Novidades

[Report] Hotel Riu Palace Royal Garden - Djerba 15/06/2014 - 22/06/2014

Tiquiss

Membro Conhecido
Boas,

Deste vez venho-vos falar da minha viagem à ilha de Djerba, Tunísia. :)


Vôos


Companhia aerea - White - Lx/Djerba e Djerba/Lisboa




O vôo de ida estava marcado para as 12h45 e saímos quase uma hora depois. O avião estava um pouco sujo à ida provavelmente porque chegou já atrasado e não houve grande tempo para limpezas. O voo demorou apenas 2h25 e apesar de ser hora do almoço serviram apenas uma sandes de queijo e paio e serviço de chá, café ou água. O voo de regresso foi às 16h45 e saiu a horas. Demorou um pouco mais - quase três horas - e serviram apenas um queque minúsculo e serviço de água, café e chá. Apesar de ser voo charter julgo que podiam servir uma refeição melhor.


Aeroporto de Djerba


À chegada ao aeroporto, temos que preencher uns impressos com os nossos dados de identificação. Os impressos são desdobráveis e têm duas partes iguais que devem ser ambas preenchidas pois eles ficam com uma das partes e dão-nos a outra que devemos conservar conosco durante a estadia e entregar depois à saída. Este controlo é demorado, ficamos cerca de 30/40 minutos na fila. Demorado é também o serviço de entrega de bagagem mas como chegou outro voo à mesma hora pode ter sido essa a razão.





Transfer


Estava um representante da Abreu à nossa espera e indicou-nos o autocarro que deveriamos apanhar para o hotel. O transfer para o nosso hotel - Riu Palace Royal Garden - e para os outros hoteis onde parámos - Vinci e Iberostar - demora cerca de 30 minutos e conseguimos ter uma percepção da população local e das vistas - muitos prédios em ruína, ruas sujas, trânsito algo caótico, palmeiras e terreno com areia a perder de vista.


Hotel


Na chegada fomos muito bem recebidos com direito a suminho de boas vindas e o check-in foi rápido e eficiente; o recepcionista a facultar logo ali uma série de informações úteis de funcionamento do hotel, do regime TI, horários, etc. Quanto ao hotel propriamente dito:

a) Hall de entrada - imponente, majestoso, com uma arquitectura bonita e com um tecto a imitar o céu. Impecavelmente limpo durante toda a estadia e os recepcionistas estão sempre disponíveis e sorridentes para qualquer esclarecimento. O acesso à net é gratuito e até funciona bem.



b) Recepção - o melhor local para obter informações e para trocar dinheiro (1 euro=2,20 dinares). Sempre disponíveis, desenrascam qualquer língua e entendem-nos sempre. Um pouco de francês, inglês, português, tudo serve! :agitado:



c) Bares - o hotel tem dois bares no interior junto à recepção e outros dois no exterior (um na zona da piscina e outro na zona da praia). Os que ficam junto à recepção apenas estão abertos a partir das 17h00. Até essa hora só estão ao serviços os bares da piscina ou da praia. Nos bares da piscina e da praia serve água, sumos, cerveja, granizados, café (bem amargo!) e há também umas máquinas de self service para café e chá. Há também no interior do hotel, junto ao restaurante principal, um café árabe, com decoração tunisina, muito acolhedor, que serve chá de menta (bem bom!) e café turco (café preto com borras no fundo) que estão incluídos no regime TI. Também dá para fumar a famosa xixa mas com um custo extra de 8 dinares. Também só está aberto à noite.






d) Piscina interior, spa e sauna, ginásio - serviços com bom aspecto e limpos mas dos quais não poderei opinar pois não usufrui dos mesmos.


e) Restaurantes - um principal, três temáticos (tunisino, mediterrânico e italiano) e um snack bar na piscina que serve grelhados, pizzas e hot dogs ao almoço e bolos e crepes ao lanche. O restaurante principal funciona em sistema de buffet e serve os pequenos almoços, almoços e jantares. Comida em abundância, bem confeccionada, um pouco menos diversidade ao almoço mas arranja-se sempre alguma coisa para comer. Para além dos guisados e dos assados, há sempre carne ou peixe grelhado. Abundância de saladas, arroz, batatas, muitos acompanhamentos e pratos principais com pimentos e cebola, pizzas e massas feitas no momento com ingredientes à escolha. Sobremesas diversas - bolos, miniaturas, pudins, mousses e gelados (4 sabores) com toppings à escolha.



Fruta também com muito bom aspecto - ameixas, pêssegos, melancia, melão, tâmaras, salada de frutas, bananas.

