Novidades

[Report] I Amsterdam

Riccardo

Membro Ativo
Bom dia a todos,

Já há algum tempo que não passava por aqui e assumo o meu "desleixo" mas, vou tentar partilhar as minhas ultimas viagens. Desta feita foi, nesta Páscoa, dei um saltinho a Amesterdão e ADOREI! Aqui vai um pouco do que fiz e por onde andei, espero que vos seja útil.

Então é assim:

Transportes

Fiquei num hotel (Teleport Amsterdam Hotel Amsterdam Teleport Hotel | Official Website) que fica a 600m (6 min a pé) da estação de SLOTERDIJK. Esta estação é boa porque tem comboios, metro, tram e autocarros. A melhor forma de irem para o centro será de Tram (eléctrico); do aeroporto ao hotel é melhor usar o comboio. E do hotel para centro são 15/20minutos J

1) Ao chegar ao aeroporto, procurei umas máquinas amarelas (foto 1) de venda de bilhetes, localizadas no hall de entrada do aeroporto. Um bilhete para a Central Station (Amesterdão) custa 3,50€. As plataformas de comboios estão no piso de baixo, vi nos ecrãs qual o comboio que vai para Amsterdam Central via Sloterdijk.

2) Para os 4 dias que passei na cidade, comprei um bilhete/passe de 96h que custa 22,50€ e dá para utilizar as vezes que quiser no Metro, Trams e Autocarros da GVB (os da GVB são os azuis e brancos – ver foto 2). Pode ser comprado numa Ticket Vending Machine na estação de Sloterdijk ou online (eu comprei online e enviaram-me para a minha morada cá).

3) A app 9292 (foto 3) é excelente para te nos deslocarmos de transportes públicos em Amsterdam. Basta dizer para onde sequer ir e dá-te todas as combinações de transportes, horas, tempo de viagem, etc.

Por falar em apps, a Buienalarm (foto 4) é muito útil numa terra onde está sempre a chover porque diz exatamente quando é que vai começar e parar de chover! E eu, tive sorte que só choveu um dia à noite J

Museus

Museu Van Gogh: a entrada custa 18€ e aconselho a compra online para beneficiarem da entrada prioritária. É um dos museus mais visitados por isso vale a pena comprar adiantado. Está aberto diáriamente das 9h às 17h, à Sexta das 9h às 21h. Fica na Museumplein.

Rijksmuseum: eu pessoalmente gosto muito mais, por ser mais variado e ter obras dos grandes mestres holandeses, incluíndo Van Gogh, Rembrandt, Vermeer, Frans Hals, etc. A entrada custa 17,50€ e também é melhor comprar online. Aberto diáriamente das 9h às 17h, fica na Museumplein.

Casa da Anne Frank: é um dos museus mais visitados da cidade e é preciso comprar bilhetes online mas na altura que fui, estive a ver e já não havia bilhetes disponíveis para as datas da minha visita. Se fizerem mesmo questão de ir, vão de manhã cedo ou entre as 18h e 19h (hora de jantar) senão a fila vai demorar umas 2 ou 3hrs para entrarem! Não estou a brincar, é mesmo um desespero… Custa 9€ e abre Quinta das 10h às 19h, Sexta e Sábado das 9h às 22h, Domingo das 9h às 19h.

Coffeeshops

Há montes de Coffeeshops pela cidade, não há dificuldade em encontrar sítio pra comprar space cakes ou outras coisas. O meu preferido ou aquele que mais gostei, é o Dampkring que fica na zona do Spui. É bastante famoso porque ganhava sempre a competição entre os Coffeeshops da cidade até ter deixado de participar, alegadamente “para dar a vez a outros”. Tem um gato todo ganzado sempre a dormir no balcão da janela J e vais ver fotos do Matt Damon, Brad Pitt e George Clooney na parede sobre a janela que dá para a rua, de quando estiveram a gravar o Ocean’s 12. Os space cakes vêm devidamente embalados e o staff informa-te como deves consumí-los (aviso já que devem ser comidos metade e esperar uns 30 min antes de comer o resto, senão pode vir muito forte e há quem fique em pânico… se isso acontecer, é ingerir açúcar (por exemplo coca-cola) pra baixar a moca. Demora cerca de 1h a fazer efeito mas quando começar, podes ficar a curtir durante horas. Posso partilhar convosco que apanhei uma de tla forma que durou umas 6 hrs… lol nem vos conto a experiencia!!

