Novidades

[Report] ILHA COMINO ( Malta ) – A Lagoa Azul – By JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
COMINO e a LAGOA AZUL



ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_Panorama2_zpscf5fdfe9.jpg


Medindo apenas 2 km em área e com uma população permanente de 4 habitantes a Ilha de Comino , “ Kemmuna “ em maltês , é um dos paraísos que ainda existem e subsistem no nosso Mundo.
Um recanto onde a Mãe Natureza conjuga as cores , os cheiros , as rochas e a água para criar uma das suas mais belas obras ….. A LAGOA AZUL.

Chegar à Ilha de Comino é bastante fácil pois muitos são as opções de barcos que em diversos locais da Ilha partem com destino a este lugar paradisíaco.
Nós como estávamos de carro alugado optámos pela opção mais rápida que foi conduzir até Cirkewwa e desde aí apanhar o primeiro barco com destino a Comino.
Entre algumas companhias que aí operam optámos pela UNITE COMINO FERRIES (http://www.unitedcominoferries.com ) . O preço de ida e volta é de 10 Euros por passageiro. A viagem tem uma duração de cerca de 25m até Comino e de 35 m na volta.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1542_zpsbefeaa28.jpg


A distância que separa Malta de Comino é rapidamente tomada por este pequeno barco que mais se assemelha a um barco de pesca que a um de passageiros.
Embora decorresse o mês de Julho , neste dia o vento estava forte e o mar mostrava alguma inquietação o que fazia com que a viagem fosse por vezes incómoda. As vagas além de fortes eram por vezes mais elevadas o que fazia com que a pequena embarcação oscilasse bastante e provocasse um ligeiro desconforto no estômago. Nada que o desejo de ver e estar na Lagoa Azul não ultrapassa-se.

A caminho de Comino muitas são as embarcações particulares com que nos cruzamos. Muitas delas aproveitam a manhã para navegarem para a Ilha de Gozo ou mesmo para Malta pois encontram-se quase á mesma distância.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1569_zps7a6fd0a9.jpg

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1568_zps99e2eb34.jpg


A Torre de Santa Maria construída pela Ordem dos Hospitalários em 1618, ainda está de pé na parte sudeste da ilha. Estas torres foram construídas ao longo da costa, com um intervalo de um quilómetro entre elas, para servirem como um sistema de alerta em caso de invasão. Hoje, A Torre de Santa Maria serve como destino para turistas que pretendem caminhar ao redor de Comino.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1956_zpsb8a402ed.jpg


Na entrada da Lagoa Azul , um veleiro atracado faz a inveja de quem como nós , não pode ter o exuberante luxo de pernoitar e acordar nesta lagoa de águas transparentes.
Pode parecer que o veleiro se encontra dentro da Lagoa , mas não , é mesmo uma ilusão de óptica pois a zona permitida para os banhistas está claramente identificada por bóias e é constantemente patrulhada por vigilantes numa mota de água.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1571_zpsa48e626b.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1592_zps54c9fad6.jpg


A primeira imagem deste local fantástico acreditem que é de PAVOR. Um amontoado enorme de cadeiras e chapéus azuis , grande parte deles vazios ( á hora que chegámos claro !!!! ) ocupa os melhores lugares de areia e de rocha . Os espaços vazios que ao longe se avistam , além de se situarem em escarpas ingremes , são de difícil acesso ás zonas de banho.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1582_zpsad1b4a99.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1624_zpsb24e2e44.jpg



Conclusão , pretende uma zona perto da água onde possa ter a sua cadeira e o seu chapéu ? Então só existe uma solução , alugar a cerca de 4 Euros dia cada uma das peças . Nós eramos 4 pessoas pelo que conseguimos um lugar mesmo junto á agua , onde estavam 3 cadeiras e dois chapéus , ou seja dá cá 20 Euros.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1581_zpsb2c24173.jpg


Uma dica …. Se por lá forem , tentem arranjar um lugar onde a distância que vos separa da água não seja suficiente para lá caber uma pessoa.

