Novidades

[Report] Iberostar Paraíso Maya [22 a 29 de Julho]

Ramiro Costa

Membro Ativo
Iberostar Paraíso Maya [22 a 29 de Julho]

A viagem iniciou-se na Portela, num vôo da Orbest. O avião (o único desta companhia) é um Airbus A330-200 já com uns anitos e foi completamente cheio, inclusive a classe “premium”. Eram 338 passageiros.

A viagem custa a fazer. São 9 horas de voo e são um sacrifício. Principalmente porque o avião não tem as distracções dos aviões mais recentes. Mas deixemos este aspecto de lado. Voo charter é isto mesmo.

Chegados ao aeroporto de Cancun, o transfer decorreu sem problemas. O hotel que escolhi - Iberostar Maya - fica situado, sensivelmente, a meia distância entre Cancun e Playa del Carmen, portanto não muito afastado do aeroporto. Em cerca de 25 minutos estávamos lá. Fomos os primeiros a descer do autocarro...

O lobby do hotel é impressivo! Luxuoso mesmo. Toda a decoração é alusiva à tradição Maya e muito bonita. Por exemplo, a cúpula do bar do hotel, visto de fora, é uma réplica à escala de uma pirâmide Maya.
Este hotel está inserido num complexo de 5 hotéis da Iberostar que percorrem toda a frente de praia: o Grand Paraíso – só para adultos e de super luxo; a seguir em termos “geográficos” e de “refinamento” vêm os Iberostars Paraiso Maya e o Paraíso Lindo que são do mesmo nível e partilham espaços comuns (restaurante-buffet e salão de espectáculos) e a seguir vêm o Paraiso Beach e Paraiso Del Mar, de classe ligeiramente inferior (os mais à esquerda).

Do grupo do avião, fomos os únicos que nos alojamos neste hotel o que propiciou termos feito um check-in super tranquilo. Até deu para escolhermos o quarto entre 3 opções de escolha que nos deram. Não podíamos ter tido melhor começo!

E lá nos fomos familiarizando com o meu envolvente. Convém dizer que não sou, propriamente, um principiante nestas andanças. Já estive em diversos resorts neste lado do Atlântico, portanto a ambientação ao calor e à humidade foi fácil.

Ao longo de toda a estadia deu para confirmar a impressão inicial: o Iberostar Paraíso Maya é excelente! E o mesmo posso afirmar do seu “irmão” mesmo ao lado, o Iberostar Paraíso Lindo, já que ambos partilham os mesmos espaços. Um hóspede de qualquer um destes dois hotéis pode usufruir das instalações de qualquer deles (restaurantes temáticos, incluídos). Logo, o que diferencia verdadeiramente o Maya e Lindo são a recepção/lobby – cada um tem o seu – e a zona de quartos. Tudo o resto é comum.

Para não me alongar demasiado, vou agora fazer uma caracterização rápida de alguns aspectos concretos:


Hotel Iberostar Paraíso Maia

- O hotel é muito bom! Jardins magnificamente tratados, imensa limpeza, grande número de funcionários, tudo muito bem cuidado. Um luxo!

- Fica a cerca de 25 Km da Playa del Carmen. De táxi demorava cerca de 25 min. a lá chegar (as lombas são omnipresentes) e paguei vários preços, entre 18 a 23 dólares.

- Dentro do perímetro do complexo do hotel, junto ao shopping, passava o “colectivo”. Na recepção do hotel deram-me um papelinho com o horário. Verifiquei que era muito barato mas, por comodidade, preferi utilizar o táxi.

- Os clientes eram maioritariamente norte-americanos (direi 75%), talvez isso justifique os elevados padrões de qualidade do hotel. Os restantes hóspedes era de língua hispânica. Travei conhecimento com famílias de argentinos, chilenos e peruanos. Europeus estavam muito poucos…

- A alimentação era bastante razoável. Para além do restaurante-buffet (duas grandes salas, comuns ao Maya e ao Lindo), o empreendimento dispõem de diversos restaurantes temáticos (creio que contei 7), todos muito espaçosos, de grande qualidade e de fácil marcação – na “concierge” responsável pelo nosso quarto. Eu marquei um restaurante temático diferente para cada uma das noites (20:30h.) e utilizava a seguinte táctica: pelas 19:30h. passava pelo restaurante-buffet para ver o que lá tinham de “interessante”. Petiscava umas coisitas (era o meu “starter”…) e depois ia até ao bar fazer horas para o temático. Enfim, não eram bem 2 jantares mas … quase J.
Tudo de grande qualidade e requinte.

