Novidades

[Report] - Ilha das Flores

Kufrua

Membro Conhecido
Antes deste report quero agradecer, pois foi através do portal que tive conhecimento dos "reencaminhamentos inter-ilhas" que me permitiu poupar muitos euros.

Há bastante tempo que queríamos ir à Ilha das Flores, e este ano durante uma outra viagem acabamos por decidir que seria desta que lá iríamos, mas os bilhetes de avião não eram nada convidativos, mas mesmo assim estávamos decididos, mas depois de saber dos "reencaminhamentos" tudo ganhou mais força. Li bastante e tirei bastantes duvidas aqui no portal, mas mesmo assim, como se costuma dizer "quando a esmola é demais o pobre desconfia", decidimos ir até um balcão da Sata (aeroporto) tirar todas as duvidas dos reencaminhamentos e tratamos logo de tudo. Saímos do aeroporto já com os bilhetes todos.

Rumamos a Ponta Delgada na noite de sexta-feira, pela Ryanair, ás 8 da manhã de sábado ai vamos nós a caminho da ultima ilha da Europa, pelo caminho fizemos escala no Faial, de apenas de 40 minutos. Quando chegamos às Flores, o primeiro impacto foi "VERDE, VERDE, VERDE". Apenas levávamos alojamento reservado, sabíamos que era fácil andar à boleia e queríamos ver como funcionava nas Flores a coisa (pois já o tínhamos feito em outras ilhas) antes de estarmos a gastar dinheiro a alugar um carro. Mochilas às costa, estrada a fora, dedo no ar, e esperar, nem 5 minutos uma senhora muito simpática deu-nos boleia até à Fajã Grande (onde tínhamos reservado o alojamento), pelo caminho foi fazendo paragens em pontos importantes (miradouros e lagoas), uma viagem que normalmente demoraria 30 min (se não houvesse vacas a passear pela estrada) acabou por demorar mais de 1 hora e meia.​
Vista sobre o Pico, na viagem Ponta Delgada-Horta

Lagoa Negra, Ilha das Flores

Lagoa Comprida, Ilha das Flores

Contraste
Ficamos alojados na Residência Mateus, na Ponta da Fajã Grande, a reserva da estadia foi onde sentimos mais dificuldades, tudo muito caro e tudo sem disponibilidade. O mais barato que arranjamos foi 40 euros com pequeno almoço, wc partilhado, mas cozinha onde podíamos cozinhar. Acabou por se revelar uma excelente escolha, os donos da residência eram uma simpatia, de uma amabilidade e de uma disponibilidade sem igual, o pequeno almoço era do mais simples possível, mas sempre com pequenos mimos. Acabamos por alugar um carro ao dono da residência por 15 euros, viria a ser uma aventura esse carro.

Uma das quedas de água que todos os dias ouvimos da Residência
Lagoa dos Patos, ou Poço da Alagoinha, ou ainda Poço do do Ferreiro, pena no dia em que lá fomos estar um dia de chuva e não fosse possível ver o topo

Aqui acaba a Europa

O Farol mais Ocidental da Europa

Vista sobre a Fajã Grande, durante um Percurso Pedestre


Vista sobre a Fajãzinha, durante um Percurso Pedestre
Um dos motivos que nos leva regularmente aos Açores é o mergulho. Somos apaixonados por mergulho, e o mar dos Açores é excelente. Infelizmente apenas foi possível fazer um dia de mergulho, o mar nem sempre ajudou, e mesmo no dia que fomos mergulhar não foi dos melhores dias, mas mesmo assim foram bons mergulhos.

Um pequeno mero muito simpático e curioso, infelizmente já é algo raro de ver no continente

Passagem por uma gruta antes do mergulho

Aquele Pôr do Sol​


Fizemos uma visita, de um dia, à ilha do Corvo, com um rapaz chamada Carlos, do Hotel Ocidental, pagamos 30 euros pela viagem de barco, e no regresso ainda fomos visitar as grutas, que com o mar mexido foi uma verdadeira aventura. Com muita pena não vimos golfinhos, pelo que nos disseram é muito frequente ver golfinhos, baleias e tartarugas.
O Corvo foi um surpresa, uma ilha com apenas 400 habitantes, em que existe um mínimo de serviços e onde reina a lei local, pelo que nos disseram a policia apenas actua no aeroporto, podemos ver que a policia realmente está presente no posto mas nada faz, vimos pessoas sem capacete e sem cinto e nada se passa. Quando chegamos ao porto do Corvo já tínhamos 2 carrinhas à espera para quem pretende-se visitar o caldeirão, pagamos 5 euros. Quando chegamos ao caldeirão estava um nevoeiro serrado, alguns minutos de espera e eis que o nevoeiro passa e conseguimos ver o caldeirão, algo soberbo. No Corvo apenas existem dois restaurantes, e no dia que fomos um deles estava fechado, almoçamos por lá e depois de almoço regressamos às Flores.