Digo isto porque mais tarde , cerca das 10.30 hrs , começam a chegar os barcos maiores com turistas vindos de outros pontos da ilha e acreditem que por detrás de nós estavam( num espaço que nas nossas praias daria para uma toalha ) 3 ingleses que ocuparam a área sem ter em conta as pessoas que lá se encontravam.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1626_zpsb843b681.jpg


A proximidade da Lagoa Azul com a vizinha ilha de Gozo , faz com que se tenha sempre no horizonte essa ilha. A paisagem é deslumbrante e o constante movimento dos pequenos barcos de passageiros e particulares que chegam e partem da lha fazem com que a imagem não seja monótona pois permite também a comparação entre embarcações e muitas vezes a inveja de alguns barcos de luxo que por ali chegam a deixar uma ou outra pessoa.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1591_zps8e650a84.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1623_zpsb0c025c6.jpg


A diferença de coloração das águas é brutal. A Lagoa Azul tem um fundo de areia quase branca o que provoca esta fabulosa cor que possui. Para se ter acesso a um ilhote mesmo em frente ,muitas são as soluções engenhosas de alguns que conhecem bem a Lagoa. A passagem é estreita pois se não utilizarem o canal correcto pode ser que a meio fique sem pé e claro todos os seus pertences ficarão …. Molhados .


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1576_zps414badb4.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1593_zps7b798a3f.jpg


O truque que observei dos locais , vai desde fazer uma trouxa com a roupa e engenhosamente coloca-la sobre a cabeça e outros utilizam um sistema mais prático que é colocar tudo nos colchões e levar de uma única vez.

Comino oferece uma outra baia , que segundo dizem ser tão boa ou melhor que a Lagoa Azul, e que se chama Baia de Santa Maria. Está situada no lado oposto á Lagoa Azul a cerca de 2 km a pé. Optámos por não caminhar até esta Baia pois o calor que se fazia ás 11 h da manhã era já muito intenso e a pele ainda mais ou menos branca certamente não iria aguentar .


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1594_zps5c902476.jpg


Existem perto da chegada dos barcos , numa situação mais ou menos priveligiada , umas roulottes onde vendem comida típica de turista de praia. Alguns hamburgers , cachorros , batatas fritas com muita maionese , kebabes , coca colas , aguas e cervejas fazem a ementa destes negócios. Os preços ao contrário do que se poderia pensar não são exageradamente caros , tendo em consideração que não existe nada mais em toda a ilha onde as pessoas se possam abastecer. Hamburgers com batatas fritas e coca cola a 6 Euros convenhamos que não é caro.

Quanto á água da Lagoa que mais se pode dizer ? A água é quente , transparente , envolvente e cada vez que saímos quase que nos pede para voltarmos a entrar.
Passar um dia em Comino é fascinante e único . O calor quase que nos mata , mas a diversão , a paisagem e aquele azul da água deixam-nos com a sensação única e fabulosa que por um tempo estivemos no Paraíso.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1590_zpsd75f2568.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1625_zps0b360410.jpg


Já na volta a MALTA , o pequeno barco faz uns desvios e leva-nos a ver algumas das muitas grutas existentes na orla da ilha.
Algumas vezes mete respeito o modo como o barco entra por estas grutas , mas na saída de cada uma delas ficamos contentes pois a paisagem e as sensações são únicas.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1635_zpsaf874a84.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1630_zps4e6186db.jpg




ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1637_zps89f9e6c4.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino__MG_1631_zps73315e4c.jpg



E já sabem , se forem até Malta reservem um dia para esta fabulosa ilha.


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_Panorama3_zpsd7777036.jpg



Este é o primeiro report de uma viagem que também terá um report de Gozo e de Malta.

Até lá fiquem com este.

Abraço a todos e boas viagens
 

carla08

Membro Conhecido
Eu já fiz este passeio, e é de facto magnífico! É daqueles locais que nos fazem querer voltar..
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Excelentes fotos.
A cor daquela agua.... .
Parabéns pelo Report. Que venham os outros de Gozo e Malta .

