Novidades

[Report] Ilha das Flores, Açores

PaulaCoelho

Membro Conhecido

ILHA DAS FLORES


O plano para 2020 era regressar ao Pico e visitar São Jorge em Junho mas a pandemia e a quarentena obrigatória na altura alterou tudo pelo que aproveitei as férias no final de Outubro para conhecer as Flores e São Jorge. Não foi possível ir ao Corvo de barco pelo que terei de agendar um regresso para estes lados! 🙂
Quando visitei era necessário efectuar teste covid nas 72 anteriores ao voo ou fazê-lo à chegada e repetir o teste passado 6 dias por ficar mais de uma semana no arquipélago.
Fiz o teste e submeti-o na plataforma My Safe Azores e enviei email para a Delegação de Saúde das Flores para agendar o segundo teste, ao que responderam prontamente.
As regras em vigor podem ser consultadas em Página inicial -.

Roteiro
Dia 1 – Voo Lisboa» Horta» Flores
Dia 2 a 5 – Ilha das Flores
Dia 6 – Voo Flores» Terceira
Dia 7 – Voo Terceira» São Jorge
Dia 8 a 10 – Ilha de São Jorge
Dia 11 – Voo São Jorge» Terceira» Lisboa

Gastos base por pessoa (fomos 2)
Voos Sata/Azores – 208€ (Lx-Flores/São Jorge-Lx 117€ e Flores-Terceira-São Jorge 91€)
Alojamento – 195€ para 10N (5N nas Flores, 1N na Terceira com PA, 4N em São Jorge)
Carros – 157€ a cada para 5 dias nas Flores e 4 dias em São Jorge na Ilha Verde reservados através da Autoeurope

* O voo Lisboa-Flores teve uma escala de 5h na Horta, o que deu para uma caminhada de 6-7km até às Piscinas Naturais de Castelo Branco e um pouco do trilho até ao Morro de Castelo Branco e relaxar no Peter do aeroporto.
* Na Ilha das Flores ficamos 5N na Casa Atlântida na Fajã Grande, num alojamento composto por 3 casas geminadas de tipologia diferente (reservei a mais pequena por sermos apenas 2) e localizado frente ao mar. Aterramos às 15h e fomos parando nos miradouros pelo caminho até à Fajã Grande, altura em que tentei contactar o locatário para combinar a entrega das chaves… não fazia eu ideia de que a rede da NOS mal funciona na ilha! Tive de pedir a um vizinho para fazer uma chamada e durante a estadia só tive net usando a da casa e rede praticamente apenas na zona costeira entre Santa Cruz e as Lajes das Flores.

* Pensamos ir um dos dias ao Corvo no ferry ou em tour mas o ferry estava em manutenção e ambas as empresas que contactamos (Extremocidente e Passeios Turísticos das Flores) nos disseram que o tempo no Corvo não estava favorável à viagem, pelo que nos contentamos com a vista à distância.

* Restaurantes: fizemos picnic para almoçar e jantamos em restaurante. Como não tínhamos rede, a opção foi ir pessoalmente marcar o restaurante de um dia para o outro ou chegar à hora de abertura. Sugestões: Papadiamandis e Maresia na Fajã Grande, Pôr-do-Sol na Fajãzinha, Casa do Rei nas Lajes e o restaurante da Aldeia da Cuada.
Por toda a ilha existem parques de merendas com mesas, local para churrasco e lavatório e WC pública, pelo que se torna fácil fazer picnic ao almoço.

Principais Pontos Turísticos
* Sendo uma ilha pequena facilmente passamos várias vezes nas mesmas estradas e paramos nos mesmos miradouros e a paisagem vai mudando consoante está sol ou nevoeiro.
* Fajã Grande: ruelas, piscinas naturais» Poço do Bacalhau acessível por trilho 600m e falésia com pequenas cascatas

* Aldeia da Cuada, transformada num bonito turismo rural» Poço Ribeira do Ferreiro (Alagoinha/Lagoa das Patas) acessível por trilho 700m até à lagoa e falésia com cascatas
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Moinho da Alagoa (visita ao interior)» Trilho fácil do Moinho à Fajãzinha 2/3km» Miradouro do Portal e da Fajãzinha

