Novidades

[Report] Hotel Iberostar Rose Hall Suites

Ramiro Costa

Membro Ativo
Acabo de chegar das minhas férias na Jamaica e, como prometido, vou efetuar um breve “report” sobre essa minha estada.

Fiquei hospedado no Iberostar Rose Hall Suites, em MontegoBay. Um magnífico hotel, diga-se de passagem.

Vou ser o mais sucinto possível, já que o essencial da minha experiência coincide com o que aqui foi relatado por outros participantes neste fórum.

Assim:

Viagem

A ida (27de Julho) foi um voo directo Lisboa-Montego Bay e decorreu dentro da normalidade. As 9 horas de voo custam sempre a passar, mas… fizeram-se. Houve um atraso de cerca de 1 hora. Chegámos ao hotel, que fica a 20 minutos do aeroporto, por volta das 12:30h., portanto, muito a tempo do almoço.

Já o regresso (3 de Agosto) foi bem mais problemático. A saída do hotel foi marcada para as 07:45h. da manhã para um voo que acabou por sair bem depois das 13:00h.. Como previsto, o voo fez escala em Samana (Rep. Dominicana) para largada e recolha de passageiros, o que alongou bastante a já de si extensa e cansativa viagem. Para além disso, os passageiros que, como eu, vinham da Jamaica (éramos cercade 2/3 do total, talvez umas duzentas pessoas), tiveram que ficar dentro do avião nessa escala na Rep. Dominicana, ao longo de umas longuíssimas 3 horas, devido a um imbróglio com a contagem de passageiros. Felizmente que chovia copiosamenteem Samana, se não “morríamos cozidos” dentro do avião...

Esta situação fez-me pensar, seriamente, a NÃO MAIS REPETIR voos de longo curso com escalas. Esta avidez das transportadoras/operadoras – neste caso a Orbest e a Iberojet – em minimizarem custos e, consequentemente, maximizarem lucros, coloca o cliente COMPLETAMENTE FORA das suas preocupações. Nós somos quase tratados como gado, na linha do “come e cala”, e para eles uma viagem em 9, 10 ou 11 horas é… igual. No meu caso específico, saí do hotel às 07:45h. e só pus alguma coisa à boca, comi uma refeição (se é que se pode chamar àquilo que nos dão no avião uma “refeição”…)às 18:50h.! E por mim ainda era o menos. Só que havia muitas crianças no avião e eu imagino a preocupação dos pais com esta demora. Foram mais de 11 horas dentro de um avião! Um longo e maçador suplício…

Mas vamos ao que interessa.

Hotel

Fui muito feliz na escolha do hotel. De facto, quer nas instalações quer no serviço, o Iberostar Rose Hall Suites revelou-se um excelente hotel.

Estando situado em Montego Bay, a 20 min. do aeroporto, encontra-se a meio-caminho entre os outros 2 pólos de interesse da Jamaica: Ochos Rios (a leste) e Negril (a oeste). É cerca de uma hora e meia de carro, para cada um dos lados.


O compound da Iberostar em Rose Hall é constituído por 3 hotéis (o “Grand” de luxo e só para adultos; o “Suites” mais de caris familiar e que se situa numa faixa intermédia de clientela e de preço; e por último o “Beach”, também familiar mas de um nível ligeiramente inferior).

O IberostarRose Hall Suites excedeu as minhas melhores expetativas! Tendo eu já estado em bons hotéis em Cuba (Iberostar Varadero), República Dominicana (Colonial Majestic) e México (Iberostar Paraiso Maya), estava um pouco receoso com o que poderia encontrar na Jamaica. Daí ter escolhido a cadeia Iberostar que é, em termos de resorts de férias, uma referência no mercado. E, de facto, esta minha escolha revelou-se muito acertada.

O serviço no hotel é magnífico, os quartos amplos e com 2 room services diários: um, de manhã, para limpezado quarto e fazerem as camas; outro ao fim da tarde, para abrirem as camas e colocarem toalhas lavadas. Outra particularidade dos quartos é que NÃO tinham aquele cheiro a bafio/humidade tão comum noutros hotéis das Caraíbas. Uma benção!...