Cumprimentos
 

PatriciaS

Membro Ativo
Boa Tarde,


Pois realmente a cor daquela agua é qualquer coisa....
Malta esta na minha lista de sitios a visitar, esta visto que tb nao posso perder este pequeno paraiso :)

Obrigada por partilhares mais um sitio desconhecido (para mim), excelentes fotos

Parabéns pelo report :)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo,

se o outro dia depois de ver o report do Tiago Oliveira sobre Malta já fiquei com vontade de conhecer ... agora depois de ver essa cor na água ... rendi-me. :p
Parabéns por mais um report fantástico e pelas fotos, lindas como sempre. :)

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Claudian disse:
Boa Tarde,


Pois realmente a cor daquela agua é qualquer coisa....
Malta esta na minha lista de sitios a visitar, esta visto que tb nao posso perder este pequeno paraiso :)

Obrigada por partilhares mais um sitio desconhecido (para mim), excelentes fotos

Parabéns pelo report :)
Olá Claudia
Não é só a cor da água.
Aquela água está normalmente a 22- 24 ºC , apetece entrar , estar e ficar.
Quanto á lista de sitios a visitar já sabes que nunca termina. Gozo e Malta também são muito bonitos , especialmente GOZO que tem 3 ou 4 locais de beleza ímpar.
È um destino relativamente barato e acessível aos portugueses.
Obrigado pelo teu comentário.
J.Paulo
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Tiquiss disse:
Ando em busca de pacote de viagem para este destino.....
Olá
Porque não tentas fazer por ti próprio ?
Eu aluguei lá casa , posso enviar-te algumas imagens
para teres uma ideia , em 2012 , 4 pessoas , gastámos 1400 Euros incluindo , viagem até Sevilha , parque em Sevilha (10 dias ), aluguer de carro em Malta , gasolina , barco Comino e Gozo, comida ( comemos algumas vezes em casa ) viagem para Lisboa.
É muito fácil , espera pelo report de Malta e já verás :)
Qualquer coisa , diz , estarei á disposição
Abraço
J.Paulo
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá João :)

Bem... quanto as fotos nada de novo pois são sempre uma maravilha

Quanto ao Report em si... só te posso dizer uma coisa... fui enganado :D

já estive 2 vezes em Malta e por incrível que pareça não fui a Comino.. da 1ª vez foi me dito que não era habitada e por isso impossível de la ir a 2ª vez.. já me disseram que era habitada mas não fazia parte das visitas :(

Por acaso é um destino que está a ser falado para umas mini férias.. pois as pessoas que vão comigo não conhecem e eu lá terei que fazer o sacrifício de la voltar ;)

Obrigado pela partilha
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Olá João :)

Bem... quanto as fotos nada de novo pois são sempre uma maravilha

Quanto ao Report em si... só te posso dizer uma coisa... fui enganado :D

já estive 2 vezes em Malta e por incrível que pareça não fui a Comino.. da 1ª vez foi me dito que não era habitada e por isso impossível de la ir a 2ª vez.. já me disseram que era habitada mas não fazia parte das visitas :(

Por acaso é um destino que está a ser falado para umas mini férias.. pois as pessoas que vão comigo não conhecem e eu lá terei que fazer o sacrifício de la voltar ;)

Obrigado pela partilha
Olá Paulo

Muito obrigado pelos gentis comentários.
Pois parece ser que foste mesmo enganado
Vou tentar colocar o report de Gozo ainda durante este fim de semana para que quem estiver interessado em ir por lá tenha essa informação. Gozo é uma ilha fantástica pois tem muito mais praias que Malta e tem dois lugares imperdiveis : a Janela Azul e Tá Pinu , não sei se la foste.
Quanto a Malta tem muita coisa interessante a começar pelo Parque do Popeye (fascinante ) . Bem mas isso fica para mais tarde.

Algo que te possa ajudar estou á disposição .

N.B : È pena mas os autocarros já não estão ao serviço. :(

Abraço e votos de boa pàscoa

J.Paulo
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika_75 disse:
Olá João Paulo,

se o outro dia depois de ver o report do Tiago Oliveira sobre Malta já fiquei com vontade de conhecer ... agora depois de ver essa cor na água ... rendi-me. :p
Parabéns por mais um report fantástico e pelas fotos, lindas como sempre. :)

Cumprimentos
Olá Nika

Pois é ... para uma viajante como tu , está a faltar MALTA .
Vá , começa a pensar em Malta como destino de férias de 2013.

Obigado pelos gentis comentários.

Beijo
J.Paulo
 

Tiquiss

Membro Conhecido
JJPPMM disse:
Olá
Porque não tentas fazer por ti próprio ?
Eu aluguei lá casa , posso enviar-te algumas imagens
para teres uma ideia , em 2012 , 4 pessoas , gastámos 1400 Euros incluindo , viagem até Sevilha , parque em Sevilha (10 dias ), aluguer de carro em Malta , gasolina , barco Comino e Gozo, comida ( comemos algumas vezes em casa ) viagem para Lisboa.
É muito fácil , espera pelo report de Malta e já verás :)
Qualquer coisa , diz , estarei á disposição
Abraço
J.Paulo
Bem, ficarei à espera desse report :)

1400€ parece muito porreiro, para 4 pessoas :)
 

JATG

Membro Ativo
1400€ para 4 pessoas?
Grande preço!