* Reserva Florestal Natural do Morro Alto e Pico da Sé: Miradouro Craveiro Lopes e outros» Lagoas Negra (só a vimos na totalidade à terceira visita!), Comprida, Branca, Seca, Lomba e seus Miradouros
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Farol Ponta do Albernaz e Ponta Delgada: avista-se a Ilha do Corvo e vários ilhéus, sendo o de Monchique o ponto mais ocidental da Europa (a estrada de terra batida do Morro Alto para o Farol é TOP)» Miradouros de Ponta Delgada, Pedrinha, Cedros» Parque Merendas Alagoa e trilho fácil até à praia» Miradouro dos Caimbros» Igreja Nossa Senhora Lourdes

* Lagoas Rasa e Funda» Miradouros do Lajedo e da Baía do Mosteiro» Mosteiro (Igreja da Santíssima Trindade e Túmulo do Pirata)» Rocha dos Bordões com enormes colunas de basalto e Miradouro» Cascata da Ribeira do Fundão
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Costa do Lajedo» Trilho Caldeiras “Água Quente” (1.6km, não chegamos ao fim do trilho pois tem aviso de que a parte final é para experientes em escalada)» Fajã de Lopo Vaz (trilho 3.4km)» Lajes das Flores: Igreja, Farol, Miradouro da Caldeira

* Santa Cruz das Flores: Porto Velho, Porto das Poças, Igreja Matriz, Piscinas Naturais, o interessante Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão (bilhete 2.5€), Museu no Parque da Boa Vista» Miradouro da Fajã do Conde» Fajã do Conde (caminhada fácil, 2-3km)» Gruta dos Enxaréus (vista só de barco)» Miradouros da Caveira, Pico da Casinha e Arcos Ribeira da Cruz a caminho da Fajã
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Trilhos
No posto de turismo do aeroporto podemos recolher panfletos dos vários trilhos e passeios e também podem ser consultados em Flores.
Pelo caminho fizemos partes de outras caminhadas que estão identificadas com tabuletas.

* PR01 FLO: Fajã Grande – Ponta Delgada» trajecto linear, difícil, 12km/4h» pode iniciar-se em Ponta Delgada ou no Farol (7,5km) e terminar na Fajã» táxi até ao início cerca de 30€.
Nós decidimos fazer por partes em 2 dias: um dia fazer do Farol até meio caminho e regressar para trás e no outro iniciar na Fajã até meio e voltar para trás. No primeiro dia esquecemos o bastão de caminhada e o trilho estava muito escorregadio e cheio de bosta, lama e água pelo que devemos ter feito uns 2km até decidirmos regressar após várias derrapagens nas pedras!
No segundo dia iniciamos na Fajã Grande (deixamos o carro em casa mas quem quiser pode ir até ao parque para lá da Igreja Nossa Senhora do Carmo e andar menos 2km para cada lado) e fomos andando até decidirmos regressar fazendo no total umas 5h… esta parte do trilho é muito bonita pois é à beira da falésia mas é mais vertiginosa e o bastão de caminhada auxiliou bastante.
* PR03 FLO: Miradouro das Lagoas – Poço do Bacalhau» trajecto linear, difícil, 7km/3h. Apenas fizemos partes: da Fajã Grande ao Poço do Bacalhau numa caminhada curta de 600m e da zona das Lagoas Funda e Comprida às Lagoas Seca e Branca e depois regressamos para trás em vez de descer ao Poço do Bacalhau pois segundo li essa parte é mais íngreme e é preferível fazer em tempo mais seco e além disso parte do trilho estava encerrado.
* PR04 FLO: Fajã de Lopo Vaz» ida e volta, médio, 3.4km/2h. Tem muitos degraus mas faz-se bem e vamos parar a um local isolado com praia de rochas e 3 casinhas perdidas.
* A Ilha das Flores é pequena mas espectacular e muito bonita mesmo fora da época florida. 😍
O tempo neste final de Outubro esteve agradável, dando para andar de roupa leve e apenas choveu por períodos curtos, geralmente por volta da hora de almoço.
Num ano tão atípico foram sem dúvida uns dias bem passados e relaxantes aliando a natureza a belas caminhadas, boa comida e poucos turistas.
Após estes excelentes dias voámos para a Ilha Terceira, onde aterramos às 14h30 tendo seguido de autocarro para a Praia da Vitória para um passeio pela cidade e subida ao Miradouro do Facho. Pernoitamos no bonito Royal Beach Hostel e no dia seguinte apanhamos novo autocarro e voámos para São Jorge onde ficamos 4 noites e cujo report espero fazer posteriormente… regressei absolutamente encantada com estas ilhas! 😁

