Novidades

[Report] Ilha da Boavista Maio 2014 - Iberostar Clube Boavista

rogerajato

Membro Novo
Olá a todos,

Sei que já existem vários reports do Iberostar Clube Boavista mas espero com este meu relato dar mais um pequeno contributo para a comunidade. Vamos lá então.

Com o ponto acente de que o destino seria a ilha da Boavista tive várias sugestões sendo que no final acabei por me decidir pelo Iberostar. Não por razão nenhuma em especial simplesmente com os vários reports que reunimos pareceu o mais indicado para o tipo de férias procurado.
Confesso que inicialmente estava um pouco apreensivo com a companhia aérea (TACV), há por aí muitas histórias com atrasos e má qualidade de atendimento... Pois olhem, revelou-se uma excelente escolha.

Os dois voos, ida e volta, partiram antes do tempo e a viagem correu lindamente. As refeições não eram más e as hospedeiras eram consideravelmente atenciosas. Nestes dias as nossas mentes andam poluídas com as low cost pelo que qualquer coisa que nos apareça parece sempre melhor que a boa velha ryanair ;) Adiante...

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_2282_zps266f73aa.jpg



ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_2299_zpsc01b42c5.jpg




ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_2303_zpsa6f6e08f.jpg



À chegada, como já disse antes da hora prevista, tudo decorreu normalmente. O aeroporto de Rabil é bastante pequeno e acolhedor pelo que os procedimentos são bastante rápidos.
Tive um problema com os vistos (soubemos posteriormente que a Soltrópico não enviou os nossos documentos a tempo...) e os nomes não constavam da lista de pessoas autorizadas. Lá tive de ir até ao balcão da policia no aeroporto para adquirir o visto (25 euros). Os polícias indicaram que a situação ocorre com alguma frequência e que o melhor a fazer seria pedir o reembolso do valor ao operador.
Enfim, apenas conto isto para se acontecer a algum de vocês não entrarem em pânico, é um problema bastante fácil de resolver.


O Tempo:

Posso dizer que ía avisado. Houve de facto muito vento, sendo em alguns momentos até desagradável. Foi um vento constante durante toda a semana nunca tendo parado. A temperatura rondou sempre os 25 graus com o céu por vezes nublado. Foi sem dúvida uma desilusão que não permitiu usufruir das férias como era suposto num destino deste tipo. É uma questão de sorte e desta vez ela não apareceu.


O Hotel:

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4811_zps8203cc60.jpg



Vamos ao que interessa.
Vou tentar separar este report por partes para ser mais fácil: quarto, espaços do hotel, funcionários, animação, comida, piscinas e praia fazendo também uma pequena consideração sobre o regime TI.
De referir que durante a estadia o hotel se encontrava praticamente lotado(informação dada à chegada) e em nenhum momento em nenhuma das valências se deu conta desse facto.
Quer no restaurante, piscinas ou praia, nunca houve sentimento de estar num local demasiado "populado". O quarto é bastante acolhedor, tem bastante espaço e um bom nível de limpeza. No frigobar tinha uma garrafa de água que foi reposta diariamente sem qualquer tipo de custo. Na TV havia acesso aos canais portugueses com direito a SportTv. O cofre é pago, serviço de 14€.

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4758_zps0ef0861b.jpg



Os espaços verdes do hotel estavam impecavelmente cuidados. Durante o caminho do quarto até às piscinas/restaurante havia jardins com flores fantásticas, incrivelmente bem tratados. De resto há um pouco de tudo. Lojas (com preços inflacionados) para lembranças e coisas que tenham eventualmente ficado esquecidas em Portugal, vários bares, espaços com sofás para descontrair ou até uma discoteca. Se calhar quando comparado com os RIU trata-se de um resort pequeno mas na verdade não é assim tão pequeno quanto isso.

Não existe internet gratuita sendo que a tarifa é de 12 euros para uma hora e 20 euros para 24 horas com acesso apenas na recepção e proximidades.