O jantar no restaurante principal tem dois serviços - das 18h30 às 20h e das 20h30 às 22h. No dia da chegada pudemos comer à hora que quisemos e no dia seguinte, junto do chefe de sala, junto à recepção, escolhemos o serviço que quisemos e foi-nos atribuída uma mesa fixa para o jantar até final da estadia. Funciona muito bem este sistema e evita grandes aglomerações de pessoas ao jantar.
Os temáticos não experimentamos mas funcionam num misto de buffet e a la carte e têm que ser previamente reservados.


f) Piscina - é grande e limpa e as cadeiras, colchões e chapéus de sol são novos e estão em muito bom estado.




g) Praia - tem um bar com wc muito limpa. Tem chapeús de sol e cadeiras com colchões sem custo extra. Sentimo-nos sempre seguros e deixávamos sempre as nossas coisas junto ao chapéu quando dávamos uma caminhada ou íamos tomar banho. Há sempre vendedores mas não incomodam muito e não são insistentes. Quem tiver alguma paciência e persistência faz boas compras! :) Circulam também cavalos com optimo aspecto que convidam a um passeio à beira mar ou, então, dromedários bem castiços. Inevitável são os cócós que deixam na areia da praia mas é a diferença entre estarmos na praia da Costa ou de Carcavelos ou na Tunisia. Não nos incomodou e demos grandes passeios no areal sempre que tivessemos que a olhar constantemente para onde punhamos os pés. A água do mar esteve sempre com uma temperatura óptima, de 25/26 graus! :p Apanhamos um dia de mar mais agitado mas regra geral parece uma piscina de água clara! Uma maravilha! O mar tem algumas algas mas dispersas e apenas à entrada que não impedem os banhos.







Há caiaques, gaivotas e outros desportos naúticos à disposição. Alertamos para uma pequena banca de compras que se encontra na praia, no areal, uns metros para a direita do hotel. O senhor é simpático mas pede sempre o triplo - não estou a exagerar! - do preço que realmente valem! Exemplo - pediu 10 euros por uma peça de cerâmica que no aeroporto custava três! Regatear é a palavra! :)

h) Lojas do hotel - há duas no interior do hotel junto à recepção e outra no exterior no caminho para a praia. Optamos por esta última para fazer algumas compras e não nos arrependemos. O senhor é muito simpático e fez uns preços bem catitas!

i) Quarto - o nosso era superior o que significava que era maior que os standard. Tinhamos vista para jardim mas o quarto era enorme, com arrumação, a cama muito confortável. Tem cofre electrónico gratuito e o mini bar (águas com e sem gás e refrigerantes) está incluido no TI mas eles nem sempre se "lembram" de o repor. Mas basta avisarem na recepção que eles repõem o que está em falta.







Notas importantes - água só engarrafada e não há perigo na ingestão chá ou gelo porque é feito com água mineral. Protector solar forte pois o sol queima a sério. Uma gorjeta é sempre bem vinda mas eles trabalham bem independentemente da gorjeta. As bebidas às refeições são servidas pelos empregados que nunca nos deixam de copo vazio, assim como o leite, chá ou café ao pequeno almoço.
 
Última edição por um moderador:

Tiquiss

Membro Conhecido
Excursões


O nosso representante indicou-nos na reunião quais as excursões que podíamos fazer e escolhemos o tour de meio dia a volta da ilha com partida às 13h30 e chegada pelas 18h30.

Primeira paragem foi na estrada romana (nada de especial), seguindo depois para o museu Guellala (museu de figuras de cera que conta as tradições tunisinas).

Ponte Romana


Museu Guellala









Visita à Sinagoga judaica de La Ghriba - para nós um dos pontos mais interessantes da excursão. Pudemos entrar na sinagoga e apreciar o seu interior. As senhoras não podem entrar com os ombros, a cabeça e as pernas descobertas (mas eles fornecem uns panos para nos cobrirmos no caso de irmos mais "descascados"). Os homens tem que pôr um pequeno chapéu na cabeça (kipá). Também temos que nos descalçar à entrada.

Sinagoga La Ghriba







Olaria





Paragem seguinte numa olaria e numa loja de essências de perfumes.

Última paragem em Houmt Souk para compras na medina (regatear, regatear, regatear).





Espero que este report vos tenha sido útil. Qualquer questão, estarei ao dispor. :)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha!
Fotos bem giras, descrição bastante explícita, dá vontade de experimentar.
Sempre tive curiosidade e pensei este ano em ir a Djerba, mas fiquei um pouco receosa pela praia, quer pelo facto de poder não ter areia fina ou água calma, quer ainda por andarem cavalos e camelos pela beira mar, bem junto à zona de banho. Pelo tua descrição, parece não ser impeditivo, é sempre bom saber.
Fico satisfeita por saber que o Hotel Riu funciona bem em termos de limpeza, pois não tenho esse feed-back do Riu Karamboa, na Boavista.
O hotel tem mesmo bom aspecto...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá, obrigado. :)

Quanto à praia, não há que ter receio, pois a água é bastante calma, boa temperatura e a sujidade não é assim tanta (já vi bem pior em praias portuguesas...).

Acaba por ser divertido ver cavalos e camelos a passearem-se pela praia.

Quanto ao hotel, a limpeza é um dos pontos fortes do mesmo. Impecável mesmo! Cheirava sempre a limpo.