- É um hotel para famílias. Havia muita miudagem. A equipa de animação (os “star friends”) esforçava-se sempre por dar o seu melhor quer na praia, nas (imensas) piscinas, quer nas actividades que estavam sempre a acontecer. Mas não importunavam ninguém.
No final do dia, antes do espectáculo, faziam a distribuição dos prémios.

- A praia é muito agradável. De areia fina, sem rochas, muito limpa, dava gosto dar uns passeios à beira-mar. Nunca tive problemas em “marcar” as espreguiçadeiras pois havia em número suficiente. Também tenho o hábito de acordar cedo (antes das 8h.), portanto, tinha sempre muito por onde escolher…
Durante todo o dia, junto ao mar, corre uma brisa agradável. Estando um pouco mais de calor, basta irmos molhar os pés que a temperatura desce.
O mar tem alguma ondulação – de que eu gosto particularmente – mas nada que impeça uns bons mergulhos. Mesmo com a bandeira vermelha, podemos tomar banho à vontade.
A temperatura da água é fantástica! Andava nos 84/85ºF portanto à volta dos 28ºC. Uma maravilha!... No fim da praia, há um centro de mergulho (de fato e garrafa). Estive quase, quase para experimentar…


Excursões pela Riviera Maya / Yucatan:

Realizei 3 excursões: Chichen Itza (um pouco cansativa (são cerca 230km para lá chegar e depois outros tantos no regresso, mas um "must"... E depois aqueles mergulhos no cenote de Ik Kil compensam tudo!...); Tulum + Xel HA (aqui tive azar com o tempo ... foi chuva pesada praticamente todo o dia) e Sian Kan (foi maravilhoso! mas aqui é preciso gostar-se de alguma "aventura" ... passeio de lancha pelos mangais de uma zona ecológica, almoço (fraquito) numa aldeia de pescadores, depois fizemos snorkel no mar num refice natural e fomos ao encontro dos golfinhos (alguns) e tartarugas (vimos 4)... foi um dia bem passado).

Todas estas excursões marquei-as aqui em Portugal, por e-mail, com a Odyssey Tours - [email protected] . São MUITO MAIS BARATAS do que as oferecidas pelo operador (Iberojet). Eu, por curiosidade, fui àquela reunião habitual no dia a seguir à nossa chegada e pude comprovar isso mesmo. Por exemplo Chichen Itza: paguei 45 dólares por pessoa na Odyssey enquanto que o preço, pelo operador, era de 78 dólares. Já Tulum+Xel Ha paguei 99 dólares na Odyssey e, pelo operador, pediam-me 139 dólares. Portanto, como podem comprovar, diferenças consideráveis.

Quanto ao serviço da Odyssey ... nada a dizer. Claro, não há recibos nem nada “oficial” (apenas nos dão um autocolante identificativo para por no peito) mas tudo "rolou" normalmente.
Atenção: não paguei nada antecipado! Apenas fiz a reserva por e-mail e eles confirmaram-me a reserva (um Sr. Óscar). Depois, quando cheguei ao hotel, telefonei para a Odyssey e então, de viva voz, confirmei tudo. Paguei as excursões (em dólares) ao entrar para a carrinha.


Bem, já estou cansado de escrever!
Se tiverem algumas dúvidas, perguntem-me p.f..
Terei todo o gosto em ajudar.
 
  • Gostar
Reações: CRS

SunshineVM

Membro
Ramiro,


Muito obrigada pelo seu report, eu estava com curiosidade em conhecer os outros iberostars mais acima da playa del carmen quando voltasse de novo à riviera maya, agora assim já dá para ter uma ideia.


Queria só perguntar se mesmo com chuva gostou de xel ha? Foi pena porque aquele parque é maravilhoso.


Não querendo abusar, mas quando poder coloque fotos, o Iberostar Paraiso Maya não é muito falado por aqui e tenho a certeza que vai ajudar muita gente. Se precisar de ajuda para as colocar diga :)
 

pabecada

Membro Ativo
Só por curiosidade, não havia transporte do hotel grátis para a Playa del carmen? Qd fui lá há 4 anos havia durante todo o dia, até cerca das 19 horas.

Este hotel tem tb uma piscina de ondas. Eu fiquei no Paraiso del mar, mas fui visitar as instalações do Maya. As instalações são mais luxuosas mas em termos de comida é idêntico.