Os funcionários foram, na sua generalidade, extremamente simpáticos e atenciosos desde a recepção até aos do restaurante e bares. De referir, para quem tem crianças, que existe um espaço com excelentes condições para os mais pequenos com um elemento da animação destacado para tomar conta das crianças.

Dentro dos funcionários há um grupo que é impossível não destacar: a equipa animação. Sem dúvida a equipa de animação mais incrível que tive oportunidade de encontrar numa viagem. Aí está uma vantagem de se tratar de um resort mais pequeno, consegue-se criar um tipo de ligação com os funcionários que não seria possível num grande espaço. Há sempre atividades a decorrer ao longo do dia apenas parando para almoçar e jantar. À noite havia frequentemente música ao vivo no bar da piscina seguido de um espetáculo diário ao vivo no anfiteatro exterior protagonizado pela equipa de animação. Normalmente espectáculos ao nível de dança e comédia com uma qualidade interessante.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_2330_zps94e31336.jpg



Numa das noites após o fecho da discoteca do hotel, fui até à discoteca Rbera de Sal Rei acompanhado de alguns membros da equipa de animação, sendo que estes foram fora da hora de expediente numa saida absolutamente normal em que convidaram os hóspedes mais atrevidos a uma noite de dança na discoteca local.

Comida e Bebida

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_2014_05_12084822HDR_zps10e74989.jpg



A comida foi durante a estadia bastante boa. Começando pelo pequeno almoço, posso dizer que era bom mas com algumas falhas. Tinha o essencial, com alguma variedade de pão e os típicos ovos mexidos, bacon e etc mas com falta de variadade ao nivel de fruta fresca. Esta falta verificou-se aliás ao longo de todas as refeições. De resto, tinha iogurtes, cereais e sumos (embora não sumos naturais) tendo também um cozinheiro em permanência na chapa a cozinhar panquecas e omeletes.

O almoço e jantar apresentaram sempre bastante qualidade e variedade. Durante a estadia foram poucas as situações em que houve repetição de pratos, sendo que em cada refeição houve sempre no mínimo 4 pratos quentes diferentes mais um tipo de carne e um tipo de peixe a grelhar no momento. De referir que o peixe a grelhar foi sempre de grande qualidade, reflexo talvez de se tratar de uma ilha em que a pesca é uma das atividades que mais ocupa a população. Isto já para não falar nos 3 tipos diferentes de pizza sempre existentes e nos três tipos de massas feitas na hora. De referir também a grande variedade de saladas existentes em todas as refeições.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_2014_05_10131550HDR_zps96ee31c9.jpg



Um factor importante que não nos foi indicado no check-in e que apenas me lembrei por ter sido informado pela agência, foi o facto de os hóspedes em TI normal terem direito a uma refeição no restaurante à la carte do hotel. Foi uma refeição interessante, com uma gastronomia local bem confecionada com uma inclinação para o gourmet. Nada de especial mas agradável a experiência.

Aparte das refeições principais, existe nas horas em que o buffet se encontra fechado um bar junto da piscina que confeciona pratos quentes como hamburguers ou tostas. Tem também pizza e saladas em permanência. À noite existe na recepção um bar onde tem um expositor com alguns snacks das 22 às 7 da manhã.
Existe ainda um bar na praia onde se pode ir buscar umas sandwiches, gelados e água para a praia.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_2014_05_08211752_zps20de1946.jpg



No que toca a bebida, existe por todos os bares do hotel uma carta de cocktails disponível. São cerca de 10 cocktails que vão desde o clássico(e bem bom!) Mojito à caipirinha cabo verdiana(com grogue, a bebida típica de cabo verde). Todas estas bebidas se encontram incluidas no TI, pelo que quem quiser pode beber as suficientes até ter vontade de dançar o Funaná.