Caldeirão, Corvo (Pena a fotografia não demonstrar a beleza e a magia deste local)​

Vista para o Corvo com as Flores ao fundo

Corvo com vista para as Flores

De regresso às Flores



A viagem de regresso a Lisboa começou no sábado, a primeira paragem foi uma escala de 5h no Faial, aproveitamos para sair do aeroporto e visitar a marina da Horta. Apanhamos um taxi e fomos até à marina e almoçamos no famoso Peter's Café.

Peter's Café​

Interior do Peter's Café​

Horta com vista para a Ilha do Pico​


Viagem Horta - Ponta Delgada, durante a escala na Horta nunca conseguimos ver o pico do Pico.​


Foi uma viagem de 10 dias, ficamos 8 nas Flores, todos nos diziam que éramos loucos em ir 8 dias para uma ilha tão pequena, para o que queríamos foi o tempo indicado, e espero para o ano voltar, mas para quem procura ver apenas o principal 2/3 dias chega. Como temos família em São Miguel, não tivemos problemas com os horários dos voos pois o voo Lisboa - Ponta Delgada foi muito tarde e o de Ponta Delgada - Lisboa foi muito cedo, e o aeroporto de Ponta Delgada fecha e apesar de existirem pessoas em que estão em Ponta Delgada apenas a fazer escala não se pode permanecer dentro do mesmo, e até no exterior a policia implica.
Fizemos esta viagem em Setembro, e por isso não apanhamos a ilha cheia de Flores, pelo que acabamos por saber a melhor altura para visitar a ilha é em Junho/Julho.
Vale a pena aproveitar os reencaminhamentos, posso dizer que nós poupamos por volta de 300 euros só em voos.


VALE A PENA CONHECER PORTUGAL
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Kufrua :)
Que maravilha!
Adorei as paisagens, é mesmo uma ilha verde, a natureza é mesmo esplendorosa!
Muitos parabéns por esta partilha, é um destino que vai para a minha lista! ;)
 

Titos

Membro Conhecido
Os Açores não enganam, é sempre uma excelente opção.
Há muito tempo que tenho vontade de visitar estas ilhas mais pequenas e remotas. Um destes dias terá de ser, e essa política de reencaminhamentos são uma excelente oportunidade.
Obrigado pela partilha.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Kufrua
Só tenho uma palavra LINDO..... gostei imenso e deixou-me uma vontade de conhecer, o ano passado estive em S. Miguel e gostei bastante, e com o reencaminhamento entre ilhas acho uma boa ideia :)
Belas fotos ;)
Obrigada pela partilha
Continuação de boas viagens;)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá @Kufrua
Mais uma verdadeira viagem... somos um país com excelentes lugares, que maravilha.
Gostava muito de conhecer.
Obrigada pela partilha.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Bom report,

mas tens aí um erro, a Lagoa Negra é a verde e a de cor escura é que é a comprida...
Eu bem me parecia, lol. Porque nós tiramos umas fotos as placas, mas não me tava a fazer sentido a preta ser a comprida e a verde a negra, mas obrigada
 

Kufrua

Membro Conhecido
Por isso mesmo é que no meu report sobre as Flores indiquei mesmo isso: [Report] 5 Ilhas - Faial, S. Jorge, Pico, Flores e Corvo
Foi exactamente isso que me aconteceu quando olhei vi que não fazia sentido a negra ser a verde. Mas muito obrigada pelo reparo :) já tinha lido o seu report, acho que li todos que falavam das flores aqui no portal, mas teve muito mais sorte no tempo, pois nos em grande parte dos dias ou teve nevoeiro ou estava de chuva.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Foi exactamente isso que me aconteceu quando olhei vi que não fazia sentido a negra ser a verde. Mas muito obrigada pelo reparo :) já tinha lido o seu report, acho que li todos que falavam das flores aqui no portal, mas teve muito mais sorte no tempo, pois nos em grande parte dos dias ou teve nevoeiro ou estava de chuva.
tem uma explicação para a sorte que tive com o tempo: eu fui em agosto... ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Excelente !! Muito obrigado por mostrar este encanto dos Açores. Óptimas fotos..
Por momentos estive pelos Açores.
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Não sei como classificar, talvez soberbo. :)
Adorei o report e as fotos deixam qualquer um colado ao ecrã.
Portugal tem locais magníficos, está aqui mais uma prova.

Óptimo report. :D
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Maravilhoso!
É de encher a alma só de ver tanta beleza... adorei a ilha de S. Miguel e fiquei com uma vontade enorme de conhecer as outras ilhas.
Agora fiquei ainda mais encantada..... quero ir!!!
Obrigada pela partilha. Parabéns pelas fotos. Excelentes!
 

Bee

Membro Conhecido
Que ilhas maravilhosas. Que paisagens de cortar a respiração. Quero muito voltar aos Açores e conhecer as 8 pérolas que ainda não conheço.
Obrigado pelo report!
 
Top