Basicamente aquilo vai ampliar o nosso estado de espírito por isso se estivermos na boa, vamos ficar alegre, se estivermos com medo/receosos, podemos ficar ansiosos e/ou em pânico, se estivermos tristes, vamos ficar depressivo… Mas os space cakes não são alucinogénios por isso, não contem com unicórnios e arco-íris J

Os Bull Dog também são bons e há um em cada esquina!! É uma cadeia grande, os cakes vêm em caixinhas.

Walking tours e Canal cruises

Fiz um walkinng tour e recomendo vivamente a fazerem logo à chegada uma walking tour para se orientarem e a seguir um canal cruise para terem a perspectiva da cidade vista da água. Há walking tours para todos os gostos, temas e preços mas recomendo fazerem uma “free walking tour” que geralmente dura entre 2 a 3 hrs e no final dá-se uma gratificação ao guia. Para refrência, backpackers +/- 2 a 3€ por pessoa, pessoal como nós uns 5€ e pessoal mais velho uns 10€. Há várias anunciadas na net e a maioria começa na Dam square. No meu caso, através doTripadvisor, consultei/analisei e agendei ainda cá tudo.

Há várias companhias a fazer canal cruises, a maior parte dos percursos parte em frente à Central Station, na Rokin (junto à Dam) ou entre a Leidseplein e a Museumplein. Geralmente duram 1h e os preços rondam os 13€ a 18€…

Heineken Experience

É engraçado, explica a história da Heineken e o processo de fabricação de cerveja. Tem experiências interativas e a entrada dá direito a 2 cervejas. É uma atracão muito concorrida por isso marca com antecedência pela net. Custa 16€ e deve dar entretenimento para 1,5 h a 2,5 hrs dependendo do tempo que quiseres passar lá dentro. Diariamente das 10:30 às 19:30 (última entrada às 17:30), Sexta a Domingo das 10:30 às 21h (última entrada às 19h).

Royal Palace

O Palácio Real fica na Dam square, é possível visitar quando a família real não está a utilizar. Felizmente eles moram em Haia por isso a maior parte do tempo dá pra visitar. A entrada custa 10€ com audioguia incluído, aberto das 10h às 17h. Eu acho muito interessante porque apesar de existir uma monarquia, o governo do país sempre foi sustentado num modelo democrático por isso vais ver que o interior do palácio está mais dividido em gabinetes (da agricultura, das pescas, do comércio, etc) do que em sala do trono e sala de jantar e outras salas que geralmente se vêm nos outros palácios pela Europa.

Dam square

A Dam fica em frente ao palácio e é aquilo que os turistas pensam que é o centro da cidade, mas não é! Amesterdão é muito mais do que isso, no entanto é uma boa referência para orientação, sendo que se estivermos na Dam e tivermos a Central Station nas costas, à direita, por detrás do palácio real, fica a zona da Jordaan. Para o lado esquerdo fica o Red Light District. Se continuarmos em frente vamos para o verdadeiro centro da cidade onde há o mercado das flores, Leidseplein, Rembrandtplein e Museumplein.

Jordaan

Bonita zona para passear e ver as casinhas típicas, assim como as “9 ruas” que é uma zona com muitas boutiques e cafezinhos giros. A Casa da Anne Frank também fica nesta zona e próximo da Anne Frank fica o Cafe Sonneveld onde recomendo o Stamppot (prato típico holandês que é basicamente puré de legumes com uma salsicha ou almôndega a cavalo – é simples mas bastante bom!) ou o Kip Saté (prato típico de espetada de frango com molho de amendoim) ou a Panqueca de queijo e bacon.