A alimentação é também muito boa. Existe um restaurante principal, buffet, e outro de praia. Depois, há cerca de 6 ou 7 restaurantes temáticos (eu apenas fui a 4 – japonês, stack house, mediterrâneo e gourmet – que marquei logo na minha chegada, depois de fazer o check in, para não perder tempo).

Por último, uma palavra para o ginásio. Todos os dias, ao final da tarde, lá estava eu a "malhar"... Está muito bem equipado e gostei de o frequentar. Tem também um SPA (a minha mulher disse-me que os preços são "puxados") e uma (grande) piscina de hidro-massagem, com cadeiras aquecidas. Um verdadeiro regalo, super relaxante, para um final de tarde com muita praia e alguns excessos alimentares e de bebida.


Praia

A praia que se estende ao longo dos 3 Iberostars, não sendo grande, é muito bem cuidada (limpeza diária) e 100% exclusiva para os clientes dos hotéis. Aliás, nunca vi um “estranho” na praia. Os únicos “indígenas” que por lá vi, foram os vendedores de artesanato (3 ou 4 no máximo) mas vinham de canoa e nunca punham os pés na praia. Chegavam lá nuns barquitos, cerca das 7:30h. da manhã e ficavam a “pairar” na água a uns 4 ou 5 metros do areal à espera de clientes. Por volta das 8:30/9h. os guardas do hotel faziam-lhes sinal e eles lá iam-se embora. Suponho que se trate de um acordo de “convivência pacífica” entre as partes. Os vendedores, nas suas canoas, até dão um cunho pitoresco àquela hora da manhã. Tudo se passava na maior das tranquilidades e os turistas até agradecem, pois podem comprar souvenires mais em conta.

O mar não tem ondas e a água é de uma transparência cristalina, muito quentinha. Uma maravilha! Não se paga nada pela utilização dos Kayaks nem dos catamarãs (embora tenhamos de os saber manobrar; por uma viagem/aula de meia hora no catamarã paga-se 10 dólares; depois de termos aprendido a mexer no barco, podemos velejar sozinhos, com a família, todos os dias sem pagar). Num dos limites da praia, existe uma dependência do hotel onde se fazem as reservas para o mergulho com garrafa, o jetsky, oparapente, etc.. Mas não incomodam minimamente quem está na praia.

Quanto às cadeiras para apanhar sol, nunca tive dificuldade em encontra-las, quer na praia quer na piscina e… éramos 3. Portanto, nunca tive necessidade de as “reservar”. À hora a que ia para a praia (cerca das 8:30/9h.) tinha sempre muito por onde escolher. Uma raridade nas Caraíbas! Outra particularidade que devo destacar é o serviço. Perfeitamente impecável! O atendimento nas cadeiras de praia foi sempre muito atento. Sensivelmente de 30 em 30 min. passava uma menina a perguntar se queríamos algo para beber. Era fantástico! E não se pense que vinham pela ”propina”, pois nunca dei gorjeta a ninguém... nem vi ninguém a dar.

Os clientes são, na sua grande maioria, americanos e canadianos. No entanto, encontrei também 2 famílias portuguesas, o que revela que o Iberostar Rose Hall Suites já começa a ganhar nome em Portugal.



Excursões

Optei por contratar, ainda aqui em Portugal, os serviços da empresa Explorer Jamaica (contacto: Densil McIntosh [email: [email protected]] e correu tudo muito bem. Como éramos apenas 3 pessoas, pedi que me disponibilizassem “automóvel com motorista/guia” para um dia completo (das 8:30h.até… à hora em que a lagoa luminosa começasse a brilhar). O preço que estabelecemos foi de 180 dólares, com as entradas pagas por mim. O nosso motorista (de nome Leon) foi incansável. Inexcedível, mesmo. Deu-nos um tratamento 5 estrelas, tentando mostrar-nos o máximo da sua ilha no menor tempo possível. Valeu a pena. Pelo menos, nós gostámos muito. Pela comodidade, rapidez e simpatia.