Relativamente ao TI, funciona bastante bem. À entrada é fornecida uma pulseira que dá acesso a praticamente tudo. Existe a possiblidade de fazer um upgrade para TI Premium que dá acesso a bebidas estrangeiras(como whisky europeu ou bebidas estrangeiras) e a 3 refeições no restaurante à la carte.



Piscinas e Praia


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4717_zps22a8e83d.jpg



O hotel dispõe de 3 piscinas, uma principal, uma para crianças e uma com vista para a praia.
As três são de água salgada e têm um tamanho mais do que suficiente para o hotel. A água é morna e sempre limpa.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4720_zps1e017144.jpg



A praia de Chaves é de facto fenomenal. Não considero a caminhada até à praia minimamente relevante visto ser uma rampa que se faz em menos de 3 minutos a partir da piscina.

A extensão do areal é impressionante, com uma areia branca e muito limpa e com uma água na sua generalidade calma, embora com bandeira amarela a maior parte do tempo(o vento a isso obrigou). Há pé até uma distância considerável sem grande perigo uma vez que é uma praia vigiada. A praia tem um policia (às vezes mais) presente sendo que à noite existe um segurança a vigiar o acesso da praia ao hotel.
Tive oportunidade de andar um pouco a pé até à praia do RIU Karamboa(35 minutos) e verifiquei que a praia apresenta uma areia mais escura com a sensação de que o pé não vai até muito longe com uma extensão de areal consideravelmente menor ao desta.


Praia de Chaves:


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4670_zpsc66ee934.jpg


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4674_zps05dc0821.jpg



Praia do RIU:


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_2014_05_11113510_zps26387497.jpg



Aparte disso, o RIU é de facto um hotel com uma dimensão imponente e boas condições (piscinas com um grande tamanho), embora a quantidade enorme de pessoas e cadeiras na praia nos tenha causado um pouco de confusão face à "calmia" da praia de Chaves.

Pelo caminho entre os dois hotéis passámos pelo Royal Decamaron(Vizinho do Iberostar) com excelente aspecto e boas condições e pelo Parque das Dunas que nos pareceu um autentico hotel fantasma sem termos visto uma única pessoa.


Viagem pela ilha da Boavista


O ponto alto da viagem foi sem dúvida a visita à ilha da Boavista e muito por causa do guia, o Sr Emitério Lima. Já tive oportunidade de agradecer ao Sr José Pinho a referência e fica uma vez mais aqui o agradecimento face à sua disponibilidade. O Portal das viagens é um ponto de encontro incrível e aqui tive oportunidade de conhecer os companheiros de excursão com quem combinei conhecer a ilha em conjunto. Eles ficaram alojados no RIU mas isso não foi impeditivo de realizar a visita. Fica aqui o agradecimento, já que foram eles que falaram pessoalmente com o Sr José Pinho(numa interessante coincidência no aeroporto) e acertaram os pormenores com o Emitério.
Seguindo com a visita à ilha, vou tentar resumir os pontos da viagem para não nos alongarmos muito referindo apenas os pontos essenciais.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4286_zpse5a94a1a.jpg



De manhã lá estava o Sr Emitério com os companheiros já abordo(chamemos-lhes J&F) à porta do Iberostar. Lá combinamos o roteiro e o dia inteiro foi dedicado para conhecer toda a ilha.

Deserto de viana:

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4294_zps4669ef7d.jpg



Começamos pela fábrica de olaria seguido do deserto de viana. Depois, uma incrivel visita a uma escola primária onde se pode conversar com as crianças e professoras.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4310_zps404e813b.jpg


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4323_zps93b35b1e.jpg



De seguida visitamos praia de santa mónica.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4382_zps601807d8.jpg



Vila Abandonada:


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4395_zps545ae37f.jpg



De seguida passagem pela vila abandonada devido às secas. Antes de almoço ainda houve direito a provar o curioso fruto da Calabaceira (apanhado pelo Sr Emitério depois de trepar por uma árvore acima) e visitar mais uma magnifica praia.

ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4392_zpsf2e4b724.jpg



O fantástico atum da dona Tina:


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4482_zpsa2fdd2d2.jpg



Ao almoço fomos ao restaurante Odjo d'Mar comer um maravilhoso atum e o peixe que previamente foi apanhado na praia de santa monica. Refeição absolutamente fantástica, com direito a umas
Mornas por parte do Sr Emitério que nos levaram direitinhos ao coração da cultura cabo verdiana. Houve ainda umas pequenas lições de dança dadas pelo Emitério e pela Dona Tina.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4542_zps41000e5a.jpg



Depois de almoço paragem para tomar uma espécie de água ardente extremamente doce e muito boa no bar Elvis. De seguida fomos até à paria do barco encalhado, local realmente fantástico. Tirámos umas fotos, ouvimos umas histórias e seguimos viagem.


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4610_zps8a6ae61e.jpg



A pura água de cabo verde permite estas pequenas maravilhas:


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4589_zps70cdf84f.jpg



O Emitério é espelho da simplicidade e capacidade acolhedora do tipico cabo verdiano. Tive oportunidade de conhecer a família dele e perceber quão simples e felizes podem ser as pessoas num mundo tão diferente do nosso, experiência que não poderia nem de perto ser replicada numa excursão de operador.
Emitério Lima - Telef 00 238 997 45 15


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4276_zpsa5b70ce4.jpg


ai1175.photobucket.com_albums_r640_knighterrantx1_IMG_4450_zps4cc88458.jpg



Em jeito de conclusão tenho a dizer que a viagem valeu a pena pela visita à ilha e pelas condições de alojamento. O tempo foi, de uma maneira geral, extremamente desagradável havendo um vento constante que acabou por marcar a semana pela negativa. Foi praticamente impossível fazer praia com a areia constantemente a levantar e mesmo piscina era consideravelmente desconfortável. Fiquei agradavelmente surpreendido com a ilha e sobretudo com a população cabo verdiana. De referir que é preciso ter especial cuidado com os mosquitos, há bastantes pelo que repelente nunca é de mais. Fica também a referência de que é importante levar um pequeno conjunto de medicamentos(aqueles essenciais) visto que o preço destes lá ser proibitivo.
Espero ter ajudado com este pequeno report e alguma dúvida é só dizer.
 
Última edição:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Top!!! Que fantásticas fotografias, e que bela descrição dos locais!!! Este report está 5 estrelas, podes ter a certeza que vai ajudar muito boa gente...

Uma questão, é tranquilo tomar banho nesse mar?? É que por vezes nas fotografias parece que está um bocado "bravo"... E também parece que está quase sempre nevoeiro. Confirmas???

Só ainda não fui a CV por causa destas dúvidas. Tenho "medo" de ficar desiludido com essas praias, pois já estive em praias fantásticas...

Obrigado por te dares ao trabalho de partilhar esta tua experiencia com a malta!!

Um abraço
 

rogerajato

Membro Novo
Tiago Oliveira disse:
Top!!! Que fantásticas fotografias, e que bela descrição dos locais!!! Este report está 5 estrelas, podes ter a certeza que vai ajudar muito boa gente...

Uma questão, é tranquilo tomar banho nesse mar?? É que por vezes nas fotografias parece que está um bocado "bravo"... E também parece que está quase sempre nevoeiro. Confirmas???

Só ainda não fui a CV por causa destas dúvidas. Tenho "medo" de ficar desiludido com essas praias, pois já estive em praias fantásticas...

Obrigado por te dares ao trabalho de partilhar esta tua experiencia com a malta!!

Um abraço
Muito obrigado!