Red Light District

É a zona mais antiga da cidade e onde encontramos as famosas montras com luz vermelha. Atenção que as que tiverem uma luz vermelha e outra azul são homens!!! J mas não há assim muitas… é muito mais giro ir depois de escurecer senão não tem o mesmo efeito. Podemos passear à vontade, é super seguro, só não podemos tirar fotos às montras senão vai haver confusão na certa…tanto que, apanhei lá um filme com uma “vitrinista” que ficamos todos boquiabertos. Uma miúda (penso que seria espanhola pelo castelhanos que falava) estava a tirar selfies mas de forma a apanhar as “vitrinistas”, depois desta bater milhentas vezes no vidro e pedir para não o fazer, esta, sai de lá de dentro no seu traje matador (lingerie e sapatos de salto altíssimo) e dá-lhe um banho de cerveja e enquanto a miúda gesticulava, a “vitrinista” saca-lhe o tlm e canal. Nisto vira as costas e segue para o seu “escritório” e quando passa por nós que eramos um grupo relativamente grande, diz algo do tpo”this is why you cant take pictures”. Desatamos a aplaudir! Posso ainda dizer que, em segundos, apareceu policia que me fez perguntar se estavam la dentro, no calam, pendurados, tanto fardados como à civil. Impressionante!

Quase ao sair do district há um restaurante chamado In De Waag que é muito bonito especialmente à noite quando acendem as velas. O edifício era a antiga casa de cobrança de imposto para entrar nos canais/cidade. Também serve ao almoço e não é estupidamente caro. Ao Sábado fazem mercado em frente ao edifício, todos os mercados começam pelas 9h e desmontam as tendinhas às 17h.

Leidseplein

Praça com muito movimento, bares e restaurantes.

Rembrandtplein

Mais bares e restaurantes! No centro tem um conjunto de estátuas que são a reprodução do quadro mais famoso de Rembrandt chamado The Night Watch (foto 5), que pode ser visto no Rijksmuseum.

Museumplein

Vários museus em vez de bares e restaurantes Na Museumplein e no aeroporto tem as famosas letras “Iamsterdam” (foto 6).

Vondelpark

Local onde todas as loucuras dos anos 60 aconteciam (muitos unicórnios e outras criaturas… J). Neste momento é um local perfeitamente seguro para passear ou sentar na relva se estiver bom tempo. Lá no meio há uma estátua de Picasso (foto 7) mas é difícil explicar como a encontrar… é ir perguntando J

Albert Cuyp Market

É o mercado de rua mais longo da Europa, a funcionar todos os dias excepto Domingo, das 9h às 17h. Fica próximo da Heineken Experience, no Pijp District (bairro trendy em Amesterdão). Provei um Stroopwafel quentinho, feito na hora! (a waffel holandesa é achatada - foto 8. A waffel belga é alta – foto 9)

Mercado das flores

Fica próximo da Rembradtplein e está cheio de tendinhas que vendem flores, bolbos e outros souvenirs. Hoje em dia, os locais já não compram nada lá e diz-se que as sacas de bolbos nunca têm a quantidade anunciada, mas ainda assim é giro de percorrer. Mesmo correndo o risco, comprei um bolbos J

Central Station

A Central Station é o ponto onde chegam todos os comboios, linhas de metro e muitas das linhas de tram e de bus. O edifício é bonito e podemos passar por baixo para o outro lado junto à àgua, onde podemos apreciar a vista sobre o Ij (lê-se “Ai”) que é o nome que se dá à zona de água que banha Amesterdão. Refiro-me a zona de água porque o Ij não é rio nem lago, nem se pode chamar uma bacia porque é gigante… é basicamente mar mas vem desde lá de cima, desde o Norte da Holanda. Podemos atravessar de ferry (gratuito) para o lado Norte da cidade mas não há muito para ver, é mais residencial. Tem algumas galerias de arte, bares/restaurantes e é porreiro quando há eventos nos armazéns abandonados. À noite pode parecer um bocado assustador…

Begijnhof

Na Holanda existem vários Begijnhofs que eram locais escondidos, geralmente com entradas através de outros prédios, onde moravam freiras e mulheres solteiras ou cujos maridos tinham ido para a guerra… A visita é gratuita mas não é fácil de encontrar a entrada quando a porta está fechada. Fica próximo do Coffeeshop Dampkring mas o melhor é procurar o Sea Food Bar no Spui (morada: Spui nº 15 – ver foto 10) e do lado oposto da praça procurar a porta de madeira (foto 11). Das 9h às 17h podemos abrir a porta e entrar. Depois dessa hora as senhoras que lá moram vão começar a reclamar! J