Conclusão

A Jamaica foi uma agradável surpresa para mim. Curiosamente, das conversas que eu tive no avião (11 horas lá metidos dão para conversar bastante), a maior parte dos meus interlocutores disse-me que não gostou e que... “Jamaica nunca mais!”. Sinceramente, fiquei surpreendido com estas opiniões e a pensar porque razão divergiam tanto da minha – eu adorei! Conclui que o que influenciou muito positivamente a minha estada na Jamaica foram, precisamente, o Hotel (muito boas instalações,excelente serviço e uma praia magnífica) e o meu dia de “excursão” em carro/motorista privado, que me levou onde eu quis e que me serviu de cicerone e incansável guia. Penso que, fundamentalmente, foi isso que fez (faz) toda a diferença.

Um dia (muito breve) voltarei!

Yaman, Jamaica!


P.S. Após muitas leituras e tentativas, não descobri ainda como se inserem corretamente fotos aqui (usei o Photobucket mas aparecem-me enormes...). Quando descobrir, colocarei algumas com todo o gosto.

 
Antes de mais, parabéns pelo reporto e venham de lá essas fotos!
Queria saber uma coisa, quanto ao tempo, aquela zona é um bocado "sombria", não? Pelo menos, é essa a ideia que retirei das fotos que vi e quando por lá passei...
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Zona "Sombria"? Em que aspecto?

Eu penso que as condições meteorológicas são semelhantes em toda a costa norte da Jamaica. Muito dificilmente apanhamos um dia integralmente de sol.

Como amanhece muito cedo, às 7:30/8:00h. eu já estava na praia (não aprecio piscina) e o sol já estava já muito "hot". Mas com um mar como aquele, tão calminho e tão quentinho, isso não tinha problema. Com um mergunho e umas braçadas, voltava para espreguiçadeira recomposto.

Depois houve dias que, por volta das 14:30h. encobria, outros um pouco mais tarde, podendo cair umas pingas ou não. Mas a radiação solar (e aquele mar) convidava a continuarmos na praia.

Passei um dia em Ocho Rios e as "condições atmosféricas" foram precisamente as mesmas. De manhã sol a rodos e, depois de almoço, encoberto. Mas lá está, esta questão do "tempo" é sempre muito aleatória. Uma questão de sorte. Na semana que passei em Montego Bay não posso me queixar....

Quanto às fotos, ainda não pesquisei como se colocam aqui (intuitivo, não é...). Vou ver se encontro um "tutorial" que me explique...
 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Bom dia.

Conheço pessoas que já estiveram na Jamaica (tanto em Ochios Rio como Montego Bay) e dizem-me para ficar hospedada em Negril.

Como falou maravilhas de Montego Bay, gostava que me desse a sua opinião. Uma comparação entre estas zonas.

Obrigada,
STACR
 
É isso, Ramiro, o tempo encoberto. Estive em Ocho Rios em Setembro e isso não acontecia. Passei alguma vezes pela zona de MB em excursão e vi que estava sempre escuro...
O Iberostar é sempre a minha primeira opção, mas na Jamaica acabei por pô-la de parte porque era mesmo isso que observava nas fotos, e que mtas pessoas também me confirmaram. Por ser uma zona mais montanhosa, encobre mto... :(
Estava na esperança que me dissesse que não era assim tanto, para da próxima vez que regressar, ir para o Iberostar :D
 

bnuno

Membro
A Jamaica também para mim foi uma agradável surpresa. Ao contrário do que as pessoas pensam a qualidade dos hotéis na Jamaica está muito acima do resto das Caraíbas. Na altura fiquei no Grand Palladium Lady Hamilton que me surpreendeu de uma forma que não estava à espera. Quanto à qualidade do hotel onde esteve não me surpreende pois sempre ouvi que os melhores hotéis da cadeia Iberostar eram precisamente os situados na Jamaica.



