station da Agência Espacial Europeia.

* Área Protegida de Barreiro da Faneca também chamada de Deserto Vermelho cuja origem se deve a uma antiga escoada lávica basáltica coberta por cinzas vulcânicas.
É possível iniciar aqui o PR1 SMA Costa Norte/Barreiro da Faneca (linear, médio, 8.4km/4h) mas eu apenas caminhei na zona.

* Baía dos Anjos: piscinas naturais, monumento a Cristóvão Colombo, Bateria da Laje da Peça, Ermida dos Anjos, bom local para ver o pôr-do-sol.
Fiz parte de um trilho costeiro que inicia no final da povoação até Furna de Santana, Poça do Carro, Praia dos Lobos.

* Os trilhos da ilha podem ser consultados em: Santa Maria

* Santa Maria é uma ilha muito agradável para passar uns dias e ao final do quarto dia por lá despedi-me dia e regressei ao continente via São Miguel… e já a sonhar com o regresso ao belo arquipélago dos Açores 🤩
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotografias, e mais uns recantos que ficam na retina, para um dia visitar.
Boas viagens ;)
 
Top