Aqui encontramos a casa mais antiga de Amesterdão, ainda de madeira e datada de 1528!! (foto 12)

Além da pequena igreja protestante à vista no meio do pátio também há uma igreja católica escondida! A entrada é gratuíta e tem capacidade para cerca de 200 pessoas mas por fora passa por um edifício igual aos outros. Há várias pela cidade porque na altura da Reforma Protestante foi proibido o culto da religião católica e então os fiéis criaram locais escondidos ondem se podiam encontrar para celebrar a missa e outras cerimónias. Há uma no red Light chamada Our Lord in the Attic que é um museu.

A 100m da entrada do Begijnhof fica o Café Hoppe (foto 13, morada: Spui 18-20). É um dos mais antigos Dutch brown caffes e ainda tem areia no chão como antigamente (porque os marinheiros mascavam tabaco e depois cuspiam-no para o chão)! Aconselho a furar a quantidade absurda de locais que costumam estar em pé na esplanada para chegar ao interior do café e pedir um prato de Bitterballen (foto 14) que é típico e come-se molhando as bolinhas em mustarda. O Café Hoppe também é um bom sítio para experimentar o Genever mas eu pessoalmente não aprecio, parece-me água ardente…

Curiosidades e informação útil

A maior parte das igrejas são protestantes, distinguem-se pela torre: as católicas têm uma cruz no topo, as protestantes geralmente têm um galo dourado. Muitas já não celebram missa por isso são utilizadas para eventos e exposições.

Em Jordaan, passem à porta do nº 166 da rua Singel e vejam a casa vermelha (foto 15). A fachada tem cerca de 1m de largura!!

Pela cidade há imensas queijarias. Podemos entrar em todas e encher a barriga com amostras de queijo!! O sítio mais acessível para comprar queijo é nos mercados de rua por isso provem na queijaria e depois comprem no mercado.

Na minha opinião, as melhores waffles belgas da cidade são as de uma lojinha minúscula ao lado do Palácio Real (do lado direito, quem está de frente para o Palácio). Chama-se La Fruteria Juice Bar.

Na rua do Mercado das Flores fica também a loja do Natal. É estranho, eu sei… é uma loja que só vende decorações de Natal, o ano inteiro mas é muito gira!

Aqui o pessoal costuma comer sandes e saladas ao almoço e janta pelas 18h!! Muitas cozinhas de restaurantes fecham entre as 21h e 22h por isso não podemos jantar muito tarde.

Na Holanda toda a gente bebe água da torneira (é boa para consumo) e os restaurantes são obrigados por lei a servi-la sem cobrar, mas muitos dizem aos turistas que não têm, pra vender da engarrafada.

 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Riccardo

Obrigado por este report com muita informação útil para visitar Amesterdão e belas fotos.

Gostei muito do Report, mas sou suspeito pois Amesterdão é uma das minhas cidades europeias preferidas, já lá fui 2 vezes e se correr bem este ano regresso outra vez ;)

Continuação de boas viagens ;)
 

Riccardo

Membro Ativo
Olá @Riccardo

Obrigado por este report com muita informação útil para visitar Amesterdão e belas fotos.

Gostei muito do Report, mas sou suspeito pois Amesterdão é uma das minhas cidades europeias preferidas, já lá fui 2 vezes e se correr bem este ano regresso outra vez ;)

Continuação de boas viagens ;)
Olá bom dia.

Obrigado, adorei e de facto, acho que não é preciso ser suspeito :) é uma cidade incrível.

Tenho mais uns reports a fazer mas está difícil.

Abraço

R
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pelo report e por todas as informações e dicas que nele constam, sem dúvida uma mais valia ;)

Um dia, irei conhecer este fantástico país :D

Boas viagens :)
 

Riccardo

Membro Ativo
Ricardo, boas!!