Nuno
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
É isso, Ramiro, o tempo encoberto. Estive em Ocho Rios em Setembro e isso não acontecia. Passei alguma vezes pela zona de MB em excursão e vi que estava sempre escuro...
O Iberostar é sempre a minha primeira opção, mas na Jamaica acabei por pô-la de parte porque era mesmo isso que observava nas fotos, e que mtas pessoas também me confirmaram. Por ser uma zona mais montanhosa, encobre mto... :(
Estava na esperança que me dissesse que não era assim tanto, para da próxima vez que regressar, ir para o Iberostar :D

Olá,
As questões meteorológicas (ou do tempo) são sempre muito variáveis e uma estadiade apenas 1 semana não pode ser, de todo, período suficiente para aferirmos umpadrão de ocorrência. Os dias que passei no Iberostar Rose Hall Suites, a 15 min.de Montego Bay, foram todos preenchidos por alguma nebulosidade.Num dos dias, o céu até carregou bastante, toldando-se de um cinzento ameaçadormuito escuro, mas, curiosamente, até acabou por nem chover. Mas o habitual eraas manhãs “acordarem” (por volta das 6:00h. a.m.) com uma luz gloriosa,sem uma única nuvem no céu, e depois, progressivamente, elas irem aparecendo, acumulando-sesobre a serra e encobrirem o sol por volta das 2 ou 3 da tarde.

Posso dizer que emnenhum dos dias em que lá estive o sol esteve 100% descoberto. Mas isso também meaconteceu em todos os outros destinos das Caraíbas, pelo que concluo serpróprio dos climas tropicais: podemos ter um sol paradisíaco de manhã e à tardesermos brindados com uma boa bátega de água...

Eu decidi-me porMontego Bay mais influenciado pela qualidade do hotel e da praia muito aprazível(foram umas férias mais para descansar) e também pelo facto de ficar ameio-caminho entre Ochos Rios e Negril, o que permitiu visita-las a ambas semgrande esforço.

Numa próximavisita, provavelmente, ficarei em Negril... mas terei de ficar por 15 diaspois, no outro extremo, ainda tenho Port António e a Lagoa Azul para visitar...

Mas terão de megarantir que o voo não tem escalas... J

 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Bom dia.

Conheço pessoas que já estiveram na Jamaica (tanto em Ochios Rio como Montego Bay) e dizem-me para ficar hospedada em Negril.

Como falou maravilhas de Montego Bay, gostava que me desse a sua opinião. Uma comparação entre estas zonas.

Obrigada,
STACR
Eu "falei maravilhas" do hotel em que estive hospedado em Montego Bay (o Iberostar Rose Hall Suites) e não propriamente de Mobay. A cidade (a zona em que se insere) até tem muito pouco para ver. Só que, como disse aqui, fica a meio-caminho entre Negril e Ocho Rios (para além de ficar muito perto do aeroporto), portanto, vale mais pelo seu “valor estratégico” do que, propriamente, como um local de visita. Mobay é uma pequena cidade turística, talvez a mais antiga da costa norte (daí possuir o aeroporto), com uma importante zona habitacional de gente abastada (que contrasta, aliás, com a pobreza geral da ilha).

Como me interessava ficar a conhecer Negril e Ocho Rios, fiquei "a meio" para não ter de fazer grandes viagens. Para além disso, e principalmente, como sabia que o Iberostar Suites garantia um serviço de qualidade (também pretendia descansar), optei, sem dúvidas, por ficar em Montego Bay.

Agora o Negril também me parece ser uma excelente opção (tem lindas praias) e imensos hoteis. Contudo, fica algo longe de Ocho Rios (talvez 3 horas de carro) e ainda mais de Port António(talvez 4 ou 4,5h.). Há este (pequeno) problema das distâncias... [nem é bem as distâncias, já que os Kms nem são muitos, mas os rigorosos limites develocidade – uns míseros 50km nas localidades, com muita polícia a fiscalizar, escondida...], pelo que lá anda-se (mesmo) devagar, daí as viagens de automóvel demorarem mais tempo. Por falar nisso, o transito é pela direita...

Quando voltar à Jamaica, como já conheço as zonas de Ochos e Mobay, certamente ficarei em Negril.


 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Tenho de pensar bem o que quero visitar para escolher um local estratégico de estadia!