Segundo informação do operador, os hotéis mais perto de Cancun têm sempre mais americanos. O Iberostar paraiso del mar tb tinha muitos americanos. Notava-se na sujidade da Piscina ao fim do dia. Passam o tempo todo no bar da Piscina.:)
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
SunshineVM disse:
Queria só perguntar se mesmo com chuva gostou de xel ha? Foi pena porque aquele parque é maravilhoso.


Não querendo abusar, mas quando poder coloque fotos, o Iberostar Paraiso Maya não é muito falado por aqui e tenho a certeza que vai ajudar muita gente. Se precisar de ajuda para as colocar diga :)

O facto de ter estado mau tempo na Segunda-Feira (26/07) a que fui a Tulum+Xel Ha [para além da chuva persistente e do vento, o ambiente atmosfério não estava nada agradável] estragou o gozo da viagem. Nós até chegámos a Xelha mais cedo do que seria o previsto [como Tulum com vento e heavy rain perde toda a graça... daí ter sido uma "visita de médico"]. Mas deu para ter uma ideia, dar uns mergulhos, entrar nas actividades possíveis e, fundamentalmente, ... ficar com uma enorme vontade de lá voltar - já agora levando o meu próprio equipamento de snorkel para não perder tempo com "depósitos" ou cacifos.

Quanto às fotos não sei bem como as colocar. Parece que é necessário instalar um software específio (é?) e isso não me dá jeito fazê-lo porque estou no trabalho.

Mas se eu aprender com se faz, faço isso quando chegar a casa.
 

SunshineVM

Membro
Ramiro Costa disse:
Quanto às fotos não sei bem como as colocar. Parece que é necessário instalar um software específio (é?) e isso não me dá jeito fazê-lo porque estou no trabalho.

Mas se eu aprender com se faz, faço isso quando chegar a casa.

Vou tentar dar uma ajuda na colocação das fotos...


-Clicar em citar ou em resposta (como se fosse a responder)

- Existe uma parte que diz: Opções adicionais

- Clicar onde diz: ver caixa de upload de imagens

- Depois tem que se registar (username e password)

- Depois de se registar, clicar no browse e fazer o upload das fotos que pretende

- Em seguida, clicar em view album

- Dentro dá da pagina do photobucket, colocar o rato em cima da imagem que pretende copia o endereço do direct link

- Depois quando for para colocar o link na mensagem , clique na janela de inserir imagem (perto onde está o tipo de letra o tamanho, ect) e cole ai o link


Existe aqui um video que ajuda bastante, na colocação das fotos no portal:


Colocar Fotos nas Mensagens - Portal das Viagens
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
"Reduzi" algumas fotos. Vou tentar não repetir alguns "lugares comuns" já publicados neste fórum.
Espero ter seguido os procedimentos correctamente.

[PS: reparo agora que a maioria das fotos que tirei retrata pessoas, portanto não serão as mais convenientes para colocar aqui. Mesmo assim, espero que estas dêem uma ideia.]


http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29621600x1200-1.jpg"

http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29711600x1200.jpg

http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29721600x1200.jpg

Sala onde decorrem os espectáculos (noite)
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29921600x1200.jpg

http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29621600x1200.jpg

Mamíferos (não sei o nome) dos mangais junto ao hotel
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_29181600x1200.jpg

Cúpula do bar do hotel (réplica à escala de Chichen Itza)
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_27671600x1200.jpg

Lobby do hotel
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_27661600x1200.jpg

Bar do Iberostar Paraíso Maya
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_30101600x1200.jpg

A caminho de Chichen Itza
http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/IMG_28971600x1200.jpg
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Ramiro!! :)

Bem realmente as fotos dão para abrir, não estão é ai automaticamente abertas como é suposto, também não entendo pk...
 

