Novidades

[Report] Ilha de Samos - Grécia

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Kalimera! :)
Ao planear a minha viagem pela Turquia, e mais propriamente, os dias que iria ficar em Kuşadası, constatei que a ilha grega de Samos, em pleno Mar Egeu, ficava relativamente perto.

Após algum estudo, contactei algumas agências locais no sentido de saber preços para fazer excursão de 1 dia, através de ferry. Havia duas opções de destino - Vathy e Pythagoreio. Basicamente pesquisei os locais/cidades onde os barcos aportavam e escolhi a que me pareceu mais "pitoresca" e fotogénica! A escolha recaiu em Pythagoreio, a cidade de Pitágoras... e adequei o dia que mais que convinha, já que ambas as agências me informaram que só navegavam para este porto três vezes por semana. Tendo em conta que a ilha é grande, e que o tempo de permanência não é muito, achei preferível ficar pela cidade e conhecer os seus recantos, a tentar ir conhecer outros locais da ilha e perder tempo nas deslocações.
De notar que esta viagem só foi possível porque o visto para a Turquia (e-visa) permite múltiplas entradas!

Escolhi uma das agências (o preço era igual em todas), pedindo uma pré-reserva e já em Kuşadası confirmei a reserva através do messenger (todas as agências na Turquia funcionam muito bem com as novas tecnologias)!
Como o hotel ficava a cerca de 12 kms da cidade e respectivo porto, e a saída tinha de ser cedo, não quis arriscar já que não sabia se havia transportes e respectivos horários. E não fiz má escolha.

À hora combinada, 7h da manhã, e munida de passaporte e e-visa, veio uma carrinha ao hotel buscar-me e levar-me até às instalações da agência, que fica mesmo em frente à entrada do porto.
Mostrei a troca de mensagens no telemóvel, emitiram os bilhetes e a taxa portuária e encaminharam-me para o local onde seria feito o embarque.

O embarque só abre às 8h, mas era domingo e os turcos estavam preguiçosos (pudera, com aquele calor eu também não gostaria de estar a trabalhar..), e só iniciaram as formalidades pelas 8,30h.
Foi necessário passar pelo controlo de passaportes, carimbo de saída, passar pelo Rx, tudo como se de um aeroporto de tratasse.

Pelas 9,05h o ferry fez-se ao mar, tendo aportado em Samos já passava das 10,30h.
Desembarque e .... toca a passar pelo controlo de passaportes na Grécia (bem despachados para os cidadãos da UE, olham na diagonal o passaporte e ...siga!) Claro que tinha de pedir um carimbo grego, e lá vim eu toda satisfeita com um "souvenir" no meu documento de estimação!:rolleyes::rolleyes:
A partir daqui seria desfrutar da cidade até às 17h, altura em começava o embarque para o regresso.
A cidade possui um pequeno porto onde se encontram atracados alguns iates e barcos de pesca e de recreio, e cuja marginal é repleta de restaurantes e cafés.
Possui uma rua principal, onde as lojas de recuerdos abundam, assim como agências de rent-a-car, cafés e gelatarias.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Depois existem todas as ruas adjacentes, mais pitorescas, onde os pormenores das fachadas, os adornos e a pintura das ruas a tornam especial, assemelhando-se às imagens que temos em mente das mais famosas ilhas gregas!
E nem podiam faltar os polvos dependurados.....
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Tive oportunidade de visitar uma igreja ortodoxa (Metamórfosis), que ficava junto às ruínas do castelo (casa de Lykourgos Logothétis, líder da ilha durante a guerra da independência grega), e que tinha um belo campanário. Foi construída para celebrar a vitória de uma expedição naval contra os turcos.
O seu interior é realmente diferente das igrejas a que estamos habituados, pois não possui estátuas, mas apenas figuras!
E regressei ao centro da cidade, passando por lugares aprazíveis.