Obrigada, Ramiro.
STACR
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Tenho de pensar bem o que quero visitar para escolher um local estratégico de estadia!

Obrigada, Ramiro.
STACR

Sim. Mas de qualquer forma, não estou a ver uma (primeira) ida à Jamaica sem visitar alguns dos seus ex-libris e esses situam-se, maioritariamente, na zona leste da ilha. Por exemplo, uma deslocação de Negril a Ocho Rios (a zona que tem mais para ver) demorará umas 3 h./3,5h., dependendo do transito em Montego.

É esse o pequeno contra que Negril apresenta. O das distâncias. De resto, é um excelente local para estar e usufruir. Tem praias maravilhosas e um enquadramento de paisagem lindíssimo. Contudo, para que as suas férias resultem a 100%, também precisa de ter sorte com a escolha do resort onde vai ficar...

Boas férias!
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Não, não fiu à lagoa azul. Ficava longe do meu roteiro (situa-se em Port Antonio, no extremo leste da ilha). Fui à "lagoa luminosa", na zona de Montego Bay. Mas aqui, graças à sua "fosflurescência", só tem interesse visitá-la ao final do dia, ao escurecer. Não posso dizer que esta "lagoa luminosa" me tenha enchido as medidas, mas, como ficava perto do resort, demos lá uma saltada para ficarmos a conhecer.
 
A Lagoa Azul, é linda. Apanhámos um barco ali e fomos conhecer a Ilha dos Macacos. Passámos pela casa do filme Cocktail, entre outras.
Aqui foi a água mais quente que já apanhei em todos os sítios onde estive. Deviam estar uns 32º à vontade.:lol:
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
A Lagoa Azul, é linda. Apanhámos um barco ali e fomos conhecer a Ilha dos Macacos. Passámos pela casa do filme Cocktail, entre outras.
Aqui foi a água mais quente que já apanhei em todos os sítios onde estive. Deviam estar uns 32º à vontade.:lol:

Cagm, essa foi uma das vantagens em ter ficado em Ocho Rios, (mais) perto de Port Antonio. Duvido que a nossa amiga STACR, ficando em Negril, o possa fazer.

Eu ainda perguntei ao meu condutor/guia, mas ele disse-me que de Montego Bay a Port António (para visitar as Frenchman's Cove, a San San beach e a Lagoa Azul), só de viagem, seriam umas 4 horas ("para lá" e... outra tantas "para cá"). Teria de ficar para outro dia...

Ora para quem, como nós, tem um belíssimo resort "tudo incluído" por sua conta, cada dia que passámos fora, para além da despesa inerente, há algo que (já está pago e que) deixámos de usufrir...

É no "balanço" entre estas duas perspectivas (entre relaxar, confortavelmente, no hotel e na praia estupenda e/ou sair para ficarmos a conhecer a região e o país onde estamos), é nesse balanço, dizia, que oscila a nossa decisão.

No meu caso, como não tinha a pretensão de ficar a conhecer "toda" a Jamaica em apenas 1 semana, dediquei apenas um dia e meio à "exploração outdoor". O resto, deixo para uma próxima visita. Sempre é uma razão para voltar... :)
 
Olá Ramiro.
Vi ontem o seu report e contactei logo o Explorer Jamaica para o mesmo efeito.
No nosso caso somos apenas dois, ainda não temos a viagem marcada, pois é só para a ultima semana de Setembro, mas quisemos saber os preços para começar a planear a viagem.

Fiquei com uma dúvida, mesmo sendo os sitios sugeridos pela empresa apenas o Duns River Falls e White river tubing, o guia levou-vos à Lagoa Luminosa no fim do dia? E houve mais algum sítio onde pararam durante o percurso? Nós pensámos em visitar o Mausoleu do Bob Marley, mas segundo nos disseram fica a 1h15 de viagem desde Ocho Rios, uma vez que nós vamos ficar em Montego Bay, tenho medo de perder muito tempo em viagens...

Obrigada!
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Olá Ramiro.
Vi ontem o seu report e contactei logo o Explorer Jamaica para o mesmo efeito.
No nosso caso somos apenas dois, ainda não temos a viagem marcada, pois é só para a ultima semana de Setembro, mas quisemos saber os preços para começar a planear a viagem.