Luce

Membro
Ola! Parabens pela bela viagem!! queria so perguntar se os senhores da Odyssey Tours levaram muito tempo a responder ao teu email quando pedis-te preços para reservar? Ontem amndei email mas ainda não me responderam...
 

pabecada

Membro Ativo
Iberostar Paraíso del Mar

Ramiro, desculpa aproveitar-me do teu report, mas como se trata de um hotel do mesmo complexo vou por algumas fotos do hotel onde fiquei. Chamo a atenção que são de 2006

Restaurante Buffet
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi16866678e649ccc50b13b5dcc62aef62.jpg


Quarto
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi1f8eeb6cd446890ee6cacbefa8a48497.jpg



Vista do Hotel com a chuvada com que fomos brindados logo no dia seguinte à chegada :)
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexia267d6e1cfc399f473946d68017842e7.jpg



Praia
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexib0941e801eb811736020ab148390d228.jpg


Pontão ao fundo destruído - salvo erro pelo furacão Katrina
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi33cb8a2599019200063601d54cd1c816.jpg



Não se assustem com as manchas escuras na água. São rochas mas que não incomodam nada os banhistas, pelo menos na minha opinião, e sempre dá para ver alguns peixinhos.:(
 
  • Gostar
Reações: CRS

pabecada

Membro Ativo
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi139b44afba4f18760cf476e883df4d3a.jpg

"Casas" Maias a caminho de chichen-itzá


Câmara Muncipal de uma vila Maia
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi0cd598814a1ee534825b95d46f8e49bb.jpg


Cemitério
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi92e4f51a3b9518bc73548839979f8fb4.jpg


Jardim de Valladolid - Banco dos namorados
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexia9a449b377265120fa0b8458c3c48409.jpg



Hotel Paraíso Maia à noite - a cor ia variando
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi82c998d40e8db29f23389b70748e9d06.jpg



Mais uma da Praia com uma chuvada a aproximar-se
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexi68554c69713c9cf8aeb42e53260ee55e.jpg



Jardins do Paraíso del mar
ai836.photobucket.com_albums_zz282_pabecada_Ferias_202006_Mexicfb455163702bb549fb7c1a49cbe810d.jpg



Espero que tenham ficado com uma ideia da praia e do hotel. Não sei se ainda se mantém assim, mas foi um hotel que também gostei muito. Quem conhece os Iberostar por estas bandas, são todos semelhantes.
 
  • Gostar
Reações: CRS

baltazares

Membro Novo
Boas...Muito bom Post...

Vou no dia 8 para o Bahia Prinicipe. Socorri-me do seu testemunho e enviei também um email a reservar uma excursão na Odissey. Sabe dizer-me se demoram muito a confirmar??

Obrigado
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
SunshineVM disse:
Obrigada pelas fotos :):(


O hotel é espectacular..


Não tem fotos da praia do hotel?


Si, claro, tenho fotos da praia do hotel (magnífica!) só que me esqueci de tirar SEM as pessoas de família que foram comigo. Sinto-me um pouco desconfortável em publicá-las aqui ...

Só por isso não as publiquei.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Luce disse:
Ola! Parabens pela bela viagem!! queria so perguntar se os senhores da Odyssey Tours levaram muito tempo a responder ao teu email quando pedis-te preços para reservar? Ontem amndei email mas ainda não me responderam...

De facto, não me responderam de imediato.

Também o endereço através do qual me responderam, não foi o mesmo para onde enviei o 1º e-mail.

O endereço de e-mail com que troquei mensagens com eles é este:
[email protected]

 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Sim, as fotos do nosso amigo "pabecada" retratam bem a praia e os jardins que circundam os Iberostars.

Só para ver se agora acerto com a publicação de fotografias, vou tentar postar uma do cenote de Il Kil.
Os 40 minutos que o condutor da Odyssey nos deu para o banho souberam a pouco... Vestiários limpos e cuidados, cacifos em bom número (eu não precisei porque a minha mulher, que teve receio em mergulhar carregou/guardou as coisas), dão uma óptima apresentação a este cenote, que aliás é lindíssimos (com muitos peixinhos pretos). Só há que ter muito cuidado ao descer as escadas (ainda são alguns/muitos degraus) pois com a água escorregam bastante.

Que ricos mergulhos eu dei!... :)

http://i746.photobucket.com/albums/xx104/ramirocosta/1600x1200.jpg

ai746.photobucket.com_albums_xx104_ramirocosta_1600x1200.jpg
 

sadino

Membro Novo
Boas. Tive no Paraiso Lindo em Maio deste ano. Hotel muito bom e com serviço de quartos incluido, o que não é normal nos TI em que ja estive. Ao contrário de vôces tive a sorte de não apanhar de nenhum dia de chuva. Tulum é fenomenal e tem uma praia que não se pode deixar de aproveitar, chichen itza também (de preferência com guia). Xcaret também é muito bom e Xel-ha idem. Para quem for só a um dos parques aconselho Xcaret pot haver mais para ver.