Estando na Grécia, não podia deixar de provar ao almoço uma especialidade grega, pelo que a escolha recaiu na Mussaka. Apesar do calor, estava muito boa! E o restaurante, mesmo em frente à marina, tinha umas excelentes vistas!
Existe ainda na parte mais alta da cidade um museu dedicado a Pitágoras, que quando tentei visitar ao início da tarde, faltavam 10 minutos para encerrar. Contudo, ao invés do que eu pensava, não é um museu convencional, mas antes um museu arqueológico, em grande parte ao ar livre. Com os 30 e muitos graus que se faziam sentir, suspirei de alívio não poder lá entrar!
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Desci novamente até à marina, onde ao fundo existe ainda uma praia - Paradise Beach - pequena, com algumas pedras, mas com uma água tão límpida e transparente, que apetecia provar com a aquele calor. Restaurantes e bares existem também a dar apoio a esse pequeno pedaço de paraíso.
Por entre pequenas compras de souvenirs e conversas de ocasião com os comerciantes, fiquei com uma imagem muito positiva dos gregos, afáveis e extremamente simpáticos (sempre com um sorriso nos lábios e sem a "agressividade" comercial dos turcos).
Depois de mais uns momentos de pausa e relax, a apreciar a paisagem, e mais umas voltinhas, o final da tarde aproximava-se e era hora de regressar ao porto, por sinal já com uma fila considerável para passar o controlo de passaportes, para embarcar.
A viagem de regresso a Kuşadası demorou sensivelmente o mesmo tempo da manhã, mas o mar estava bem mais agitado! Já passava das 20h quando em Kuşadası, já o sol se estava a pôr, recebi novo carimbo de entrada na Turquia e regressei ao hotel, do mesmo modo que de lá havia saído umas horas antes. Porém, regressava mais rica e feliz! Tinha acrescentado um destino (improvável há um mês ou dois atrás) ao meu "curriculum". E que me faz querer conhecer novas ilhas...:rolleyes:
Espero que tenham ficado curiosos de conhecer mais ilhas gregas! Eu fiquei! :cool:
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
A continuação de um outro report interessante e esse "saltinho" foi muito bem aproveitado, mais uma vez ilustrado com belas fotos.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris,

Obrigado por mais uma partilha :D Isto é que é rentabilizar as férias ao máximo, ao descobrir outros locais :) Gostei muito do que vi, tem mesmo aquele ar pitoresco que se associa quando se fala em Grécia :)

Boas viagens :) Beijinhos
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Cristina, isso é que foram umas férias aproveitadas ao segundo.;):D Melhor impossível!
Da Grécia conheço pouco mais que Atenas, e mal, e as ilhas gregas são mais um sonho por concretizar.
Obrigada pela partilha de momentos tão coloridos, luminosos, alegres, completados com uma gastronomia muito apelativa (adoro a gastronomia grega e a moussaka é dos meus pratos favoritos).
As barras azuis nas casinhas brancas lembram um pouco os nossos montes alentejanos! Belíssimas fotos, como sempre!! :rolleyes:;)
Beijinho
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada @Antonia.M.S. :)
Foi mesmo aproveitar até ao último momento!
Também tenho o sonho de conhecer as ilhas gregas e esta nunca esteve de todo nos meus planos! Foi um extra! :D
Também gostei da mussaka, embora a beringela não esteja no meu top.....
Espero que consigas concretizar o sonho de visitar as ilhas gregas, pela amostra que vi, valem seguramente a pena.
 

yara

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha, @Cristina Sousa ;)
Estas fotos, esta ilha faz-me lembrar a minha passagem por ilhas gregas em 2016 que simplesmente adorei.
A Grécia é de facto um país a repetir para conhecer outras ilhas, praia e descanso... :rolleyes:
Não me importo nadinha de vir a repetir... quem sabe não volto em 2019...:rolleyes:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
As ilhas gregas são mesmo uma perdição... cheias de recantos fotogénicos :D
Ainda só conheço kos e Patmos mas quero voltar a esse cantinho do Mediterrâneo!
Adorei as fotos e o report :)
 

Bee

Membro Conhecido
Finalmente estou a conseguir pôr em dia a leitura de alguns reports que me tinham escapado.
E eis que cheguei ao teu (falta 1, eu sei!).
Que cantinho delicioso, fofinho e fotogénico! :D
Tenho, há muito, as ilhas gregas atravessadas na garganta... neste momento fiquei ainda mais entalada :D

Muito obrigada por este report tão... fofinho :p
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ohhhhh, pela estima que te tenho a última coisa que queria é que ficasses entalada por minha causa.....:rolleyes:
Vá, organiza-te e marca essa viagem à Grécia, e depois avisa, não vá eu querer ir junto! :D
Obrigada @Bee , é mesmo uma ilha fofinha! ;)
 
Top