Fiquei com uma dúvida, mesmo sendo os sitios sugeridos pela empresa apenas o Duns River Falls e White river tubing, o guia levou-vos à Lagoa Luminosa no fim do dia? E houve mais algum sítio onde pararam durante o percurso? Nós pensámos em visitar o Mausoleu do Bob Marley, mas segundo nos disseram fica a 1h15 de viagem desde Ocho Rios, uma vez que nós vamos ficar em Montego Bay, tenho medo de perder muito tempo em viagens...

Obrigada!

Eu quando entrei em contacto, pela 1º vez, com a Explorer, eles propuseram-me também alguns locais de visita. No entanto, desses só acabei por escolher as Dunns River Falls (um must do). O que ficou decidido (por mail), foi que o carro com o guia/motorista estaria no hotel às 8h. da manhã e que depois, para além das Dunns Falls, nós combinariamos o itinerário com o motorista. E foi isso que aconteceu. Nesse momento, por e-mail, ficou combinado o preço - 180 USD -, dos quais paguei antecipadamente por Paypal, como sinal, 30 dólares. No mesmo dia, enviaram-me por e-mail o recibo e o proprovativo da viagem (dia, hora, nome do guia, etc). Tudo muito direitinho. Confesso, fiquei agradavelmente surpreendido com a correcção dos procedimentos.

Lá, no dia e hora marcados, lá estava o motorista à nossa espera, à porta da recepção do hotel. O carro era novo e com um grande autocolante identificativo da empresa no capôt (e um auto-colante no para-brisas dizendo que era uma viatura turística). Tudo muito, muito "clean".

Mal nos sentámos no carro, planeámos o roteiro da viagem com o guia (sabendo apenas que "tinhamos que ir" a Dunn's Fall). Claro, no final da nossa conversa, ele teve de ligar para o "boss" para dar conta do serviço e por onde iria andar. Aliás, foi só à hora de almoço (para comer chicken jambalaya), que decidimos passar, no final do passeio, pela lagoa luminosa. Fica a caminho de Montego Bay, em Falmouth, a cerca de 20km, portanto não chegámos a fazer um grande desvio. Agora, não digo que esta "lagoa luminosa" seja um "must"... eu gostei, mas a minha mulher e filha nem tanto...

De qualquer forma, creio que pode fazer no mesmo dia Dunn's River+Mausoleu do Bob Marley (em Nine Mile)+Lagoa Luminosa. Mas não se esqueça que as entradas, aqui, correm por nossa conta...


Já agora, em que hotel pensa ficar em Montego Bay?
 
Eles deram-nos orçamento de 170dl por ir a Dunns River Falls, White River Tubs (que eu dispensava, mas o meu marido gosta desse tipo de coisas) e a ia ao shopping e restaurante em Ocho Rios, o que não sendo indispensável é interessante, porque eventualmente temos de almoçar nesse dia :)
Eu questionei sobre o mausoleu do Bob Marley e a Lagoa Luminosa e disseram que se fosse para ir também ao Mausoleu, o preço seria de 200dl. Fiquei com a ideia de quem ir à Lagoa Luminosa não iria acrescentar em nada o valor original. Estamos ainda a decidir se optamos ou nao por ir ao Mausoleu e enviar um último mail a questionar o valor efetivo e até já com o trajecto decidido.
Estamos cientes dos valores d entrada por pessoa em dunns river falls.

Ah, já agora, dunns river falls funciona como um parque aquático? Quanto tempo estamos lá e o que se faz lá exactamente? É uma banhoca nas quedas de água? :)

Em princípio estamos a contar ficar alojados no Gran Bahia Prínccipe, porque sendo para ir no dia 27 de Setembro, a soltour penso que é a unica que faz o voo nessa semana. E o alojamento é precisamente para lá.
Iremos naquele voo que faz escala em Samaná, o que espero que corra pelo melhor (sei que não foi o caso do seu de regresso, pelo que li :( no report... mas vou fazer figas!)
 
Top