Em relação às tuas questões, o mar é bastante tranquilo. Mesmo no nosso tempo "ventoso" o mar estava calmo pelo que suponho que em tempo de sol seja ainda melhor. Deixa-me no entanto referir que enquanto a praia de chaves tem bastante "pé" até uma distância consideravel a praia do RIU me pareceu afundar bastante mais pelo que não posso generalizar.
Relativamente ao nevoeiro nunca apanhei. Na verdade face às tuas preocupações apenas te posso dizer que o grande problema para nós foi mesmo o vento...

um abraço
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
knighterrantx disse:
Muito obrigado!

Em relação às tuas questões, o mar é bastante tranquilo. Mesmo no nosso tempo "ventoso" o mar estava calmo pelo que suponho que em tempo de sol seja ainda melhor. Deixa-me no entanto referir que enquanto a praia de chaves tem bastante "pé" até uma distância consideravel a praia do RIU me pareceu afundar bastante mais pelo que não posso generalizar.
Relativamente ao nevoeiro nunca apanhei. Na verdade face às tuas preocupações apenas te posso dizer que o grande problema para nós foi mesmo o vento...

um abraço
Obrigado pela informaçao
 

Nika

Membro Conhecido
Olá knighterrantx!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. Fico contente por teres partilhado connosco a tua experiência. ;)
O problema dos vistos apesar de fácil resolução foi uma chatice ... e dizerem que é frequente isso acontecer ... :wacko:

Cumprimentos
 

rogerajato

Membro Novo
Nika. disse:
Olá knighterrantx!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. Fico contente por teres partilhado connosco a tua experiência. ;)
O problema dos vistos apesar de fácil resolução foi uma chatice ... e dizerem que é frequente isso acontecer ... :wacko:

Cumprimentos
Sim, foi chato mas a culpa foi do operador que agiu mal ao indicar que os vistos estavam emitidos quando na verdade não estavam, mas enfim. Espero que isto nunca me aconteça num pais diferente onde não falem a minha língua ou sejam mais hostis...
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!! é um lugar que também gostava de visitar!!!
 

linabecas

Membro Ativo
que saudades de Boavista !!! tem bem eu dei a volta com Sr. Lima !!! nesse mesmo dia a ponte de Sal Rei desabou !!!depois de uma valente enxurrada em setembro do ano passado !! já esta reconstruida !!??Excelente report !!!
 

pabecada

Membro Ativo
Knighterrantx partilho da tua opinião em tudo sobre a ilha da Boavista e o hotel. Só não me aconteceu haver pouca variedade de fruta. Será que tem a ver com a época? Eu fui em Agosto.


Carla, o mar é mais calmo que as praias da costa da Caparica. Não esperem encontrar uma praia como as Caraíbas.
 

rogerajato

Membro Novo
que saudades de Boavista !!! tem bem eu dei a volta com Sr. Lima !!! nesse mesmo dia a ponte de Sal Rei desabou !!!depois de uma valente enxurrada em setembro do ano passado !! já esta reconstruida !!??Excelente report !!!
Linabecas o ermitério contou precisamente essa história de quando estava com turistas e a ponte desabou! Obrigado, espero um dia lá voltar...
Ainda novamente em relação à praia e ao estado do mar com o vento (que é frequente) achas que é adequado para crianças?
Julgo que é perfeitamente adequada para crianças, mas claro que depende do estado e também da sorte que se tem (como em qualquer lado). É uma praia com muita qualidade sendo que a de chaves tem um imenso areal super limpo, impecável para as crianças !
 

NPereira

Membro
Ola knighterrantx,

Excelente report! Este será o meu proximo destino, em Agosto :)

Assim gostava de aproveitar para tirar algumas duvidas:
Tens/consegues disponibilizar o mapa do resort? Gostava de ter uma ideia.
Na tua opiniao quais os melhores quartos/ localizacao?
Relativamente à TACV sao muito chatos com o peso da bagagem? Estou a pensar levar apenas 1 bagagem de porao para os 2, mas tenho receio que seja tipo Ryanair - 1kg e estamos a pagar!

Obrigada pelas dicas :)
 
Top