Estive a pesquisar e, nos dias de hoje, parece-me difícil...
A sair de Sevilha, em julho, dá-me cerca de 600€ só os voos.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
JATG disse:
Estive a pesquisar e, nos dias de hoje, parece-me difícil...
A sair de Sevilha, em julho, dá-me cerca de 600€ só os voos.
Boas,

JATG, tente ver com a TAP e Air Malta e talvez consiga mais barato que os 600€

A Tap tem uma tarifa acordada com a Air Malta via uma cidade da Europa (Paris, Amesterdão, Marselha ou Lyon)

pl
 

JJPPMM

Membro Conhecido
JATG disse:
1400€ para 4 pessoas?
Grande preço!

Estive a pesquisar e, nos dias de hoje, parece-me difícil...
A sair de Sevilha, em julho, dá-me cerca de 600€ só os voos.
Olá
Não sei quais as datas que pretende , mas a mim dá-me para sab,20 Julho a sab, 27 Julho um valor de 147 Euros Na altura paguei por pessoa cerca de 118 Euros.
Examinando outras datas existem algumas que estão a preços incomportáveis. Politicas de preços de que por vezes não entendemos.
O carro em malta aluguei na Avis por 200 Euros / 10 dias , estive a simular agora no site e o valor é similar. Aqui o truque não é fazer a reserva na Net ,mas sim ligar para a linha de reservas e pedir qual a melhor cotação para um determinado período . Eles dão sempre o preço promocional.
A casa aluguei na Homehollidays . Era uma casa em Birkirkara por 400 Euros os 10 dias .
Mas de facto o voo aumentou bastante.Tenta outras datas , não sei .
Abraço e boa Páscoa
J.Paulo
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
JATG disse:
1400€ para 4 pessoas?
Grande preço!

Estive a pesquisar e, nos dias de hoje, parece-me difícil...
A sair de Sevilha, em julho, dá-me cerca de 600€ só os voos.
Boas...

600 euros??? Mas isso é um roubo :boxing:

Se eu disser que em Maio de 2011 paguei 12 euros Porto-Madrid e mais 12 euros Madrid-Malta??? Acreditam?? Tenho a folha da reserva a confirmar o preço, se for preciso mostro ;)

Graças a Ryanair consegui este valor irrisório

Tenta procurar no site da Ryanair, vais conseguir a viagem bem mais barata

PS: As viagens de regresso foram do mesmo valor...
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Tiago Oliveira disse:
Boas...

600 euros??? Mas isso é um roubo :boxing:

Se eu disser que em Maio de 2011 paguei 6 euros Porto-Madrid e mais 6 euros Madrid-Malta??? Acreditam?? Tenho a folha da reserva a confirmar o preço, se for preciso mostro ;)

Graças a Ryanair consegui este valor irrisório

Tenta procurar no site da Ryanair, vais conseguir a viagem bem mais barata

PS: As viagens de regresso foram do mesmo valor...
Olá Tiago
Não precisas de mostrar porque mesmo agora se fores ao site da Ryanair , tens amplitude de preço para Malta desde os 52 Euros aos 190 Euros !!!!!! este preço por trajecto. .

JATG
Segue também o conselho do Tiago e vê a ligação Porto Madrid Malta para ver o que sai nas datas que pretendes.

Abraço a todos
J.Paulo
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Que maravilha!!
Fiquei entusiasmada. Parece-me um destino interessante para conjugar praia e cultura.
Decididamente... Malta é um destino a considerar para umas próximas férias. A cor da água é magnífica!
Mais uma vez, obrigado João por este excelente report e por partilhares estas imagens fantásticas que nos deixam a sonhar...
 

JATG

Membro Ativo
Pela TAP, o preço para 4 pessoas com saída a 20 de julho é 2781€
Pela Ryanair, a sair de Sevilha é 660€...
E a sair de Madrid, tb Ryanair, o preço total é 880€!!!!

Caríssimo... vamos esperar...
 
Top