Quanto ao hotel, 2 gelatarias, casa de tapas, discoteca, bar na praia, piscina e lobby e os 7 restaurantes já falados para os hospedes do Maya ou do Lindo. Os do del Mar e Paraiso acho que não podem ir a todos.

Hotel muito bom mas também apanhei muitos americanos. Os unicos Portugueses que apanhei foram curiosamente os meus vizinhos de cima... O Mundo é pequeno.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
sadino disse:
Boas. Tive no Paraiso Lindo em Maio deste ano. Hotel muito bom e com serviço de quartos incluido, o que não é normal nos TI em que ja estive. Ao contrário de vôces tive a sorte de não apanhar de nenhum dia de chuva. Tulum é fenomenal e tem uma praia que não se pode deixar de aproveitar, chichen itza também (de preferência com guia). Xcaret também é muito bom e Xel-ha idem. Para quem for só a um dos parques aconselho Xcaret pot haver mais para ver.

Quanto ao hotel, 2 gelatarias, casa de tapas, discoteca, bar na praia, piscina e lobby e os 7 restaurantes já falados para os hospedes do Maya ou do Lindo. Os do del Mar e Paraiso acho que não podem ir a todos.

Hotel muito bom mas também apanhei muitos americanos. Os unicos Portugueses que apanhei foram curiosamente os meus vizinhos de cima... O Mundo é pequeno.

Corroboro os seus comentários, amigo Sadino. Os hotéis Iberostar Maya e Lindo são de muito boa qualidade e o serviço é impecável. Por exemplo, no restaurante buffet, mal terminávamos um prato e o colocávamos de lado, imediatamente vinha um funcionário levantá-lo. A limpeza da praia era também notória. Víamos com muita frequência funcionárias do hotel a recolherem copos/pratos por entre as “palhotas”/guarda sois e espreguiçadeiras e a limpeza da areia era efectuada todas as manhãs. Existiam também guardas com a farda do hotel, embora a praia fosse frequentada exclusivamente por turistas dos hotéis Iberostar.
Os restaurantes temáticos foram, para mim, uma agradável surpresa, já que noutros resorts onde estive (Cuba, Rep. Dom., Jamaica, etc.) eles costumam ser muito “fracotes”. Aqui, pelo contrário, são de qualidade muito boa e existem vários, muito diversificados. Fui ao japonês, “steak house” (comi um filet mignon de truz), ao do peixe/marisco e ao Francês “L'Etoile“, um restaurante "gourmet" de muito requinte, para mim o melhor de todos!
Outro aspecto curioso quanto aos “temáticos” e diferente de outros hotéis, é que não colocavam limites nas reservas. Havendo vagas, poderia ter marcado um temático mais do que uma vez. Reparei que vários casais de americanos com quem falei, faziam isso. Como não apreciavam o serviço “buffet”, jantavam exclusivamente nos temáticos e … repetiam quando gostavam.
Discoteca Coco-Bongo
Todos os dias, 2 indivíduos com T-shirts da discoteca Coco-Bongo andavam pelas piscinas/praia do hotel a “angariar clientes” para a noite, a troco de “oferecerem” o transporte. A “oficializar” isso, havia um cartaz junto ao local da troca de toalhas, que anunciava esse “shuttle” Hotel/discoteca CocoBongo.
Claro que a minha filha (e outros jovens com quem ela convivia) foi também “aliciada”. Eram 50 dólares e a partida do hotel às 22:30h., depois do espectáculo. A minha filha ainda “arrastou” um dos “angariadores” até junto de mim, a ver se ele me convencia a “deixá-la ir” à discoteca, mas eu fui inflexível no meu NÃO! Ela tem “só” 17 anos e não podia concordar que ela fosse “sozinha” (como portuguesa já que os “amigos” com quem ela convivia eram americanos/canadianos) para Playa del Carmen. Ainda são cerca de 30km. Sabia a que horas ela iria sair do hotel mas … não saberia nunca quando/como iria regressar! Daí o meu não. Ainda é muito nova para isso…
Permiti apenas que ela frequentasse a discoteca do hotel, que fica dentro da área privada. Mesmo assim, chegava-me ao quarto sempre depois da 1:30h. da manhã…
Deixo aqui este aviso aos pais que tenham adolescentes.
 

jirco

Membro Novo
Imperdoável, caro Ramiro...
Essa noite no Coco Bongo é realmente imperdível!!
Felizmente ela ainda é bastante nova e pode vir a ter a oportunidade de voltar ao México um dia + tarde =)
 
Top