Estranho o Riu Karamboa não estar em condições no que toca a limpeza... Estive no Riu Garopa, no Sal, e também estava igualmente limpo.
 

scnb

Membro
Adorei o teu report...
So tenho pena é que os preços para esse hotel eram demasiado elevados...
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Tiquiss!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
Já me abriste o apetite com aquelas sobremesas ...
 

yara

Membro Conhecido
Gostei do report.

Curiosidade: preços medios para uma estadia destas em Junho, num Riu Palace, pode partilhar?
 

Tiquiss

Membro Conhecido
yara disse:
Gostei do report.

Curiosidade: preços medios para uma estadia destas em Junho, num Riu Palace, pode partilhar?
Obrigado.

Quanto a valores, posso adiantar que para 2 pessoas, quarto duplo, viagem + transfer + hotel (estou a excluir a excursão - 20€ por pessoa), não chegou aos 1500€.

Pessoalmente, adorei o destino, e para praia, a 3 horas de distância, é perfeito. Gostei de Cabo Verde, mas acho que Djerba ainda supera no critério da praia.
 
Parabéns pelo report, Tiquiss está excelente!

Adoro Djerba ... já lá estive várias vezes. Nunca fiquei nesse Hotel, mas confesso que tem ar de ser muito bom. Fiquei uma vez no Djerba Beach, muito bom também, mas este tem mais charme ... Que saudades da praia, do ambiente, até dos "camelinhos mágicos" que vi aí numa das tuas fotos do artesanato ... Se voltares, vai ao deserto. É cansativo mas compensa, porque tem magia, tem paisagens lindissimas, é diferente de tudo o resto ...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ainda não me puxou ir a para as Áfricas...

Mas assim com estes Reports, o bichinho vai crescendo.


Obrigado pela partilha ;)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
edziga disse:
Ainda bem que com voces correu tudo bem, abraço.
Ficamos apreensivos com todo aquele "festival" dos quartos que reportou, mas como íamos por operadores diferentes, estava um pouco descansado.... De facto confirmou-se, tudo correu bem, e ao que me parece, quem foi pelo outro operador, também correu tudo bem.

Vocês foram os primeiros, foi azar... :(
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha :D

Aquelas fotos das sobremesas é impróprio para pessoas gulosas como eu, devia ser considerado crime! ehehe :)

Ainda bem que tudo corre bem, boas viagens :D
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Adorei sem dúvida :) acho que estou a ficar sem dúvidas a pouco e pouco :) Acho que é mesmo isto que procuro heheh agora é so andar em cima do orçamento ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Tiquiss

Bom Report :).
A praia embora me pareça boa, não me parece das melhores que há lá. Já ouvi falar muito bem das praias da ilha de Djerba.

Cumprimentos
 

andremarques

Membro Ativo
Olá. Obrigado pelo report.
Penso que este ano vai ser este o destino.
Uma duvida?
Fez a excursão do deserto? Quanto pagou? Foi pelo operador ou taxista ou guia particular?
Tem fotos da excursão?
Obrigado!
 
Última edição por um moderador:

Paula_C

Membro Novo
Excursões


O nosso representante indicou-nos na reunião quais as excursões que podíamos fazer e escolhemos o tour de meio dia a volta da ilha com partida às 13h30 e chegada pelas 18h30.

Primeira paragem foi na estrada romana (nada de especial), seguindo depois para o museu Guellala (museu de figuras de cera que conta as tradições tunisinas).

Ponte Romana


Museu Guellala









Visita à Sinagoga judaica de La Ghriba - para nós um dos pontos mais interessantes da excursão. Pudemos entrar na sinagoga e apreciar o seu interior. As senhoras não podem entrar com os ombros, a cabeça e as pernas descobertas (mas eles fornecem uns panos para nos cobrirmos no caso de irmos mais "descascados"). Os homens tem que pôr um pequeno chapéu na cabeça (kipá). Também temos que nos descalçar à entrada.

Sinagoga La Ghriba







Olaria





Paragem seguinte numa olaria e numa loja de essências de perfumes.

Última paragem em Houmt Souk para compras na medina (regatear, regatear, regatear).





Espero que este report vos tenha sido útil. Qualquer questão, estarei ao dispor. :)
Obrigada pelo report!!! Estive neste hotel há uns 3 anos, e gostei muito... se voltar a Djerba vou voltar a este hotel
Em termos de alimentação foi muito bom, pode não ter a quantidade de outros hotéis, mas a qualidade da mesma era 5***** , e foi a primeira vez que via regularmente o diretor do hotel a almoçar/ jantar e a interagir connosco no buffet.
 
Última edição por um moderador:

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigada pelo report!!! Estive neste hotel há uns 3 anos, e gostei muito... se voltar a Djerba vou voltar a este hotel
Em termos de alimentação foi muito bom, pode não ter a quantidade de outros hotéis, mas a qualidade da mesma era 5***** , e foi a primeira vez que via regularmente o diretor do hotel a almoçar/ jantar e a interagir connosco no buffet.
Depois do ataque que houve na Tunisia, a cadeia Riu decidiu sair do país... não faço ideia como estará agora a qualidade do serviço deste hotel... :(
 
Top