Vale muito a pena! É daquelas cidades que ir mais que uma vez, não é problema :)

Abraço,

R
 

Dsanto

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha ;) É sempre bom recordar uma cidade tão cool.
O episódio lembrou-me o que lá vi quando uma vitrinista se passou com um casal porque passeavam por lá e levavam um carrinho de bebé com uma criança... Foi muito desagradável e a polícia também interveio não sei bem saída de onde, primeiro porque era de dia ainda, a par dos senhores iam velhotas com carrinhos de compras... Depois porque o bebé era tão pequenino que não absorvia nada daquilo... Depois porque é uma rua pública como tantas outras... A cena acabou com o dono do espaço a vir pedir desculpas aos turistas em causa. Ou seja dá-me a entender que aquelas senhoras às vezes se passam um bocado.
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
Adorava ir a Amsterdam! Já ando a ver a muito tempo passagens para lá ir!:rolleyes:
Adorei ler e ver o teu report!:)
 

yara

Membro Conhecido
Que bom rever Amesterdão!
Já fui em 2014 mas voltava já hoje.
Esta é uma das cidades que penso mesmo voltar (esta e Budapeste)... :rolleyes:
 

Riccardo

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha!!!
Adorava ir a Amsterdam! Já ando a ver a muito tempo passagens para lá ir!:rolleyes:
Adorei ler e ver o teu report!:)
Decio, bom dia.

Recomendo... não penses muito e vai! :)

abraço
R

Que bom rever Amesterdão!
Já fui em 2014 mas voltava já hoje.
Esta é uma das cidades que penso mesmo voltar (esta e Budapeste)... :rolleyes:
Yara, bom dia.

Sem duvida.. uma cidade muito interessante! Budapeste também me surpreendeu ao ponto de já la ter ido 2X. E espero ir a 3ª :)

;)

R

Boas dicas, Riccardo ;)
Aqui está mais uma que também adorou a cidade e não se importa de lá voltar :D
Paula, bom dia

Ora... se calhar não era má ideia agendarmos isto de forma a ir daqui uma turminha :)

beijo

R
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Riccardo, interessados em voltar há de certeza :)

Fui num Novembro e para a próxima quero ver se aproveito para ir aos jardins de tulipas... anda por lá uma moderadora aqui do Portal que está farta de me fazer inveja com as fotos que coloca no Instagram :D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boa noite.
Bom report, muito bem detalhado. Uma grande ajuda para quem tem intenção de ir até lá. Já passei por lá em 2012.
Obrigado pela partilha. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Riccardo, interessados em voltar há de certeza :)

Fui num Novembro e para a próxima quero ver se aproveito para ir aos jardins de tulipas... anda por lá uma moderadora aqui do Portal que está farta de me fazer inveja com as fotos que coloca no Instagram :D
Ex-mod @PaulaCoelho :cool: Mas olha que visitar a zona de Lisse é mais do que recomendável. Sugiro fazer Amesterdão - Keukenhof de carro e parar nos vários campos que vão surgindo no caminho! É brutal! :rolleyes:
O parque Keukenhof é muito bonito e em finais de Abril as flores já estão todas abertas. O único senão foi acertar em cheio com o dia da parada das flores, um cortejo com carros alegóricos vestidos de flores, e que provocou cortes de vias e um trânsito infernal para se conseguir chegar aos parques de estacionamento (repletos). E o parque inundado de nacionais e de turistas....:oops::oops:
 

Riccardo

Membro Ativo
Riccardo, interessados em voltar há de certeza :)

Fui num Novembro e para a próxima quero ver se aproveito para ir aos jardins de tulipas... anda por lá uma moderadora aqui do Portal que está farta de me fazer inveja com as fotos que coloca no Instagram :D
Olá Paula, bom dia.

É uma cidade, de facto, ímpar.. em muitos e variadíssimos aspectos que fazem dela, na minha opinião, um destino a repetir. Há locais que passa pelo "been there, done that", neste caso, não.

Há moderadores muito manhosos:rolleyes::D:p
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Olá...
Um excelente trabalho mesmo... muito Obrigado por todas as dicas e descrições muito uteis mesmo...
Este ano não, mas está nos meus planos no proximo ano em Abril conhecer Amesterdão... e arredores...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Amesterdão é uma das cidades que quero muito conhecer.
Boas viagens ;)
 
Top