 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Que maravilha de report e que pena tenho de ainda não conhecer nenhuma ilha dos Açores.
As fotografias estão ótimas e espero a continuação! :)
 

Copas

Membro Ativo
Maravilha 😍! Obrigada pelo fantástico report.
Estive nas Flores há uns bons anos atrás, as paisagens lindas mantêm-se mas agora com a vantagem de haver mais informação para trilhos, mais restaurantes, etc.
Na ocasião apanhamos as festas do Senhor Santo Cristo e foi uma delicia! parece que tínhamos recuado no tempo e como éramos facilmente identificados como turistas foi muito engraçado, as pessoas, muito simpáticas, vinham falar connosco, partilhar, enfim, foi inesquecível! E foi onde comi a melhor caldeira da minha vida! feita por um enfermeiro que tinha como hobby a cozinha. Está na altura de regressar ...
 
Última edição:

Pedro85

Membro Conhecido
Ai as Flores... De todas as que já visitei nos Açores foi a que mais me marcou e a que mais tenho vontade de regressar.

Também vou a São Jorge (e Pico), se tudo correr bem, daqui a 1 mês. Será o meu pleno de ilhas nos Açores e em Portugal. :)

Obrigado pelo report! ;)
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho ;)

Fantástico report. Um paraíso aqui tão pertinho. Também visitei a Ilha Terceira agora em Janeiro, vim encantado e com muita vontade de conhecer as restantes ilhas...

Obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada a todos pelos simpáticos comentários 😊
Espero que o report possa ser útil a quem deseja conhecer este belo cantinho de Portugal!

@Leonorb , obrigada ;)

@Lopo , obrigada. Assim que tiver uma folguinha começo a fazer o de São Jorge mas digo já que 4 dias inteiros não foram suficientes. Quero voltar! 😍

@DaisyP , aposto que quando visitares a primeira ilha vais querer visitar todas... comecei por São Miguel em 2017, já visitei seis e adorei todas :D

@Rodrigo Ferreira , Acores é um destino TOP e aqui tão perto! ;)

@Copas , apesar de ter ido apenas o ano passado às Flores, também eu me vejo a regressar qualquer dia. É realmente uma ilha fantástica! 🤩

@Pedro85 , ainda me falta visitar 3 (Corvo, Graciosa e Santa Maria) mas das que conheço sinceramente não sei de qual gosto mais... é uma escolha difícil eheh 😁

@José Paulo Silveira , obrigada. Adorei São Jorge e quero muito lá voltar 😍

@Hello Tomorrow , acho que são mesmo 9 paraísos aqui pertinho... também não conheço todas mas estão na lista ;)

@PauloNev , Flores merece mesmo uma visita e com calma... estes 5 dias não foram demais :)
 

euzinha

Membro Ativo
Adorei o teu report sobre a ilha das Flores😍.
Há um mês estive em São Jorge e agora gostava muito de conhecer as Flores. Espero conseguir ir ainda este ano. Os Açores são um pedaço de paraiso 😍., por isso o teu report é precioso.
Obrigado.
Boas viagens
 

rum

Membro Conhecido
Fantástico. Só tive oportunidade de por os pés Em São Miguel e na Terceira, e a vontade de conhecer as restantes ilhas é cada vez maior. Do que tenho visto/lido, as Flores parece-me ser a ilha mais bonita (nem sei se é possível dizer isto de ser a mais bonita, mas disse).
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Excelente report!
Só conheço São Miguel, mas tenho muita vontade de voltar e conhecer outras ilhas do arquipélago. Já tinha ouvido várias vezes que a ilha das Flores é linda, e de facto confirma-se.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@euzinha , obrigada. Certamente vais adorar as Flores! 😍

@rum , sinceramente das que conheço tenho dificuldade em escolher "a mais bonita" mas as Flores é mesmo top ;)

@sicpaiva , também comecei por São Miguel e com calma espero pôr os pezinhos em todas! 😃
 
Top